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Mensagens da Zendesk: atendimento ao cliente em um mundo essencialmente digital
Ofereça experiências de conversas avançadas conectadas em qualquer local — seja no WhatsApp, no Instagram, em seus próprios websites e aplicativos móveis.
Por Dan J. Levy, @danjl
Última atualização em 19 setembro 2023
Mesmo antes do vírus nos forçar a trabalhar de casa e online, a troca de mensagens já dominava o mundo. Essa era a forma que utilizávamos para compartilhar notícias, colaborar com colegas e, acima de tudo, manter contato com família e amigos. Como parte do mundo digital, a pandemia simplesmente acelerou o inevitável.
Ela também mostrou que a troca de mensagens foi feita para o atendimento ao cliente.
Nunca antes os clientes buscaram tanta ajuda e a troca de mensagens é a melhor opção de canal. No ano passado, conversas sobre suporte dispararam na troca de mensagens. O WhatsApp teve um aumento de 101%.
Não precisa ir muito longe para saber porque os clientes preferem a troca de mensagens quando precisam: é conveniente, rápida e pessoal.
Mas a troca de mensagens também salvou os negócios. Com o pico de tickets de suporte e longos tempos de espera, a troca de mensagens era fácil de ser adotada, configurada e até mesmo automatizada por funcionários recém-adeptos do trabalho remoto, aliviando a pressão sobre canais tradicionais como email e voz.
Como a troca de mensagens é assíncrona por natureza, os clientes não esperam necessariamente uma resposta imediata, dando maior tempo para os agentes sem parecer que os negócios estão offline.
Na prática, empresas ágeis descobriram que a troca de mensagens é mais eficiente, escalável e centrada no cliente do que qualquer outro meio de comunicação.
É por isso que a troca de mensagens é parte essencial do novo Zendesk Suite.
Mensagens da Zendesk: todos os canais, conectados
Sabemos que os clientes estão ansiosos para trocar mensagens com marcas. O problema é que as empresas nem sempre dispunham das ferramentas para fazer isso em grande escala e com facilidade.
Na Zendesk, temos procurado mudar isso. Desde o surgimento de chat em tempo real, em 2015, passando pela integração com aplicativos de conversas por redes sociais conhecidas, como o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Instagram, assim que eles foram disponibilizados, até a possibilidade de troca de mensagens em seus próprios websites e aplicativos móveis, criamos ferramentas para ajudar as empresas a conversar com os clientes por um longo tempo.
Hoje, associamos todos os recursos de troca de mensagens e os disponibilizamos a todos os clientes da Zendesk Suite, prontos para uso.
Assim como fizemos em relação a emails, estamos aqui para tornar a troca de mensagens com clientes tão simples quanto a troca de mensagens comuns.
Isso inclui todos os canais de conversas por redes sociais, a troca de mensagens do seu website e aplicativos móveis, além de ferramentas avançadas para criar chatbots, automação e fluxos de trabalho de gerenciamento de casos — tudo isso em uma plataforma aberta e flexível que você pode personalizar de acordo com o seu conteúdo preferido. Chamamos essa plataforma de Mensagens da Zendesk.
O mais importante é que as conversas sejam contínuas e conectadas em todos esses canais (e mais!) para que os clientes não precisem mais repetir as mesmas frases (Até mais: “Como posso ajudá-lo?”) e agentes sempre tenham o contexto necessário para oferecer serviços mais rápidos e personalizados (Olá: “Deixe-me ajudá-la, Lisa”).
Ajude os clientes onde eles se encontram
As expectativas dos clientes mudaram muito no último ano. Assim como as interações físicas passaram para o modo digital, nunca foi tão importante ter conveniência e simplicidade.
Nosso último Relatório de tendências de experiência do cliente revelou que 64% dos clientes tentaram uma nova forma de fazer negócios no ano passado. As conversas por redes sociais cresceram 110% em popularidade. Como o canal de troca de mensagens mais popular do planeta, o WhatsApp se tornou a salvação dos clientes, especialmente na Europa, na Índia e na América Latina, em que o aplicativo se tornou o local de facto para fazer negócios.
Ao mesmo tempo, 45% dos clientes ainda preferem enviar mensagens de negócios por meio de websites e aplicativos pessoais. É por isso que trouxemos características de troca de mensagem modernas para o canal antes conhecido como chat em tempo real.
O chat em tempo real tradicional era muito útil para os clientes obterem as informações necessárias, no momento certo. Mas e se o cliente precisar se afastar ou migrar a conversa de um canal para outro? É aí que a troca de mensagens entra em cena.
Com a Zendesk, os clientes agora podem alcançá-lo onde e quando for mais conveniente — e você pode estar disponível para eles quando precisam.
Aumente a produtividade e a eficiência da equipe
Há muitas soluções que permitem aos clientes trocar mensagens com empresas, mas faltam as ferramentas para de fato gerenciar essas conversas em grande escala. A Zendesk é a primeira solução de atendimento ao cliente que realmente atende os dois lados da conversa: o cliente e a sua empresa.
Conforme indicado pela Forrester no ano passado, um dos aspectos essenciais de empresas que lançaram a troca de mensagens com êxito é um desktop unificado que oferece aos agentes o contexto necessário para atender clientes de forma rápida e pessoal.
Com o Espaço de trabalho do agente da Zendesk, as equipes podem gerenciar todas as conversas de clientes — incluindo canais tradicionais — em um único local, munidas de ferramentas de gerenciamento de casos de fácil utilização e de uma interface de conversas em tempo real.