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E-mail de apresentação de empresa: 3 modelos para escolher
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 26 Agosto 2022
Quer saber como criar um e-mail de apresentação de empresa que realmente gere resultados? O primeiro passo é acreditar que essa forma de abordagem dá certo, concorda?
A chegada de outras formas de comunicação, como os aplicativos de mensagem, fez com que muitas pessoas acreditassem que o e-mail cairia em desuso. Mas a verdade é que essa ferramenta está mais forte do que nunca.
De acordo com a Statista, em 2019, o número de pessoas que utilizam e-mail chegou a 3,9 bilhões. Até 2024, a expectativa é que sejam mais de 4,48 bilhões de usuários.
Outra previsão da empresa é sobre o envio diário de correio eletrônico em todo o mundo: 347 bilhões, por dia, até 2023.
E, ainda que esse meio de comunicação se mantenha popular e bastante utilizado, para que traga o devido, é preciso que seu e-mail de apresentação de vendas atenda a alguns critérios.
Por exemplo, sabia que o que você escreve no campo “assunto” pode influenciar na taxa de abertura? Pois uma pesquisa mostrou que linhas personalizadas aumentaram em 41,8% o número de e-mails abertos de empresas de produtos e serviços.
Quais seriam, então, os outros segredos para criar um e-mail de vendas de sucesso?
O que é um e-mail de apresentação de empresa?
E-mail de apresentação de empresa é uma ferramenta de prospecção utilizada para apresentar ao lead as soluções que podem resolver suas dores.
Diferentemente de um e-mail marketing, o qual é enviado para pessoas que já sabem quais produtos e serviços sua empresa oferece, o e-mail de apresentação de vendas é, praticamente, um dos primeiros contatos com seu potencial cliente.
Justamente por isso, estratégias como uso de gifs, imagens, mídias e outros, devem ser deixados de lado neste momento.
O foco de um e-mail de vendas é apresentar sua proposta comercial. Por isso, ele deve ser atrativo, direto e mostrar ao leitor como e porquê sua empresa pode ajudá-lo.
3 partes de um e-mail de apresentação de vendas
Quer saber como montar um e-mail de apresentação de empresa? Devido à característica, ele costuma ter três partes:
- abertura;
- proposta;
- encerramento.
1. Abertura
Entenda por abertura de um e-mail o campo destinado ao assunto e às primeiras palavras possíveis de serem visualizadas, sem que o destinatário tenha que clicar para abrir.
Nesse ponto, o principal é criar frases que despertem o interesse do leitor. Do contrário, ele sequer vai passar dessa etapa e todo trabalho que você tiver com as fases seguintes será em vão.
Além disso, é bem importante personalizar esses campos.
2. Proposta
Esse trecho deve mostrar ao potencial cliente qual é a proposta comercial e os motivos pelos quais sua empresa é a mais indicada para resolver o problema em questão.
A melhor maneira de fazer isso é de uma forma clara e direta, apresentando os valores que sua marca oferece.
3. Encerramento
A parte final do seu e-mail de apresentação da empresa é que vai determinar qual será a próxima ação do seu lead.
Dependendo de como for finalizada a conversa, você receberá brevemente um retorno ou seu contato cairá no esquecimento.
Montando um e-mail de apresentação de empresa em 5 passos
Até agora, apresentamos o que podemos chamar de “esqueleto” do e-mail de apresentação da empresa. Contudo, é preciso preencher essas partes com conteúdos que vão atrair seu potencial cliente e levá-lo à conversão.
Assim, se quer saber como fazer uma apresentação de empresa que traga resultados, atente-se às dicas a seguir.
1. Crie um assunto interessante
Mencionamos anteriormente que o assunto do e-mail é um dos pontos que leva o leitor a abrir (ou não) um e-mail. Portanto, para aumentar suas taxas de abertura, é essencial que esse campo gere curiosidade.
Pense nele como o título de um livro ou filme, ou seja, quanto mais atraente for, maiores as chances de seu e-mail ser lido.
Lembre-se também de jamais mentir na descrição da mensagem — o título deve ser sempre compatível com o texto interno.
Em paralelo, evite frases muito curtas ou longas demais (essas podem ser cortadas e dificultar a leitura). O ideal é ter entre 21 e 40 caracteres.
2. Apresente-se e vá direto ao ponto
Conseguiu com que seu lead abrisse seu e-mail de vendas? Parabéns! Garanta agora que sua mensagem seja lida até o final, indo direto ao ponto.
