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7 dicas de como fidelizar clientes e potencializar o crescimento da sua empresa
Por Zendesk
Última atualização em 5 Mai 2023
Toda empresa que preza pela boa experiência do consumidor, se apoia em dicas de como fidelizar clientes, pois, sem dúvida nenhuma, a maior riqueza dentro de uma organização, indiferente do seu tamanho ou da sua área de atuação é o cliente fiel.
Ao longo dos anos, com o crescimento do e-commerce e das concorrências, apostar em atendimento humanizado e fidelização do cliente, passou a ser diferencial para as empresas que avaliam a fidelização como tão importante quanto a conquista de novos consumidores.
Levando em consideração que a experiência do cliente pode ser determinante para que ele compre novamente ou não com uma marca, preparamos um conteúdo para que você entenda o que é fidelização do cliente, além de sete dicas de como fidelizar clientes.
Boa leitura!
O que é fidelização do cliente?
Fidelização de cliente é uma estratégia que visa encantar os consumidores de uma empresa, por meio de boas experiências, para que eles não só continuem comprando seus produtos/serviços, como também se sintam tão valorizados a ponto de fazer propagandas espontâneas sobre ela.
Uma pesquisa recente da Zendesk mostrou que 74% dos clientes se declaram leais a uma marca ou empresa, e 52% relatam que fazem o possível para comprar de suas marcas favoritas.
E como construir uma estratégia de fidelização eficiente, que torne a experiência do cliente sempre agradável?
É muito importante que as empresas desenvolvam alguma estratégia de fidelização, como por exemplo o relacionamento de pós-venda, que ajuda na manutenção do relacionamento da empresa com seus consumidores, mesmo depois que o negócio já tenha sido realizado, tudo isso pensando em possibilidades futuras.
Ao adotar qualquer estratégia de fidelização de cliente, a empresa:
Ganha visibilidade
Ao garantir a fidelização do cliente, uma organização ganha mais do que simplesmente consumidores satisfeitos. Ela garante um verdadeiro exército de porta-vozes, dotados de um imenso potencial de engajamento. Ganha também autênticos propagadores da boa imagem da sua marca, responsáveis pela atração de novos consumidores.
Se torna mais sustentável
Investir na fidelização do cliente é algo sustentável. Conquistar um cliente novo pode custar sete vezes mais do que reter um cliente antigo. Investir na fidelização do cliente é essencial para o crescimento orgânico de qualquer companhia.
Consolida sua marca
Pensando digitalmente, hoje a qualificação das marcas na internet pode determinar seu sucesso ou fracasso.
Empresas que investem na fidelização do cliente ganham muito mais avaliações positivas em sites de recomendação de marcas, isso potencializa o alcance da marca por conta da propaganda mais eficiente que existe, a recomendação de um cliente satisfeito.
7 dicas de como fidelizar clientes
Pensando em maneiras eficientes que ajudem as empresas a criar estratégias eficientes, preparamos uma lista com 7 dicas de como fidelizar clientes. Acompanhe.
Aposte em atendimento humanizado na fidelização do cliente
A primeira das dicas de como fidelizar clientes diz respeito à forma como uma empresa acolhe seus clientes é muito importante para garantir uma experiência positiva.
Apostar em atendimento humanizado, com estratégias de fidelização focadas no público, ajudam as equipes de atendimento ao cliente a gerar valor e garantir a fidelização dos consumidores.
Para entender mais essa estratégia leia: 6 dicas humanizadas que geram retenção.
Crie uma experiência do cliente única
Oferecer um atendimento excelente é a base para encantar o consumidor. Para Steve Denning, autor do livro The Secret Language of Leadership, para criar uma experiência única, a equipe de vendas precisa estar treinada para atender o cliente do jeito que ele gostaria de ser tratado.
Isso significa captar os sinais do consumidor e, a partir disso, entender suas necessidades. Ter muita sensibilidade, empatia e se colocar no lugar do consumidor. Além disso, é preciso deixar bem claro que o atendimento não é bom apenas naquele momento, e sim, sempre que necessário.
Tratar muito bem os clientes fiéis
De acordo com um estudo da American Management Association, as compras realizadas por clientes fiéis podem representar 65% do faturamento e lucro em um negócio.
Por isso, esses consumidores merecem o melhor atendimento. Dessa forma, apostar num relacionamento é fundamental: mande newsletters personalizados, cupons de desconto, convites para eventos, sugestões, conteúdo voltado para resolver seus problemas. Pense nesses clientes como sendo a maior forma de ganhar capital de uma companhia.
Agregue valor ao seu produto
Ressalte quantas vezes for preciso que sua empresa oferece um produto único. O objetivo é sempre reforçar no cliente as vantagens que só a sua marca pode oferecer.
Isole os concorrentes e entregue valor com preço justo, pontualidade, garantia estendida, brindes e ações que demonstrem que na sua empresa, o cliente ganha mais do que em qualquer outra.
Aposte no pós-venda para fidelizar clientes
Das dicas de como fidelizar clientes, a aposta no relacionamento de pós-venda se mostra bastante eficiente. Quando a venda é finalizada, a relação com seu cliente está apenas começando. Oferecer canais de relacionamento como chats, e-mail ou telefone, deixam várias formas de comunicação entre consumidor e empresa abertos, para que sempre que surjam dúvidas, existam canais para solucioná-las, de forma rápida e eficiente.
Sempre mensure a satisfação dos clientes
Lembre-se: o que não se mede não se gerencia. Toda a ação realizada para os clientes tem que ser mensurada. Para isso, conte com dois fatores:
- uma plataforma multicanal de comunicação;
- uma equipe altamente focada em resultados.
Um bom monitoramento coleta informações relevantes sobre o público-alvo – assim como suas preferências e necessidades. Esses dados ajudam na condução das suas estratégias de marketing e fidelização. Por isso, mentalize esse ciclo: quanto mais você monitora, mais você conhece seu cliente e maiores as chances de fidelizá-lo.
A automatização dos processos de uma empresa possibilita centralizar diversas informações em um único sistema, que além criar uma base sólida e simples de informações, auxilia no workflow de uma empresa.
Quando uma empresa aposta em estratégias automatizadas que auxiliam no suporte e atendimento dos clientes, ela cria a agilidade necessária para que muitos consumidores tenham seus problemas solucionados rapidamente, o que acaba se tornando uma estratégia de fidelização e relacionamento.
Mesmo com as dicas de como fidelizar clientes que apresentamos, as empresas precisam saber que esse é um trabalho de longo prazo, que inclui aumentar o vínculo afetivo entre o consumidor e a marca, e quanto antes essas dicas forem colocadas em prática, mas rápido os resultados positivos podem chegar.