Ir para o conteúdo principal

Artigo 8 min read

O que é Customer Success? Como fazer retenção de clientes?

Por Zendesk

Última atualização em 1 outubro 2024

O Customer Success é uma estratégia que tem como objetivo ajudar os clientes da empresa a terem sucesso com seu produto ou serviço, ou seja, são práticas para orientar os clientes a alcançar os resultados esperados da sua solução e oferta.

Entender o que é Customer Success e a sua aplicação nos processos aumenta a churn rate chance de que os clientes permaneçam com a sua marca e otimiza o domínio do produto oferecido.

Para negócios baseados em assinaturas, como produtos SaaS, o Sucesso do Cliente (tradução de Customer Success) é um componente vital do crescimento da receita recorrente mensal. Afinal, clientes fiéis, que fazem compras recorrentes, geram mais de 80% da receita total de qualquer negócio.

Mesmo para as empresas que não seguem esse modelo específico de negócios, o valor do Customer Success reflete na imagem da marca diante do público, na qualidade de seus produtos/serviços e até mesmo no marketing.

Acompanhe a leitura deste artigo até o final e descubra tudo sobre:

  • o que é Customer Success;

  • o que faz um Customer Success Manager;

  • como fazer retenção de clientes.

O que é Customer Success?

A definição de Customer Sucesso (ou Sucesso do Cliente, tradução para o português) pode ser compreendida pela satisfação do cliente com o uso de produtos ou serviços. Trata-se de quando o consumidor alcança e excede os objetivos que tinha quando começou a procurar pela solução de um problema.

Em outras palavras, é uma prática que visa focar na experiência e no relacionamento do cliente, alinhando os objetivos dele com os da empresa para gerar resultados benéficos a todos os envolvidos.

Estratégias de Customer Success criam clientes mais satisfeitos e fiéis, priorizam uma experiência positiva, reduzem os custos de aquisição e ampliam as oportunidades para aumentar as receitas.

À medida que a concorrência aperta e cada vez mais empresas confiam em modelos de receitas recorrentes, o Sucesso do Cliente se tornou uma importante área. Segundo um estudo da North Highland, 87% dos líderes agora dizem que a experiência do cliente é seu principal fator de crescimento.

O que faz um Customer Success Manager?

Um profissional Customer Success Manager pode realizar diferentes atividades dependendo de suas responsabilidades dentro da área. Em geral, a função do Customer Success Manager é garantir o sucesso do cliente após adquirir o produto ou serviço ofertado pela empresa.

Ao trabalhar com Customer Success, os profissionais são responsáveis por garantir um relacionamento positivo com os clientes, gerenciar a satisfação e usar dados de atendimento ao cliente para definir e cumprir as metas da empresa.

Algumas das tarefas de um profissional Customer Manager incluem:

  • gerenciar as interações entre os clientes e a empresa;

  • atuar como um líder de vendas e atendimento ao cliente;

  • orientar clientes novos e existentes ao longo do funil de vendas;

  • promover a retenção de clientes;
  • treinar funcionários sobre como oferecer suporte aos clientes;

  • gerenciar uma equipe de vendas ou atendimento ao cliente;

  • coletar e analisar dados para melhorar Customer Health Score.

Não deixe de ler: entenda a diferença entre Customer Success e Customer Experience

Como fazer retenção de clientes?

1. Faça o processo de onboarding (ativação)

Normalmente, as primeiras experiências que o consumidor tem com seu produto ditam o ritmo da experiência completa que ele vai ter dali para frente. Por isso, o processo de onboarding de clientes é parte fundamental do Customer Success.

O onboarding (ou ativação) é um processo de integração do cliente que faz com que novos usuários se familiarizem e se sintam à vontade com seu produto.

Um programa de onboarding eficiente pode envolver tutoriais, passo a passo, guias, orientações e suportes quando o cliente começa a usar seu produto ou serviço.

Se o primeiro contato com o cliente é confuso, se ele não sente rápido um gosto de vitória capaz de dar uma perspectiva que o produto realmente vai ajudá-lo e se tornar valioso, é pouco provável que continue por muito tempo investindo nisso.

Essa relação emocional de confiança conquistada no começo é imprescindível para sua empresa e é por isso que times e profissionais de Customer Success criam um processo de ativação.

Não existe uma definição clara do que é um bom processo de onboarding para todas as empresas, mas é preciso pensar sempre em entregas, em ganhos reais para o usuário para gerar um sentimento de sucesso.

Avalie quais foram os resultados obtidos dos clientes felizes com a sua empresa há bastante tempo para obter um ponto de partida. Veja se há alguma funcionalidade que se encaixa melhor no dia a dia e se torna indispensável.