Para tal, comece se apresentando, informando o motivo do contato e, em seguida, continue com a apresentação da sua empresa. Veja este exemplo:
“Olá, Antonio. Tudo bem? Me chamo Douglas e sou um dos consultores da Zendesk. A Marta, do Slack, informou que você está em busca de um CRM de pós-venda. Por isso, vim para lhe apresentar nossa solução”.
Perceba que, em um curto trecho, foi possível expor a dor do lead e, ainda, mostrar que sua empresa pode solucioná-la.
Seguindo essa linha, basta apresentar o produto ou serviço em questão, se possível, com dados que comprovem sua eficácia.
3. Não perca o foco da mensagem
O e-mail de apresentação de vendas deve ter um único foco. Isto é, se está apresentando uma solução, não use a mesma mensagem para convidar o leitor para participar de uma palestra, por exemplo.
A dualidade de informações pode desviar a atenção do destinatário, comprometendo o objetivo da sua proposta comercial.
4. Cuide da despedida
Não é porque o lead chegou até o final do seu e-mail que você deve relaxar. Aliás, o encerramento da mensagem é tão importante quanto seu conteúdo.
Aqui, é preciso se atentar a três pontos:
- despedida gentil;
- chamada para ação eficaz;
- boa assinatura profissional.
Despedida gentil
Mesmo o contato sendo por meio digital, não se esqueça que, do outro lado, há uma pessoa – e não uma máquina.
Assim, evite termos como “att” e busque finalizações mais pessoais, que incentivem a resposta. Para exemplificar: “Aguardo seu retorno. Abraços!”
CTA
O CTA, call to action, é uma chamada para a ação. Em outras palavras, esse é o próximo passo que você quer que seu lead dê.
Para isso, deixe claro o que pode ser feito. Veja essas sugestões abaixo e personalize para sua proposta!
- Que tal conversarmos mais sobre isso? Me ligue no telefone XXXx-XXXX.
- O que acha de conversarmos amanhã às 14h? Me retorne com a confirmação ou sugestão de outro horário.
Assinatura de e-mail
Uma assinatura de e-mail clara e objetiva é uma boa maneira de ajudar o destinatário a lhe encontrar sempre que preciso.
Logo, utilize uma que tenha seu nome completo, cargo, empresa e telefone de contato. Fotos profissionais também são bem-vindas, pois dão um rosto a quem está enviando a mensagem, o que gera aproximação com o destinatário.
5. Revise antes de enviar
Erros de digitação e gramaticais impactam negativamente na sua imagem e, também, na reputação corporativa. Para evitar qualquer transtorno, revise cuidadosamente seu e-mail de apresentação de empresa antes de enviar.
3 exemplos de e-mail de apresentação
Agora que você já conhece os principais passos para montar um e-mail de apresentação de vendas, que tal ver alguns exemplos? Certamente, eles servirão como ponto de partida para estruturar os contatos iniciais com seus clientes.
Modelo 1 – ideal para abordagem inicial de clientes com fit com a marca
Título: Vamos crescer juntos?
Corpo do e-mail: Olá, [nome do cliente]. Como vai?
Somos a [nome da empresa], especializada em [segmento de atuação] e temos um convite para te fazer.
Acreditamos que nossas soluções combinam perfeitamente com o que você está buscando e gostaríamos de te convidar para uma parceria de sucesso. Vamos crescer juntos?
Trabalhamos com [explicar alguns dos diferenciais do negócio, sempre focados na área de interesse do potencial cliente] e temos expertise em [mostrar como a empresa já ajudou a solucionar demandas semelhantes].
Despedida/CTA: Quer saber mais sobre nosso método de trabalho e as soluções que desenhamos especialmente para você? Responda a esse e-mail e vamos conversar!
Equipe [nome da empresa]
Modelo 2 – ideal para contato com prospects que preencheram formulários de materiais ricos
Título: O time da [EMPRESA] ganhou reforços! Quer saber quem está nos tornando melhor? VOCÊ!
Corpo do e-mail: Olá, [nome do cliente]! Que bom ter você por aqui!
Somos a [nome da empresa] e estamos muito felizes em ver que você se interessou por nossos produtos e soluções.
Se você está em busca de [descrever o tema principal do material rico baixado], nós podemos te ajudar! Temos expertise em [explicar o que a empresa faz, com ênfase nos diferenciais] e gostaríamos de construir uma solução personalizada para seu negócio.
Que tal conversarmos sobre isso?
Despedida/CTA: Entre em contato conosco pelos canais [disponibilizar ao menos 3 canais de contato diferentes] e vamos criar juntos!
