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13 estratégias de divulgação que realmente dão resultado!

Por Zendesk

Última atualização em 27 março 2024

Escolher corretamente as estratégias de divulgação traz resultados efetivos para o seu negócio, além de melhorar a experiência do consumidor.

Entretanto, essa é uma das maiores dificuldades que empreendedores e gestores de marketing enfrentam. Afinal, escolher uma boa estratégia não é uma tarefa fácil.

E refazer todo planejamento é normalmente custoso para a empresa. Por isso, é preciso avaliar muito bem o objetivo que se deseja atingir com uma determinada ação de marketing.

E para ajudar você nessa jornada, separamos 13 estratégias de divulgação que realmente dão o resultado que você busca. Então, boa leitura!

Resumo
  • Estratégia de divulgação é um caminho que a empresa percorre para atingir um objetivo específico que pode ser aumento de vendas, satisfação do cliente, ampliação da lucratividade, introdução de um novo produto no mercado etc.

  • As estratégias de divulgação de produtos precisam encontrar o consumidor que esteja disposto a consumi-lo. Caso contrário ela não terá a efetividade que você procura.

  • Para acertar na estratégia, é essencial contar com boas ferramentas, pois elas permitem estreitar a sua relação com o consumidor, ajudando a compreender seu comportamento, preferências e hábitos.

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O que é estratégia de divulgação?

Estratégia de divulgação é um caminho que a empresa percorre para atingir um objetivo específico que pode ser aumento de vendas, satisfação do cliente, ampliação da lucratividade ou até mesmo introdução de um novo produto no mercado.

Portanto, é preciso ter em mente que a estratégia nada mais é do que o meio pelo qual uma empresa pretende atingir uma meta traçada.

Com o avanço do marketing digital, o leque de estratégias disponíveis se ampliou, logo, já é possível pensar em marketing online e offline. Até porque, há inúmeros tipos de divulgação de marketing. 

Por que fazer estratégias de divulgação de produtos ou serviços?

Há um velho ditado que diz: quem não é visto não é lembrado. Portanto, a divulgação de um negócio é justamente para o cliente estreitar o relacionamento com sua marca e lembrar dela quando for comprar um produto ou serviço.

As estratégias de divulgação de produtos precisam, no entanto, encontrar o consumidor que esteja disposto a consumi-lo. Caso contrário ela não terá efetividade nenhuma.

Antigamente quando os canais de comunicação eram mais restritos, encontrar um meio de divulgação que atendesse aos anseios da empresa era muito mais difícil. Contudo, de uns tempos para cá, isso mudou.

Com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil e, até mesmo mais barato, divulgar a sua empresa no mercado para o cliente ideal.

Quais são os tipos de divulgação de marketing?

Agora que já falamos o que é uma estratégia de divulgação de marketing e por que você deve implementá-la no seu negócio, vamos destacar 13 tipos que podem surtir resultados para o seu negócio.

1 – Blog para empresa

Uma forma de divulgação singela do seu produto é por meio de um blog. E, diante de um mercado que consome cada vez mais conteúdo, essa é uma estratégia muito efetiva.

Ela normalmente é usada para atrair clientes de maneira orgânica com conteúdo educativo de qualidade. Desse modo, são definidas algumas palavras-chave que o seu potencial cliente pesquisa no Google.

Essas palavras-chave são trabalhadas dentro de um artigo e, quando o lead faz uma busca no Google, ele é atraído para o seu negócio. No final do conteúdo, você pode chamar o cliente para alguma ação específica, como conhecer o seu site, receber um desconto ou efetivamente comprar o seu produto. 

2 – E-mail marketing

Engana-se quem acha que o e-mail é um tipo de comunicação atrasada. Na verdade, ele está mais vivo do que nunca e é uma das formas mais efetivas de contatar um cliente.

Até porque, muita gente ainda lê e-mail. E se o seu conteúdo for interessante e relevante para o cliente, provavelmente ele lerá e responderá. É uma maneira de criar um relacionamento um para um e deixar a relação mais humanizada.

Algumas organizações usam também o e-mail para enviar materiais ricos como e-books e infográficos para engajar ainda mais a sua persona. Portanto, essa é uma estratégia de divulgação que pode surtir bastante efeito.

3 – Canal no Youtube

O canal no Youtube é uma outra estratégia de comunicação que dá um bom resultado. Só para ter uma ideia, 40% das pessoas preferem assistir a um vídeo do que ler um texto.

