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Artigo 11 min read

Conheça os 5 elementos do marketing 5.0: tecnologia para a humanidade!

Por Zendesk

Última atualização em 19 setembro 2023

Os conceitos de marketing vem evoluindo em uma velocidade cada vez mais acelerada. O Marketing 5.0 surgiu dentro do contexto dos desafios que a pandemia de Covid-19 nos proporcionou e já uma realidade. Veja neste artigo os 5 elementos do Marketing 5.0 e descubra os seus impactos.

O termo “marketing 5.0” foi criado por Philip Kotler, uma das grandes referências na área que, há cinco anos, havia lançado o livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital”. Ao perceber os impactos que a pandemia causaria no consumo como um todo, ele decidiu dar sequência a sua obra.

Diferente do livro anterior, o volume lançado em abril de 2021 não trás muitos conceitos nem direcionamentos diferentes para o marketing, esta obra tem um caráter bem mais prático e junta várias estratégias de marketing atuais ao longo de suas 200 páginas.

Leia também: 6 melhores livros sobre marketing para turbinar suas estratégias

Como o Marketing evoluiu?

Antes de explorar mais os elementos do marketing 5.0, é preciso primeiro voltar no tempo e entender como o marketing foi evoluindo com o tempo até o estágio em que estamos hoje.

Marketing 1.0

No que já podemos considerar os primórdios do marketing, as empresas tinham uma visão unilateral do processo. Os clientes não eram tão exigentes e não havia muitos meios de comunicação, portanto a principal estratégia era de espalhar propagandas para meios de massa como rádio e TV.

As marcas se preocupavam apenas com o que iriam vender, não havia uma preocupação grande com a construção de um mercado mais segmentado, pelo contrário a ideia era ter produtos que pudessem ser vendidos para o maior número possível de pessoas.

O processo consistia em desenvolver produtos e depois convencer as pessoas de que elas precisavam dele.

Marketing 2.0

Ao perceber que as necessidades que os clientes traziam poderiam ser grandes oportunidades de mercado, as marcas passaram a se preocupar mais com o que os consumidores queriam.

Essa preocupação gerou mudanças nas duas pontas, os consumidores se tornaram mais exigentes à medida que a concorrência começou a mostrar sua importância e as marcas entenderam que resolver os problemas dos clientes geraria mais receita.

Com isso a segmentação de mercado começa a ser implementada e as empresas passam a fazer ações de marketing mais direcionadas a grupos com interesses comuns.

Desta forma, grandes gastos com propaganda em meios de massa começam a cair.

Marketing 3.0

Com a internet sendo uma realidade, o marketing 3.0 veio para focar justamente no ser humano em meio a essa transformação digital

O público que antes era passivo, agora se manifesta em redes sociais, canais de vídeo e blogs.

Desta forma o cliente passa a se entender como o centro das tomadas de decisão das empresas. 

A ideia de apenas separar as pessoas de um público alvo passa a ser pouco e é preciso entender o consumidor como um ser único que tem suas necessidades e vontades.

Marketing 4.0

Se o 3.0 mostrava que a tecnologia, a internet e as redes sociais colocavam o consumidor no centro das decisões, um passo à frente natural era o maior envolvimento e a presença dessas pessoas, bem como a criação de novos canais de comunicação.

O digital que antes era uma novidade agora é uma realidade, por isso, é necessário a utilização de novas ferramentas e canais de comunicação que busquem incentivar a interação e uma maior relação dos clientes com as marcas.

O cliente passa a ser ainda mais consciente do seu poder e do seu papel, sendo ainda mais exigente. As marcas passam a ter que se preocupar em vender soluções para problemas reais e aprimorar a experiência de seus clientes durante este período.

O que é Marketing 5.0?

O termo vem da obra intitulada “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade” e se refere a cinco elementos e técnicas de marketing que oferecem um caminho eficiente para a criação de uma relação consistente das marcas com os clientes.

Se no Marketing 4.0 a ideia era trabalhar ferramentas digitais para criar conexões entre empresas e clientes, no marketing 5.0 a ideia é mostrar que a tecnologia tem um papel que vai além de apenas fazer a manutenção da relação cliente-empresa, mas que ela também pode ser usada para obtenção de dados em tempo real que irão auxiliar na construção de ações inteligentes para isso.

