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Artigo 7 min read

Exemplos de inteligência artificial nas empresas: 3 usos + cases!

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre o uso de IA nas organizações, mas entender como ela funciona e como aproveitar os benefícios dessa tecnologia ainda pode parecer muito distante. Os exemplos de inteligência artificial nas empresas vão te ajudar a compreender o funcionamento na prática.

Mas será que a inteligência artificial nos negócios realmente pode trazer benefícios para a sua empresa?

Para responder a essa pergunta, a forma mais direta é encontrar estudos sérios que abordam o tema. E entre eles encontramos alguns dados interessantes como:

  • 63% das companhias que adotaram a inteligência artificial para seus negócios obtiveram aumento em suas receitas,
  • 44% das empresas que implementaram IA reduziram custos,
  • 54% dos executivos entrevistados afirmaram que a IA aumentou a produtividade de seus negócios.

Mas em quais áreas da empresa adotar a IA? A transformação digital nos negócios mudou a ideia de que a tecnologia é uma área isolada da empresa. Hoje, a IA pode ser aplicada em múltiplos setores de uma organização, para tornar mais eficiente dezenas – ou centenas – de tarefas.

A IA pode ser implementada com o objetivo de tornar mais rápida a execução de processos produtivos de uma indústria, mas também é possível utilizar a inteligência artificial em vendas.

De fato, uma das áreas que estão aproveitando melhor o que a inteligência artificial tem a oferecer é o atendimento ao cliente.

Por meio do que é inteligência artificial, o setor de atendimento é capaz de oferecer uma melhor experiência para os consumidores das organizações, por meio de interações significativas, imediatas e assertivas.

Quer mais detalhes? Siga conosco!

Resumo
    • As soluções de inteligência artificial podem ser usadas de muitas formas nas empresas, o que inclui: chatbots para agilizar o suporte, assistentes pessoais para executar certas tarefas e, ainda, nas áreas de vendas e atendimento.

    • Essas empresas usam recursos de inteligência artificial: Bradesco com a assistente pessoal BIA, Uber com o chatbot que atende 30 mil tickets e MRV com a atendente virtual MARIA ROSA, que responde chamados de clientes.

    • Um bom software com IA possibilita: automação de tarefas e contatos com leads via plataforma omnichannel, segmentação da base e qualificação dos contatos, atendimento e solução de dúvidas e problemas dos clientes.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que visa replicar o pensamento humano por meio de softwares capazes de compreender, aprender e responder interações com outros humanos.

Os sistemas dotados de IA são capazes de automatizar tarefas, mas também de simular o comportamento e o pensamento humano, prevendo comportamentos e transformando informações em dados para a tomada de decisões.

Por meio do machine learning, aprendizado de máquina, um sistema com IA é capaz de aprender a cada interação que realiza com o cliente de uma empresa, por exemplo, entendendo mais sobre o comportamento, desejos, gostos e necessidades do usuário ou usuários –  com o qual está interagindo.

Dentro de um sistema de atendimento ao cliente de uma empresa, um sistema de IA será capaz de reconhecer uma demanda solicitada por um cliente e responder com a melhor solução.

Tudo isso de maneira imediata, sem que o cliente precise esperar na fila para falar com um atendente. O serviço funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana.

Enquanto isso, a equipe de atendimento da empresa pode se dedicar a chamados mais complexos, demandas mais específicas e na otimização do atendimento, que vai garantir a satisfação e o encantamento dos clientes, por exemplo, por meio do customer success.

3 exemplos de inteligência artificial nas empresas

A seguir, listamos alguns exemplos de inteligência artificial nas empresas, confira! Ainda neste artigo, apresentamos também algumas empresas que utilizam inteligência artificial para se relacionarem com os seus consumidores. Acompanhe.

1. Chatbots

Os chatbots são softwares que funcionam como robôs instalados em canais de chat, como o chat online do seu site ou mesmo o WhatsApp.

Eles utilizam a linguagem natural e/ou pré-programada para responder às demandas de clientes que entram em contato com a empresa, respondendo aos chamados sem a necessidade de interferência humana. Também, são capazes de identificar demandas que devem ser transferidas para profissionais da área.

Para entender melhor essa ferramenta indicamos que acesse o artigo,Chatbot para empresas: o que é e como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio?”.

Se quiser saber mais sobre como algumas empresas como PayJoy, Gympass, Uber e OLX implementaram os bots em suas estruturas leia nosso material exclusivo Exemplos de chatbot: 4 empresas que transformaram seu relacionamento com os clientes”. 

