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Artigo 6 min read

5 e-mails de follow up para fazer de maneira correta

Por Zendesk

Última atualização em 22 março 2023

Enviar um e-mail de follow up é um verdadeiro desafio para o time de vendas, pois muitas vezes os vendedores não sabem como fazê-lo de maneira correta.

Seja por falta de treinamento ou até mesmo pela ausência de empatia, gentileza e cordialidade. E, por incrível que pareça, essa é uma das razões que faz grande parte das empresas perderem os seus clientes.

Afinal, um e-mail mandado de forma incorreta pode não só correr o risco de cair na caixa de spam como também fazer com que o cliente simplesmente o ignore.

E para ajudar você a enviar um follow up por e-mail de maneira correta, separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Dá só uma conferida!

Como fazer o follow up por e-mail?

Uma grande parcela dos gestores e vendedores está desabituado a usar o e-mail. Até porque até algum tempo atrás a única maneira de atender os clientes era através de telefonemas ou visitas presenciais.

Entretanto, com o avanço tecnológico, atender os clientes através dos canais digitais tornou-se cada vez mais comum. E o e-mail é uma das ferramentas que definitivamente veio para ficar.

Só para ter uma ideia, após um contato, o usuário espera que o e-mail dele seja respondido em apenas 5 minutos. É uma grande expectativa quando falamos de oportunidade de negócios.

Nesse sentido, um bom vendedor que compreende esse fato desenvolve táticas que otimizam a taxa de abertura e cronometra suas mensagens de follow-up.

No entanto, isso não pode ser feito de qualquer maneira, e por isso, logo abaixo separamos alguns exemplos de follow up para você aplicar no seu negócio.

1 – Follow up de solução do problema

Apresentar a solução é um dos primeiros contatos que uma empresa faz com o cliente. Nesse sentido, em um e-mail desse é necessário ser direto.

Considere que você coletou o e-mail do cliente por meio de um e-book que foi disponibilizado gratuitamente em sua estratégia de marketing de conteúdo. Nesse sentido, um bom exemplo de e-mail seria o seguinte:

Olá João, como vai?

Recentemente você baixou o nosso e-book sobre técnicas de liderança. Ele realmente é um material bem completo e esperamos que tenha atendido aos seus anseios.

Para entender melhor as suas necessidades queria ver com você se podemos marcar uma videoconferência, ou até mesmo uma visita para eu te mostrar como a nossa solução pode colaborar ainda mais com o seu negócio.

Qual seria o melhor dia? Assim que você me avisar já vou preparar uma excelente apresentação e elaborar um plano na medida para você.

Um excelente dia!

José Antônio

2 – Follow up para enviar uma proposta comercial

Um outro e-mail follow up de vendas que você mandará para o seu cliente é uma proposta comercial. Ele poderá ser posterior ao orçamento solicitado pelo cliente.

Em alguns casos, pode acontecer da proposta comercial ser enviada conjuntamente com o orçamento em questão. Entretanto, o que muda são apenas algumas palavras, mas não a conotação do e-mail como um todo.

Para enviar uma proposta comercial de sucesso para o seu cliente, considere o exemplo que fizemos:

Bom dia João!

Espero que tenha gostado da apresentação da nossa solução. Realmente pensamos em tudo com muito carinho para te atender.

Conforme combinamos, estou enviando em anexo nossa proposta comercial. Incluí nela todos os detalhes que você me pediu.

Tenho certeza que fechando negócio conosco você incentivará todos os seus colaboradores a terem uma maior produtividade na sua empresa. E o clima organizacional vai melhorar bastante!

Assim que você assinar a proposta é só me responder esse e-mail!

Muito obrigado e tenha um excelente dia!

José Antônio

Leia também:

3 – Follow up para visitas de negociações

Geralmente quando você manda uma proposta comercial para o seu cliente, ele não vai aceitá-la de cara. Pode acontecer, mas o normal é que ele sugira algumas alterações.

Para que não vire uma quantidade excessiva de e-mails nesse momento, o ideal é você respondê-lo solicitando uma visita. Claro se realmente você sentir que ele vai fechar negócio.

Nesse sentido, avalie os custos de deslocamento, e se você achar uma boa ideia, mande um e-mail sugerindo uma visita conforme exemplo abaixo:

Olá João!

Recebi o seu e-mail com os ajustes que deseja fazer na proposta. Vi que são vários, então acho que o melhor caminho é marcarmos uma reunião bem rápida para alinhar todos os pontos presencialmente.

Estou disponível durante toda essa semana para isso. Pode ser na próxima quarta-feira? Fico no aguardo da sua resposta para eu me programar aqui.

Um grande abraço!

José Antônio

4 – Follow up da proposta final

Essa é uma etapa do processo na qual você tem que evitar que o cliente sugira ainda mais alterações. Portanto se a assinatura for eletrônica, já manda o contrato dentro da plataforma para o cliente assinar, acompanhado do seguinte e-mail:

João, trago boas notícias!

As alterações solicitadas foram aceitas pela empresa, e agora o contrato já está pronto para assinatura. Assim que você assiná-lo já daremos início ao seu projeto.

Temos certeza de que construiremos uma grande parceria comercial juntos, e você terá um grande retorno com nossas soluções.

Um grande abraço!

5 – Follow up para aquecer o relacionamento

Depois de feita uma venda, você não pode simplesmente abandonar o cliente. É preciso manter o relacionamento vivo.

Para isso você pode aproveitar algum fato novo como o lançamento de um produto, a abertura de uma filial ou até mesmo um material rico que você está disponibilizando. Veja o exemplo que separamos:

Olá João, como vai?

Faz algum tempo que não nos falamos, espero que nossa solução tenha atendido suas expectativas, e estou à disposição para eventuais dúvidas.

O motivo do meu contato é que estamos lançando um e-book com um assunto muito legal que pode te interessar. Por isso vim em primeira mão trazê-lo para você.

É só clicar no link abaixo para baixá-lo. Espero que goste. Depois de ler não esquece de me dar um feedback para dizer o que achou.

Um grande abraço!

Viu como é possível manter um atendimento humanizado com um e-mail de follow up?  Se gostou deste artigo, visite o nosso blog para ler outros temas relevantes. Ah, e precisando de uma plataforma CRM é só solicitar uma avaliação grátis!

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