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E-mail de apresentação de empresa: 3 modelos para escolher
Por Zendesk
Última atualização em 22 novembro 2024
Quer saber como criar um e-mail de apresentação de empresa que realmente gere resultados? Então chegou ao lugar certo!
A ascensão de outras formas de comunicação, como os aplicativos de mensagem, fez com que muitas pessoas acreditassem que o e-mail cairia em desuso. Contudo, a verdade é que essa ferramenta está mais forte do que nunca.
De acordo com Statista, em 2022, o número de pessoas que utilizaram e-mail chegou a 4,26 bilhões e deverá crescer para 4,73 bilhões em 2026. Além disso, prevê-se que o número de e-mails enviados diariamente em todo o mundo chegue a 376 bilhões em 2025.
E, ainda que esse meio de comunicação se mantenha popular e bastante utilizado, para que sua empresa tenha os devidos resultados, é preciso que seu e-mail de apresentação de vendas atenda a alguns critérios.
Por exemplo, sabia que o que você escreve no campo “assunto” pode influenciar na taxa de abertura? Uma pesquisa mostrou que personalizar este pequeno ponto aumenta em 41,8% o número de e-mails abertos de empresas de produtos e serviços.
Quais seriam, então, os outros segredos para criar um e-mail de apresentação de empresa de sucesso? Continue lendo para descobrir.
O que é um e-mail de apresentação de empresa?
E-mail de apresentação de empresa é uma ferramenta de prospecção utilizada para apresentar ao cliente potencial as soluções que podem resolver suas dores.
Diferentemente de um e-mail marketing, que é enviado para pessoas que já sabem quais produtos e serviços sua empresa oferece, o e-mail de apresentação de vendas é, praticamente, um dos primeiros contatos com seu potencial cliente.
Justamente por isso, estratégias como uso de gifs, imagens, mídias e outros, devem ser deixadas de lado nesse momento.
O foco de um e-mail de vendas é apresentar sua proposta comercial. Isso significa que ele deve ser atrativo, direto e mostrar ao leitor como e por que sua empresa pode ajudá-lo.
3 partes de um e-mail de apresentação de vendas
Quer saber como montar um e-mail de apresentação de empresa? Devido às suas características pessoais, ele costuma ter três partes:
- abertura;
- proposta;
- encerramento.
Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.
1. Abertura
Entenda por abertura de um e-mail o campo destinado ao assunto e às primeiras palavras possíveis de serem visualizadas, sem que o destinatário tenha que clicar para abrir.
Nesse ponto, o principal é criar frases que despertem o interesse do leitor. Do contrário, ele sequer vai passar dessa etapa e todo trabalho que você tiver com as fases seguintes será em vão.
Por exemplo, você pode começar a mensagem com “Oferta exclusiva para você!” ou “Descubra as novidades que preparamos para você”. Frases como essas têm o poder de capturar a atenção do destinatário logo de início e incentivá-lo a abrir o e-mail para saber mais.
Além disso, é bem importante personalizar esses campos de acordo com as informações disponíveis sobre o destinatário. Por exemplo, o nome da pessoa e detalhes sobre a empresa ou setor em que ela trabalha.
Essa personalização demonstra que você investiu tempo e esforço na comunicação, o que aumenta as chances de engajamento desse possível cliente.
2. Proposta comercial
Esse trecho deve mostrar ao potencial cliente qual é a proposta comercial e os motivos pelos quais sua empresa é a mais indicada para resolver o problema em questão.
A melhor maneira de fazer isso é de uma forma clara e direta, apresentando os valores que sua marca oferece, as vantagens competitivas e os benefícios exclusivos que sua empresa proporciona.
3. Encerramento
A parte final do seu e-mail de apresentação da empresa é que vai determinar qual será a próxima ação do seu lead.
Isso inclui uma chamada (ou CTA) clara e persuasiva, indicando qual ação você gostaria que o destinatário tomasse em seguida, como solicitar uma reunião, agendar uma demonstração, fazer o download de um recurso etc.
