Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Exemplos de growth hacking: entenda o que é essa estratégia

Por Zendesk

Última atualização em 16 fevereiro 2023

 estratégias de growth hacking

Growth hacking é um termo que surgiu muito recentemente, mas que já está presente no dia a dia de muitas pessoas. Apesar da popularidade, a juventude da sua criação ainda resulta em diversas percepções equívocas.

Sendo assim, produzimos este conteúdo com diversos exemplos de estratégia de growth hacking para que você entenda melhor do que isso se trata. Confira!

O que é growth hacking?

O growth hacking consiste em uma série de métodos e estratégias de baixo custo que focam em adquirir e reter clientes de maneira exponencial. Esse termo foi criado em 2010 pelo empreendedor Sean Ellis em 2019 e, desde então, é usado principalmente por startups e pequenos negócios.

Apesar de possuir o termo “hacking” em seu nome, essa mentalidade e cultura de trabalho não busca atalhos. Na verdade, esse é um grande equívoco. O foco das ações de growth, geralmente, são a longo prazo. Não se trata de implementar algo e “bombar”, mas, sim, executar estratégias acertadas com disciplina.

Outro pilar do growth hacking é a cultura de testes e experimentação. Testar inúmeras iniciativas e aprender com erros pode ser uma das melhores maneiras de encontrar o caminho para o sucesso do negócio.

Além disso, o profissional de growth tem um entendimento profundo do negócio. Isso porque, diferentemente do que muitas pessoas pensam, growth não se trata de apenas marketing. Ele consiste em encontrar as “alavancas” do negócio, ou seja, os canais e estratégias que realmente contribuem para o crescimento financeiro.

Diferença entre marketing e growth hacking

A grande maioria das pessoas veem marketing e growth como exatamente a mesma coisa. Porém, como já dito, há diferenças. O growth hacking se encontra com o marketing no sentido de adquirir mais clientes para a empresa.

Contudo, o profissional de growth não se limita a isso. Seu foco é encontrar oportunidades de crescimento do negócio, independentemente do departamento em qual elas se encontram.

Esse ramo é extremamente multidisciplinar, tendo contato com times além de marketing, como vendas, produto, customer success, e muito mais. Afinal, uma oportunidade valiosa de crescimento pode estar presente em qualquer um desses setores, tudo depende das particularidades da empresa.

Growth hacking é para qualquer negócio?

Sim, o growth hacking pode beneficiar qualquer tipo de negócio. Ele está mais presente em startups e pequenas empresas por conta de duas características fundamentais dessas organizações: baixo orçamento e alta agilidade.

No entanto, grandes empresas com processos mais rígidos podem alcançar ótimos resultados com essa estratégia. Na verdade, os métodos criativos do growth podem ser o que está faltando para uma empresa estabelecida dominar ainda mais seu mercado.

Exemplos de estratégias de growth hacking

Agora que você já sabe o que é esse conceito, vamos conhecer alguns exemplos de growth hacking que ajudaram empresas a terem um sucesso surreal em seus mercados:

  • Dropbox
  • Airbnb
  • Gmail
  • Hubspot

Dropbox

Um dos maiores exemplos de growth hacking foi a estratégia de indicações criada pelo Dropbox, empresa de armazenamento de arquivos em nuvem.

A estratégia foi a seguinte: cada usuário ganhava 18 GB de armazenamento gratuito ao se cadastrar. Porém, eles poderiam receber 500 MB extra por cada pessoa recomendada que se criasse uma conta.

Logo, as pessoas passaram a convidar conhecidos de maneira extremamente veloz e em massa. Com isso, o Dropbox aumentou sua base de clientes em uma velocidade surreal.

Mas a velocidade do crescimento nem é o principal destaque. O maior feito de todos é que os gastos para alcançar esse crescimento foram mínimos. Eles transformaram seus usuários em propaganda gratuita.

