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5 cases de experiência do cliente: as melhores estratégias
Por Zendesk
Última atualização em 10 janeiro 2024
Quer conhecer alguns cases de experiência do cliente para inspirar as suas estratégias de satisfação e encantamento?
Então se prepare!
Separamos 5 estratégias adotadas por grandes empresas com atuação no Brasil e no exterior para lhe mostrar que, com as ferramentas e métodos certos, é possível alcançar resultados impressionantes.
Mas, por que conhecer esses cases de experiência do cliente é tão importante? Os motivos são vários!
Além de servir como inspiração para as suas estratégias, esses cases mostram como manter o cliente como centro das operações, e priorizar a sua experiência traz resultados muito melhores para as empresas.
Sobre isso, o relatório Tendências para a Experiência do Cliente, da Zendesk, mostrou que entregar boas experiências se tornou tão importante que, agora, está no topo das prioridades dos negócios.
De acordo com o nosso levantamento, 63% dos gestores de experiência do cliente dizem que sua empresa vem priorizando a experiência do cliente há mais de um ano.
O que os clientes pensam disso? Bem, metade afirmam que a experiência oferecida por uma marca é mais importante agora do que um ano atrás. Além disso, 75% estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência do cliente.
Ou seja, aplicar estratégias que ajudem a alcançar essa expectativa se tornou imprescindível para as empresas, concorda?
Por isso, confira agora alguns dos principais cases de experiência do cliente e use como base para criar as suas próprias soluções!
Os esforços das empresas com experiência do cliente deixou de ser um diferencial para se tornar elemento fundamental para o sucesso das marcas.
Se sua empresa busca aumentar o faturamento e fidelizar a clientela, deve se inspirar nos casos trazidos neste artigo.
Uber, Slack, Magazine Luiza, Telecine e Udemy são as empresas cujos esforços de CX renderam resultados incríveis — mostrados neste artigo.
Para otimizar seus resultados, considere adotar ferramentas de suporte, como o software de atendimento ao cliente, que ajuda a gerenciar diferentes canais de contato.
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Neste artigo, você aprenderá
- Experiência do cliente: cases para você conhecer essa estratégia na prática
- Como a sua empresa pode se tornar um case de experiência do cliente?
Experiência do cliente: cases para você conhecer essa estratégia na prática
Diante do que foi dito neste artigo e do que vemos acontecer no mercado,é correto afirmar que a experiência do cliente deixou de ser um diferencial de marca para ser fator fundamental para o sucesso das organizações.
Sendo assim, é imprescindível para um gestor conhecer os principais exemplos de case de experiência do cliente. Com eles, é possível ter novos insights sobre como entregar um atendimento de alto nível dentro das especificidades do seu negócio.
Somente compreendendo as reais tendências do comportamento do consumidor e o que vem sendo utilizado pelas empresas de maior sucesso do mercado, você vai saber o que realmente funciona ou não, o que vai gerar diversos benefícios para o seu negócio.
Portanto, se a sua organização deseja tornar-se uma referência nesse quesito ou, ao menos, melhorar seu desempenho, é primordial conhecer os cases de customer experience que mais trouxeram resultados no mercado. Continue a leitura para ver a lista que preparamos!
Caso 1: alto padrão global em atendimento ao cliente
O primeiro caso de estudo de experiência do cliente é de uma das empresas mais populares do mundo: a Uber.
Fundada em 2009, a empresa opera atualmente em mais de 76 países e oferece recursos que vão além do serviço de transportes pessoais.
Também fazem parte de seu portfólio de produtos os serviços Uber Eats, UberRUSH e Uber for Business.
Com uma estratégia tão ampla e difundida, já dá para imaginar o quão complexas podem ser as operações da empresa, não é?
E tem mais: mesmo com uma complexa estrutura, a Uber não abre mão de centralizar os seus movimentos na experiência do usuário.
Pensando na pluralidade de clientes e em suas particularidades, a Uber apostou em uma ferramenta de atendimento baseada em nuvem. Isso possibilitou um gerenciamento integrado e a escalabilidade rápida do serviço, que crescia — e ainda cresce — em ritmo acelerado.
Atualmente, para dar conta de uma demanda constante de atendimento, a empresa utiliza, além do aplicativo, um canal de chat em tempo real para treinar novos motoristas e conectar usuários e restaurantes no Uber Eats.
Para você ter uma ideia, só nos EUA, são mais de 30 mil chats semanais sendo coordenados por um time igualmente grande de agentes.
