Em busca do melhor caminho para montar e gerenciar sua equipe de TI? Pois saiba que sua preocupação é legítima — e compartilhada por gestores de muitas empresas.
De acordo com uma matéria publicada pela CNN, a procura por profissionais de tecnologia da informação cresceu 671% durante a pandemia. A verdade é que, mesmo após seu momento mais crítico, a consolidação de modelos de trabalho remoto e a consequente necessidade de equipes de TI robustas não dão sinais de retração.
Neste artigo, você encontra 6 dicas para montar e gerenciar uma equipe de TI entrosada, produtiva e engajada com os processos estratégicos do seu negócio;
Boa leitura!
Por que a sua empresa precisa investir em uma boa equipe de TI?
Já demos a dica logo na introdução deste artigo: a pandemia foi um divisor de águas para os setores de TI nas empresas.
Embora sempre tenham tido grande importância, com a consolidação de modelos de trabalho remotos e a popularização de produtos SaaS (Software as Service, ou, em português, software como serviço), os profissionais de Tecnologia da Informação passaram rapidamente à função de colaboradores-chave dos negócios.
Assim, um bom setor de TI tem papel estratégico ao garantir uma boa performance operacional para a empresa e seus produtos, assim como ao otimizar processos e trabalhar em melhorias contínuas no que diz respeito às ferramentas tecnológicas utilizadas na rotina.
Dessa forma, investir em profissionais qualificados e, sobretudo, incluir na empresa o estímulo à capacitação de cada colaborador para que execute sua função com o máximo empenho é essencial.
Equipe de TI: cargos funções e rotinas
Em suma, podemos dizer que a função central da equipe de TI é gerenciar e otimizar as soluções de tecnologia da empresa.
Esta tarefa se subdivide em diversas outras, sobretudo se estivermos falando de um negócio que vende tecnologia, ou seja, cujo produto final é um software, aplicativo, etc.
Sendo assim, antes de contratar um time de profissionais, você deve saber que estarão entre suas funções e rotinas, tarefas como:
- manutenção preventiva de sistemas;
- implementação de soluções tecnológicas e de soluções de automatização;
- acompanhamento de performances e elaboração de relatórios de análises de dados;
- implementação de mecanismos de segurança de dados;
- criação de processos operacionais padrão relacionados ao uso de tecnologias na empresa;
- atendimento ao cliente interno e prestação de suporte estilo “help desk”;
- entre outros.
Para dar conta de tantas tarefas e processos, é de se imaginar que a equipe de TI ideal deve ter diferentes profissionais, com diferentes expertises. A seguir, listamos alguns dos cargos e suas respectivas competências.
Lembre-se de que o organograma é maleável, e deve acontecer conforme a demanda existente na empresa.
- Gestor de contratos de TI: responsável por gerenciar as despesas operacionais e negociar com fornecedores de tecnologia
- Gerente de infraestrutura: profissional encarregado do gerenciamento de demandas do setor, gestão de pessoas, elaboração de estratégias e acompanhamento de performances na equipe;
- Analistas de Suporte e Sistema: profissionais que ocupam estes cargos são responsáveis pelas operações relacionadas ao suporte (interno ou externo) e aos sistemas utilizados pela empresa. Em organizações de grande porte, os analistas têm sob seu comando, técnicos e analistas de nível I.
Gestão de equipe: 6 dicas para construir um ambiente de trabalho produtivo
Agora você já conhece o valor estratégico do time de Tecnologia da Informação e quais as expertises dos profissionais de diferentes cargos. Com essas informações, você consegue fazer boas contratações e começar a estruturar seu time.
Mas e aí? O que fazer quando todos os colaboradores estão com a mão na massa? É hora de seguir nossas 6 dicas para construir um ambiente de trabalho alinhado e produtivo.
1- Coloque o desenvolvimento do time na pauta
A primeira dica é: enquanto líder, garanta que o time será constantemente desenvolvido e aprimorado.
