Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

A autonomia no trabalho da equipe de atendimento ao cliente traz excelência!

Por Zendesk

Última atualização em 10 março 2023

O que autonomia no trabalho de atendimento ao cliente tem a ver com resultados?

Com autonomia, a equipe de atendimento ao cliente podem se concentrar no que fazem melhor: resolver problemas. 

Essa liberdade traz muitos benefícios para a empresa. 

Para começar, os agentes com autonomia podem defender o cliente, criando um vínculo instantâneo e importante. 

Com acesso às ferramentas mais inovadoras e eficientes e aos treinamentos adequados, os agentes ganham flexibilidade e liberdade para oferecer a excelência no atendimento ao cliente.

Precisa de mais argumentos? As equipes de atendimento ao cliente que sentem que têm autonomia demonstram melhor desempenho e mais fidelização — grandes vantagens no panorama competitivo da atualidade. 

Além disso, uma boa equipe de atendimento ao cliente não beneficia só os clientes, mas a empresa toda.

Então, que medidas você precisa tomar para dar autonomia no trabalho aos agentes? Um bom jeito de começar é com ferramentas de atendimento ao cliente que permitam que os agentes resolvam problemas de forma rápida e tranquila.

Resolver problemas, aliás, é uma das mais valorizadas habilidades de atendimento ao cliente. Segundo uma pesquisa da MindMiners divulgada pela revista Consumidor Moderno, a maioria dos consumidores, 34%,  acreditam que o principal fator de satisfação ao comunicar um problema a empresa é que ele seja resolvido no primeiro contato.

Neste post, você vai entender a importância da autonomia no trabalho da equipe de atendimento ao cliente e conhecer também quatro dicas de como colocar isso em prática, mesclando tecnologia e atendimento humanizado, com muita autonomia:

  1. Ninguém gosta de esperar: use a tecnologia
  2. O autoatendimento é bom para todo mundo
  3. Uma equipe de atendimento ao cliente autônoma melhora os resultados da empresa
  4. Agentes com autonomia, clientes felizes

Leia também: Os problemas do atendimento robotizado: como a humanização pode ajudar a atender melhor os clientes

4 dicas de como a autonomia no trabalho da equipe de atendimento traz melhores resultados

De que adianta ter agentes com muita habilidade de atendimento ao cliente se eles não têm autonomia para desenvolver todo esse potencial?

Entenda como a autonomia no trabalho incentiva os atendentes a aprimoraram sua habilidade de atendimento ao cliente e, assim, levar a empresa a excelência no atendimento.

1. Ninguém gosta de esperar: use a tecnologia

Você já sabe que os clientes percebem de cara quando os agentes realmente podem ajudar. Quando o agente tem acesso à tecnologia adequada para chegar diretamente à pessoa responsável por um tíquete e ajudar a resolver o problema, isso aumenta muito a chance de que a interação termine com o cliente satisfeito e feliz. 

Por outro lado, os agentes que precisam pedir permissão em cada etapa do caminho (para acompanhar um tíquete ou para oferecer créditos) ou que não conhecem o histórico do cliente, podem perder esse cliente (ou provocar consequências ainda piores). 

Conclusão? Se os agentes precisam ficar esperando respostas, os clientes também precisam.

2. O autoatendimento é bom para todo mundo

Outra forma de ter vantagens em todos os sentidos é oferecer opções de autoatendimento robustas, com as ferramentas de negócios certas. 

Cada vez mais, os clientes querem resolver os próprios problemas quando têm um tempinho (na fila do supermercado, no jogo de futebol do filho) e com qualquer dispositivo (smartphone, tablet). 

Quando conseguem encontrar respostas rápidas sem precisar interagir formalmente com o atendimento ao cliente, eles sempre ficam satisfeitos. 

Já os agentes de atendimento ao cliente preferem agregar valor nas partes que contam mais, como a solução de problemas mais difíceis, sem ficar repetindo informações que podem ser oferecidas de outras maneiras. 

Quando mais clientes podem encontrar informações por conta própria, menos os agentes recebem solicitações de atendimento e podem se concentrar em problemas mais complexos.

Veja mais: Mensageria e autoatendimento, aliadas em tempos de distanciamento social

O autoatendimento é um dos 3 pilares para a melhoria do atendimento ao cliente, veja mais neste vídeo:

3. Uma equipe de atendimento ao cliente autônoma melhora os resultados da empresa

Se você acha que investir em autonomia para a equipe de atendimento ao cliente não dá retorno, as evidências sugerem o contrário. 

As empresas que usam ferramentas Zendesk para dar mais autonomia aos agentes conseguem superar os problemas e têm impactos positivos sobre a receita.

Um relatório de clientes Zendesk rdivulgado pela Forrester observou ganhos financeiros em várias áreas de atendimento ao cliente. 

Especificamente, as ferramentas que permitem o autoatendimento (direcionando interações para canais de menor custo) resultaram em economia significativa, chegando a US$ 686.490,00 em média ao longo de três anos.

Além disso, a facilidade de uso das ferramentas Zendesk aumentou a satisfação e a retenção de agentes. Manter os agentes por mais tempo dá retorno porque fortalece a cultura da empresa e os conhecimentos institucionais.

Dessa forma, reduz os gastos com contratação e treinamento. Essa economia foi de, em média, US$ 287.304 por cliente do Zendesk ao longo de três anos.

4. Agentes com autonomia, atendimento humanizado e clientes felizes

Todas as evidências apontam para a importância de dar autonomia às equipes de atendimento ao cliente. Com autonomia, os agentes são mais efetivos e suas habilidades de atendimento ao cliente, experiência e fidelidade à empresa têm impacto sobre a receita. 

Isso acontece porque um atendente que tem liberdade de agir atua com mais exponet eneida, gerando um atendimento humanizado, menos “decorado” e robótico. E um atendimento humanizado é exatamente aquilo que seu cliente procura!

Além de ter acesso a ferramentas e treinamento, é importante lembrar também que a equipe de atendimento ao cliente nunca deve trabalhar isolada do resto da empresa. Assim, caso precisem de ajuda, tIem a quem recorrer. 

As equipes de atendimento ao cliente que entendem como sua missão se encaixar na estratégia de negócios e nos objetivos da empresa trabalham mais e com mais eficiência para defender os clientes. 

É lógico que as pessoas mais próximas aos clientes precisam conhecer muito bem a missão e aos valores da empresa para criar relações autênticas e duradouras com eles. Porque, no fim das contas, quando os agentes sentem que têm mais apoio, também oferecem mais apoio aos clientes. 

Cuidar dos agentes é cuidar dos clientes.

Precisa justificar a alocação de mais recursos às equipes de atendimento ao cliente? Use esta calculadora de ROI para estimar os benefícios econômicos da implementação do Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é Data Mining ou mineração de dados?

Entender o que é Data Mining, ou mineração de dados, permite que sua empresa otimize a estratégia. Aprenda o porquê e como fazer!

Artigo
8 min read

Veja os custos e onde contratar outsourcing de desenvolvedores

O mercado de terceirização de Tecnologia da Informação (TI) deve ultrapassar US$ 806 bilhões até 2029,…

Artigo
7 min read

SAC 3.0: o que é e quais os impactos na relação com os clientes?

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!