O Retailtainment nada mais é que o entretenimento no varejo. A proposta é oferecer uma experiência imersiva além da compra, tais como: um show, desfile, mostra de arte e até uma apresentação artística.
Um bom exemplo disso é a varejista Pirch, voltada para artigos de cozinha e banheiro.
Ela não tem estoque e opera basicamente por meio de showrooms. Então, o cliente agenda um horário para tomar um banho ou assar um churrasco para testar os produtos, antes de concluir o pedido online.
Apesar de exigir um investimento para tirar a ideia do papel, o retailtainment traz diversos benefícios para a sua marca, tais como:
- fidelização do cliente;
- vantagem competitiva;
- marketing boca a boca;
- ticket médio elevado;
- coleta de dados sobre hábitos e comportamento do consumidor.
Portanto, se você precisa otimizar seus resultados, melhorar a taxa de conversão e a retenção de clientes, este artigo é para você.
Parece interessante?
Então, continue a leitura e tire suas dúvidas.
Entretenimento no varejo: inspire-se com 10 exemplos
São exemplos do entretenimento no varejo: aulas, bate-papo com especialista, desfile, eventos externos, house of vans, realidade aumentada e atendimento personalizado.
A seguir, explicaremos todos os detalhes de uma experiência para o varejo e seus benefícios para quem aposta nesse tipo de estratégia.
Vamos a elas!
1- Aulas
Oferecer uma aula para que o cliente adquira novos conhecimentos e habilidades é uma ótima forma de reunir pessoas em sua loja e, dependendo do segmento, você pode até apresentar alguns produtos do portfólio.
Uma marca que usa esta técnica com maestria é a Sephora. A varejista de cosméticos conduz várias aulas de maquiagem em lojas espalhadas pelo mundo todo. Os temas variam desde técnicas de maquiagem até cuidados com a pele.
Os materiais são interativos, e os instrutores escolhem produtos com base no tipo de pele e as necessidades de cada participante.
Aliás, é importante frisar que não há nenhuma pressão para que os clientes comprem os produtos usados em salas de aula, o que cria um espaço bastante confortável para os alunos.
Outro ponto chave desta estratégia é que, após a conclusão da aula, a Sephora envie um e-mail para avaliação dos instrutores, junto com um convite para adquirir os produtos usados na aula.
2- Bate-papo com especialista
Eventos educacionais nem sempre precisam assumir a forma de aulas. Conversas e comentários de especialistas também podem funcionar.
Tendo isso em mente, convide especialistas ou influenciadores do seu nicho para que eles compartilhem seus conhecimentos com a sua comunidade.
A marca de viagens e estilo de vida Away implementou isso recentemente quando trouxe especialistas em suas lojas para falar sobre assuntos relacionados ao seu negócio.
Aproveite para ler: Temas para convenção de vendas: 15 sugestões + 7 dicas de como escolher o melhor para a sua empresa!
3- Desfile
Esta próxima dica de entretenimento no varejo é útil, sobretudo, para marcas de roupas e acessórios.
Portanto, se você pretende lançar peças ou produtos novos, considere apresentar tais tendências em um desfile.
Para isso, você pode trazer alguns modelos ou, melhor ainda, conversar com seus clientes para participar.
Foi isso que a Justice, uma loja de roupas para meninas e pré-adolescentes, fez em 2018.
Naquele período, ela promoveu um desfile de mora em várias de suas lojas, oferecendo às meninas a oportunidade de desfilar, enquanto exibia seus looks de volta às aulas.
4- Eventos externos
Os eventos de varejo nem sempre precisam ser feitos dentro de sua loja. Caso tenha muitas pessoas participando ou se você está no nicho de esportes e atividades ao ar livre, recomenda-se promover atividades fora de sua localidade.
A Pace Athletic, uma varejista australiana especializada em calçados e equipamentos para corrida, faz um ótimo trabalho quando o assunto é evento externo.
Ela criou o “Pace Run Club”, no qual os membros saem juntos e participam de eventos de corrida em diferentes partes da Austrália.
Além de fortalecer sua comunidade, esses eventos também impulsionam o crescimento de seus negócios. “Os Pace Run Clubs estão movendo anúncios para nossa marca”, disse Will Hatton, co-proprietário da Pace Athletic.
Portanto, se você procura dicas de entretenimento no varejo, considere fazer eventos de acordo com as necessidades do seu público.
5- Datas comemorativas
Em homenagem ao Dia Nacional do Batom, em 29 de julho, a MAC Cosmetics distribuiu batom grátis para todos que se registraram com antecedência para o evento.
E não era apenas um tamanho mini ou amostra – os convidados podiam escolher entre nove dos principais tons de batom da MAC.
Sem dúvidas, trata-se de um ótimo exemplo, pois a marca aproveita uma data comemorativa alinhada com o seu produto.
Outro exemplo neste contexto foi conduzido pelo Build-A-Bear, que ofereceu um workshop para os clientes.
A inscrição, contudo, era efetuada apenas para as pessoas que fizeram o cadastro com antecedência e uma compra de $ 15 na loja no evento. A oferta só era válida com um registo.
6- Reciclagem
Para promover sua parceria com a Blue Jeans Go Green (onde eles coletam jeans usados e reciclam para comunidades carentes), Madewell organizou eventos em sua loja.
No local, os convidados podiam trazer seus velhos pares de jeans e ganhar um código de desconto de $ 30 para um novo par.
