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Employer branding x employee experience: veja o que significam
Por Zendesk
Última atualização em 13 fevereiro 2024
Employer branding x employee experience: afinal, o que cada um desses termos significa e como eles podem ser usados no dia a dia do negócio?
Antes de falar sobre as diferenças entre os conceitos, vale entender uma importante similaridade: ambos consideram o relacionamento da empresa com seus colaboradores.
Além disso, observa-se a percepção que os funcionários têm sobre essa relação.
Será que há uma sinergia entre o que a companhia está fazendo e o que o colaborador está percebendo?
Responder a essa pergunta positivamente é essencial, se você deseja ter um negócio de sucesso, capaz de reter talentos e aproveitar o melhor de cada pessoa que está no time.
Isso é relevante porque colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho, geralmente, produzem mais.
Já a produtividade é um indicador imprescindível para o crescimento escalável da organização.
Contudo, ao contrário do que alguns gestores acreditam, bons salários não são suficientes para manter sua equipe engajada, motivada e produtiva.
Mais do que isso, é vital contribuir para o bem-estar dos colaboradores.
Aliás, perder um talento é muito mais caro para a empresa do que treiná-lo, motivá-lo e buscar solucionar as flutuações comuns de produtividade.
Para se ter uma ideia, pesquisas como a divulgada pela empresa de recrutamento TLNT mostram que o custo total para substituir um profissional de nível médio é 150% do valor do salário anual dele.
Já a perda de um funcionário de alto nível ou altamente especializado eleva a despesa para 400% do salário anual dele. Ou seja, perder um colaborador é uma grande despesa para a companhia.
É nesse cenário que os conceitos de employer branding e employee experience são a chave do sucesso. Siga conosco para entender tudo sobre o assunto!
Employer branding mede a reputação da empresa perante os futuros, atuais e antigos funcionários. Isso ajuda a atrair talentos e reter os melhores profissionais, o que requer um bom ambiente de trabalho, por exemplo.
Já a employee experience visa implementar estratégias que possibilitam que o funcionário tenha uma boa experiência em sua relação com a companhia, incluindo o relacionamento com a liderança, o plano de carreira etc.
Para otimizar a employer branding e a employee experience, é vital entender como os colaboradores se sentem, quais são as necessidades e o que é importante para eles, compreendendo o que faz bem ao ambiente de trabalho.
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Neste artigo, você aprenderá
- O que é employer branding?
- O que é employee experience?
- Qual a diferença entre employer branding e employee experience?
- Como anda a employer branding e employee experience em sua empresa?
O que é employer branding?
Employer branding é o termo usado para medir a reputação que a empresa tem perante seus futuros, atuais e antigos funcionários. Como o próprio nome sugere, é o poder que a marca tem junto aos seus colaboradores. Em outras palavras, é a maneira como ela é reconhecida pela equipe.
É preciso estar sempre atento ao employer branding para que sua empresa possa atrair talentos e reter os melhores profissionais do mercado.
Para construir uma boa employer branding, é crucial:
- promover um bom ambiente de trabalho;
- criar uma cultura empresarial forte;
- estabelecer uma excelente comunicação com seus funcionários;
- oferecer uma série de benefícios que façam sentido para todos.
Leia também: Benefícios para funcionários: quais são os melhores?
O que é employee experience?
Diferente de employer branding, o termo employee experience (EX) pode ser traduzido como experiência dos colaboradores diante da organização. É um conceito que tem como plano de ação implementar estratégias internas, que, juntas, possibilitam que o funcionário tenha uma boa experiência em sua relação com a companhia.
Isso inclui atenção a diferentes áreas, como:
- relacionamento com a liderança;
- clima organizacional;
- plano de carreira;
- treinamentos oferecidos;
- ferramentas disponibilizadas para agilizar a rotina de trabalho;
- e mais.
Para entender mais detalhadamente, indicamos que você acesse o e-book gratuito “A importância de EX para os negócios” para entender os impactos positivos e os desafios de implementar uma estratégia eficiente de experiência do colaborador.
Qual a diferença entre employer branding e employee experience?
Employer branding e employee experience são conceitos relacionados, mas diferentes. Enquanto o employer branding está atrelado à reputação que a empresa tem diante de seus colaboradores, o employee experience diz respeito ao conjunto de experiências que eles vivem no negócio.
Um conceito reforça o outro, ou seja, as boas experiências (employer experience) fazem com que o colaborador tenha uma boa imagem da marca (employer branding).
Ter uma boa reputação interna ajuda a colocar no mercado a imagem de que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar, fazendo com que a organização consiga atrair mais talentos.
Mas essa não é a única razão para investir na criação e no monitoramento das experiências que seus colaboradores vivem no dia a dia de trabalho.
Afinal, um bom ambiente é essencial para a felicidade, motivação e produtividade.
De acordo com um estudo da Gallup, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. Adicionalmente, são 31% mais produtivas, 85% mais eficientes e 300% mais inovadoras.
Esses são bons números para defender a importância de um bom trabalho de employer branding e employee experience, não é mesmo?!
Como anda a employer branding e employee experience em sua empresa?
É muito importante entender como está a relação entre employer branding e employee experience em sua empresa para, então, tomar as decisões certas e ajustar cada um destes conceitos.
Sua companhia precisa realizar uma boa gestão de marca, que impacta as estratégias de atração e retenção de talentos.
Para isso, é vital entender como seus colaboradores se sentem, quais são suas necessidades e o que é importante para eles.
O primeiro passo precisa ser dado de dentro para fora. Isso significa entender o que faz bem ao ambiente de trabalho de sua empresa.
Ouça seus colaboradores e aplique ações efetivas para melhorar continuamente a experiência deles com a companhia e, consequentemente, otimizar a imagem que eles têm do negócio.
A partir daí, não deixe de divulgar, replicar e acompanhar os resultados, sempre com atenção necessária para a realização de ajustes.
Para otimizar os resultados, conte com o apoio do Zendesk Service. Por sinal, te convidamos a ver uma breve demonstração e fazer a avaliação gratuita para conferir como a solução poupa tempo dos colaboradores e propicia mais produtividade.
Com recursos de inteligência artificial, por exemplo, seus agentes podem focar seus esforços em atividades mais complexas e estratégicas, já que as demandas simples podem ser atendidas por chatbots.
Aproveite a oportunidade de melhorar tanto a employer branding, quanto a employee experience!