Dependendo de como for finalizada a conversa, você receberá brevemente um retorno ou seu contato cairá no esquecimento.
Como fazer uma apresentação de empresa: montando um e-mail em 5 passos
Até agora, apresentamos o que podemos chamar de “esqueleto” do e-mail de apresentação de empresa para vendas. Contudo, é preciso preencher essas partes com conteúdos que vão atrair seu potencial cliente e levá-lo à conversão.
Assim, se quer saber como fazer uma apresentação de empresa que traga resultados, atente-se às dicas a seguir.
1. Crie um assunto interessante
Como mencionamos, o assunto do e-mail é um dos pontos que leva o leitor a abri-lo ou não. Portanto, para aumentar suas taxas de abertura, é essencial que esse campo gere curiosidade.
Pense nele como o título de um livro ou filme; quanto mais atraente for, maiores as chances de seu e-mail ser lido.
Lembre-se também de jamais mentir na descrição da mensagem — o título deve ser sempre compatível com o texto interno.
Em paralelo, evite frases muito curtas ou longas demais (essas podem ser cortadas e dificultar a leitura). O ideal é ter entre 21 e 40 caracteres.
2. Apresente-se e vá direto ao ponto
Conseguiu com que seu lead abrisse seu e-mail de vendas? Parabéns! Agora, você precisa garantir que sua mensagem seja lida até o final, indo direto ao ponto.
Apresente-se, informe o motivo do contato e, em seguida, continue com a introdução da sua empresa. Veja um exemplo:
“Olá, Antonio. Tudo bem? Me chamo Douglas e sou um dos consultores da Zendesk. A Marta, do Slack, informou que você está em busca de um CRM de pós-venda. Por isso, vim lhe apresentar nossa solução”.
Perceba que, em um curto trecho, foi possível expor a dor do lead e, ao mesmo tempo, mostrar que sua empresa pode solucioná-la.
Seguindo essa linha, basta apresentar o produto ou serviço em questão, se possível, com dados reais que comprovem sua eficácia.
3. Não perca o foco da mensagem
O e-mail de apresentação de vendas deve ter um único foco. Isto é, se você está apresentando uma solução, não use a mesma mensagem para convidar o leitor para participar de uma palestra, por exemplo.
A dualidade de informações pode desviar a atenção do destinatário e comprometero o objetivo da sua proposta comercial.
4. Cuide da despedida
Não é porque o lead chegou até o final do seu e-mail que você deve relaxar. Aliás, o encerramento da mensagem é tão importante quanto seu conteúdo.
Aqui, é preciso se atentar a três pontos:
- despedida gentil;
- chamada para ação eficaz;
- boa assinatura profissional.
Despedida gentil
Mesmo o contato sendo por meio digital, não se esqueça de que, do outro lado, há uma pessoa, não uma máquina.
Assim, evite termos como “att” e busque finalizações mais pessoais, que incentivem a resposta. Para exemplificar: “Aguardo seu retorno. Abraços!”
CTA
O CTA é uma chamada para a ação. Em outras palavras, esse é o próximo passo que você quer que seu lead dê.
Para isso, deixe claro o que pode ser feito. Veja essas sugestões abaixo e personalize para sua proposta!
- Que tal conversarmos mais sobre isso? Me ligue no telefone (XX) XXXX-XXXX.
- O que acha de conversarmos amanhã às 14h? Me retorne com a confirmação ou sugestão de outro horário.
Assinatura de e-mail
Uma assinatura de e-mail clara e objetiva é uma boa maneira de ajudar o destinatário a lhe encontrar sempre que precisar.
Utilize uma que tenha seu nome completo, cargo, empresa e telefone de contato. Fotos profissionais também são bem-vindas, pois dão um rosto a quem está enviando a mensagem egeram aproximação com o destinatário.
