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Artigo 11 min read

7 estratégias de marketing para vendas: confira!

Por Zendesk

Última atualização em 11 Abril 2023

Existem duas grandes estratégias de marketing para vendas que são amplamente conhecidas no mercado: inbound marketing e outbound marketing.

Entretanto, dentro de cada uma delas é possível pensar em diversos caminhos para se atrair um lead e convertê-lo em um cliente de fato.

Considerando que uma estratégia nada mais é que um caminho pelo qual uma empresa deseja atingir um objetivo, podemos concluir então que há inúmeras estratégias de marketing para vendas que podem ser usadas.

Neste artigo vamos mostrar mais profundamente como sua empresa pode pensar em ações para aumentar a atração de leads, bem como a conversão deles em clientes. Confira!

O que é marketing para vendas?

O marketing para vendas é o planejamento, seleção de produtos e serviços e criação de estratégias para atrair um lead para o negócio, nutrindo-o até que ele esteja pronto para ser convertido em cliente.

Antigamente o papel do marketing era apenas definir quem é a audiência de um empreendimento e criar a comunicação com essa audiência. Entretanto, essa realidade mudou. Agora a função do marketing vai ainda mais longe.

Por isso as estratégias entre as áreas estão mais entrelaçadas, e foi daí que surgiu o conceito de marketing para vendas. Afinal, o propósito está indo muito além do que apenas se comunicar com o seu lead.

A ideia é que o marketing faça todo o processo inicial de atração e nutrição. Por isso, as estratégias vão mais longe do que uma simples comunicação.

Nesse sentido, são usadas técnicas de marketing para aumentar as vendas da empresa. Por exemplo, o uso de gatilhos mentais durante toda jornada do consumidor.

Por que o marketing para vendas é tão importante?

O marketing para vendas é importante porque ele está diretamente ligado à prospecção de novos clientes para o negócio. A intenção é aumentar as vendas de produtos e serviços da empresa.

Dessa forma, os profissionais de marketing não podem mais pensar somente em campanhas para mostrar a marca para os consumidores.

É necessário pensar em todos os elementos que possam trazer os leads para o negócio, nutri-lo e depois transformá-lo em cliente e advogado da sua empresa.

Nesse sentido, o marketing passa a ter uma visão mais além do que a criação de simples peças publicitárias. Os profissionais compreendem como é o processo de uma venda, e isso deixa os setores ainda mais próximos.

Quais são as ações de marketing para empresas?

Agora que já mostramos o que é o marketing para vendas, bem como a sua importância, vamos dar alguns exemplos de estratégias de vendas.

Logo abaixo, separamos algumas ideias de marketing para vendas que você pode aplicar na sua empresa hoje mesmo. Confira!

1 – Trabalhe o marketing de atração

Um conceito muito usado pela equipe de marketing hoje em dia é o chamado marketing de atração, também conhecido como inbound marketing.

Ele é diferente do marketing tradicional no qual a equipe monta peças publicitárias para serem divulgadas diretamente para os potenciais clientes.

Nessa estratégia a empresa cria conteúdos ricos que correspondem ao próprio negócio de atuação. Um dos mais conhecidos é o próprio blog.

Vamos considerar um exemplo para facilitar a compreensão. Imagina uma empresa que trabalhe com intercâmbios. Ela pode criar um blog mostrando alguns destinos, curiosidades, vida no exterior etc.

A intenção não é levar conteúdos para o cliente fechar um pacote, mas sim, despertar nele a necessidade de morar fora do Brasil por meio do conhecimento acerca da vida no exterior.

Além do blog é possível trabalhar com E-books, canais no Youtube e qualquer outro tipo de comunicação que a empresa julgar mais conveniente.

A ideia aqui é produção de qualidade e não conversão em vendas. Por isso, os conteúdos devem ter um foco para aumentar o interesse do lead no assunto.

2 – Campanhas no Google ADS

Uma das técnicas de marketing para aumentar as vendas que está sendo adotada por grande parte das empresas e que também vem dando bons resultados são as campanhas no Google ADS.