Esperamos você,
[Empresa]
Modelo 3 – ideal para apresentar a empresa formalmente após um primeiro contato informal do agente de vendas
Título: Nós já conhecemos você. Que tal você nos conhecer agora?
Corpo do e-mail: Olá, [nome do cliente]!
Antes de mais nada, agradecemos por sua disponibilidade em conversar conosco. Acreditamos no poder de parcerias transformadoras e sentimos que sua empresa e a nossa podem crescer muito juntas.
Neste e-mail, apresento um pouco mais sobre nossa história, negócio e soluções desenvolvidas.
Tenho certeza de que podemos desenhar um projeto que atenda às suas expectativas e te ajude a levar seu negócio além.
À disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos, deixo aqui os meus contatos.
Despedida e CTA: Vamos agendar uma nova reunião para conversarmos sobre sua empresa? Que tal [sugestão de data e horário]?
Aguardo seu retorno!
[Nome do vendedor + assinatura]
3 dicas extras: explore o potencial do seu e-mail
Se você leu com atenção os exemplos acima, percebeu que cada e-mail de apresentação guarda, consigo, características bastante próprias. Os exemplos foram criados para despertar, em você, a noção de que cada cliente pode demandar um posicionamento diferente.
Por isso mesmo, para explorar todo o potencial de uma apresentação por e-mail, é importante se atentar a alguns pontos, os quais mencionaremos a seguir.
1. Atenção à linguagem
O primeiro deles é a linguagem. Por mais que existam modelos prontos de e-mail (como os que mostramos acima), é fundamental ajustar cada um deles ao posicionamento.
Pode ser necessário, por exemplo, escrever um e-mail formal para um cliente.
Essa formalidade é comum em empresas de grande porte, com atuação multinacional e uma hierarquia de decisão extensa. Por exemplo, pode ser necessário encaminhar sua mensagem aos níveis superiores para que a negociação avance.
Por outro lado, uma empresa com mentalidade e posicionamento jovem não demanda grandes formalidades — pelo contrário! Um e-mail de apresentação excessivamente “quadrado” pode afastar o potencial cliente, que não enxergará a sintonia entre seu negócio e o do fornecedor.
2. Sempre que possível, explore a noção de continuidade
Outra dica para tornar seu e-mail de apresentação mais efetivo é explorar a noção de continuidade. Isso pode acontecer como o CTA, conforme mencionamos anteriormente e, também, com retomadas de pontos estratégicos discutidos anteriormente.
Sempre que possível, instigue o cliente a se posicionar via e-mail também. Dessa forma, seu próximo contato terá, como gancho, a resposta ao contato do cliente.
3. Escolha os melhores horários para envio
Tudo depende do segmento, no entanto, é bem mais profissional enviar um e-mail de vendas em horário comercial do que em finais de semana e feriados, por exemplo.
Além da chance maior de o lead estar conectado, não corre o risco da sua mensagem ir para o final da tela e se perder em meio às outras.
Turbine seu e-mail de apresentação
Modelo de apresentação
Já imaginou enviar, junto com o e-mail, uma apresentação dinâmica, completa e detalhada sobre a empresa? Sem dúvida, esse movimento ajuda a despertar a confiança do cliente e a reforçar a credibilidade da organização como uma potencial solução para suas demandas.
Mas, atenção! A apresentação deve ser construída de forma objetiva: sem informações excessivas, nem escassas.
Para te ajudar com isso, preparamos um modelo de apresentação completo e gratuito para inspirar e te ajudar a fortalecer a reputação da sua empresa diante dos potenciais clientes.
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Modelo de proposta
A proposta comercial é um instrumento essencial na hora de apresentar a um potencial cliente tudo o que sua empresa tem a oferecer.
No caso, as chances de fechar um bom negócio são maiores quando se usa um material visualmente agradável. Ele deve ser de fácil leitura, além de conter todas as informações importantes para impulsionar seu lead a tomar a decisão de compra.
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Ferramentas de automação
Você não precisa disparar cada e-mail manualmente. Além de trabalhoso, as possibilidades de erros são grandes.
Ferramentas de automação de envio de e-mails ajudam a automatizar esse processo, bem como a mensurar taxas de aberturas e outros índices.
Somada a essa solução, o uso de um CRM de vendas, por exemplo, contribui para reunir todas as informações e interações com seus clientes em um único lugar, otimizando as tarefas.
A Zendesk oferece o Zendesk Support, um sistema de atendimento ao cliente simples para monitorar, priorizar e resolver tickets de suporte ao cliente com eficiência e agilidade.
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