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8 exemplos de OKR para TI que vão melhorar o desempenho de sua equipe
Por Zendesk
Última atualização em 5 janeiro 2024
Conhecer alguns exemplos de OKR para TI vai contribuir para que a sua empresa defina objetivos estratégicos de maneira ágil, facilitando o crescimento da organização, a otimização de processos e competitividade de mercado.
Sem dúvida, uma das atividades mais importantes e mais complexas, comum a todos os setores de uma organização, é a definição de metas e objetivos.
Entretanto, existem diferentes metodologias que prometem ajudar você a organizar o foco que seu negócio deve ter. Entre elas está o que é OKR.
É exatamente por sua agilidade, construção simplificada e objetivos, que o modelo de OKR parece se dar tão bem com o setor de TI.
OKR é a sigla de Objective and Key-Results, ou Objetivos e Resultados-chave. São metas definidas pelos setores para o alcance de uma performance buscada em nível estratégico.
Em uma empresa, todos os setores podem (e devem) trabalhar OKRs para guiar seu trabalho. Neste artigo, destacamos a importância da organização de metas setor de TI, afinal, trata-se de parte atuante na otimização dos processos e nos objetivos dos demais setores de um negócio.
A ideia é que os OKRs orientem o setor de TI estrategicamente, observando as demandas dos demais setores e entendendo de que forma podem ser aperfeiçoados do ponto de vista tecnológico.
Para o time de atendimento ao cliente, por exemplo, uma solução é incorporar um software de gestão que ajude a gerenciar múltiplos canais de contato de forma fluida e integrada.
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Neste artigo, você aprenderá
- O que é OKR?
- Exemplos de OKR para TI
- Para que serve OKR: quais as suas vantagens?
- Ferramentas adicionais para gestão de OKR e KPI
O que é OKR?
OKR significa Objectives and Key-results, ou objetivos e resultados-chave. É uma metodologia usada para a definição de objetivos e dos resultados que vão medir se eles foram ou não alcançados.
Baseada no modelo de gestão ágil, o OKR facilita a visualização da meta, tornando-a mais clara e transparente.
Também contribui para o compartilhamento do propósito da empresa entre todos os envolvidos em alcançá-lo.
É uma forma de alinhar as expectativas da empresa com os profissionais que trabalham nela, garantindo organização e flexibilidade.
A construção de um OKR começa com a definição dos objetivos de TI e, em seguida, apresenta quais os resultados devem ser alcançados para que o objetivo possa ser considerado concluído.
O modelo foi criado em 1975, dentro da Intel, com John Doerr, que levou o modelo, em 1999, para o Google. Depois, a metodologia se espalhou entre os setores de TI de diferentes empresas entre elas:
- BMW,
- Spotify,
- Airbnb, e mais.
Exemplos de OKR para TI
Antes de listarmos alguns exemplos de OKR para TI, vamos propor uma reflexão: qual é a participação efetiva da TI nos resultados da sua empresa?
Saber responder a essa pergunta pode mudar os rumos das OKRs que serão criadas.
Muitas empresas ainda observam o setor de TI como algo separado do restante, entretanto, cada vez mais a TI deve ser parte atuante da otimização dos processos e dos objetivos de todos os demais setores de um negócio.
Dito isso, seguimos para a lista de exemplos de OKR para TI. Confira.
Objetivo 1: Otimizar os processos de teste
Resultados-chave:
- KR (key-results) 1: Ter 98% das soluções sem bugs
- KR 2: Realizar mais 5 sessões de teste por semana com usuários-alvo
- KR 3: Diminuir o tempo de teste em 30%
- KR 4: Não registrar erros críticos na última semana de teste
Objetivo 2: Melhorar a segurança da informação e de dados da empresa.