Há muitas formas de pagar por elas, bem como expor o seu produto e serviço. Uma delas pode ser o pagamento por cliques em links patrocinados.

Você já notou que quando digita uma palavra-chave no Google aparecem alguns links logo no início com a palavra “Anúncio” na frente? Essas empresas pagam para estarem ali.

Mas o pagamento não acontece de forma fixa. Você pagará somente se o cliente clicar no seu link e visitar o site que você está divulgando.

Outra forma pode ser por visualização. Nesse caso são divulgados banners da sua empresa em blogs que divulgam assuntos relacionados ao seu negócio. O mesmo acontece no próprio Youtube.

Você já deve ter notado que ao assistir um vídeo aparecem algumas propagandas pelo meio, não é verdade? Todas elas são feitas através do Google ADS.

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3 – Divulgação nas redes sociais

Outro local que sua empresa precisa estar é nas redes sociais. Afinal, hoje em dia todas as pessoas possuem um perfil em alguma rede social. E se você não estiver presente, está deixando de mostrar sua marca para o cliente.

Existem muitas maneiras diferentes de trabalhar a presença em uma rede social. Uma delas é levar conteúdos ricos para quem está no topo do funil de vendas. Ou seja, da mesma forma que você faz em um blog.

Além disso, dá para trabalhar com campanhas com objetivo mais específico. Por exemplo, você lança um produto e quer que as pessoas o conheçam, ou até mesmo façam a compra desse produto em específico.

Nesse caso, você cria um objetivo e impulsiona aquele post específico para os seus potenciais clientes. Dá para segmentar o perfil de quem vai receber o post. Essa é uma estratégia bem interessante.

Vale dizer que atualmente existem muitas redes sociais disponíveis, por isso é importante escolher aquela na qual o seu cliente esteja. O importante, porém, é acompanhar de perto as métricas.

4 – Crie um canal no Youtube

O Youtube é uma outra maneira muito interessante de trabalhar. Assim como as redes sociais, você pode fazer diversos tipos de conteúdos.

Dá para criar vídeos mais focados na parte educacional, ou seja, informando sobre um assunto em específico ou até mesmo algo mais direcionado para vendas.

Existe um tipo de vídeo que está sendo muito usado pelas empresas que é chamado de VSL que significa Video Sales Letter. A sua tradução literal é carta de vendas em vídeo.

Essa é uma excelente estratégia para apresentar um produto para o seu cliente de maneira mais persuasiva e interativa, uma vez que muitas pessoas preferem assistir vídeos do que ler uma carta de vendas.

Quer saber qual é o impacto da mensagem na experiência do cliente? Então dá só uma conferida neste vídeo

5 – Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma outra estratégia que dá muito resultado. Por isso, você não pode descartar a hipótese de investir nesse tipo de divulgação.

No entanto, por se tratar de algo mais invasivo, ele é mais aconselhável para ser usado com leads quentes. Isso quer dizer que você deve mandar e-mails para aquelas pessoas que já tiveram algum tipo de interação com seu negócio.

Por exemplo, o lead entrou no seu blog, leu alguns conteúdos e por fim baixou um E-book para se aprofundar em um assunto. Você disponibilizou esse E-book gratuitamente, mas em contrapartida pediu para que ele deixasse um e-mail.

É nesse momento que você pode começar a relação com o cliente. Passado um tempo você pode mandar um e-mail perguntando o que ele achou do material, o que pode ser melhorado. Enfim, é aí que começa a relação um para um.

Na medida em que o cliente responde os e-mails você pode fazer com que ele avance na jornada de compras. Essa é uma estratégia muito interessante.

6 – Divulgue nas mídias tradicionais

A divulgação de um serviço ou produto nas mídias tradicionais ainda é muito usada pelas grandes empresas. E por isso você pode concluir que ela traz bons resultados para o seu negócio, não é verdade?

Portanto, se o orçamento permitir, invista em anúncios em TV, rádio e até mesmo outdoors em vias públicas. Essa é uma maneira de se aproximar ainda mais do seu cliente, fazendo com que ele lembre da sua marca.