5. Revise antes de enviar
Erros de digitação e gramaticais impactam negativamente na sua imagem e, também, na reputação corporativa. Para evitar qualquer transtorno, revise cuidadosamente seu e-mail de apresentação de empresa antes de enviá-lo.
E-mail de apresentação de vendas: 3 exemplos
Agora que você já conhece os principais passos para montar um e-mail de vendas, que tal ver alguns modelos de apresentação comercial? Certamente, eles servirão como ponto de partida para estruturar os contatos iniciais com seus clientes.
Modelo 1 – ideal para abordagem inicial de clientes com fit com a marca
Título: Vamos crescer juntos?
Corpo do e-mail: Olá, [nome do cliente]. Como vai?
Somos a [nome da empresa], especializada em [segmento de atuação] e temos um convite para fazer.
Acreditamos que nossas soluções combinam perfeitamente com o que você está buscando e gostaríamos de te convidar para uma parceria de sucesso. Vamos crescer juntos?
Trabalhamos com [explicar alguns dos diferenciais do negócio, sempre focados na área de interesse do potencial cliente] e temos expertise em [mostrar como a empresa já ajudou a solucionar demandas semelhantes].
Despedida/CTA: Quer saber mais sobre nosso método de trabalho e as soluções que desenhamos especialmente para você? Responda a esse e-mail e vamos conversar!
Equipe [nome da empresa]
Modelo 2 – ideal para contato com prospects que preencheram formulários de materiais ricos
Título: O time da [EMPRESA] ganhou reforços! Quer saber quem está nos tornando melhor? VOCÊ!
Corpo do e-mail: Olá, [nome do cliente]! Que bom ter você por aqui!
Somos a [nome da empresa] e estamos muito felizes em ver que você se interessou por nossos produtos e soluções.
Se você está em busca de [descrever o tema principal do material rico baixado], nós podemos te ajudar! Temos expertise em [explicar o que a empresa faz, com ênfase nos diferenciais] e gostaríamos de construir uma solução personalizada para seu negócio.
Que tal conversarmos sobre isso?
Despedida/CTA: Entre em contato conosco pelos canais [disponibilizar ao menos 3 canais de contato diferentes] e vamos criar juntos!
Esperamos você,
[Empresa]
Modelo 3 – ideal para apresentar a empresa formalmente após um primeiro contato informal do agente de vendas
Título: Nós já conhecemos você. Que tal você nos conhecer agora?
Corpo do e-mail: Olá, [nome do cliente]!
Antes de mais nada, agradecemos por sua disponibilidade em conversar conosco. Acreditamos no poder de parcerias transformadoras e sentimos que sua empresa e a nossa podem crescer juntas.
Neste e-mail, apresento um pouco mais sobre nossa história, negócio e soluções desenvolvidas.
Tenho certeza de que podemos desenhar um projeto que atenda às suas expectativas e ajude a levar seu negócio além.
À disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos, deixo aqui os meus contatos.
Despedida e CTA: Vamos agendar uma nova reunião para conversarmos sobre sua empresa? Que tal [sugestão de data e horário]?
Aguardo seu retorno!
[Nome do vendedor + assinatura]
3 dicas extras: explore o potencial do seu e-mail
Se você leu com atenção os exemplos acima, percebeu que cada e-mail de apresentação de empresa guarda consigo características bastante próprias. Os exemplos foram criados para despertar em você a noção de que cada cliente pode demandar um posicionamento diferente.
Por isso, para explorar todo o potencial de uma apresentação comercial, é importante se atentar a alguns pontos, que explicaremos melhor a seguir.
1. Atenção à linguagem
Por mais que existam modelos prontos de e-mail (como os que mostramos acima), é fundamental ajustar cada um deles ao posicionamento do seu negócio.
Pode ser necessário, por exemplo, escrever um e-mail formal para um cliente a depender do contexto e do tipo de relacionamento com ele.
Essa formalidade é comum em empresas de grande porte, com atuação multinacional e uma hierarquia de decisão extensa. Nesse caso, é interessante encaminhar sua mensagem aos níveis superiores para que a negociação avance.
