Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Como começar uma estratégia de vídeo marketing no seu negócio?

Por Zendesk

Última atualização em 27 março 2023

Adotar uma estratégia de vídeo marketing pode ser o que falta para turbinar suas vendas, sejam elas B2B ou B2C. 

Pesquisas mostram que, para 94% dos analistas de marketing, os vídeos são um recurso efetivo para ajudar a aumentar o entendimento do público sobre seu produto ou serviço. 

Além disso, este estudo mostrou que 68% dos profissionais entendem que o ROI (Retorno sobre o Investimento) de um vídeo é melhor do que o obtido com o Google Ads. E mais: o YouTube é reconhecido por oferecer um melhor ROI para conteúdo em vídeo do que o Facebook e o Instagram. 

As estatísticas são reveladoras. Mas sem um bom plano de marketing e vendas, pode ser difícil alcançar marcas como as que mostramos acima. 

Pensando nisso, nesse artigo, vamos te ajudar a entender como formular uma estratégia de vídeo marketing e utilizar este formato de conteúdo para vender mais. 

Boa leitura!

O que é vídeo marketing?

Vídeo marketing é uma estratégia que utiliza vídeos como ferramentas para difundir um produto ou serviço no mercado. Além disso, podem ser aliados na obtenção de engajamento, já que alcançam um público mais adepto a este formato do que ao texto escrito.

O mercado, aliás, está cada dia mais propício para o uso do vídeo como ferramenta de marketing. A estimativa é que um usuário de internet utilize mais de 33% do seu tempo assistindo a conteúdo em formato de vídeo.

Fato é que empresas que sabem extrair deste formato suas potencialidades conseguem desenvolver vínculos entre o produto/serviço e o consumidor de maneira mais humanizada e informal. 

Por que fazer vídeo marketing digital? 

Existem muitas razões para incorporar a estratégia de vídeo marketing à sua rotina. A seguir, listamos algumas delas: 

  • facilita a compreensão do público-alvo sobre o produto ou serviço vendido; 
  • aumenta o engajamento em plataformas de vídeo e redes sociais; 
  • é um conteúdo de fácil compartilhamento;
  • ajuda no ranqueamento da empresa nos mecanismos de busca; 
  • pode ser veiculado em diferentes plataformas;
  • funciona em diferentes formatos de dispositivos móveis;
  • desperta diferentes tipos de emoção e gera conexão com o público-alvo.

Como começar uma estratégia de vídeo marketing para vendas?

Se você ainda não utiliza técnicas de vídeo marketing em sua estratégia digital, não se preocupe. Preparamos algumas dicas para quem quer dar os primeiros passos e incluir o formato no rol de conteúdos produzidos para atrair clientes. 

1. Estude os tipos de vídeo

Muito se engana quem acredita que vídeo marketing é uma estratégia simples. Na verdade, existem diferentes tipos de vídeo, e cada um deles atende a uma necessidade no funil de vendas

Vídeos de tutorial ou casos de aplicação, por exemplo, são ideais para fortalecer as fases finais do funil, relacionadas com a decisão de compra. 

Webinars e palestras, por outro lado, podem ajudar a nutrir o lead, sendo indicados para as fases de início e meio da jornada. 

Vídeos com atributos publicitários são excelentes formas de captar a atenção do prospect no início da jornada, quando ainda não sabem exatamente do que precisam para solucionar suas demandas.

Além destes, há também os chamados VSL, ou Vídeo Sales Letter, ou, em português, carta de vendas em vídeo. Na prática, trata-se de um vídeo de vendas que reúne argumentos comerciais relacionados a um produto e serviço. 