E os resultados? Fluxos de trabalho melhorados, índice de satisfação do cliente maior do que 95% e um tempo de resposta no chat menor do que 30 segundos para o primeiro contato!
Caso 2: “todos os clientes merecem ter uma conversa real”
O segundo exemplo de case de experiência do cliente da nossa lista nos ensina grandes lições sobre atendimento humanizado. No caso, estamos falando da startup e ferramenta de comunicação Slack.
Fundada em 2009, a empresa Slack lançou o seu produto — uma plataforma de comunicação corporativa — em 2014, e desde então, já tinha grandes planos para o futuro.
Hoje, já são mais de 9 milhões de usuários que desfrutam de uma experiência cuidadosa e funcional no aplicativo e com os times de atendimento e suporte.
A filosofia da equipe de atendimento ao cliente da Slack é que todos os clientes merecem ter uma conversa com uma pessoa real.
Por isso, investiram no Zendesk Support e na API Zendesk Guide como ferramentas para possibilitar a criação de uma boa relação empresa-cliente mesmo em larga escala.
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Dessa forma, o contato com o suporte se tornou mais facilitado e integrado à plataforma Slack, bem como o envio de relatórios de bugs e feedbacks.
Em 2017, com o objetivo de potencializar a qualidade do atendimento, a Slack também incluiu o chat em tempo real e o suporte por e-mail 24h por dia.
Com uma média de 25 mil tickets por mês e 6 milhões de usuários ativos por dia, a estratégia da Slack rende um CSAT de quase 100% e um tempo de resposta otimizado de até 1 hora.
Dica de leitura: “Mensagens da Zendesk: atendimento ao cliente em um mundo essencialmente digital”
Caso 3: autoatendimento intuitivo e baseado em dados
O objetivo do Magazine Luiza sempre foi valorizar a jornada de experiência do cliente. Para isso, determinou que, em 2018, sua grande estratégia seria colocá-lo ainda mais no centro do negócio.
A fim de alcançar esse propósito, a solução foi desenvolver um projeto capaz de transformar a estrutura de atendimento e dar mais suporte aos consumidores e aos agentes.
A ideia era potencializar a satisfação dos clientes e otimizar o trabalho da equipe de atendimento, reduzindo o volume de ferramentas utilizadas e aumentando sua agilidade e produtividade.
O melhor caminho para alcançar esse objetivo foi adotar uma plataforma de integração de serviços, que une, em um só lugar, todas as informações, interações e solicitações dos clientes.
Isso permitiu uma gestão baseada em dados de fácil acesso e alto índice de confiabilidade.
Além disso, outra frente de atuação foi a otimização da experiência de autoatendimento. A ideia do Magazine Luiza era ajudar seu cliente a resolver problemas sozinho, de maneira intuitiva e rápida.
Caso 4: resolutividade no primeiro contato
Você, com certeza, já ouviu falar no nosso quarto case de experiência do cliente. Isso porque se trata de uma empresa que conta com seis canais com uma programação cinematográfica diversificada.
Já sabe qual empresa é? Estamos falando do Telecine.
Seu vasto portfólio de produtos leva ao atendimento de diferentes tipos de clientes.
Por conta disso, contar com uma estratégia adaptável e personalizável era uma das maiores demandas da empresa.
Pensando nessa necessidade, a solução encontrada foi a de adotar duas soluções Zendesk para melhorar a relação com os clientes: o Zendesk Guide e o Zendesk Chat.
A partir daí, a equipe do Telecine passou a trabalhar com base em um suporte de dados sólido e ordenado dos clientes.
Ao mesmo tempo, o chat permitiu criar respostas imediatas e reduzir o tempo de espera de cada consulta — o principal ponto definidor de uma boa experiência do cliente, de acordo com o Relatório Zendesk de Tendências em Experiência do Cliente.
Relatório da Zendesk – CX Trends
Como resultado, a Telecine alcançou um índice de satisfação de 82% e uma média de 7235 tickets mensais, dos quais mais de 50% já foram resolvidos no primeiro contato.
Caso 5: suporte efetivo para 14 milhões de usuários
A Udemy é o maior mercado de aprendizagem online do mundo, com uma plataforma que permite que especialistas criem cursos online para diferentes perfis de alunos em escala global.
Quando alcançou a marca de 13 milhões de estudantes, a empresa percebeu que precisava de uma solução com autoatendimento localizada.
