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Como manter sua equipe engajada? 8 dicas para o dia a dia

Por Douglas da Silva , Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 16 fevereiro 2023

equipe engajada

“Como manter uma equipe de trabalho engajada?” Para muitos líderes, essa é a chamada pergunta de um milhão de dólares. Afinal, não é exagero afirmar que o engajamento é o motor da boa performance, do cumprimento de metas e, sobretudo, da satisfação do funcionário. 

Mas, afinal, quais os segredos para um bom desempenho de equipe? Neste artigo, você encontrará tendências e constatações apontadas por estudos e relatório. Além disso, conheça nossas 8 dicas para driblar desafios e manter seu time engajado e produtivo.

Boa leitura!  

Equipe de trabalho engajada: principais obstáculos no caminho

Encontrar caminhos para uma equipe de trabalho unida e engajada pode ser desafiador. Afinal, como aponta a pesquisa State of the Global Workplace 2022, da Gallup, apenas 21% dos empregados, em escala mundial, se sentem engajados no trabalho. 

As causas do desengajamento, que muitas vezes levam a consequências extremas, como o burnout? A principal delas, ainda segundo a Gallup, é o “tratamento injusto no trabalho”. Esse fator é seguido de perto por:

  • carga de trabalho ingerenciável;
  • comunicação confusa por partes dos gestores;
  • falta de apoio da gestão;
  • pressão desmedida. 

A partir da avaliação dos fatores apontados na pesquisa, fica mais fácil entender a responsabilidade e o papel da liderança na construção de uma equipe de trabalho unida, engajada e mentalmente equilibrada, certo? 

Afinal de contas, a totalidade dos fatores pontuados como causas do stress no trabalho tem relação, direta ou indireta, com a forma como a liderança se comporta. 

Pensando nisso, fica mais fácil traçar um plano de ação para reverter os obstáculos em fatores de engajamento e motivação. E, para te ajudar com isso, separamos 8 dicas práticas para começar agora mesmo. 

No próximo tópico, você confere todas elas. 

Como manter sua equipe engajada? 8 dicas práticas

Aqui está a nossa seleção de 8 dicas para manter sua equipe engajada. 

1- Seja uma liderança inspiradora

Impossível iniciar esta lista sem usar o gancho deixado no tópico anterior. Afinal, pesquisas comprovam que a liderança tem um papel fundamental na construção de uma dinâmica de equipe unida e saudável. 

Lembre-se de que, após a pandemia do novo coronavírus, a gestão de equipes remotas se tornou uma realidade — e um novo desafio para as lideranças do futuro

Diante de mudanças operacionais e rotineiras, construir uma imagem confiável e inspiradora também se torna mais difícil. Mas o esforço deve permanecer. E nós podemos te ajudar a encontrar um caminho para alcançar seu objetivo:

  • gestores devem se colocar como ouvintes, coaches e, claro, colaboradores;
  • um bom líder ajuda seu time a aprender e a crescer;
  • reconhece os esforços do time; 
  • e faz com que se sintam acolhidos e cuidados. 

Ao longo desta lista, falamos com mais detalhes sobre como alcançar as habilidades sugeridas na lista acima. 

2- Forneça ferramentas de trabalho que simplifiquem a rotina

Nossa segunda dica é utilizar a tecnologia como aliada para ter uma equipe engajada. Fornecer ferramentas de trabalho que integrem e simplifiquem a rotina é uma forma de simplificar o caminho entre a solução entregue ao cliente e todo o esforço interno para alcançá-la. 

Se sua empresa trabalha, por exemplo, com atendimento ao cliente, que tal investir em um software como o Zendesk Service, que, ao mesmo tempo, facilita a relação com o consumidor e mantém a empresa em sincronia? No final deste artigo, falamos mais sobre esta solução. 

3- Invista no futuro da equipe (plano de carreira)

Outra alternativa possível para manter uma equipe engajada é ampliar sua visão de futuro. Que tal construir uma estrutura de crescimento baseada em um plano de carreira? Dessa forma, os funcionários conhecem suas possibilidades de crescimento e trabalham com uma perspectiva alcançável de sucesso pessoal e profissional. 