7- House of Vans
A Vans, por sua vez, criou uma forma totalmente diferente de varejo experimental com seu conceito House of Vans.
Em setembro de 2018, a marca apareceu por três dias em Toronto. Por lá, ela ofereceu algumas surpresas para os clientes:
- mostra de arte;
- show ao vivo;
- mercado comunitário com vendedores locais;
- exposição de fotografia
- oficina de fotografia.
Ademais, o evento incluiu o “Get on Board”. Trata-se de uma iniciativa focada em levar as mulheres a participar da cultura do skate, oferecendo experiências no segmento.
Todas as atividades foram gratuitas.
8- Experiência imersiva
Na loja principal da Adidas na rua Oxford, em Londres, os clientes são tratados com a visão da loja do futuro da Adidas.
Por exemplo: se você pretende experimentar um calçado, basta usar a funcionalidade “Traga para mim” no aplicativo móvel da marca.
Além disso, é preciso que você tire uma foto do sapato que deseja experimentar e, em seguida, a equipe identifica o item e o leva para o cliente.
Outro recurso são os provadores equipados com espelhos inteligentes. De maneira resumida, eles mostram a aparência de uma peça de roupa em um cliente em vários cenários do mundo real.
Como assim? Explicamos!
Suponha que um cliente experimente uma camisa de futebol. Então, ele pode ver como ficaria usando essa camisa enquanto assiste a um jogo de futebol. Interessante, não é mesmo?
9- Realidade aumentada
A Warby Parker adicionou a realidade aumentada em seu aplicativo para que os clientes experimentem óculos digitalmente, no conforto da sua casa.
Tal investimento foi necessário porque a marca percebeu que os consumidores tiram fotos de si mesmo enquanto experimentam os óculos na loja e, em seguida, compartilham com os amigos.
Agora, os clientes fazem isso facilmente com o auxílio do aplicativo da marca.
10- Atendimento personalizado
Toda a experiência na loja de lingerie Lively é exatamente isso: uma experiência.
Sua fundadora, Michelle Cordeiro Grant, quer que cada unidade pareça um clube:
“Queremos que as mulheres entrem e se sintam confortáveis. Eles podem contar conosco para vir aqui e não sentir nenhuma pressão para comprar.”, explica.
Parte de sua estratégia de varejo experimental são as sessões de adaptação.
Em suma, os clientes agendam uma sessão on-line e comparecem à loja, onde um associado de varejo LIVELY os ajuda a encontrar o tamanho do sutiã.
Os resultados são impressionantes, para dizer o mínimo.
Para se ter uma ideia, cerca de 30% da receita da LIVELY na loja vem de clientes que agendaram uma sessão de prova online.
O ticket médio do pedido também foi impactado por esse investimento, que aumentou entre 60 a 80%, de acordo com a fundadora.
Como vimos acima, existem diversas estratégias que aumentam a taxa de conversão e engajamento da sua loja.
Entretanto, elas não podem ser feitas de qualquer forma.
Por isso, continue conosco e aprenda, nos próximos tópicos, como criar experiências físicas e digitais para o seu público.
Como aplicar o entretenimento no varejo? Confira 3 dicas!
A aplicação do entretenimento no varejo passa por três etapas: conhecimento da persona, análise da concorrência e monitoramento de resultados. Ao completá-las, você cria experiências personalizadas para seu público.
Ficou curioso?
Então, continue lendo este artigo e saiba como aplicar experiências imersivas em seu negócio.
1- Conheça a sua persona
Persona (representação fictícia do seu cliente ideal) traz dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus consumidores.
Ao mesmo tempo, você aprende detalhes sobre histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações do cliente.
Tal construção é vital para que você crie o evento certo para as pessoas certas e, assim, ter mais chances de sucesso.
Sem uma persona definida, você pode desenvolver um evento avançado em atendimento ao cliente, para um público que ainda é iniciante no assunto.
Mas você deve estar se perguntando: “como criar uma persona para o meu negócio?” Então, dê o play no vídeo abaixo e entenda na prática:
2- Analise a concorrência
Ao fazer a análise da concorrência, você tem clareza de que suas estratégias são modernas e inovadoras.
Em paralelo, isso impede que os seus concorrentes conquistem um diferencial competitivo, tornando a sua marca cada vez mais surpreendente.
Aproveite para ler: Análise de concorrência: 5 atalhos + 7 ferramentas para aprender na prática
3- Monitore os resultados
O monitoramento de resultados traz clareza sobre quais ações surtiram efeito e quais são aquelas que precisam ser ajustadas.
Um dos indicadores mais importantes de toda empresa, inclusive no varejo, é o Roi, isto é, Retorno Sobre o Investimento.
Ele diz respeito ao quanto sua marca obteve de lucro em relação ao quanto investiu.
Tal métrica pode estar associada ao marketing geral da marca quanto a uma campanha específica.
Para chegar ao resultado, é preciso considerar o valor financeiro que entra em decorrência do investimento analisado. A partir daí, aplique o seguinte cálculo:
ROI = (receita obtida – custo do investimento) / custo do investimento
Aproveite para ler: 8 principais indicadores de vendas: como medir e otimizar para melhores resultados
Dica bônus: saiba como melhorar a experiência do seu cliente
A Zendesk oferece uma série de soluções de atendimento ao cliente omnichannel, para que você possa conhecer melhor seus novos comportamentos e promova o entretenimento no varejo com eficácia.
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