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Marketing Digital para vendas: 5 estratégias infalíveis!
Por Zendesk
Última atualização em 16 fevereiro 2023
A relação entre estratégias de vendas e marketing digital já está mais do que solidificada no meio empresarial. Cada vez mais, fica evidente a necessidade de lançar mão de técnicas e recursos para ganhar a atenção dos consumidores e se destacar em meio à concorrência.
De acordo com o estudo Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas adotam o marketing digital em suas estratégias de negócios. Enquanto isso, apenas 5,5% das companhias dizem divulgar suas marcas apenas com ações de publicidade tradicional e em eventos.
Porém, é essencial ter clareza de que, para obter bons resultados, é preciso que haja planejamento. Logo, isso requer estudo e o uso de técnicas adaptadas para a realidade de cada negócio. Mas, fique tranquilo, pois é mais fácil do que você imagina.
Neste post, apresentamos as principais estratégias de marketing digital para vendas online, com técnicas e ações indispensáveis para o sucesso da sua marca. Vem com a gente!
Qual é o objetivo de uma estratégia de marketing digital para vendas?
O grande propósito do marketing digital é gerar conversão, que, neste caso, são as vendas. Para isso, dispõe de diversas estratégias, com o intuito de atrair a atenção dos consumidores, despertando seu interesse e conduzindo-os pelo funil.
Apesar de parecer algo complicado, saiba que não chega a ser um bicho de sete cabeças. Com uma boa estratégia, você será capaz de otimizar os resultados do negócio, atraindo mais clientes, convertendo mais e gerando mais lucro.
A seguir, listamos cinco técnicas de marketing para quem quer saber como aumentar as vendas. Certamente, elas podem ajudar a potencializar seu planejamento e te colocar no caminho do sucesso.
5 técnicas de marketing para aumentar as vendas
Seu objetivo é atrair clientes e gerar mais conversões? Então, confira cinco estratégias e ações de marketing digital para aumentar as vendas online:
1. Criação de persona
O primeiro passo para um bom planejamento é saber a quem se destina sua estratégia de vendas no marketing digital.
Isto é, antes de qualquer ação prática, você precisa conhecer seu público e entender quais são suas dores, preferências, desejos e necessidades.
A ferramenta mais utilizada para isso é a famosa persona, que nada mais é do que uma representação do seu “cliente ideal”. Ela é desenvolvida a partir de dados reais, como padrões de comportamento e informações demográficas dos seus clientes.
É com base neste elemento que você irá definir aspectos importantes da sua comunicação, como: linguagem, tom de voz, temas que serão abordados etc.
2. Produção de conteúdo
Você já deve ter ouvido a famosa frase cunhada por Bill Gates: “conteúdo é rei”, não é mesmo?
Mas, você sabe o que isso quer dizer?
Significa que o conteúdo é o principal elemento de uma estratégia. É por meio dele que você irá alcançar seu público, interagir, oferecer soluções para suas dores e, finalmente, posicionar-se no mercado.
Afinal, um bom conteúdo, mais do que atrair clientes, mostra que sua empresa realmente entende do que está falando. Ou seja, gera autoridade, o que é vital para que os consumidores estabeleçam uma relação de confiança com a sua marca.
3. Pesquisa orgânica e mídia paga
Apesar de sua posição de destaque, o conteúdo por si não faz milagre, concorda? Assim, você pode criar o melhor texto do mundo, mas, se ninguém o vir, será inútil.
Para surtir o efeito desejado, ele precisa ser encontrado. E é aí que entra o SEO, que significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).
A produção de conteúdo otimizado para SEO permite que seu site apareça nas primeiras posições da busca do Google de forma orgânica, ao invés de se perder em meio a um mar de outros sites.
Trata-se de uma série de técnicas que sinalizam para os motores de busca que sua página é qualificada para responder às perguntas feitas pelos usuários. Em outras palavras, essa estratégia contribui para aumentar o tráfego orgânico do site, seja um e-commerce ou blog.
Já a mídia paga é outra estratégia que, como o próprio nome sugere, envolve um
investimento financeiro para a promoção da marca via anúncios. Aliás, é possível segmentar o público, visando otimizar o orçamento da campanha.
4. Inbound marketing
Diretamente relacionado com o marketing de conteúdo focado em vendas, a estratégia de inbound marketing traz um conjunto de técnicas que visa fazer com que a marca seja encontrada pelos usuários.
Em vez de correr atrás dos clientes, ela gera interesse por intermédio de conteúdos relevantes, fazendo com que os consumidores venham até a empresa.
Para isso, pode se utilizar de diversos canais e formatos: redes sociais, blogs, vídeos, newsletter e podcasts, dentre outros.
5. E-mail marketing
Agora que você já encontrou seu público e conquistou sua atenção, o próximo passo da estratégia de marketing digital para vendas é mantê-lo interessado e engajado com sua proposta.
Nesse sentido, a melhor estratégia para nutrição de leads é o e-mail marketing. E, para que isso dê certo, uma boa segmentação é muito importante.
Afinal, de nada adianta enviar uma tonelada de e-mails para todos os seus contatos e, no fim das contas, ter uma baixa taxa de abertura, concorda?
Portanto, é crucial direcionar os conteúdos e anúncios certos para as pessoas que de fato tenham interesse naquilo. Dessa maneira, você segue qualificando os leads e fortalecendo seu relacionamento com os clientes.
Está na hora de aumentar suas vendas online!
O marketing digital é responsável por promover a aproximação entre consumidores e marcas, criando um laço de confiança. Quando conduzido de forma eficiente, possibilita o aumento das vendas e a fidelização dos clientes.
Porém, isso já não é segredo para ninguém. Hoje em dia, todos conhecem o poder dessa ferramenta. Logo, o que não faltam são estratégias para quem deseja se destacar.
O fato é que aumentar as vendas online, como você pode imaginar, envolve planejamento. Assim, o melhor caminho para alcançar bons resultados é pelas de ações de marketing digital personalizadas para a realidade de cada negócio.
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