Em geral, os VSL são curtos e objetivos, e podem usar estratégias como animações, elementos gráficos e narrações em off (quando o narrador não aparece na tela. Veja a seguir um exemplo de vídeo de vendas da Zendesk:

2. Crie um roteiro estratégico

O roteiro contém o DNA do vídeo marketing. Por isso, deve ser pensado com estratégia e cuidado. É importante mencionar que diferentes tipos de vídeo demandam roteiros com particularidades. Entretanto, há algumas dicas que podem ajudar a elaborar um script funcional para qualquer ocasião: 

  • mantenha algum nível de informalidade;
  • não utilize expressões excessivamente técnicas; 
  • explore a humanidade dos apresentadores e demais pessoas envolvidas na produção; 
  • se possível, deixe indicações para facilitar a gravação e a edição do vídeo já no roteiro; 
  • não insira um volume muito denso de informação em um só vídeo. Se necessário, crie uma série com vários conteúdos menores; 
  • inclua recursos de acessibilidade; 
  • mantenha a leveza! 

3. Prepare o cenário e garanta a qualidade da produção

Com o roteiro em mãos, é hora de pensar em sua viabilidade. Para tal, é preciso considerar aspectos como: 

  • escolha do cenário (sem muitos elementos que desviem a atenção do público e, sobretudo, que conversem com a temática abordada);
  • boa iluminação (preferencialmente luz natural);
  • uso de bons equipamentos de som (microfones);
  • uso de uma câmera de qualidade;
  • contratação de profissionais com expertise em direção, captação, edição e finalização de vídeos. 

4. Utilize técnicas de SEO na hora da publicação

Se a ideia for utilizar o vídeo marketing como aliado da estratégia de conteúdo, é preciso pensar para além de sua criação. 

O momento da publicação também demanda cuidados, sobretudo com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) usadas. Elas serão responsáveis pelo reconhecimento do conteúdo como sendo relevante, e seu consequente ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google. 

Leia mais sobre SEO e como utilizar as técnicas para melhorar suas vendas! 

5. Divulgue o material

Grande parte do sucesso de um vídeo pode ser atribuída à sua qualidade técnica. Entretanto, sem uma boa divulgação, fica difícil alcançar o público desejado e, principalmente, superar as metas de conversão estipuladas.

Pensando nisso, e em conjunto com o time de marketing, é importante investir em divulgação utilizando os canais de contato da empresa com seu público. Site, redes sociais, WhatsApp, telefone e até e-mail são algumas das ferramentas de apoio na hora da divulgação.

6. Mensure os resultados 

Por fim, transforme sua estratégia de vídeo marketing em um projeto mensurável. Para tal, determine métricas de avaliação e estipule metas de conversão no curto, médio e longo prazo. 

Somados ao número de visitas, interações, compartilhamentos e plays, estes indicadores podem fornecer bons indicativos daquilo que funcionou e do que precisa ser aperfeiçoado nos conteúdos seguintes.

Além do vídeo marketing: gerencie seu processo de vendas com um CRM integrado 

Contar com o apoio de ferramentas e estratégias, como o vídeo marketing, para turbinar as vendas é excelente. Mas como garantir que o fluxo de leads captados com essas ferramentas seja corretamente administrado pela força de vendas? 

Uma das possibilidades é o uso do CRM. O software, focado no Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, integra todas as etapas do funil de vendas, armazena históricos e facilita a gestão de potenciais clientes por toda a equipe. 

É um caminho efetivo para oferecer uma experiência de compra satisfatória e, de quebra, assegurar a motivação e o engajamento do time interno.

Conheça o Zendesk Sell, o CRM da Zendesk, em um teste gratuito! Preencha o formulário e comece a usar agora mesmo! 

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

Exemplos de negociação para você se inspirar: como fazer?

Aumentar as vendas, melhorar a performance, quebrar objeções e muitos outros exemplos de negociação fazem com…

Artigo
10 min read

45 perguntas para vendas que o vendedor deve fazer ao cliente

Como fazer perguntas para vendas? Veja 4 dicas para fechar mais negócios e mais 45 exemplos de perguntas que um vendedor deve fazer ao cliente!

Artigo
7 min read

10 livros de vendas mais vendidos e o que você tem a aprender com eles

Conheça os 10 melhores livros de vendas mais vendidos e saiba como eles podem orientar você e o seu time para a alta performance.

Artigo
9 min read

Vender por chat: como abordar o cliente? Confira 6 dicas para atendimento!

Confira 6 dicas de como vender por chat e saiba como utilizar essa ferramenta para aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com clientes.