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Artigo 9 min read

Dinâmica de venda: como recrutar vendedores e treinar times?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

O que todo gestor comercial busca é uma equipe de alta performance em vendas. Para isso, é vital recrutar talentos e promover ensinamentos aos vendedores que já integram o time, inclusive com atividades lúdicas, como a dinâmica de venda.

Por sinal, o uso de dinâmica para vendedores é uma forma descontraída de testar habilidades técnicas e comportamentais. Em paralelo, pode-se passar lições importantes para a atuação de um bom profissional de vendas.

Pensando nisso, trouxemos aqui uma lista com diferentes dinâmicas de grupo para seleção de vendas, as quais também podem ser aplicadas à equipe atual:

  1. Entrevista com Inversão de Papéis;
  2. Dinâmica da Sabatina;
  3. Dinâmica do Áudio de WhatsApp;
  4. Dinâmica da Simulação;
  5. Ilha do Tesouro;
  6. Dinâmica do Nó Humano;
  7. Caixa de Sugestões;
  8. Dinâmica Estoura Balão;
  9. Dinâmica dos Balões no Ar;
  10. Dinâmica da Observação.

Continue a leitura e saiba como essas atividades ajudam a recrutar os talentos e aprimorar as competências daqueles que já compõem seu quadro de vendedores.

Veja também: dinâmica para vendedores – 13 opções para estimular profissionais desmotivados!

Dinâmica de venda: 10 atividades para novas contratações e equipes já existentes

Para montar equipes fortes, entrosadas e alinhadas aos valores da empresa, é fundamental aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção de vendedores e aprimorar as equipes já existentes.

Por meio da dinâmica para equipe de vendas, é possível fazer uma avaliação das habilidades, conhecimentos e comportamentos, identificando quem tem potencial para ser bem-sucedido na equipe comercial.

Além disso, a dinâmica de venda favorece a percepção do desempenho dos colaboradores em diversas situações. Para quem já integra o time, essas atividades ajudam a motivar e, ainda, trabalhar pontos de melhoria, individual e coletivamente.

A partir de agora, confira 10 dicas de dinâmica de venda para implementar na equipe atual e nas futuras contratações.

1 – Entrevista com Inversão de Papéis

Você pode utilizar essa dinâmica como teste para contratação de vendedores. No processo de seleção, peça que o candidato entreviste um dos seus vendedores atuais de modo a coletar informações sobre a empresa e o dia a dia da operação.

O objetivo dessa dinâmica de venda é avaliar a capacidade do candidato de fazer perguntas assertivas. Afinal, essa é uma habilidade fundamental para quem quer trabalhar como vendedor. 

Essa dinâmica para vendedores também é uma oportunidade para ver como o profissional se posiciona. Isso inclui: o tom de voz utilizado, o interesse que ele demonstra pela empresa, como conduz a conversa, entre outros pontos.

Em geral, sugere-se que essa dinâmica dure entre 10 e 15 minutos.

2 – Dinâmica da Sabatina

Na Dinâmica da Sabatina, os talentos que estão se candidatando a uma vaga na equipe de vendas são sabatinados por quem já integra o time. No caso, o candidato fica de frente para 3, 4 ou 5 vendedores e deve responder às perguntas do grupo.

Essas perguntas podem ou não estar relacionadas à atuação dele como vendedor. Os colaboradores podem perguntar, por exemplo, sobre: hobbies, o que faz nos momentos de folga, gostos musicais, como foi a experiência de realizar a primeira venda, qual a parte mais “chata” de trabalhar como vendedor etc.

Essa é uma forma leve e extrovertida de entender mais sobre a personalidade do vendedor, observando se ele se encaixa no perfil que a empresa procura.

3 – Dinâmica do Áudio de WhatsApp

A Dinâmica do Áudio de WhatsApp pode ser utilizada como teste para contratação de vendedores e, ainda, para aprimorar habilidades do seu time de vendas atual.

Nesta atividade, os profissionais devem gravar um áudio de 60 a 80 segundos tentando convencer um lead fictício a comprar determinado produto. Pode ser uma panela, um livro, uma caneta, um aplicativo, um porta-retrato etc.

O objetivo é avaliar a capacidade de ser persuasivo e sucinto ao descrever as características do produto e conectá-lo às necessidades do lead. Além disso, pode-se avaliar a espontaneidade, o tom, os argumentos e a criatividade.

Essa dinâmica pode ser implementada na primeira parte do processo seletivo, entre as questões de um teste técnico. 

4 – Dinâmica da Simulação

Essa é uma dinâmica para equipe de vendas em que busca-se simular uma situação para que o vendedor realize uma venda. Há duas formas de fazer essa simulação: a declarada e a não declarada.

Na simulação declarada, o vendedor recebe um roteiro com as informações básicas para que ele possa conduzir a negociação. Seu foco será convencer um potencial cliente (representado pelo gestor ou moderador na dinâmica) a fechar negócio.

Neste roteiro, há informações sobre o perfil do cliente fictício, características do produto, tempo máximo que a interação deve durar e aspectos que serão avaliados.

Já na simulação não declarada, o vendedor é “pego de surpresa”. Durante a conversa, o gestor comercial que conduz a dinâmica pode solicitar, por exemplo, que o candidato o convença a comprar um bloco de anotações em papel.

Nessa modalidade, é possível avaliar a capacidade de adaptação do vendedor, o raciocínio rápido, a criatividade e outras características.

