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7 estratégias de marketing educacional para decolar sua captação!
Por Zendesk
Última atualização em 17 março 2023
Investir em estratégias de marketing educacional é essencial para escolas e universidades que querem ampliar sua atuação no mercado.
E com o avanço da tecnologia, as ações se tornaram mais digitais, principalmente acerca da captação de alunos e até mesmo do formato das aulas.
Há inúmeras maneiras de atrair novos interessados no seu curso, fidelizá-los e transformá-los em verdadeiros advogados da instituição.
As estratégias vão desde o recolhimento de dados, até o método de tentativa e erro. Enfim, opções não faltam para expandir a sua operação.
Quer saber como atrair mais alunos? Então você veio ao lugar certo. Neste post vamos mostrar 7 estratégias de marketing educacional que ajudarão você a decolar o seu negócio.
1 – Segmente bem o seu público-alvo
Para você atrair o seu público é preciso conhecê-lo a fundo. Nesse sentido, defina bem quem é o seu cliente ideal, e segmente todos os seus esforços para ele.
As suas mensagens, bem como o tom de voz utilizado, precisam ir direto para esse público específico. Os meios para isso podem ser os mais variados como:
- e-mail marketing;
- redes sociais;
- google ads;
- youtube.
É importante entender quais são os canais mais acessados pelo seu lead. Caso sua intenção seja atrair alunos menores de 18 anos, lembre-se que suas mensagens precisam conversar com o responsável, e não diretamente com o aluno.
Uma boa segmentação evita esforços desnecessários, e você terá muito mais retorno sobre cada real investido no marketing da sua escola.
2 – Produza conteúdos de qualidade
Uma forma de atrair potenciais alunos é através da produção de conteúdo. Essa é uma estratégia conhecida como inbound marketing, e para instituições de ensino ela dá muito certo.
Os conteúdos seguem uma estratégia definida desde o topo até o fundo do funil. Por exemplo, você pode ser mais genérico para os leads que estão chegando ao seu negócio e mais específico com aqueles que avançaram.
No topo do funil são muito utilizados artigos para blogs, com temas mais abrangentes. Já no meio do funil muitas empresas usam e-books, e-mail marketing e conteúdos um pouco mais técnicos.
No fundo do funil é possível trabalhar com conteúdos mais profundos e que despertem no seu persona a vontade de consumir o curso oferecido.
3 – Use os influencers para captação de alunos
Uma das estratégias de captação que dá muito certo é o uso de influencers. Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas. Portanto, todos nós tendemos a seguir aqueles que admiramos.
Por isso, quando você usa influencers, sejam eles de relevância nacional, estadual ou municipal, está investindo para que as pessoas que o seguem façam algum tipo de curso que você oferece.
Nesse tipo de estratégia você trabalha muito bem o gatilho da prova social, bem como da autoridade. É preciso ponderar, porém, sobre a capacidade de convencimento que o influencer escolhido tem.
Então, é uma estratégia que exige um grande cuidado, e uma procura mais apurada para encontrar a pessoa certa que tem a cara do seu negócio.
Leia também:
- O que é e-learning? Como utilizá-lo para educação corporativa?
- O que é user onboarding e como entregar valor no primeiro contato?
4 – Tráfego orgânico e pago
Antigamente era muito comum as instituições de ensino anunciarem os seus cursos em rádio, televisão e outdoors. Essa prática ainda acontece, mas com a chegada da tecnologia ocorreram algumas mudanças.
Até porque hoje você tem as redes sociais e até mesmo o Google à sua disposição. Por isso, dá para trabalhar tanto no tráfego orgânico, que é aquele que não tem um custo direto para sua escola, quanto no tráfego pago.
O tráfego orgânico geralmente é feito pelo Instagram e outras redes sociais. Nesse caso, sua empresa traz pessoas para curtirem a página e ficarem por dentro de tudo o que está sendo lançado.
Já o tráfego pago consiste em patrocinar algumas publicações e até mesmo anunciar no Google para que o seu negócio apareça em sites de relevância no seu setor. Essa é uma boa estratégia para angariar leads.
5 – Chatbots
Outra forma que muitas instituições de ensino adotam para atrair alunos são os chatbots. Eles são robôs de conversação que dialogam diretamente com o público.
Vale dizer que os chatbots são atrelados ao website e servem para fazer o primeiro contato com o potencial aluno que está buscando algum curso do seu interesse no seu site.
A grande vantagem desse tipo de solução é que gera menos gastos do que ter vários atendentes para conversar com ele. Além disso, é uma forma de abordar o lead a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.
6 – E-mail marketing
Um outro jeito eficiente para captação de leads é o e-mail marketing. Ele tem um grande poder de fidelização. E tenha certeza de que todo mundo deixa uma hora do dia para ler e-mails.
Por isso, é uma ferramenta poderosíssima, mas diferente da rede social, ela é um pouco mais invasiva e por isso é preciso ter bastante cuidado acerca dos conteúdos que serão levados por essa ferramenta.
O ideal é enviar informes, novidades, materiais ricos, dicas de leitura, e outros tipos de conteúdo relevantes para o seu público. A ideia é fazê-lo mergulhar no seu negócio e não espantá-lo.
7 – Omnichannel
Uma estratégia diretamente ligada ao atendimento ao aluno é o omnichannel. Essa é uma forma de usar diferentes canais para capturar leads.
Para isso são usadas múltiplas ferramentas com o mesmo objetivo. Por exemplo, você pode ter uma central de atendimento, e ao mesmo tempo atender o aluno por um chatbot, ou por uma rede social.
Para garantir a eficácia da estratégia, as empresas usam o sistema CRM que recolhe e registra dados valiosos. Isso ajuda, inclusive, a entender melhor os hábitos do seu público-alvo.
No mercado uma das melhores soluções é o Zendesk Service. Com ela você entende melhor o perfil do seu aluno, escolhe os melhores canais para se comunicar com ele e fortalece a marca da sua escola no mercado. Gostou? Então solicite uma avaliação grátis.