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Artigo 7 min read

7 estratégias de vendas pela internet para quem está começando

Por Zendesk

Última atualização em 24 março 2023

No mundo atual, em que os processos acontecem em grande parte mediados pela Internet, as vendas online são tão vitais para uma empresa quanto às vendas na vida real. Em muitos casos, empresas estão ganhando mais dinheiro vendendo produtos em seu site do que em suas lojas físicas. Mas como impulsionar ainda mais essas vendas?

A resposta está na elaboração de uma estratégia de vendas pela internet cuidadosamente pensada para se chegar aos resultados esperados. 

Se pensarmos, conforme aponta o relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022 elaborado pela Zendesk, que mais do que nunca, as pessoas estão comprando online, uma forma de se diferenciar em meio à concorrência é oferecendo um atendimento ao cliente que o envolve e o encanta. 

Isso pode ser um desafio, visto que, ainda segundo o relatório, mais de 60% dos clientes afirmam que agora têm padrões mais altos de atendimento após a crise do ano passado.

Porém, há uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios, conforme afirmam 73% dos líderes de negócios ouvidos para o levantamento da Zendesk. 

Assim, se você quer saber como aumentar as vendas pela internet, está no artigo certo. Aqui, vamos abordar algumas estratégias de vendas pela internet mais focadas em quem está começando e também ações de marketing digital que contribuirão para uma melhor performance da sua loja online. Boa leitura!

Leia também: Marketing digital e vendas – a união que aprimora os resultados

Estratégia de vendas pela internet para iniciantes

Dentre as ações que devem ser adotadas dentro de uma estratégia de vendas para iniciantes, estão:

1. Escolha seus canais de venda

Um dos primeiros passos de uma estratégia de vendas para iniciantes na internet é escolher o canal de vendas onde os seus produtos serão adquiridos. 

Você pode optar por um ou mais canais, o importante é que todos estejam preparados para receber os clientes da melhor forma e oferecer uma excelente experiência de compra para ele. 

Confira abaixo os principais canais de vendas online:

Site próprio

Ter uma loja virtual própria é essencial para quem quer se profissionalizar nas vendas online e ter sucesso no ambiente digital. Afinal, mesmo que o cliente decida comprar em outros canais, ter um site próprio gera mais confiança e mostra que seu negócio é legítimo. 

Além disso, é um canal no qual você tem total liberdade e autonomia, podendo customizar de acordo com a identidade da sua marca e utilizar as estratégias de vendas que considerar mais relevantes.

No seu site você também pode analisar melhor os perfis de seus compradores e o comportamento de compra, extraindo insights importantes para este e outros canais.

Redes sociais

Além do site próprio, você pode optar por outro canal de venda online, como as redes sociais. Cada vez mais populares, essas mídias oferecem meios de vender por meio de suas plataformas, o que é uma ótima estratégia de vendas pela internet, também chamada de venda social.

Apesar de não ser um canal de vendas exclusivo, os consumidores o acessam constantemente, dentre outros motivos, para interagir com seus contatos. Você pode aproveitar esta oportunidade para fazer networking, mostrar seus produtos e até vendê-los.

As redes sociais mais conhecidas hoje, como Instagram, Facebook, WhatsApp e YouTube, permitem vender pelo perfil oficial da sua marca, na medida em que possibilitam que produtos, imagens e opções de pagamento sejam cadastrados com facilidade para esse tipo de transação.

Marketplace

Outra estratégia de vendas pela internet é através dos marketplaces, como Amazon, Lojas Americanas, Mercado Livre, Magalu, entre outros. 

Esse canal funciona mais ou menos como um shopping online, onde os consumidores podem acessar várias lojas no mesmo local. E, como nos shoppings físicos, clientes e lojistas contam com a segurança e o nome do espaço, que é responsável por tudo o que acontece dentro dele.

