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Artigo 11 min read

Como fazer vendas pelo WhatsApp? 5 estratégias e técnicas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Quando o marketing digital se popularizou anos atrás, poucos viram a oportunidade de investir em estratégias de vendas pelo WhatsApp

A grande parte das empresas que entraram no mundo virtual passou a investir em anúncios clássicos em sites, e-mail marketing ou redes sociais como o Facebook e Instagram.

No entanto, atualmente isso mudou e a comunicação com os potenciais clientes se tornou ainda mais próxima, permitindo que empresas possam interagir por meio mensagens em aplicativos como o WhatsApp.

Não é novidade nenhuma que o app é o canal de comunicação favorito dos brasileiros, e há pouco tempo também o WhatsApp se tornou o preferido das empresas para atender seus clientes.

E um único dado do Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022 da Zendesk favorece o uso de estratégias de venda pelo WhatsApp: 93% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento ao cliente.

É um número relevante e que deixa claro a necessidade de se investir na experiência que o cliente deseja ter, seja para ser atendido e resolver suas dúvidas ou para abordagens de vendas.

Continue a leitura e descubra 5 estratégias de vendas pelo WhatsApp e como fazer vendas pelo aplicativo com as melhores abordagens!

5 estratégias de vendas pelo WhatsApp

1. Crie uma brand persona para sua empresa

A princípio, o Whatsapp é uma plataforma de mensagens pessoais pela qual as pessoas conversam com familiares e amigos. 

Qualquer empresa que queira estar entre os contatos do WhatsApp no celular de um cliente precisa ter uma personalidade e criar um relacionamento com a pessoa. 

Portanto, a primeira estratégia de vendas pelo WhatsApp é criar uma brand persona envolvente que represente sua marca. Afinal, as pessoas não gostam de conversar com uma marca “robotizada” e sem personalidade.

Mesmo caso você tenha um número apenas para utilizar o chatbot para WhatsApp e responder dúvidas simples, o atendimento ainda deve ser personalizado e é possível sim criar um chatbot humanizado.

Mas como estamos falando de técnicas de vendas pelo WhatsApp e de todo um funil pelo qual seu cliente deve passar, é indispensável dar uma “cara”, uma identidade para a sua marca no aplicativo.

A persona também pode ser um personagem fictício projetado para criar interesse e engajamento. Talvez o caso mais famoso hoje seja o da Lu, a brand persona e “influenciadora digital” da Magazine Luiza, que oferece um WhatsApp próprio.

Lembre-se de que a sua brand persona do WhatsApp deve condizer com toda a identidade de sua marca em si, seja nas redes sociais, sites, e-mail marketing e outros canais de comunicação.

2. Ofereça algo para conseguir o número do cliente

Uma boa estratégia de vendas pelo WhatsApp para construir uma base de usuários deve oferecer a eles algo de valor em troca do número. Ou seja, para capturar leads, você pode oferecer uma isca digital (ebooks, webinário ou outros materiais educativos), promoções, brindes, serviço gratuito ou informações valiosas.

Um exemplo de sucesso dessa estratégia aconteceu ainda em 2014, com a marca de maionese Hellman’s. A empresa queria aumentar o uso de seus produtos em novos pratos no Brasil, então ofereceu aos consumidores o aplicativo WhatsCook em troca do número do telefone das pessoas.

A interação acontecia em tempo real com os clientes via WhatsApp para ensinar receitas personalizadas. Os consumidores também podiam fazer perguntas a chefs profissionais e compartilhar seus próprios vídeos com seus pratos prontos.

Então, cogite ideias e crie algo atraente para que os seus potenciais clientes compartilhem o número com você. Depois de adicioná-los no WhatsApp, você pode utilizar outras técnicas de vendas pelo WhatsApp para iniciar um relacionamento comercial com eles.

Só não se esqueça de fazer a captação de clientes sempre em conformidade com a lei de proteção de dados LGPD.