A ideia era explorar o potencial de um recurso de satisfação do cliente integrado para organizar a rotina e algumas automatizações e, assim, tornar mais fluido o trabalho dos seus agentes.
Com a implantação da Zendesk Support, a Udemy conseguiu o que queria: acelerar as respostas aos tickets e oferecer opções de autoatendimento para os alunos e orientadores.
Além disso, a solução não deixa passarem despercebidas as avaliações negativas. Proativamente, o suporte envia e-mails aos alunos, analisa os dados dos tickets e atua para eliminar as causas do problema, evitando uma reincidência.
O resultado não poderia ser outro: 97% de satisfação do cliente e tempo de resposta permanente de 15 minutos para casos de reembolso.
Como a sua empresa pode se tornar um case de experiência do cliente?
Como você pôde ver, manter o cliente como foco da estratégia, melhorar a atuação do time de atendimento e usar as ferramentas certas é o caminho para entregar experiências melhores e, assim, obter resultados mais altos.
Além desses, teriam outros segredos que você precisa saber para colocar a sua empresa na lista dos melhores cases? Tem sim e vamos revelar para você!
- Entenda, de verdade, o que é experiência do cliente
- Prepare-se para essa jornada
- Utilize diferentes ferramentas
- Supere a expectativa do seu público
Entenda, de verdade, o que é experiência do cliente
Experiência do cliente, ou Customer Experience, diz respeito à impressão que a sua empresa deixa no jornada do cliente, considerando todas as interações que tiveram.
Ou seja, essa estratégia vai desde o momento que o cliente ainda é apenas um lead e descobre a sua marca, até chegar ao pós-venda.
Focar em promover boas experiências em diferentes etapas dessa jornada é o ponto de partida para deixar o cliente realmente satisfeito e, com isso, fidelizá-lo ao seu negócio.
Prepare-se para essa jornada
Estamos na era da experiência do cliente. A sua empresa está pronta para ela? Se preparar para esse novo formato de relacionamento entre marcas e consumidores abrange diversos pontos.
Por exemplo, sua empresa precisa estar aberta para ouvir os clientes e, a partir desse feedback, extrair insights para aprimorar os seus processos.
Também é fundamental adotar boas tecnologias, tanto para facilitar a comunicação quanto para aprimorar o trabalho dos seus agentes.
Por fim, não se pode esquecer de treinar adequadamente os agentes, não apenas para saberem como operar essas soluções, mas, principalmente, para saberem como prestar um atendimento humanizado e personalizado.
Aproveite e leia também: “7 dicas de treinamento para equipe de atendimento ao cliente”
Utilize diferentes ferramentas
Mas além de utilizar bons softwares de atendimento, você também pode (e deve) utilizar outros recursos que ajudem a aprimorar a experiência dos seus clientes.
Uma dica são os mapas mentais e diagramas de processos. Tratam-se de ferramentas que transformam dados complexos em informações visuais.
Com isso, é possível organizar de maneira muito mais simples e fácil de entender dados que colaboram para entregar mais resultados ao seu público.
Para saber como funcionam esses recursos, leia o artigo: “Como utilizar mapas mentais e diagramas de processo para melhorar a experiência do seu cliente”
Supere a expectativa do seu público
Por fim, vá além das expectativas do seu público. Por exemplo, use os dados que tem como base para insights que permitem entregar boas experiências antes mesmo de o cliente descobrir que precisa delas.
Outra forma de fazer isso é oferecendo mais coisas do que o cliente solicitou, tais como descontos, up grade em pacotes de serviço, brindes etc.
No artigo “O que é Wow: conheça algumas dicas para ir além do conceito” você entende melhor como funciona essa estratégia.
Gostou de ver nossos cases de experiência do cliente e dicas para se tornar um deles? Com boas estratégias e ferramentas robustas, alcançar resultados se torna uma meta mais prazerosa e possível para a sua empresa.
Aproveite e baixe nosso e-book “Como 4 empresas oferecem uma excelente experiência do cliente em escala!” e se inspire ainda mais.
E se quiser uma dica de boa ferramenta para alcançar resultados tão bons quanto dos nossos cases de experiência do cliente, então conheça o Zendesk Service.
O software de suporte ao cliente da Zendesk incentiva o autoatendimento, facilita o acesso dos clientes aos agentes, aprimora a atuação do seu time de atendimento, melhora a sua gestão e muitos mais!
Adicionalmente, conta com um complemento de inteligência artificial para conduzir experiências conversacionais ainda mais humanizadas e facilitar a gestão de dados e insights.
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