Pode parecer que não, mas muita gente ainda assiste televisão, ouve rádio pela manhã e até mesmo passa em um sinaleiro onde recebe um panfleto.

Se esse tipo de anúncio não desse certo, não veríamos tantas redes de supermercado investir em propagandas offline como ainda o fazem.

7 – Elabore cartas de vendas com gatilhos mentais

Antigamente as cartas de vendas eram enviadas pelos correios. Hoje com o crescimento da tecnologia ficou mais fácil levá-las até o seu cliente.

O jeito mais usado é através de uma página de captura. Nesse caso você pode elaborar um e-mail despertando a curiosidade do cliente, e nele colocar um link para essa página.

Uma vez que o cliente esteja dentro dela, ele poderá ser convencido a comprar o produto. Para isso são usadas algumas técnicas de neuromarketing, sendo que as mais conhecidas são os gatilhos mentais.

Mas o que é isso? Um gatilho mental é um agente externo que provoca reações nas pessoas tirando-as da sua zona de conforto. Existem inúmeros gatilhos.

Você pode despertar o sentido de urgência no seu cliente, necessidade, autoridade, prova social. Ou até mesmo em uma carta de vendas mais elaborada, trabalhar com todos os gatilhos possíveis.

Muitas empresas fazem aquelas cartas longas, detalhando os benefícios que o produto ou serviço pode trazer e nela incluem diversos gatilhos mentais. Ao final você tem a chamada para ação que é fazer a compra do seu produto ou serviço.

O importante é definir bem o seu público-alvo

Conforme visto, você pode usar várias estratégias para divulgar um produto ou serviço, mas independente disso, é fundamental que você conheça a fundo o seu cliente.

Pois, é isso o que vai garantir o sucesso da sua propaganda. Afinal, se ela está chegando para uma base de leads que não consomem o seu produto, o resultado é que você está perdendo dinheiro.

Muitas organizações deixam um tempo para fazer esse planejamento e construir de forma mais efetiva o chamado Buyer persona. De forma resumida, é preciso levar em consideração alguns aspectos, como:

  • sexo;
  • faixa etária;
  • classe social;
  • região que mora;
  • canal que se comunica;
  • preferências.

Quanto mais segmentado for o seu público, mais fácil será de elaborar a comunicação correta, encontrar a rede social mais acessada, dentre outros pontos importantes.

Fique atento na maneira como você se comunica

Outro ponto ainda mais importante é a forma como você elabora a sua comunicação. Mostramos que é essencial conhecer o seu público-alvo anteriormente.

Uma vez que você saiba quem é seu público fica muito mais fácil pensar em uma comunicação mais efetiva. Até porque um adolescente de 18 anos não se comunica da mesma maneira que um senhor de 60 anos.

Conversar com um CEO de uma empresa não é a mesma linguagem que conversar com um publicitário. Repare que para cada tipo de perfil há um tom de voz mais indicado, bem como os canais de comunicação mais corretos.

Encontrar o tom de voz certo e a maneira de comunicação mais efetiva faz uma grande diferença para a estratégia de marketing da sua empresa.

O uso da tecnologia para apoiar as estratégias de marketing

Você viu no decorrer deste artigo que há muitas estratégias de marketing para vendas que podem ser usadas pela sua empresa para aumentar a conversão do seu negócio.

E para que elas tenham o efeito desejado, o melhor a se fazer é ter um software de CRM para aumentar a quantidade de informações acerca do seu cliente.

É através desse software que você poderá identificar quem são os potenciais clientes do seu negócio, os principais hábitos de consumo deles e a melhor maneira de se comunicar.

No mercado existem diversas opções disponíveis, mas uma que se destaca é o Zendesk Sell. Com ele você tem muito mais precisão no momento de identificar e qualificar um lead.

Além disso, você poderá acompanhar por meio de métricas e indicadores as estratégias adotadas e saber se o caminho escolhido foi realmente o ideal. Gostou? Então solicite uma avaliação grátis!

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