Nesse contexto, você pode produzir vídeos curtos ou longos, dependendo da estratégia adotada. Por exemplo, você pode fazer um vídeo longo explicativo ou um vídeo curto divulgando o seu negócio.

Essa é uma maneira de chegar mais próximo do seu cliente e mostrar para ele de uma forma dinâmica o que sua empresa oferece e quais as vantagens ele terá em consumir o seu produto ou serviço.

4 – Marketing offline

Outro meio de comunicação que muitos gestores acreditam estar ultrapassado é a mídia offline. No entanto, dependendo da sua estratégia, ela ainda dá certo.

Por exemplo, se você vai inaugurar uma loja física, avisar a população do bairro ou da cidade por meio de carros de som, TV local, rádios, panfletos e jornais é um bom negócio.

No entanto, esse é um tipo de estratégia mais cara do que a digital. Por isso, é necessário avaliar qual o seu potencial de retorno antes de investir nessa modalidade.

5 – Estratégia de divulgação em redes sociais

A estratégia de divulgação em redes sociais é um formato que surte bastante efeito na atualidade. Até porque, muitas pessoas frequentam algum tipo de rede social.

Segundo o Statista, em 2024, o Facebook atingiu a marca de 3 bilhões de usuários, enquanto o Youtube, o Instagram e o Whatsapp marcaram mais de 2 bilhões cada. 

Por isso, as redes são um importante canal de comunicação. E o interessante é que dá para trabalhar com um público bem segmentado. No momento de divulgar o seu negócio no Facebook, por exemplo, você define o cliente que o receberá.

Nesse sentido, são determinados alguns parâmetros como:

  • interesse;
  • localidade;
  • faixa etária;
  • gênero;
  • classe social.

O Instagram também permite segmentar seu público e, hoje em dia, você pode patrocinar não só feeds, como também conteúdos para storys que estão ganhando os holofotes de vários gestores.

Um dos pontos interessantes das redes sociais é que você cria publicações tanto para clientes que estão no topo do funil de vendas, como também no fundo do funil.

6 – SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, traduzido ao português, significa otimização para os mecanismos de busca. Essa é uma técnica bastante alinhada ao blog.

Afinal, ela consiste no trabalho de palavras-chave durante um texto, bem como um título que chame a atenção para atrair de forma orgânica a sua audiência.

Quanto mais otimizado for o seu artigo, maiores serão as chances dele apontar nas primeiras páginas do Google sem pagar absolutamente nada por isso.

Essa estratégia é muito usada no inbound marketing e traz o cliente para o seu blog para depois nutri-lo e transformá-lo em um cliente fiel.

7 – Links patrocinados

Outra estratégia de divulgação interessante são os links patrocinados, que são aqueles banners que você vê quando entra em um site ou blog.

Normalmente, o custo para estar ali não é fixo. Você define se quer pagar por cliques, por interação dentro da sua página ou só por visualização.

Esse tipo de estratégia é boa porque o link patrocinado não aparecerá em uma página de um assunto antagônico ao seu. Ela vai aparecer em um site que tenha alguma relação com o produto ou serviço que você vende.

Por exemplo, se você tem uma agência de intercâmbio, é bem provável que o link patrocinado apareça em um blog de uma escola de idiomas.

8 – Transmissões ao vivo

Outro tipo de divulgação que também dá muito resultado são as transmissões ao vivo. Seja pelo Youtube, Instagram, Facebook ou qualquer outro veículo de comunicação.

Um dos pontos positivos é que, quando você entra ao vivo, o seu público é avisado. E se alguém está nesse momento descompromissado, ele entra e assiste a sua live.

No decorrer da transmissão, você pode falar sobre um tema específico da sua área, trazer um convidado especial ou até mesmo lançar um produto ou serviço no mercado.

Quanto mais relevante e atraente for a sua live, maiores serão as chances do seu público interagir. Por isso, sempre que possível, considere essa estratégia para o seu negócio.

9 – Midia digital out of home (OOH)

Você já se deparou com aqueles painéis de LED com diversas propagandas quando você pegou um elevador ou caminhou por uma rua movimentada da cidade? 

O impacto do brilho chama bastante a atenção e praticamente todo mundo que passa pelo local vê a sua marca sendo anunciada.

Essa é uma boa estratégia para quem quer expandir o negócio ou difundir a marca para que ela seja lembrada por uma quantidade maior de pessoas.