Profissionais de TI são, via de regra, ávidos por conhecimento e aprendizado. Eles sabem que o mercado evolui de forma rápida, e que, sem estímulo ao desenvolvimento profissional, seus conhecimentos tendem a se tornar obsoletos rapidamente.
Promova cursos, materiais e workshops, libere o acesso a cursos e atualizações e estimule o crescimento da sua equipe.
2- Trabalhe com planejamento sempre!
Sabemos do dinamismo e do volume de trabalho atribuído aos times de Tecnologia. Para evitar que a demanda se torne uma inimiga, o segredo é trabalhar com um planejamento rigoroso e minucioso.
O uso de metodologias ágeis de gestão de projetos, como o Scrum e o Kanban, pode ajudar a tornar os processos mais visuais, e, consequentemente, menos desafiadores.
Afinal, de acordo com a PwC, Projetos que são desenvolvidos com base na metodologia ágil costumam ser 28% mais bem-sucedidos do que aqueles que utilizam métodos antigos.
3- Utilize canais integrados de comunicação e gestão de projetos
No mundo pós-pandêmico, o trabalho remoto ou híbrido ganhou espaço entre as empresas. Dessa forma, as equipes de TI deixaram de operar em um mesmo local físico.
Embora já conheçamos as vantagens e desvantagens do trabalho home office, sabemos que é preciso manter o time alinhado, sobretudo quando há demandas compartilhadas e projetos estratégicos em pauta.
Nesse caso, o segredo está no uso de canais de comunicação integrados e plataformas colaborativas de trabalho. Assim, ainda que distantes fisicamente, as equipes trabalham coletivamente em busca do resultado.
4- Cuide dos colaboradores enquanto indivíduos
De acordo com a pesquisa OSMI Mental Health in Tech Survey, divulgada em 2021, mais de 90% dos trabalhadores do setor de tecnologia reportaram ter recebido o diagnóstico de uma doença relacionada à saúde mental.
Isso significa que o alto volume de projetos, demandas e prazos relacionados ao setor tem impacto direto na saúde dos colaboradores.
Diante de dados expressivos como estes, é dever das empresas empregadoras desenvolver soluções para cuidar dos membros de suas equipes enquanto indivíduos.
Suporte psicológico, momentos de folga e descanso e eventos fora da empresa são algumas das possibilidades.
5- Assegure excelentes ferramentas de trabalho para a equipe
Espera que a equipe de TI cumpra as metas e entregue resultados excelentes, tanto para os clientes internos, quanto para os externos? Então contribua para que isso seja possível!
Forneça todo o equipamento necessário para a execução do trabalho, bem como ferramentas complementares que eliminem obstáculos, como a comunicação entre integrantes do time e a análise de resultados.
6- Integre o time com os demais setores
Você já ouviu a famosa frase de José Saramago que diz “é preciso sair da ilha para ver a ilha”? A afirmação metafórica faz muito sentido quando pensamos no setor de TI.
É muito importante que as equipes interajam com outros colaboradores, ouçam novas visões sobre a empresa e os produtos desenvolvidos e, sobretudo, que consigam absorver feedbacks e aplicá-los nas soluções desenvolvidas.
Mais sobre integração de equipes? Conheça o Zendesk Sell!
Após terminar a leitura deste artigo, você deve ter notado que “integração” foi a palavra de ordem por aqui. Integração entre equipes, entre membros de uma equipe, entre a empresa e seus clientes…
E sabe o que pode te ajudar em todos esses casos? Uma solução tecnológica como o Zendesk Sell, o CRM de vendas da Zendesk.
Além de ajudar os agentes de vendas e atendimento a gerenciarem processos em aberto, o sistema ainda ajuda a democratizar o acesso às informações de vendas, tornando toda a equipe mais alinhada e segura em suas tomadas de decisão.
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