Uma das principais vantagens de vender nesses canais é que você tem a infraestrutura, segurança e autoridade de um site já reconhecido pelos consumidores.

2. Tenha um site seguro

Pode não parecer, mas uma das principais estratégias de vendas pela internet é ter um site seguro. Só assim o cliente pode ter certeza de fornecer seus dados de cobrança para concluir a compra, como número do cartão de crédito e CPF.

Para criar um site seguro, é necessário investir em um certificado SSL, que garante uma camada de segurança para a programação da página. Ao obter essa certificação, um cadeado é exibido antes da URL da página, mostrando que o ambiente é confiável.

3. Crie um site agradável

Outra estratégia importante é criar um site, cuja identidade visual seja agradável aos olhos e a navegação, fluida e intuitiva. Uma ID sólida que comunique a sua marca nos diversos pontos de contato online dá mais credibilidade à sua marca.

Além disso, ter um design e uma navegação agradável em sua loja faz com que os usuários passem mais tempo dentro dela. Isso influencia as vendas e também é um fator de classificação nos mecanismos de busca.

Estrategias de vendas online de marketing digital

Para saber como aumentar as vendas pela internet, veja a seguir algumas estratégias de vendas online de marketing digital

4. Entenda seu público-alvo

Para tomar as decisões corretas sobre seus produtos e atividades de marketing, você precisa entender seus clientes. Quando seus clientes estão online, você deve tomar medidas proativas para aprender sobre eles.

Ao usar ferramentas de análise em sua loja online, você pode identificar padrões e preferências de compra. Além disso, você ainda tem opções como e-mail, chat on-line e telefonemas para fazer perguntas e saber mais sobre seus clientes para melhor servi-los.

5. Use análises para saber como os clientes encontram sua loja

Você quer usar seu tempo e recursos de marketing com sabedoria. Ao usar ferramentas de análise, como o Google Analytics, para pesquisar como os clientes que fazem compras estão encontrando sua loja, você pode concentrar melhor seus esforços de marketing. 

Por exemplo, se você recebe muito tráfego para sua loja de utensílios de cozinha a partir de uma postagem de blog sobre alimentação saudável, deve escrever mais conteúdo sobre esse tópico. Se quase todas as suas vendas são provenientes de anúncios do Facebook, pode valer a pena investir em mais publicidade.

6. Não se esqueça do SEO

Em uma loja física, os clientes podem ver seu quiosque ou vitrine e entrar. Mas com uma loja online, você deve ajudá-los a encontrá-la. 

Uma forma de fazer isso é trabalhar técnicas de SEO para melhorar a classificação do seu site em mecanismos de busca, como o Google, para os termos que seus clientes pesquisam para encontrar sua empresa. 

Essa é uma estratégia importante, conforme estudo da Statista, que descobriu que a busca pelos termos é o que levou a 65% de todas as sessões de comércio eletrônico. 

Leia também: 10 dicas de como alavancar as vendas com marketing de conteúdo

[Bônus] Foco no atendimento ao cliente

Como vimos na introdução deste artigo, os clientes valorizam um ótimo serviço. De acordo com outro relatório da Zendesk, 84% dos entrevistados relataram que o atendimento ao cliente é um fator-chave na decisão de compra. 

Nesse sentido, a sétima estratégia de vendas pela internet a ser adotada é criar uma página com informações de contato em seu site que mostre claramente como seus clientes podem contactá-lo. 

Inclua um número de telefone, endereço de e-mail e da sede da empresa. Para ajudar as pessoas a obter respostas imediatamente, adicione uma página de perguntas frequentes no seu site.

Mais importante ainda, quando os clientes entrarem em contato com você, responda prontamente. Aproveite a oportunidade para construir o relacionamento o máximo possível.

Agora que você já sabe algumas das ações a serem adotadas em uma estratégia de vendas pela internet, o que acha de investir em um software como o da Zendesk, que irá ajudá-lo a realizar vendas mais inteligentes com menos trabalho? 

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