No entanto, é fundamental considerar se o seu público passa por aquele lugar que você pretende colocar o painel de LED. Até porque, o custo é relativamente alto e, se o seu cliente não passa por ali, é um verdadeiro desperdício de recursos.

10 – Carta de vendas (Copywriter)

A carta de vendas é um método muito difundido nos Estados Unidos para divulgar um produto ou serviço. Antigamente ela chegava aos consumidores pelo correio.

Com o advento da tecnologia, várias são as formas de enviar uma carta de vendas, mas a maneira mais prática é por meio do e-mail.

Nesse caso, você elabora uma carta bem persuasiva mostrando para o consumidor porque ele deve comprar o seu produto. Isso consiste em atacar o desejo de quem está lendo e fazê-lo tomar uma decisão rápida.

Geralmente, as cartas de venda são carregadas de gatilhos mentais para o consumidor não pensar duas vezes antes de adquirir o que você está vendendo.

Outra forma muito usada é o vídeo. Boa parte das empresas já transformaram a carta de venda em vídeos persuasivos para atrair seus clientes.

11 – Parcerias on-line

No mundo digital as parcerias são muito eficientes para ampliar o alcance do seu produto ou serviço. Para isso, é essencial encontrar parceiros alinhados com o seu tipo de negócio.

Você pode trocar guest posts, divulgar o seu produto em uma rede social de uma influencer, encontrar um co-produtor para publicar o seu e-book. Enfim, existe uma gama de oportunidades para isso.

Vale dizer, entretanto, que é essencial desenvolver parcerias que agreguem algum tipo de valor para o seu negócio e que sejam interessantes dentro da sua estratégia de divulgação.

12 – Eventos para interagir com o cliente

Até hoje é muito comum ocorrerem feiras nas quais os expositores levam o seu produto em busca de novas parcerias comerciais.

Você pode tanto participar de eventos que são organizados por grandes instituições, como criar seus próprios. Com a internet, a possibilidade de fazer eventos aumentou ainda mais.

Se você achar inviável a promoção de um evento próprio, procure aqueles que têm maior relação com seu produto, afinal, essa é uma das melhores maneiras de fazer networking.

13 – Bonificação e promoções

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância de se trabalhar com bonificações e promoções. Esse é um tipo de ação que sempre dá bons resultados.

Muitas empresas usam as redes sociais para sortear algum brinde. No Instagram mesmo é muito comum usar perfis de parceiros para fazer esse tipo de ação.

Você pode ser bem criativo nesse ponto, por exemplo, sortear brindes em épocas festivas ou dar cupons de desconto para as pessoas fecharem alguma compra com você.

Como escolher a melhor forma de divulgação de marketing?

Para escolher a melhor forma de divulgação de marketing, você deve se atentar a vários pontos importantes.

Lembre-se que uma estratégia nada mais é do que o meio pelo qual você pretende alcançar um determinado objetivo. Por isso, antes de definir uma campanha e os meios de divulgação, é essencial avaliar o que se deseja com ela.

Outra questão a se considerar é o custo. Afinal, você terá que desembolsar um valor para uma estratégia de divulgação. Logo, é necessário considerar o retorno sobre o capital que você está investindo.

Para acertar na estratégia, é essencial contar com boas ferramentas, pois isso permite estreitar a sua relação com o consumidor, entendendo o seu comportamento, preferência e hábitos.

No entanto, não basta divulgar o seu negócio e não proporcionar uma experiência boa aos seus clientes. É preciso investir também em estratégias de atendimento que garantam uma experiência positiva e satisfatória em todos os pontos de contato. 

E uma das melhores ferramentas do mercado para isso é da Zendesk! Nosso software de atendimento ao cliente permite que você tenha uma visão mais apurada do seu público-alvo, acesse informações de qualquer lugar em tempo real e crie estratégias de divulgação e nutrição de clientes muito mais efetivas. 

Com recursos de mensagem, central de ajuda, atendimento via tickets e até mesmo ferramentas de inteligência artificial e automação, você pode oferecer um atendimento excepcional e construir relacionamentos sólidos com seus clientes.

E contar com isso é extremamente importante, já que, segundo o relatório CX Trends, 70% das organizações estão ativamente investindo em tecnologias e ferramentas que capturam e analisam automaticamente sinais de intenção. 

Logo, se quiser saber mais sobre nossa solução, assista a uma demonstração da ferramenta e faça um teste gratuito agora mesmo! 

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