Converse com o cliente, entenda seus objetivos e avalie qual é a forma de entregar uma amostra o mais rápido possível.

2. Execute o processo de ongoing

O processo de onboarding é importante e faz a diferença, mas ele por si não garante que o cliente tenha sucesso de fato e fique com sua empresa ao longo do tempo. Lembre-se do nome da área e da função: sucesso do cliente!

Portanto, também precisamos prestar atenção ao processo de ongoing, que nada mais é do que acompanhar os resultados dos clientes de forma contínua.

Por exemplo, você sabe o que cada cliente busca quando começa a usar sua ferramenta? Pergunte aos clientes, investigue e busque fazer algumas perguntas aos clientes com frequência. Seja proativo em sua estratégia de Customer Success,

Se você tem um plano e indicadores, é importante acompanhá-los e também fazer adaptações caso a situação exija.

Reuniões periódicas fazem a empresa não perder esse contato com a realidade e os objetivos do cliente e podem ajudá-los a atingir os níveis de sucesso que esperam.

3. Acompanhe as métricas de Customer Success

Se o grande objetivo de Customer Success é aumentar a retenção dos clientes, então você precisa de ferramentas e processos para medir e melhorar essa estratégia, inclusive a performance das pessoas de sua equipe.

A taxa de retenção de clientes, ou a taxa de clientes que permanecem com você em comparação com aqueles que não o fazem, é um indicador de desempenho chave central para toda a empresa.

Sempre qual o percentual de clientes que continuam assinando e qual o percentual que cancela, tanto em número absoluto quanto em receita.

Se há um processo claro e bem definido de onboarding (ativação), é uma métrica muito relevante acompanhar qual o percentual, da base e dos novos clientes, que realmente foi “ativado” em relação ao percentual que não passou com sucesso por essa primeira etapa.

Portanto, acompanhe indicadores, como:

  • Ativação;

  • Net Promoter Score (NPS);

  • Expansion;

  • Adoção;

  • First Contact Resolution (FRC);

  • Receita Recorrente Mensal;

  • Lifetime Value;

  • Churn Rate;

Conheça em detalhes as 8 principais métricas de Customer Success que você precisa acompanhar

4. Capacite sua equipe de Customer Success

Por fim, para fazer todos os 3 primeiros passos funcionarem em seu Customer Success, é preciso ter uma equipe preparada.

Os primeiros clientes vão sempre precisar de mais ajuda e de forma mais proativa, logo, não ter alguém olhando para Customer Success nesse momento pode custar caro.

Lembre-se também que há um tempo de treinamento e adaptação à empresa, então é preciso contratar com antecedência com base em suas previsões. Recomenda-se ter pelo menos um Customer Success Manager o quanto antes.

Em termos de perfil, o cargo de Customer Success Manager normalmente é sênior e com responsabilidades amplas. O ideal é contar com um perfil centrado em pessoas, que tenha empatia, goste e saiba servir aos clientes.

Ele também deve ter conhecimento técnico no seu mercado e de negócios para conseguir ter segurança e discutir em alto nível com seu cliente. .

Além dos gestores e do próprio time de atendimento e sucesso do cliente, pode ser interessante contratar um analista de dados para sua equipe. Com um processo bastante científico e mensurável, faz sentido ter alguém olhando para os processos e ajudando o time todo a melhorar sua performance com base nos dados.

Entender as principais queixas do suporte e como resolver ou quais os gatilhos mais relevantes para um profissional de Customer Success entrar em ação são exemplos do que ele pode fazer para dar mais inteligência à sua operação.

Otimize seu Customer Success com uma ferramenta de atendimento

Agora que você já sabe o que é Customer Success, sua importância, benefícios e principais práticas, por que não começar a implementar a estratégia em sua empresa hoje mesmo?

A Zendesk oferece uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.

Forneça suporte conversacional de maneira prática para seus clientes, para que seja simples para eles obterem as respostas de que precisam.

Aproveite para fazer uma avaliação gratuita e testar todas as funcionalidades do nosso software de atendimento ao cliente!

Histórias relacionadas

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!

Artigo
11 min read

Ética no atendimento ao cliente: por que é tão importante?

A ética no atendimento ao cliente gera resultados de faturamento, reputação e fidelização. Descubra os custos de uma política ética.

Artigo
12 min read

O que é ferramenta de atendimento omnichannel? Entenda porque investir

Conheça as vantagens de uma ferramenta de atendimento omnichannel e descubra como implementar essa estratégia com a Zendesk.

Artigo
16 min read

14 frases para atrair clientes no WhatsApp: seja mais persuasivo

Saiba quais são as melhores frases para atrair clientes no WhatsApp se deseja construir uma boa relação com o consumidor pelo app!