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Impactos da evolução da TI: tendências e desafios do segmento

Por Zendesk

Última atualização em 14 dezembro 2023

A transformação digital e a paulatina implementação de tecnologias de sistemas com inteligência artificial e processos para maior segurança de dados nas empresas vêm mudando consideravelmente o mundo dos negócios e consolidando-se como um pilar da evolução da TI (tecnologia da informação).

Não só a entrada na digitalização, mas também o constante upgrade de processos e sistemas para se manter sempre atualizado e competitivos transformaram a forma como as empresas lidam com seus investimentos e reestruturação interna.

Para se manter competitivo e prosperando, é fundamental ficar ligado nas principais tendências em TI e fazer os investimentos estruturais certos para que as empresas absorvam o impacto de tantas mudanças em um ambiente de negócios tão efervescente.

Segundo o Relatório de Insights da Zendesk a partir de uma pesquisa com 1200 líderes de TI, o aumento da expectativa dos clientes e a crescente demanda por ferramentas de IA são os motores da evolução da TI nos dias de hoje

O mesmo relatório aponta que 89% dos profissionais da área defendem que a segurança de dados é prioridade máxima para conceder a melhor experiência do cliente.

O fato é que quanto a tecnologia da informação atual cresce em inovação, mais exigentes ficam os clientes para que as empresas entreguem o melhor atendimento, serviços e produtos.Nada mais natural, não é mesmo? 

Para nos aprofundarmos mais sobre esse assunto, preparamos esse artigo onde falaremos um pouco mais sobre a evolução da TI e como o mundo dos negócios e o mercado consumidor estão ligando com essa transformação. Confira!

Evolução da TI: presente e futuro

Afinal, qual é a evolução de TI? Apesar de ser o termo da moda no mundo dos negócios nos últimos anos, o próprio conceito de tecnologia da informação é mais atual e presente em nossa vida do que podemos imaginar.

Essa evolução existe desde os lançamentos dos primeiros gadgets e programas digitais que passaram a ser utilizados nos contextos organizacionais até a atual demanda por inteligência artificial, automação e segurança da informação.

Podemos afirmar que desde os anos 90, com o surgimento do primeiro celular, e o com o lançamento do pacote Microsoft Office no Windows 95, pouco a pouco a tecnologia da informação começou a fazer parte de forma definitiva no ambiente de negócios.

Se no passado o disquete já era uma exemplo dessa realidade com seu formato físico e pequena capacidade para um pouco mais 1MB, hoje as informações das empresas são hospedadas em servidores em nuvem com imensa capacidade de processamento, armazenamento e segurança.

E se essa evolução da TI trouxe inúmeros benefícios para os processos e resultados das empresas, podemos também dizer o mesmo dos consumidores que hoje possuem uma experiência de compra otimizada e mais conveniente graças a essa inovação digital.

O que percebemos no Relatório de Insights da Zendesk com os líderes da área é que a tendência para o futuro é que essa harmonia entre aprimoramento dos processos internos e o sucesso na experiência do cliente representa o mote do futuro das mudanças na TI.

Mudanças na TI e a tecnologia da informação atual

A tecnologia da informação atual funda-se em dois princípios: gerar valor tanto para o cliente externo das empresas quanto para o cliente interno, que é o colaborador da empresa e o próprio usuário e especialista em tecnologia.

A ideia é alinhar as demandas desse profissional para melhorar os processos internos das organizações, como:

  • aumentar a eficiência para a execução de tarefas;
  • melhorar a segurança de dados para evitar vazamento e corrupção de sistemas digitais;
  • integrar fluxos internos entre equipes diferentes da estrutura organizacional;
  • atender às demandas para inovação tecnológica dos processos com critério e organização.

Toda essa dinâmica reverte-se no constante crescimento dos sistemas de informação das empresas assim como na melhor experiência do cliente. 

Atendimento aos usuários de TI

Diante disso, percebemos como a tecnologia assumiu um papel extremamente estratégico dentro das empresas. Por isso, otimizar o atendimento aos usuários de TI é um ponto de melhoria fundamental nas organizações.

Por isso, toda organização deve investir em um suporte especializado de TI para orientar processos em situação de transição e facilitar o contato dos profissionais com lideranças estratégicas da empresa.

Isso permite mais transparência entre o departamento de TI com os principais líderes da empresa para que as medidas necessárias para o gerenciamento e planejamento dos sistemas digitais estejam sempre em dia e alinhado com os objetivos gerais do negócio.

Tendências em TI: adaptação às demandas

Um dos principais desafios vividos pelos profissionais de TI nas empresas hoje em dia é alinhar a grande demanda para a implementação de novos sistemas, equipamentos e processos tecnológicos com o maior controle de riscos e impactos negativos durante essa transição.

A isso, damos o nome de gestão de mudança. Esse conceito está em alta justamente para hierarquizar processos que orientem as empresas em momentos de aquisição de novos softwares, mudanças de servidores ou reestruturação interna do sistema digital.

Isso garante um caminho mais fluido e que resulta na mitigação de impactos negativos nos processos e resultados da empresa em momentos de transição de tecnologia, que são cada vez mais comuns.

Por exemplo, a implementação de uma plataforma de atendimento ao cliente na estrutura operacional de uma empresa exige todo o planejamento de gestão de mudança necessário.

Esse tipo de plataforma vem para humanizar e otimizar os resultados de atendimento e melhor assim a satisfação do consumidor, mas para isso há a necessidade de implementação de novos processos, como chatbots e novas ferramentas de integração.

Esse é um exemplo prático de como a evolução da TI manifesta-se no dia a dia corporativo atualmente.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Para mais dicas exclusivas sobre o universo da tecnologia da informação na atualidade, continue acompanhando o blog da Zendesk Brasil!

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