4- Mantenha a equipe alinhada 

Já imaginou trabalhar sem entender a estratégia da empresa? Para muitos líderes, isso é inconcebível. Já para o time de colaboradores, essa realidade não só é possível como também é, infelizmente, bastante comum.

Empresas tendem a manter seu posicionamento estratégico concentrado nos cargos de maior hierarquia. Porém, não fazem ideia do impacto que o não-conhecimento tem na gestão de rotina de seus times. Desinformados, os colaboradores deixam de entender os motivos pelos quais desempenham suas funções, e o resultado não poderia ser outro que não o desengajamento.

Embora haja, sim, informações confidenciais e restritas à alta liderança, é fundamental encontrar um caminho para compartilhar alinhamentos corporativos e comunicar mudanças na estratégia.

5- Treine e desenvolva seus profissionais

De acordo com a Forbes, mais de 50% da força de trabalho afirma que precisa de mais treinamento para performar melhor em suas funções atuais. O que você, enquanto liderança, faz para ajudar com isso? 

Desenvolver profissionais é uma forma efetiva de criar uma equipe engajada. E o melhor: uma rotina de treinamento não depende exclusivamente de altos investimentos e de uma logística robusta para a realização de cursos. 

É possível inserir o desenvolvimento profissional na rotina dos times, com a participação de um mentor que ajuda, diariamente, a encontrar potencialidades na equipe.

Outra sugestão é criar clubes de estudo moderados por você, líder. Estes clubes podem ter, como ponto de partida, um vídeo ou livro inspirador. A partir daí, você pode estimular trocas e compartilhamento de conhecimentos que ajudam a ampliar a visão do todo e desenvolver competências em cada colaborador.

6- Estimule a integração de equipes

“Nenhum homem é uma ilha”. A frase, de John Donne, faz sentido também no ambiente corporativo. Nenhum setor deve operar de maneira isolada e individual. A empresa funciona como um organismo, e diferentes áreas têm papéis fundamentais na operação e no sucesso umas das outras.

Pensando nisso, estimule o compartilhamento de ideias e processos, desenvolva modelos de trabalho que integrem diferentes times e veja, com seus próprios olhos, o poder engajador do trabalho em equipe! 

7- Desenvolva o senso de propósito do time

Outra palavra-chave relacionada à produtividade no trabalho e ao engajamento das equipes é propósito.

Para você ter uma ideia da importância deste conceito, em 2021, a consultoria McKinsey lançou um artigo intitulado “Ajude seus colaboradores a encontrar propósito — ou os assista indo embora”. Este título, que pode parecer catastrófico, é, na verdade, um retrato daquilo que já acontece nas empresas. 

Ao se perceberem desconectados com as ideias centrais das empresas para as quais trabalham, os colaboradores começam a não enxergar sentido em seu trabalho. Falta de sentido evolui para baixa produtividade e, claro, para desengajamento. 

Para criar e manter uma equipe engajada pelo propósito, certifique-se de que o core business da empresa está no meio da rotina, e relembre os por quês inerentes ao trabalho de cada colaborador. 

8- Reconheça e comemore conquistas

Reconhecimentos e celebrações devem ser parte da rotina, na medida em que funcionam como uma espécie de “fechamento” de boas performances. 

Como você sabe, o processo operacional tende a ser cíclico. Planejamento, estruturação, ação, mensuração, avaliação de resultados. Dessa forma, bons resultados devem ser celebrados como conquistas e usados como motores para performances semelhantes e até melhores. 

Saiba mais sobre o uso da tecnologia para aumentar o desempenho da equipe

No início da lista de dicas para estimular uma equipe engajada, falamos sobre a importância da tecnologia no processo. 

Citamos ali o Zendesk Service, nossa solução de atendimento ao cliente.

O que não contamos é que o software possibilita:

  • oferecer suporte em qualquer canal;
  • criar uma Central de Ajuda integrada e um fórum de comunidade, perfeitos para compartilhar informações e estimular o atendimento autônomo;
  • personalizar as experiências dos clientes com a ajuda da inteligência artificial;
  • estimular a integração dos setores com ferramentas de colaboração;
  • e mais! 

Conheça e teste o Zendesk Service na prática. Basta preencher o formulário e iniciar o período de teste!