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Artigo 6 min read

Marketing Digital para vendas: 5 estratégias infalíveis!

Por Zendesk

Última atualização em 16 fevereiro 2023

Marketing Digital para vendas

A relação entre estratégias de vendas e marketing digital já está mais do que solidificada no meio empresarial. Cada vez mais, fica evidente a necessidade de lançar mão de técnicas e recursos para ganhar a atenção dos consumidores e se destacar em meio à concorrência.

De acordo com o estudo Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas adotam o marketing digital em suas estratégias de negócios. Enquanto isso, apenas 5,5% das companhias dizem divulgar suas marcas apenas com ações de publicidade tradicional e em eventos.

Porém, é essencial ter clareza de que, para obter bons resultados, é preciso que haja planejamento. Logo, isso requer estudo e o uso de técnicas adaptadas para a realidade de cada negócio. Mas, fique tranquilo, pois é mais fácil do que você imagina.

Neste post, apresentamos as principais estratégias de marketing digital para vendas online, com técnicas e ações indispensáveis para o sucesso da sua marca. Vem com a gente!

Qual é o objetivo de uma estratégia de marketing digital para vendas?

O grande propósito do marketing digital é gerar conversão, que, neste caso, são as vendas. Para isso, dispõe de diversas estratégias, com o intuito de atrair a atenção dos consumidores, despertando seu interesse e conduzindo-os pelo funil.

Apesar de parecer algo complicado, saiba que não chega a ser um bicho de sete cabeças. Com uma boa estratégia, você será capaz de otimizar os resultados do negócio, atraindo mais clientes, convertendo mais e gerando mais lucro.

A seguir, listamos cinco técnicas de marketing para quem quer saber como aumentar as vendas. Certamente, elas podem ajudar a potencializar seu planejamento e te colocar no caminho do sucesso.

5 técnicas de marketing para aumentar as vendas

Seu objetivo é atrair clientes e gerar mais conversões? Então, confira cinco estratégias e ações de marketing digital para aumentar as vendas online:

1. Criação de persona

O primeiro passo para um bom planejamento é saber a quem se destina sua estratégia de vendas no marketing digital.

Isto é, antes de qualquer ação prática, você precisa conhecer seu público e entender quais são suas dores, preferências, desejos e necessidades.

A ferramenta mais utilizada para isso é a famosa persona, que nada mais é do que uma representação do seu “cliente ideal”. Ela é desenvolvida a partir de dados reais, como padrões de comportamento e informações demográficas dos seus clientes.

É com base neste elemento que você irá definir aspectos importantes da sua comunicação, como: linguagem, tom de voz, temas que serão abordados etc.

2. Produção de conteúdo

Você já deve ter ouvido a famosa frase cunhada por Bill Gates: “conteúdo é rei”, não é mesmo?

Mas, você sabe o que isso quer dizer?

Significa que o conteúdo é o principal elemento de uma estratégia. É por meio dele que você irá alcançar seu público, interagir, oferecer soluções para suas dores e, finalmente, posicionar-se no mercado.

Afinal, um bom conteúdo, mais do que atrair clientes, mostra que sua empresa realmente entende do que está falando. Ou seja, gera autoridade, o que é vital para que os consumidores estabeleçam uma relação de confiança com a sua marca.

3. Pesquisa orgânica e mídia paga

Apesar de sua posição de destaque, o conteúdo por si não faz milagre, concorda? Assim, você pode criar o melhor texto do mundo, mas, se ninguém o vir, será inútil.

Para surtir o efeito desejado, ele precisa ser encontrado. E é aí que entra o SEO, que significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).

A produção de conteúdo otimizado para SEO permite que seu site apareça nas primeiras posições da busca do Google de forma orgânica, ao invés de se perder em meio a um mar de outros sites.

Trata-se de uma série de técnicas que sinalizam para os motores de busca que sua página é qualificada para responder às perguntas feitas pelos usuários. Em outras palavras, essa estratégia contribui para aumentar o tráfego orgânico do site, seja um e-commerce ou blog.

Já a mídia paga é outra estratégia que, como o próprio nome sugere, envolve um

investimento financeiro para a promoção da marca via anúncios. Aliás, é possível segmentar o público, visando otimizar o orçamento da campanha.

4. Inbound marketing

Diretamente relacionado com o marketing de conteúdo focado em vendas, a estratégia de inbound marketing traz um conjunto de técnicas que visa fazer com que a marca seja encontrada pelos usuários.

Em vez de correr atrás dos clientes, ela gera interesse por intermédio de conteúdos relevantes, fazendo com que os consumidores venham até a empresa.

Para isso, pode se utilizar de diversos canais e formatos: redes sociais, blogs, vídeos, newsletter e podcasts, dentre outros.

5. E-mail marketing

Agora que você já encontrou seu público e conquistou sua atenção, o próximo passo da estratégia de marketing digital para vendas é mantê-lo interessado e engajado com sua proposta.

Nesse sentido, a melhor estratégia para nutrição de leads é o e-mail marketing. E, para que isso dê certo, uma boa segmentação é muito importante.

Afinal, de nada adianta enviar uma tonelada de e-mails para todos os seus contatos e, no fim das contas, ter uma baixa taxa de abertura, concorda?

Portanto, é crucial direcionar os conteúdos e anúncios certos para as pessoas que de fato tenham interesse naquilo. Dessa maneira, você segue qualificando os leads e fortalecendo seu relacionamento com os clientes.

Está na hora de aumentar suas vendas online!

O marketing digital é responsável por promover a aproximação entre consumidores e marcas, criando um laço de confiança. Quando conduzido de forma eficiente, possibilita o aumento das vendas e a fidelização dos clientes.

Porém, isso já não é segredo para ninguém. Hoje em dia, todos conhecem o poder dessa ferramenta. Logo, o que não faltam são estratégias para quem deseja se destacar.

O fato é que aumentar as vendas online, como você pode imaginar, envolve planejamento. Assim, o melhor caminho para alcançar bons resultados é pelas de ações de marketing digital personalizadas para a realidade de cada negócio.

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