3. Compartilhe conteúdo relevante e gratuito

Os clientes certos para sua empresa não vão se importar em receber as mais diversas novidades e conteúdos relevantes, criados justamente para eles.

Após começar a construir a sua lista de clientes no WhatsApp, aproveite a alta taxa de engajamento para promover conteúdos gratuitos e de interesse aos usuários. 

Essa estratégia é a que chamamos de nutrição de leads, que é o envio automático de uma sequência de conteúdos organizados e personalizados para gerar valor para cada contato. 

Entre seus principais benefícios, podemos citar a capacidade de educá-los sobre o mercado e a sua solução, a melhora no relacionamento com o cliente e a construção de uma relação de confiança com os consumidores.

Além disso, o WhatsApp Business oferece uma variedade de ferramentas e recursos interessantes para todas as empresas, como catálogos, capacidade de enviar documentos e arquivos, fazer chamadas e compartilhar locais (excelente função para negócios físicos), entre outros.

4. Preste um excelente atendimento ao cliente

Para uma boa estratégia de vendas pelo WhatsApp, também é necessário prestar um atendimento e suporte de qualidade

Se um cliente manda uma mensagem por vontade própria, perguntando sobre determinado produto ou serviço, a sua equipe deve estar pronta para atendê-lo de forma rápida e eficiente.

Por isso, o WhatsApp para equipes de vendas traz uma série de benefícios que facilitam o atendimento, como:

  • agilidade nas respostas e resolução de tickets;
  • comunicação com envio de áudios, vídeos, links e arquivos;
  • maior humanização no atendimento;
  • realização de um atendimento personalizado;
  • alto engajamento em abertura de conversas e arquivos enviados;
  • maior proximidade com os potenciais clientes;
  • construção de uma relação de longo prazo e fidelização.

Até os bancos se renderam ao WhatsApp para prestar atendimento e ofertas específicas. O Bradesco, por exemplo, criou a BIA, uma inteligência artificial que interage com o usuário em suas plataformas

“Para nós, o WhatsApp é um canal, mas o que estamos fortalecendo é a convergência do cliente”, conta Eder Lima, responsável pela experiência digital de pessoas físicas do banco.

Leia também: como melhorar a experiência de atendimento via WhatsApp?

5. Faça pesquisas pós-vendas

Por fim, uma estratégia de vendas via WhatsApp que funciona também é fazer pesquisas pós-vendas para saber o que a sua equipe deve aprimorar. O aplicativo é um canal fácil e rápido para coletar feedbacks dos clientes. 

Por exemplo, você pode perguntar aos consumidores sobre suas preferências em relação a determinado produto (cores, tipos, recursos e outras variações) que mais gostam ou pedir opiniões sobre novidades que a empresa considera lançar.

As pesquisas de satisfação pelo WhatsApp, como a NPS (Net Promte Score), são imbatíveis quando você sabe como aproveitá-las bem.

 Mas lembre-se sempre de que enviar spam para pessoas desconhecidas no Whatsapp é inaceitável, antiético e ineficaz. 

Como dissemos no decorrer das estratégias de vendas pelo WhatsApp, use a estrutura de uma brand persona, uma troca de valor, conteúdo e atendimento ao cliente para gerar leads e vendas usando o aplicativo.

Acompanhe a seguir algumas dicas de como fazer vendas pelo WhatsApp!

Como fazer vendas pelo WhatsApp?

Tenha um número profissional e WhatsApp Business

O primeiro passo para começar a fazer vendas pelo WhatsApp é ter um número de telefone usado apenas para negócios.

Pode parecer óbvio, mas é um passo muito importante. Assim como você separa as finanças da sua empresa das pessoais, o mesmo vale quando se usa o WhatsApp ou outros canais de comunicação.

Uma grande vantagem de ter um número de WhatsApp comercial é que você pode atribuir a função de vendas do WhatsApp para outras pessoas e usar o recurso de múltiplos usuários.

