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5 estratégias de growth hacking para sua startup
Por Zendesk
Última atualização em 25 julho 2023
O crescimento de startups brasileiras decolou: houve um aumento de 200% de aportes captados por elas, chegando a cerca de R$55,6 bilhões. O maior incentivo registrado desde 2016, segundo apontou matéria da época.
Com investimentos a todo vapor, é necessário que as empresas pensem em estratégia de growth hacking para se manter rentável e crescer em um mercado tão competitivo – e promissor.
A boa notícia é que a estratégia de growth não precisa ser cara e é indicada para startups de qualquer setor, em todas as fases de crescimento.
Ficou curioso? Quer aprender as principais estratégias para alavancar sua marca e suas vendas? Continue a leitura e entenda como você pode construir uma base sólida para impulsionar a sua evolução.
O que é growth hacking?
Criado por Sean Ellis, em 2010, o termo growth hacking significa a reunião de práticas e ações focadas no crescimento do negócio.
Ele envolve tudo o que pode ser feito para que a empresa tenha uma evolução escalável, mudando toda uma maneira de pensar e agir dos líderes da organização. Essa nova mentalidade de planejar o negócio precisa ser enraizada na cultura organizacional.
Por meio de testes, experimentações, hipóteses e análise de métricas, a estratégia de growth busca resultados rápidos com baixo custo e o menor esforço possível, sempre usando a tecnologia a seu favor.
O growth hacking, conhecido também por marketing orientado a experimentos, traz diversos benefícios às corporações, como:
criação de hipóteses de solução de problemas;
execução de testes e experimentos;
avaliação de resultados;
identificação de necessidades e gargalos nos processos corporativos;
sustentabilidade do negócio com redução de uso de recursos;
otimização de processos;
diminuição de riscos de investimentos;
tomada de decisões com base em dados;
- transformação digital com foco em resultados.
Isto é, o growth hacking é orientado por dados coletados em ferramentas tecnológicas que oferecem uma análise de indicadores que auxiliam decisões e ideias mais assertivas.
Por ser um conceito amplo, que engloba marketing digital ou tradicional, a estratégia de growth hacking pode seguir por diversos caminhos. Não há um manual a ser seguido.
Por isso ele usa dados reais para experimentos serem realizados e a empresa entender o que dá certo ou não.
Mas, há algumas estratégias que podem (e devem!) ser aplicadas, adaptando-se ao tamanho e à realidade de cada organização.
Quer entender melhor como você pode aplicar estratégia de growth hacking e alavancar as suas vendas em um espaço de tempo reduzido? Veja algumas dicas abaixo!
Estratégia de growth hacking
Conforme já adiantamos, a estratégia de growth hacking deve respeitar o momento no qual a sua empresa está. Algumas práticas precisam ser feitas quando a startup está dando os seus primeiros passos e outras quando a marca já está mais consolidada no mercado.
Por isso, empresas que estão na fase inicial necessitam realizar testes de seus produtos ou serviços, coletar feedback de clientes, conhecer profundamente seu público-alvo e resolver os problemas que surgirem.
Já os negócios mais consolidados, que estão em estágio mais avançado, já podem fazer experimentações para escalar a startup, encontrando um canal e formas de aquisição mais eficientes e coletando e avaliando dados constantemente.
Vamos então às dicas? Confira agora cinco métodos que podem ser implementados pela sua organização com foco em crescimento acelerado!
A primeira estratégia pode ser dividida entre startups em fase inicial ou mais avançada.
Por exemplo, a tração é indicada para o começo da jornada do negócio. É nessa fase que você deve conseguir os primeiros clientes e pedir feedback sobre o produto ou o serviço para realizar melhorias e adaptações necessárias.
Já o growth acontece após o primeiro ciclo da tração ser encerrado. Afinal, é necessário que o produto ou serviço esteja pronto para atender o mercado e entender quais planos táticos podem funcionar no seu negócio para captar mais clientes.
Ao descobrir algumas formas de se destacar no mercado, é hora de aumentar o seu esforço para atrair mais leads e conversões.
Formulário para pesquisa de produtos pronto para uso
Objetivo definido
Não adianta montar todo um planejamento se você não sabe o que alcançar, certo? Por isso, determine um objetivo específico, claro e realista, com prazos estabelecidos.
O seu objetivo pode ser conseguir uma certa quantidade de clientes para pagar as contas ou então um número ainda maior de consumidores para começar a gerar lucro.
Para ajudar a determinar suas metas a curto, médio e longo prazo, pode-se usar os objetivos SMART, conhece?
S = specific = específico.
M = measurable = mensurável.
A = attainable = atingível.
R = relevant = relevante.
T = time based = temporal.
Ou seja, seu objetivo precisa se adequar às categorias pela orientação S.M.A.R.T. O que você quer realizar? Quando? Como? Quais serão as métricas que devem ser acompanhadas? Quem serão os responsáveis?
E-mails de lançamento
Essa estratégia de growth hacking é uma das mais conhecidas e utilizadas no mundo: envio de e-mails antes, durante e depois do lançamento da sua startup.
Mas, como conseguir os contatos? Dependendo do estágio do seu negócio, você pode:
conseguir leads por meio de anúncios em redes sociais;
criar landing pages segmentadas com teste constantes para ver qual modelo converte mais inscritos;
produzir textos para blog corporativo estimulando a inscrição na newsletter;
pedir e-mails de amigos, familiares e conhecidos.
Parcerias de qualidade
Outra dica é você buscar parceiros que ajudem a divulgar a sua startup. Como outras startups, empresas mais consolidadas ou um programa próprio de afiliados.
O programa de afiliados pode incluir influenciadores digitais e outras marcas. Mas, deve-se ficar atento ao preço do seu produto ou serviço, pois é preciso cobrir os gastos, pagar uma comissão ao afiliado e ainda sobrar dinheiro para o seu negócio.
Ou seja, esse tipo de programa permite que outras pessoas usem e divulguem seus produtos ou serviços, além de ter um baixo custo. Afinal, os afiliados são pagos apenas se houver alguma venda.
Uma outra opção de estratégia de growth hacking, caso você possua recursos maiores, é contratar uma agência de marketing especializada em influenciadores e blogueiros.
Prova social
A prova social é um dos aspectos psicológicos que estimulam a venda. Ela acontece quando uma pessoa pesquisa ou lê comentários de outros clientes para descobrir se vale a pena investir naquele produto ou serviço.
Quanto mais avaliações a startup tiver, mais pessoas ficarão interessadas no negócio. De acordo com a pesquisa feita pelo Local Consumer Review Survey, 84% dos compradores afirmaram confiar em avaliações online, mesmo que não conheçam as pessoas.
Ou seja, incentive o compartilhamento viral da sua startup! Comece com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho, por exemplo. Peça para eles divulgarem e escreverem sobre o seu produto ou serviço.
Para ajudar ainda mais nessa estratégia de growth hacking, ofereça uma versão gratuita do seu app ou software, limitando as ferramentas liberadas, por exemplo. Ou distribua brindes e realize sorteios para mais pessoas conhecerem a sua proposta.
Não é à toa que grandes empresas fazem isso, como o Spotify, programas de edição de vídeo, Google, entre outros sistemas e aplicativos. Usuários gratuitos têm muito mais chances de se tornarem clientes que pagam pelo produto ou serviço oferecido.
Empresas que adotam a metodologia de crescimento acelerado, como o Dropbox e o Hotmail, investem em tecnologia. Até porque growth hacking é exatamente isso: integração e análise de dados para orientar as tomadas de decisões.
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