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Estratégia de comunicação empresarial: o que é e como criar uma estratégia?
Por Zendesk
Última atualização em 14 Abril 2023
A comunicação na era digital está testemunhando uma propagação de informações em alta velocidade e em variados canais. Em poucos segundos, notícias chegam em toda parte do mundo. Portanto, ter uma estratégia de comunicação empresarial bem definida, de acordo com esse novo cenário, se mostra ainda mais importante.
Isso significa que a sua companhia precisa ter um planejamento com as diretrizes de como uma marca vai se dirigir a seu público interno (funcionários) e externo (clientes).
A linguagem utilizada e o tom de voz da marca — palavras, ações e valores — são os meios pelos quais as empresas comunicam seus objetivos e posicionamentos no mercado.
Dessa forma, é essencial que toda a equipe da empresa compreenda e transmita, criando um padrão para a comunicação empresarial.
No entanto, colocar uma estratégia em prática exige atenção e muito estudo, pois as diretrizes precisam ser coerentes.
Imagine uma marca que se posiciona como uma empresa sustentável e que valoriza o bem-estar dos colaboradores.
Se essa mesma empresa não tem processos relacionados à responsabilidade socioambiental em sua produção e possui uma alta taxa de reclamações na ouvidoria, pouco adianta se posicionar dessa forma.
Por mais que a estratégia de comunicação empresarial esteja definida, ela precisa ter o alinhamento com a prática.
Vamos, então, aprender como criar uma estratégia de comunicação empresarial para sua empresa e entender a importância dessa definição no contexto atual do mercado?
O que é uma estratégia de comunicação empresarial?
A estratégia de comunicação empresarial é um plano que alinha às diretrizes de comunicação em todas as mensagens utilizadas por um negócio para falar com seu público interno e externo.
Padronizar as mensagens da empresa é um desafio, pois elas precisam ser consistentes e facilmente compreendidas.
Portanto, encontrar um padrão para a linguagem empresarial requer muito tato, conhecimento do público para o qual se está falando e alinhamento com os objetivos gerais da empresa.
É importante lembrar que cada pessoa tem suas referências e comportamentos e as mensagens da comunicação devem ser simples de assimilar. Porém, mesmo em um ambiente diverso, as diretrizes da estratégia de comunicação empresarial devem buscar um equilíbrio.
Além disso, quando se trata do relacionamento com o cliente, a linguagem da comunicação precisa ser ainda mais clara e demonstrada em todos os processos.
À medida que uma empresa cresce, pode agregar novos elementos a sua comunicação que demonstrem a sua maturidade no mercado.
Sendo assim, a chave de um processo bem-sucedido é conseguir evoluir as ações para comunicar o crescimento, sem perder os pilares da comunicação empresarial.
Criando uma estratégia de comunicação empresarial
A criação de uma estratégia de comunicação empresarial pode ser feita em etapas para facilitar as definições e para que cada decisão seja clara e bem comunicada.
Confira as sete etapas para a criação de uma estratégia eficiente:
1. Reúna os profissionais da equipe
A definição de uma estratégia de comunicação empresarial deve reunir membros-chave da equipe que tenham experiência para auxiliar a equipe de marketing.
Tanto a alta gerência quanto os gestores líderes de seus departamentos podem participar e compartilhar sua experiência no processo.
2. Defina os objetivos de comunicação
O marketing tem um papel fundamental para o alcance de metas e objetivos da empresa.
Então na hora de montar uma estratégia de comunicação empresarial crie metas SMART — específica, mensurável, atingível, relevante e temporal — relacionadas a comunicação para cada objetivo geral da empresa.
3. Determine sua proposta de valor
Uma mensagem sempre comunica algo relevante. Na estratégia de comunicação empresarial, a proposta de valor é a mensagem do que a empresa oferece a seus clientes.
Logo, defina o motivo do seu negócio existir, quais as vantagens de comprar na sua empresa e não da concorrência e porque isso faz a diferença para os clientes.
Essas definições vão guiar a equipe de marketing na hora de divulgar o que a empresa cria e como ela se posiciona, mantendo-a relevante e focada.
4. Estabeleça seu público-alvo e personas do negócio
Revise ou descreva as características demográficas e comportamentais do público-alvo da empresa. Afinal, é importante saber com quem a empresa fala.
Com essas informações, crie personas que são representações do seu cliente ideal. Pode existir mais de um perfil dentro do seu público. Para não se perder na criação da estratégia de comunicação empresarial use entre três e quatro.
5. Crie mensagens para cada etapa da jornada de compra
A jornada do cliente passa por quatro etapas: conscientização, interesse, desejo e ação.
Então determine como será a linguagem e a abordagem das mensagens em cada etapa de acordo com o estágio do funil de vendas.
Primeiro, a empresa precisa gerar confiança e depois, conduzir o cliente para que ele tenha informações o suficiente para considerar e tomar uma decisão de compra.
Dessa forma, a estratégia de comunicação empresarial será convincente para transformar prospects em clientes.
6. Escolhas os canais de mídia da empresa
Para que suas mensagens tenham um bom alcance e cheguem no público-alvo desejado, estude e escolha canais de mídia mais estratégicos.
Redes sociais, e-mail marketing, blog, revistas especializadas (online e impressa) são alguns exemplos de meios de comunicação para divulgar seu negócio.
7. Monitore e avalie os resultados
Para ter certeza de que sua empresa tem uma estratégia de comunicação empresarial consistente, monitore os resultados das ações.
Fazer relatórios de ações específicas e também o balanço mensal e anual ajuda a coletar e criar um banco de dados interno consistente.
A análise de dados tem um papel fundamental para validar a eficiência da comunicação e dos resultados em relação às metas da empresa.
Qual a importância de uma boa estratégia?
Ter uma estratégia de comunicação empresarial é importante, pois permite que as marcas se comuniquem melhor com seus públicos de interesse.
Um discurso inconsistente ou inadequado pode “quebrar” a confiança com a empresa e até manchar o nome da marca.
Então, passar mensagens coerentes com as ações da empresa valoriza o posicionamento no mercado e cria confiança com os clientes.
Como se diferenciar na comunicação empresarial?
Uma estratégia de comunicação empresarial deve permitir uma troca rápida com o público, facilitando a divulgação das ideias.
Quanto mais interativa, mais próxima uma marca fica do seu público ideal. Por isso, é importante se movimentar entre diferentes canais de mídia para aumentar a chance de criar conexões.
Outro diferencial importante é nunca engessar sua estratégia. Use os dados registrados para criar novas oportunidades de marketing e se manter alinhado com o público. Pronto para começar?
Esse artigo foi escrito pela Cortex, empresa de Growth Intelligence com soluções de inteligência de dados para impulsionar o crescimento em toda a jornada de comunicação, marketing e vendas do seu negócio.