Guia Completo: o que é conta comercial no WhatsApp? Aprenda tudo sobre esse aplicativo de mensagens e veja por que considerar o uso na sua empresa

Use o WhatsApp Web

Além do celular, você pode usar o WhatsApp Web, que é uma extensão para acessar a conta do seu aplicativo pelo PC (em um aplicativo ou pelo próprio navegador).

A grande vantagem de usar a versão do WhatsApp Web é fazer as vendas pelo app e poder enviar mensagens pelo computador, além de evitar erros comuns de digitação.

Também facilita o acesso a outros canais enquanto envia mensagens para seus clientes. Por exemplo, com a ferramenta de mensagens da Zendesk, você integra os aplicativos de mensagens do Facebook, Instagram e WhatsApp!

Preencha todo o perfil comercial

Para que as pessoas confiem e estejam dispostas a se comunicar com sua empresa, verifique se você configurou sua conta corretamente.

Leve em consideração toda a apresentação do seu perfil e os elementos que o aplicativo permite adicionar. 

Entre eles, use o logotipo de sua marca na foto de perfil, a descrição da empresa, endereço (se tiver), site e redes sociais e horário de atendimento.

Outra funcionalidade muito interessante é criar um recado personalizado ou selecionar uma das opções predefinidas.

Gerencie seu catálogo

Outra dica e estratégia de vendas pelo WhatsApp é usar um dos principais recursos do aplicativo: o catálogo de produtos. É possível exibir as suas ofertas por meio do próprio WhatsApp Business, com preço, descrição, imagens e nome do produto. 

Você pode adicionar um link para cada item e os catálogos podem ser usados como uma lista de produtos semelhantes ou individuais com várias imagens, agrupando em diferentes categorias.

Considere chatbots para respostas rápidas

De acordo com a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp, vale a pena cogitar os chatbots de inteligência artificial para responder aos consumidores.

A API do WhatsApp Business oferece a opção de usar chatbots para respostas automáticas em dúvidas mais comuns, pedidos, avaliações, feedback etc.

Os chatbots trazem eficiência na comunicação com os clientes, economizam tempo e esforços para responder a perguntas frequentes. Também ajudam a melhorar a retenção de clientes, pois recebem respostas em questão de segundos.

Contudo, lembre-se de fornecer uma opção de chat com um agente humano para casos em que os chatbots não podem resolver ou o próprio cliente queira um atendimento mais personalizado.

Aliás, também é possível usar as ferramentas de mensagens do WhatsApp, como respostas rápidas, de ausência e saudações para manter o relacionamento com o cliente. Isso economiza seu tempo de digitar repetidamente a mesma mensagem.

Crie anúncios para o WhatsApp Business

Você sabia que tem como fazer propaganda no WhatsApp Business? 

Claro, isso não significa que anúncios irão aparecer para os clientes no aplicativo, mas sim que você pode disponibilizar o seu número de contato para que as pessoas iniciem uma conversa sobre seu produto/serviço. 

Ao registrar uma conta comercial para sua empresa, você pode vinculá-la ao Facebook Business. Assim, quando for definir os objetivos dos seus anúncios, você pode colocar o WhatsApp para que os potenciais clientes iniciem conversas com o seu para concluir compras, responder a perguntas ou oferecer suporte.

Quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo com dicas do Sebrae sobre como vender pelo WhatsApp todos os dias com estratégias infalíveis!

Como Vender pelo WhatsApp TODOS os DIAS 📱 5 TÉCNICAS PODEROSAS para VENDER MUITO e LUCRAR

Agora que já sabe as estratégias e como fazer vendas pelo WhatsApp, que tal colocar em prática? 

O Zendesk Sell é um CRM de vendas completo que pode auxiliar o seu processo de vendas e o contato com seus clientes pelo WhatsApp. Trata-se da plataforma ideal para maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita da equipe comercial. 

Além disso, com a integração de aplicativos de mensagens com a Zendesk, é possível configurar o seu WhatsApp Business para falar com clientes, ser proativo no envio das mensagens e conectar ferramentas de automação para deixá-los informados em todos os momentos. 

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