Os únicos custos que tiveram muito provavelmente foram relacionados à infraestrutura da nuvem para suportar a quantidade de pessoas e armazenamento.

Airbnb

Hoje em dia, o Airbnb é amplamente conhecido como uma das melhores opções para encontrar hospedagens acessíveis em qualquer parte do mundo. Contudo, esse status não foi alcançado do dia para a noite e demandou estratégias diferenciadas. Eis aqui mais um exemplo de growth hacking.

No início da empresa, os fundadores perceberam que pessoas procurando por acomodações acessíveis utilizavam muito o Craigslist, um famoso site de anúncios classificados dos EUA.

Ao reconhecerem isso, rapidamente buscaram implementar algo em seu produto que se conectava com o Craigslist. E eles conseguiram. Os anunciantes do Airbnb conseguiam publicar classificados no Craigslist com apenas um clique. Isso foi extremamente inovador e benéfico para todas as partes.

Os donos de hospedagem tinham uma maneira extremamente simples e ágil de anunciar seus locais em mais de um canal. Ao mesmo tempo, o Airbnb podia ser encontrado em um site muito popular. E as pessoas que desejavam uma acomodação acessível conseguiam encontrá-la. Todo mundo saía ganhando, por isso o sucesso foi enorme.

Gmail

Quando o Gmail foi lançado, ele estava operando sob uma política somente para convidados. Além disso, haviam recursos que ajudavam a diferenciar o Gmail de outras empresas que oferecem e-mail, incluindo uma pesquisa e categorização mais eficiente das mensagens.

O interesse nos convites foi tão grande que haviam inúmeros deles sendo vendidos em leilões no eBay. Esse é um exemplo de growth hacking que se aproveitou de um produto competitivo e do FOMO das pessoas (o medo de ficar fora de algo que muitas pessoas estão participando).

Hubspot

Tornar uma ferramenta gratuita é outro exemplo de growth hacking bem testado que tem sido extremamente bem-sucedido para o Hubspot. O Hubspot é uma conhecida ferramenta de CRM e marketing que pode trazer diversas facilidades ao processo de aquisição de clientes.

Eles criaram uma ferramenta gratuita que auxilia os usuários na avaliação de SEO e velocidade de sites. Eles te entregam um relatório que pode te ajudar a melhorar seu site e, em troca, você oferece seus dados para que eles construam uma lista de e-mails.

Essa ferramenta foi um sucesso, pois diversas pessoas conseguiram acesso a informações relevantes apenas preenchendo alguns dados. Com isso, o Hubspot conseguiu criar uma máquina de aquisição de clientes.

Mas esse não foi o único sucesso deles. O Hubspot é muito conhecido pelo seu marketing de conteúdo. Eles possuem todo um ecossistema de conteúdos que educa e nutre de informações as pessoas que têm interesse em seus produtos.

Eles contam com um blog com inúmeros conteúdos, longas e personalizadas cadências de e-mail, uma plataforma com cursos de alta qualidade, e muito mais! Eles são uma grande referência no meio de marketing de conteúdo e inbound marketing.

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

Perfil de cliente: como criar + erros comuns + ferramentas

O perfil de cliente ideal é uma representação clara da persona que sua empresa quer atender. Saiba como criar e colocar em prática essa metodologia.

Artigo
13 min read

Competitividade empresarial: o que é e qual a sua importância?

Como o seu negócio está em relação à competitividade empresarial? Aqui você entenderá o conceito e verá como colocá-lo em prática. Confira!

Artigo
13 min read

E-mail de apresentação de empresa: 3 modelos para escolher

Assunto que desperta o interesse, texto direto, despedida gentil. Veja o que mais é preciso para um e-mail de apresentação de empresa completo.

Artigo
12 min read

Frases de impacto para conquistar clientes: aprenda a se destacar

Conheça exemplos prontos de frases de impacto para conquistar clientes e aprenda como criar textos que farão sua empresa se destacar!