Ir para o conteúdo principal

Artigo 7 min read

8 exemplos de OKR para TI que vão melhorar o desempenho de sua equipe

Por Zendesk

Última atualização em 5 janeiro 2024

exemplos de OKR para TI

Conhecer alguns exemplos de OKR para TI vai contribuir para que a sua empresa defina objetivos estratégicos de maneira ágil, facilitando o crescimento da organização, a otimização de processos e competitividade de mercado.

Sem dúvida, uma das atividades mais importantes e mais complexas, comum a todos os setores de uma organização, é a definição de metas e objetivos.

Entretanto, existem diferentes metodologias que prometem ajudar você a organizar o foco que seu negócio deve ter. Entre elas está o que é OKR.

É exatamente por sua agilidade, construção simplificada e objetivos, que o modelo de OKR parece se dar tão bem com o setor de TI.

Resumo
  • OKR é a sigla de Objective and Key-Results, ou Objetivos e Resultados-chave. São metas definidas pelos setores para o alcance de uma performance buscada em nível estratégico.

  • Em uma empresa, todos os setores podem (e devem) trabalhar OKRs para guiar seu trabalho. Neste artigo, destacamos a importância da organização de metas setor de TI, afinal, trata-se de parte atuante na otimização dos processos e nos objetivos dos demais setores de um negócio.

  • A ideia é que os OKRs orientem o setor de TI estrategicamente, observando as demandas dos demais setores e entendendo de que forma podem ser aperfeiçoados do ponto de vista tecnológico.

  • Para o time de atendimento ao cliente, por exemplo, uma solução é incorporar um software de gestão que ajude a gerenciar múltiplos canais de contato de forma fluida e integrada.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que é OKR?

OKR significa Objectives and Key-results, ou objetivos e resultados-chave. É uma metodologia usada para a definição de objetivos e dos resultados que vão medir se eles foram ou não alcançados.

Baseada no modelo de gestão ágil, o OKR facilita a visualização da meta, tornando-a mais clara e transparente

Também contribui para o compartilhamento do propósito da empresa entre todos os envolvidos em alcançá-lo.

É uma forma de alinhar as expectativas da empresa com os profissionais que trabalham nela, garantindo organização e flexibilidade.

A construção de um OKR começa com a definição dos objetivos de TI e, em seguida, apresenta quais os resultados devem ser alcançados para que o objetivo possa ser considerado concluído.

O modelo foi criado em 1975, dentro da Intel, com John Doerr, que levou o modelo, em 1999, para o Google. Depois, a metodologia se espalhou entre os setores de TI de diferentes empresas entre elas:

  • BMW,
  • Spotify,
  • Airbnb, e mais.

Exemplos de OKR para TI

Antes de listarmos alguns exemplos de OKR para TI, vamos propor uma reflexão: qual é a participação efetiva da TI nos resultados da sua empresa?

Saber responder a essa pergunta pode mudar os rumos das OKRs que serão criadas.

Muitas empresas ainda observam o setor de TI como algo separado do restante, entretanto, cada vez mais a TI deve ser parte atuante da otimização dos processos e dos objetivos de todos os demais setores de um negócio.

Dito isso, seguimos para a lista de exemplos de OKR para TI. Confira.

Objetivo 1: Otimizar os processos de teste

Resultados-chave:

  • KR (key-results) 1: Ter 98% das soluções sem bugs
  • KR 2: Realizar mais 5 sessões de teste por semana com usuários-alvo
  • KR 3: Diminuir o tempo de teste em 30%
  • KR 4: Não registrar erros críticos na última semana de teste

Objetivo 2: Melhorar a segurança da informação e de dados da empresa.

Resultados-chave:

  • KR 1: Alcançar 100% de eficácia na prevenção e detecção de apontamentos de segurança da informação
  • KR 2: Reduzir em 50% o MTTD (Tempo médio para detecção de um possível incidente de segurança)
  • KR 3: Reduzir em 30% o MTTR (Tempo médio para resposta a uma ameaça)
  • KR 4: Mensurar semanalmente o score de risco da empresa
  • KR 5: Mantes 95% dos equipamentos e sistemas atualizados

Objetivo 3: Lançar com sucesso uma versão beta do produto.

Resultados-chave:

  • KR 1: Coletar feedback de 60% dos primeiros clientes
  • KR 2: Garantir um mínimo de 55% dos novos registros
  • KR 3: Alcançar um mínimo de 70% de avaliações positivas

Objetivo 4: Criar uma excelente experiência de suporte ao cliente.

