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Atendimento ao cliente digital-first: bom para os clientes e para os lucros
As soluções de atendimento telefônico dominantes não são mais suficientes para atender às necessidades dos clientes. Para melhorar a experiência e reduzir custos operacionais, as empresas têm de expandir as ofertas de serviços digitais.
Por Teresa Anania , vice-presidente de sucesso global do cliente
Última atualização em 26 Agosto 2021
A interação com as empresas mudou. Os clientes não ligam mais ao primeiro sinal de problemas: agora eles querem se comunicar com as empresas pelos canais digitais mais convenientes que já usam na vida pessoal, seja e-mail, chat em tempo real ou aplicativo de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger. Os clientes também esperam que o atendimento esteja à disposição 24/7 por meio de soluções de autoatendimento e IA, como chatbots.
As soluções dominantes de atendimento telefônico não são mais suficientes para atender às necessidades dos clientes, e a pandemia só aumentou a demanda por ofertas de atendimento digital. Empresas que já ofereciam experiências digital-first para seus clientes antes da COVID-19 estavam mais bem equipadas para contrabalançar os picos nas solicitações dos clientes quando as linhas telefônicas congestionaram, conseguindo conectar equipes remotas nas linhas de frente da jornada do cliente. Líderes com excelente conhecimento digital vêm colocando a boa experiência do cliente em outro patamar. Por isso, os clientes passaram a esperar a mesma qualidade de atendimento de todas as marcas. Os clientes de hoje demonstram pouca paciência com empresas que têm canais digitais limitados: 80% dizem que apelam para um concorrente após mais de uma experiência ruim, conforme o Relatório de Tendências de Experiência do Cliente de 2021 da Zendesk.
Além disso, a McKinsey descobriu que as organizações de serviços que usam a tecnologia para repaginar a experiência do cliente podem reduzir o custo do atendimento de 20% a 40% e aumentar as taxas de conversão e o crescimento em 20%, o que significa que as experiências de atendimento ao cliente digital não geram apenas a clientes mais satisfeitos, mas também um resultado final melhor.
Como criar uma estratégia bem-sucedida de serviço digital-first
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