O conceito de Marketing 5.0 exposta na obra de Kotler, Kartajaya e Setiawan expõe formas dos profissionais criarem mais e melhor, de modo que a experiência do cliente seja aprimorada.

Uma das principais ferramentas que este conceito aponta como importante potencializador da capacidade de criação dentro do marketing é a inteligência artificial para negócios

Segundo o livro, essa é uma maneira de angariar e reunir muitas informações que te dirão mais sobre o público que você quer atingir.

A comunicação é outro dos elementos do marketing que devem ser explorados segundo o marketing 5.0. 

A necessidade de implementar ferramentas de automação como chatbots que simulam diálogos humanos mais fluidos e que sejam capazes de fornecer experiências mais personalizadas, também está presente neste modelo.

Qual o objetivo do Marketing 5.0?

Para entender o papel dos elementos do Marketing 5.0, primeiro é preciso esclarecer o objetivo final desse conceito. Basicamente a ideia é aproximar mais os clientes das marcas e criar uma relação que seja mais sólida.

Para atingir este objetivo o Marketing 5.0 opera com duas frentes: o humano e a máquina. Este último tem o papel de:

  • processar dados, 

  • coletar informações,

  • gerir o conteúdo,

  • encontrar padrões através dos algoritmos.

A parte humana é onde se encontra o aspecto da criatividade que a máquina não tem. É aqui que surgem os insights, haverá o debate de ideais e a divergência de opinião que culminará em soluções mais completas.

Juntando esses dois elementos do marketing 5.0 ainda podemos destacar dois objetivos:

  • Apelo emocional: o discurso precisa estar focado nas necessidades dos clientes, criar engajamento com o público e precisa estimular gatilhos mentais para envolver o consumidor;
  • Apoio de causas nobres: os consumidores, bem como a sociedade como um todo, se preocupam em comprar de empresas que sejam preocupadas com causas sociais, ambientais ou educacionais. Esse vínculo agrega valor à marca como uma empresa que se importa com causas justas;
  • Superar as expectativas: hoje em dia os clientes querem mais das marcas e em contrapartida podem se tornar embaixadores das empresas que superem suas expectativas. A opinião positiva de um consumidor tem um forte potencial de novos cliente por indicação;
  • Responsabilidade social e ambiental: outro pré-requisito é que as empresas tenham esse tipo de preocupações. As ações da marca precisam mostrar de forma transparente que tem forma de redução do impacto ambiental e que visem a construção de um mundo melhor. Isso gera atração do público e de investidores conscientes.

Quais os elementos do Marketing 5.0?

O marketing 5.0 consiste em um poderoso guia bem segmentado sobre como tudo vem evoluindo dentro do marketing, ele reúne três elementos-chave e duas disciplinas que servem como orientação para o trabalho de criação e comunicação, bem como a otimização do processo.

Os tópicos abaixo compõem os elementos do Marketing 5.0 e cada um tem seu direcionamento, mas só tem a força e o resultado que se espera quando pensados em um conjunto. Veja todos eles

  • Marketing Baseados em dados

  • Marketing Preditivo

  • Marketing Contextual

  • Marketing Aumentado

  • Marketing Ágil

Marketing Baseados em dados

O primeiro dos elementos do marketing 5.0, o marketing baseado em dados (como o nome já indica) tem como atividade a coleta e análise de informações angariadas de fontes internas e externas.

A primeira disciplina do livro trata justamente em mostrar o poder da informação e como cada ação e decisão precisa ser embasada em dados e indicadores.

Cada campanha lançada precisa de um propósito e uma justificativa baseada em dados para ter mais chances de sucesso. 

Marketing Preditivo

Já ouviu aquela expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Pois bem, é mais ou menos por aí a lógica do marketing preditivo. É um processo que passa por uma série de análises que buscam tentar prever os resultados das ações do marketing antes de serem lançadas.

É uma forma de projetar cenários otimistas, realistas e pessimistas em cima de cada ação tentando projetar como o mercado irá reagir a elas. Esse exercício é feito cruzando a análise de ações já feitas antes, os dados obtidos e as circunstâncias do momento.