Resultados-chave:

  • KR 1: Alcançar um índice de 5 minutos para tempo médio de atendimento ao cliente
  • KR 2: Alcançar um NPS médio com nota 9
  • KR 3: Implementar um software de atendimento ao cliente integrado às principais ferramentas do setor 

Objetivo 5: Reduzir o custo de aquisição de clientes

Resultados-chave:

  • KR 1: Implementar um software de gestão de vendas para controle do pipeline
  • KR 2: criar um sistema de qualificação de leads automatizada

Objetivo 6: Aumentar a produtividade do setor de produção em 20% no próximo semestre.

Resultados-Chave:

  • KR 1: Automatizar etapas por meio do desenvolvimento de um sistema especializado
  • KR 2: Acompanhar indicadores para identificar gargalos
  • KR 3: Investir em novos equipamentos, renovando ao menos 40% deles em 12 meses.

Objetivo 7: Lançar um aplicativo até o final do ano

Resultados-Chave:

  • KR 1: Desenvolver o aplicativo no primeiro trimestre
  • KR 2: Fazer os testes no segundo trimestre
  • KR 3: Fazer lançamento beta no segundo trimestre
  • KR 4: Lançar o aplicativo até outubro

Objetivo 8: Aumentar a lucratividade em pelo menos 20%

Resultados Chave:

  • KR 1: Reduzir custos de aquisição de clientes em 15%
  • KR 2: Aumentar a retenção de clientes em 25% por meio de criação de um sistema de ateus mno automatizado, por chabot e base de conhecimento
  • KR 3: Automatizar 10% da operação de produção da empresa

Para que serve OKR: quais as suas vantagens?

Como vimos até aqui, com essa lista de exemplos de OKR para TI, o setor tem o poder de impactar resultados de vendas, marketing, atendimento ao cliente, produção e, sem dúvida, muitas outras áreas. 

Idealmente, o OKR para TI deve observar os departamentos da empresa e os objetivos estratégicos de cada um. Não há mais espaço para um setor isolado, que não interage ativamente com o alcance das metas de outras áreas. 

Desenvolver um sistema ou otimizar um software que contribui para automação da comunicação entre a empresa e o cliente, por exemplo, está relacionado à capacidade estratégica de atuação da TI. 

Em conjunto a isso, é importante destacar outras áreas como a segurança da informação e de dados da organização. O monitoramento dessa área é de suma importância.

Toda a integração da TI com o restante da empresa teve como ponto de partida a transformação digital

Hoje, as empresas dependem da tecnologia para garantir competitividade de mercado e para alcançar escalabilidade, produtividade e resultados positivos em todas as áreas, entre elas vendas e atendimento ao cliente.

Ferramentas adicionais para gestão de OKR e KPI

Por falar em tecnologia e atendimento ao cliente, uma sugestão para gerenciar informações, monitorar a performance e extrair dados para embasar metas e KPIs no setor é o software de atendimento, como o Zendesk Service

Além de integrar diferentes canais de contato, facilitando o acompanhamento dos tickets de clientes (e otimizando sua experiência de compra), a ferramenta ainda oferece complementos, como os de inteligência artificial

Os recursos automatizam processos repetitivos, empregam IA generativa nas respostas ao cliente, facilitam o atingimento de objetivos e ainda geram insights para otimização da jornada de compra.

Conheça mais sobre o Service em um teste gratuito ou agende uma demonstração!

Histórias relacionadas

Artigo
14 min read

CSAT: como calcular e suas vantagens

Aprenda como calcular CSAT e otimize a experiência do cliente com dicas práticas, exemplos simples e estratégias eficientes para sua empresa.

Artigo
8 min read

Avaliação por escala gráfica: como funciona?

Simples, didática e de fácil análise. Estas são algumas das características que fazem da avaliação por…

Artigo
17 min read

Balanced Scorecard: o que é e como funciona? [GUIA COMPLETO]

Entenda o que é Balanced Scorecard, como a metodologia funciona e como o BSC pode ser um aliado na gestão da estratégia das empresas.

Artigo
8 min read

Gerenciamento de dados no CX: como melhorar a experiência do cliente?

Aprenda agora como personalizar a experiência do seu cliente com o gerenciamento de dados no CX. Saiba como fidelizar mais consumidores!