5 – Ilha do Tesouro

Outra clássica dinâmica de grupo para seleção de vendas é a Ilha do Tesouro, que serve também para melhorar o engajamento das equipes comerciais.

Nesta atividade, os vendedores são divididos em duplas e recebem uma folha de jornal grande, daquelas de 1 m². Eles devem se posicionar, juntos, em cima dessa folha e aguardar em um canto da sala.

Na outra ponta do ambiente, haverá uma caixa com uma recompensa simbólica, como uma caixa de chocolate. A missão é chegar até o “tesouro” sem encostar os pés diretamente no chão e sem rasgar o jornal. Vence a dupla que chegar primeiro.

O objetivo dessa dinâmica motivacional de vendas é mostrar para os vendedores a importância do trabalho em equipe. As duplas podem colaborar entre si “subindo” na folha dos concorrentes, enquanto a folha vazia é posicionada mais à frente e próxima do prêmio.

Neste vídeo, veja outra atividade em grupo parecida com essa:

https://www.youtube.com/watch?v=ffHE_W5j08k   

6 – Dinâmica do Nó Humano

Esse é um exemplo de dinâmica rápida para trabalho em equipe e que traz como lição a relevância da comunicação e colaboração.

Na Dinâmica do Nó Humano, os participantes formam um círculo e memorizam quem é a pessoa que está à sua direita e, depois, à esquerda. Em seguida, com os olhos vendados, devem se espalhar pela sala, trocando de posições.

Depois de cerca de 1 minuto “perambulando”, eles devem parar e tirar suas vendas. Movendo-se o mínimo possível, devem tentar dar as mãos novamente para as mesmas pessoas que estavam à direita e à esquerda no círculo inicial.

Isso forma um verdadeiro nó humano e, portanto, a tarefa é desfazê-lo sem soltar a mão dos colegas.

7 – Caixa de Sugestões

Nesse exemplo de dinâmica para vendedores, os participantes são convidados a contribuir anonimamente com suas sugestões. Por exemplo, podem citar o que acreditam que pode ser melhorado no setor de vendas e, também, na empresa.

As sugestões devem ser anotadas em post-it ou qualquer pedaço de papel e, então, colocadas dentro de uma caixa. A seguir, o gestor vai abrir a caixa e ler cada sugestão para que o grupo possa debatê-las e apontar possíveis soluções.

Essa dinâmica de venda é importante para aumentar o engajamento e fazer com que se sintam ouvidos, mostrando que a opinião deles importa para a empresa.

8 – Dinâmica Estoura Balão

A Dinâmica Estoura Balão é uma boa opção caso você queira incentivar a competitividade e o trabalho em equipe entre os vendedores.

O funcionamento dessa atividade é muito simples. Os vendedores devem ser separados em duas equipes. Cada time receberá balões de cores diferentes; a equipe A com balões amarelos e a equipe B com os vermelhos, por exemplo.

Cada membro deverá amarrar na cintura dois balões de cor correspondente à da sua equipe. A missão é estourar todos os balões dos adversários. Assim, o time que tiver todos os balões estourados, perde.

9 – Dinâmica dos Balões no Ar

Essa é outra dinâmica de venda interessante e divertida envolvendo balões. Todos os participantes devem ser colocados em uma sala, com seus respectivos balões.

Cada um deve ser responsável por manter o seu balão no ar, dando leves toques para evitar que ele caia no chão.

Um a um, os participantes se retiram da sala, mas deixam seus respectivos balões. Ao vendedores que permanecerem no ambiente, ficará a missão de não deixar os balões dos colegas caírem no chão.

Essa é mais uma dinâmica para equipe de vendas que traz como lição a importância de trabalhar de forma colaborativa. Adicionalmente, é uma atividade que visa manter o entrosamento e a sinergia entre os vendedores.

10 – Dinâmica da Observação

A capacidade de observar o ambiente ao redor e de se manter atento aos detalhes é uma característica fundamental para quem trabalha com vendas.

Tendo isso em vista, a Dinâmica da Observação é uma oportunidade para avaliar essa capacidade nos vendedores e nos talentos que se candidatam a uma vaga na equipe comercial.

Basicamente, essa dinâmica de venda consiste em montar um cenário na sala e pedir que os vendedores circulem no ambiente. Nesse momento, eles devem se atentar ao cenário e aos próprios colegas.

Depois, cada participante deverá responder um questionário com perguntas sobre o que viu nesse cenário. Por exemplo: a forma de determinado móvel, a posição da mesa, a cor da camisa do “João”, se o cabelo da “Maria” estava solto ou preso etc.

Quem pontuar mais, recebe uma recompensa.

Veja mais: 4 dinâmicas de atendimento ao cliente para times remotos e presenciais

E então, o que achou das nossas sugestões de dinâmica de venda? Escolha as que você achou mais interessantes e implemente na sua empresa.

Dinâmicas de motivação e treinamentos de vendas e atendimento são muito importantes. Mas, sem as ferramentas certas para ajudar suas equipes de vendas, marketing e suporte aos clientes, fica difícil entregar as melhores experiências.

Por isso, a Zendesk desenvolveu o Zendesk Sell, um CRM de vendas completo. Ele é tão fácil de usar que seus vendedores rapidamente se engajam nessa ferramenta que fornece dados completos, é omnichannel e permite personalizações, entre outras vantagens.

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