Por outro lado, uma empresa com mentalidade e posicionamento jovem não demanda grandes formalidades — pelo contrário! Um e-mail de apresentação excessivamente “quadrado” pode afastar o potencial cliente, que não enxergará a sintonia entre seu negócio e o do fornecedor.
Outro ponto a ser considerado é a personalização da linguagem. Ao direcionar-se a um cliente, é interessante utilizar uma linguagem sob medida, incluindo o nome do destinatário e referências relevantes ao histórico de interações ou às necessidades particulares daquela pessoa.
Dessa forma, você demonstra um cuidado especial, mostrando que não se trata apenas de mais um e-mail genérico.
2. Sempre que possível, explore a noção de continuidade
Outra dica para tornar seu e-mail de apresentação mais efetivo é explorar a noção de continuidade. Isso pode acontecer como o CTA, conforme mencionamos anteriormente e, também, com retomadas de pontos estratégicos discutidos anteriormente.
Sempre que possível, instigue o cliente a se posicionar via e-mail também. Dessa forma, seu próximo contato terá, como gancho, a resposta ao contato do cliente.
Essa abordagem ajuda a manter o interesse do cliente ao longo do processo pois, ao retomar pontos estratégicos discutidos anteriormente, você reforça as informações importantes e ajuda o cliente a acompanhar o fluxo da conversa.
3. Escolha os melhores horários para envio
Tudo depende do segmento, no entanto, é mais profissional enviar um e-mail de vendas em horário comercial do que em finais de semana e feriados ou tarde da noite, por exemplo.
Além da chance maior de o lead estar conectado, não corre o risco da sua mensagem ir para o final da tela e se perder em meio às outras.
Turbine seu e-mail de apresentação de empresa!
Para finalizar este guia completo sobre o assunto, separamos modelos e ferramentas que podem te ajudar bastante no desenvolvimento dos seus e-mails de apresentação.
Modelo de apresentação
Já imaginou enviar, junto com o e-mail, uma apresentação dinâmica, completa e detalhada sobre a empresa? Sem dúvida, esse movimento ajuda a despertar a confiança do cliente e a reforçar a credibilidade da organização como uma potencial solução para suas demandas.
No entanto, atenção! A apresentação deve ser construída de forma objetiva, sem informações excessivas, nem escassas.
Para te ajudar com isso, preparamos um modelo de apresentação comercial completo e gratuito para inspirar e te ajudar a fortalecer a reputação da sua empresa diante dos potenciais clientes.
Ficou interessado? Então, preencha o formulário e faça o download!
Modelo de proposta
A proposta comercial é um instrumento essencial na hora de apresentar a um potencial cliente tudo o que sua empresa tem a oferecer.
No caso, as chances de fechar um bom negócio são maiores quando se usa um material visualmente agradável. Ele deve ser de fácil leitura, além de conter todas as informações importantes para impulsionar seu lead a tomar a decisão de compra.
Nós podemos te ajudar a turbinar o seu e-mail de apresentação com um modelo de proposta comercial atrativo e conciso! Basta preencher o formulário e acessar gratuitamente.
Ferramentas de automação
Para finalizar, você não precisa disparar cada e-mail de apresentação de empresa manualmente. Além de trabalhoso, as possibilidades de erros são grandes, o que indicaria um certo amadorismo nas suas operações.
Ferramentas de automação de envio de e-mails ajudam a tornar esse processo mais fácil, bem como a mensurar taxas de aberturas e outros índices.
Para isso, indicamos o software de atendimento ao cliente da Zendesk, um sistema de atendimento completo para monitorar, priorizar e resolver tickets de suporte ao cliente com automação, eficiência e agilidade.
Nossa solução coloca todas as interações de atendimento em um único lugar, para que a comunicação seja pessoal e eficiente em todos os canais, incluindo o e-mail. Isso resulta em agentes mais produtivos e consumidores mais satisfeitos.
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