Resultados-chave:
- KR 1: Alcançar 100% de eficácia na prevenção e detecção de apontamentos de segurança da informação
- KR 2: Reduzir em 50% o MTTD (Tempo médio para detecção de um possível incidente de segurança)
- KR 3: Reduzir em 30% o MTTR (Tempo médio para resposta a uma ameaça)
- KR 4: Mensurar semanalmente o score de risco da empresa
- KR 5: Mantes 95% dos equipamentos e sistemas atualizados
Objetivo 3: Lançar com sucesso uma versão beta do produto.
Resultados-chave:
- KR 1: Coletar feedback de 60% dos primeiros clientes
- KR 2: Garantir um mínimo de 55% dos novos registros
- KR 3: Alcançar um mínimo de 70% de avaliações positivas
Objetivo 4: Criar uma excelente experiência de suporte ao cliente.
Resultados-chave:
- KR 1: Alcançar um índice de 5 minutos para tempo médio de atendimento ao cliente
- KR 2: Alcançar um NPS médio com nota 9
- KR 3: Implementar um software de atendimento ao cliente integrado às principais ferramentas do setor
A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.
Objetivo 5: Reduzir o custo de aquisição de clientes
Resultados-chave:
- KR 1: Implementar um software de gestão de vendas para controle do pipeline
- KR 2: criar um sistema de qualificação de leads automatizada
Objetivo 6: Aumentar a produtividade do setor de produção em 20% no próximo semestre.
Resultados-Chave:
- KR 1: Automatizar etapas por meio do desenvolvimento de um sistema especializado
- KR 2: Acompanhar indicadores para identificar gargalos
- KR 3: Investir em novos equipamentos, renovando ao menos 40% deles em 12 meses.
Objetivo 7: Lançar um aplicativo até o final do ano
Resultados-Chave:
- KR 1: Desenvolver o aplicativo no primeiro trimestre
- KR 2: Fazer os testes no segundo trimestre
- KR 3: Fazer lançamento beta no segundo trimestre
- KR 4: Lançar o aplicativo até outubro
Objetivo 8: Aumentar a lucratividade em pelo menos 20%
Resultados Chave:
- KR 1: Reduzir custos de aquisição de clientes em 15%
- KR 2: Aumentar a retenção de clientes em 25% por meio de criação de um sistema de ateus mno automatizado, por chabot e base de conhecimento
- KR 3: Automatizar 10% da operação de produção da empresa
Para que serve OKR: quais as suas vantagens?
Como vimos até aqui, com essa lista de exemplos de OKR para TI, o setor tem o poder de impactar resultados de vendas, marketing, atendimento ao cliente, produção e, sem dúvida, muitas outras áreas.
Idealmente, o OKR para TI deve observar os departamentos da empresa e os objetivos estratégicos de cada um. Não há mais espaço para um setor isolado, que não interage ativamente com o alcance das metas de outras áreas.
Desenvolver um sistema ou otimizar um software que contribui para automação da comunicação entre a empresa e o cliente, por exemplo, está relacionado à capacidade estratégica de atuação da TI.
Em conjunto a isso, é importante destacar outras áreas como a segurança da informação e de dados da organização. O monitoramento dessa área é de suma importância.
Toda a integração da TI com o restante da empresa teve como ponto de partida a transformação digital.
Hoje, as empresas dependem da tecnologia para garantir competitividade de mercado e para alcançar escalabilidade, produtividade e resultados positivos em todas as áreas, entre elas vendas e atendimento ao cliente.
Ferramentas adicionais para gestão de OKR e KPI
Por falar em tecnologia e atendimento ao cliente, uma sugestão para gerenciar informações, monitorar a performance e extrair dados para embasar metas e KPIs no setor é o software de atendimento, como o Zendesk Service.
Além de integrar diferentes canais de contato, facilitando o acompanhamento dos tickets de clientes (e otimizando sua experiência de compra), a ferramenta ainda oferece complementos, como os de inteligência artificial.
Os recursos automatizam processos repetitivos, empregam IA generativa nas respostas ao cliente, facilitam o atingimento de objetivos e ainda geram insights para otimização da jornada de compra.
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