Marketing Contextual

O marketing contextual tem como finalidade a realização de uma comunicação individual, personalizada e em tempo real que vai variar de acordo com o contexto do cliente em cada momento.

A ideia é identificar e criar perfis automatizados e, desta forma, fornecer interações mais personalizadas com os clientes. Este ponto será fundamental para identificar qual o momento certo para impactar o cliente, por exemplo.

Os fatores principais que compõem o que chamamos de marketing contextual são:

  • Gatilhos: dados sobre o humor dos seus consumidores, que horas são, o momento do dia, qual atividade está sendo feita são alguns gatilhos que ajudam a parametrizar o horário mais propício para impactar seu público;
  • Resposta: em cima dos gatilhos mapeados serão dadas respostas que servirão para o planejamento de cada ação bem como o desdobramento individual. Aqui os testes são essenciais. 

Marketing Aumentado

O chamado marketing aumentado dá conta da capacidade do aumento da produtividade que vem a reboque da adoção de ferramentas digitais de automação como chatbots e assistentes virtuais que diminuem a necessidade de um atendente humano para tudo.

Aqui o debate é sobre como as soluções tecnológicas podem ser usadas para aprimorar a comunicação com os clientes ao criar novos canais de contato que gerem mais informações detalhadas e maior conexão entre marca e consumidor.

Marketing Ágil

Por fim, o último dos elementos do marketing 5.0 visa a construção de equipes multifuncionais e menos engessadas a processos limitantes. 

A mesma equipe deve participar de tudo, desde a concepção até finalização da campanha.

Essa união visa agilizar todo o processo ao invés de cada ponta ser trabalhada e passada adiante. Com isso, as equipes cada vez mais serão constituídas por profissionais com características interdisciplinares, tendo conhecimento de áreas diferentes, desde comunicação até TI.

Quanto mais variado for o perfil técnico da equipe, mais rápido poderão ser tomadas decisões que não precisarão passar por uma consulta técnica. 

Como implementar na sua empresa?

Sabemos que o tema é bem interessante, rico e tudo é bem recente, por isso, se você quiser implementar o marketing 5.0 na sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar tenha em mente alguns pilares a serem seguidos:

  • Novas ferramentas digitais: cada vez mais sua empresa precisa estar atenta às novas ferramentas como inteligência artificial, algoritmos, chatbots, realidade virtual e etc;
  • Aspecto emocional: suas campanhas precisam ter a preocupação a respeito de como elas estão tocando as emoções das pessoas;
  • Preocupações de imagem: a empresa precisa demonstrar que apoia causas justas para criar um vínculo com seu público e agregar valor à marca;
  • Aprimorar a experiência do cliente: é necessário que sua empresa procure formas de superar as expectativas dos clientes, isso aumenta muito as chances dele indicar sua marca para outras pessoas;
  • Homem e máquina: é importante que os recursos tecnológicos sejam trazidos, mas sem esquecer do aspecto humano que sempre precisa estar presente.

E aí, entendeu entendeu quais são e como funcionam os principais elementos do marketing 5.0? Pronto para dar o próximo passo no marketing? Você precisa conhecer as soluções da Zendesk.

Aproveite e conheça também nossos produtos e comece hoje mesmo a implementar na sua empresa um sistema com qualidade padrão Zendesk, que oferece soluções voltadas à gestão de vendas e atendimento da sua empresa. 

Tudo isso é feito por meio de softwares que permitem, entre outras coisas, a coleta e análise de indicadores e dados diversos, que vão facilitar a sua tomada de decisão e a aplicação de tudo o que falamos até aqui. 

O sistema de CRM para equipe de vendas pode ser usado antes e após a conclusão de um negócio. O software contribui, entre outras coisas, para otimizar os processos e etapas de vendas e analisar dados para melhoria e otimização das suas estratégias

Outra solução, o software de atendimento ao cliente, oferece funcionalidades para análise, monitoramento e definição de ações com base nas necessidades de seus clientes, além de dezenas de outros recursos, para otimizar os resultados do setor. 

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para a sua gestão de KPIs e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.

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