2. Assistente pessoal

Você já deve ter ouvido falar da Siri, a assistente virtual presente nos produtos da Apple, como o iPhone. Outra assistente virtual muito conhecida é a Alexa, a assistente virtual criada pela Amazon.

Ambos são capazes de aprender sobre o comportamento de seus “donos” desde a primeira interação até o avanço do “relacionamento”.

As inteligências artificiais auxiliam na execução de tarefas, no compartilhamento de informações como notícias sobre os assuntos que interessam ao usuário, execução de lista de música e mais.

3. Vendas e atendimento

A IA também pode ser integrada com um software CRM (Customer Relationship Management).

Se você ainda não conhece, o CRM é uma ferramenta de vendas capaz de registrar informações e histórico de prospects e clientes, que facilita a visualização do pipeline de vendas e a execução de todas as etapas do processo comercial.

Integrar CRM e inteligência artificial ajuda a:

  • ampliar a qualidade das etapas de vendas,

  • direcionar seus esforços com precisão,

  • priorizar leads,

  • otimizar processos,

  • aumentar a produtividade do setor e mais.

Empresas que utilizam inteligência artificial

Depois de compreender alguns exemplos de inteligência artificial nas empresas, seguimos para conhecer algumas das empresas que utilizam inteligência artificial no seu dia a dia. Esperamos que você se inspire!

Bradesco

A BIA é a inteligência artificial do Bradesco, ela funciona como uma assistente pessoal para os usuários, afinal, possibilita a execução de atividades como transferências e pagamentos usando a identificação por voz, por exemplo.

Por sinal, a BIA foi e é amplamente treinada, sendo capaz de responder a cerca de 300 mil perguntas por mês e tem uma taxa de precisão de 95%.

Recentemente, a BIA foi atualizada para identificar e responder a mensagem de assédio! Isso mesmo! Assédio à IA!

Uber

A inteligência artificial da UBER pode ser sentida dentro de um chatbot de atendimento que responde a 30 mil tickets semanais!

A solução usada pela Uber é a solução da Zendesk que ajuda na manutenção de uma CSAT (índice que mede a satisfação do cliente) maior que 95%.

Em alguns países a ferramenta, além de responder às demandas dos usuários, também interage proativamente com eles. Ficou curioso? Acesse nosso case de sucesso: “A Uber escolheu o Zendesk de Atendimento ao Cliente para expandir seu suporte  globalmente”.

MRV

A MRV Construtora tem usa a IA para atendimento ao cliente por meio da atendente virtual MARIA ROSA, que responde aos chamados dos clientes e atua na solução das suas dúvidas.

Como a própria MRV apresenta a plataforma “A ferramenta conta com a tecnologia IBM Watson, uma plataforma cognitiva que analisa grandes volumes de dados e, a partir disso, gera respostas para as solicitações feitas no app”.

Mudanças que a inteligência artificial provoca na experiência do consumidor

Para quem nunca acreditou nas bolas de cristal, chegou o momento de crer nas adivinhações pautadas em projeções feitas por meio da Inteligência Artificial. Isso mesmo!

Por meio do uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente e em todas as áreas que apresentamos acima, será possível, praticamente, adivinhar os desejos do consumidor e, com isso, aprimorar o relacionamento com o cliente, gerando uma experiência positiva com a marca.

A transformação digital tem mostrado os caminhos para dar sentido aos quinquilhões de dados produzidos diariamente. A lógica de machine learning, dos algoritmos que aprendem e são refinados conforme cresce o big data, está na base das mudanças.

Para ter acesso a tudo isso, dentro da sua empresa, você precisa conhecer a solução completa de atendimento da Zendesk.

A Zendesk trabalha para desenvolver soluções para seus clientes e, entre essas funcionalidades, você e sua equipe podem ganhar tempo com as soluções de inteligência artificial que a empresa oferece.

Entre as funcionalidades estão:

  • automação de tarefas manuais e repetitivas;

  • automação do contato com leads através de uma plataforma omnichannel;

  • segmentação de listas de leads;

  • qualificação dos contatos;

  • atendimento e solução de dúvidas e problemas dos clientes.

Aproveite a solução de atendimento da Zendesk e comece uma avaliação gratuita hoje mesmo! Veja, na prática, em quais aspectos do relacionamento com o cliente a IA é o principal vetor da transformação digital e como ela muda a experiência do consumidor.

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