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Experiência em vendas: dicas e habilidades para você se destacar

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Um currículo bem elaborado, que descreva sua experiência em vendas de forma atrativa e eficiente é muito importante, pois é o que chamará primeiro a atenção dos gestores na empresa onde se busca uma nova oportunidade de trabalho. 

No entanto, vale ressaltar que apenas sua experiência como vendedor, muitas vezes, não é suficiente no atual cenário dinâmico em que vivemos. 

É preciso se manter em constante desenvolvimento e aprimoramento, uma vez que o perfil dos consumidores mudou nos últimos anos e, provavelmente, continuará mudando. Portanto, manter-se atualizado sobre as novas tendências do mercado é fundamental para realizar boas vendas. 

Inclusive, isso é uma das habilidades de um vendedor para currículo que você deve destacar quando for falar se suas qualificações de vendedor, pois é uma das principais características que os empregadores buscam em um representante de vendas. 

Segundo pesquisa citada na matéria da CBS News, “o importante não é apenas o treinamento e a experiência, mas a capacidade demonstrada de aprender”.

Além dessa, há um conjunto de características e habilidades de vendedor que é preciso ter para se sair bem na profissão. Apresentaremos a você 16 delas mais adiante neste artigo. 

Mas, primeiro, vamos lhe ajudar com algumas dicas de como descrever a experiência profissional em vendas no seu CV (currículo vitae). 

Continue aprendendo com estes conteúdos:

5 Dicas de como descrever sua experiência em vendas

As técnicas de venda que se usa no dia a dia no trabalho podem e devem ser empregadas quando for descrever sua experiência em vendas e suas habilidades de um vendedor para currículo

Sabe aquela expressão muito comum no mundo das vendas de que um bom vendedor consegue vender gelo para um esquimó? Esse vendedor convenceria o esquimó de que o gelo que eles vendem é especial, que o esquimó não pode viver sem aquela marca específica de gelo. 

É mais ou menos essa a ideia que você deve ter em mente quando for falar sobre a sua experiência como vendedor. Ao criar um currículo, encontre as características exclusivas que mostram que somente você pode fazer o trabalho.

As dicas a seguir mostrarão como “vender” suas qualificações de vendedor, tornando-o irresistível para o gestor responsável pela contratação. Aprenda como estruturar seu currículo, apresentando suas habilidades de vendedor de forma atraente, o que irá chamar a atenção do recrutador e garantir a você uma entrevista para o emprego de vendas tão almejado.

1. Formate seu currículo de forma clean

Na dúvida sobre qual template escolher, um formato clean é sempre uma boa opção. Outra boa dica é: seja objetivo e sumarize os pontos fortes de sua experiência em vendas.

O currículo deve informar sobre suas principais atividades de vendedor de forma organizada ao mesmo tempo em que deve convencer o entrevistador de que você é o profissional certo para a empresa em questão. Elabore seu currículo de modo que seja fácil de “escaneá-lo”, ou seja, passar os olhos e facilmente identificar as seções dele. 

Ao descrever a experiência profissional em vendas use bullet points, separando em tópicos o que você desenvolveu e realizou e fornecendo exemplos reais da sua trajetória profissional. 

Além disso, liste suas hard skills e soft skills, ou suas habilidades técnicas e pessoais, em uma coluna à parte para serem melhor visualizadas, em vez de na parte inferior do documento, evitando assim que essa informação se perca em meio a outras do currículo.

2. Informações pessoais: inclua link do LinkedIn

A primeira seção do seu currículo mostrará suas informações de contato. Além do seu endereço residencial e seu número de telefone (celular e/ou residencial), vale também incluir o link para sua página do LinkedIn e/ou Twitter, redes sociais mais, digamos, profissionais. Não se esqueça de manter seu perfil do LinkedIn atualizado. 

3. Objetivo: elabore como se você fosse uma marca

Se você está se perguntando “o que colocar no objetivo de um currículo para vendedor?”, não se preocupe que explicamos tudo a você.

Nesta seção, uma boa dica é se apresentar como se fosse uma marca, visando a um maior impacto para quem lê. Você pode incluir uma declaração que fale sobre quem você é, mostrar um exemplo emblemático da sua experiência em vendas e, claro, explicar o que deseja alcançar profissionalmente. 

Algo muito importante que não se deve fazer: não inclua frases de efeito, pouco específicas como “procuro novos desafios” ou apenas “quero contribuir para o crescimento da empresa”. Isso demonstra que você, na verdade, não faz ideia do que você deseja alcançar como objetivo da sua carreira. 

Veja um exemplo de objetivo para colocar no currículo:

“Consultor de vendas orientado a resultados com mais de 7 anos de experiência no setor de varejo. Responsável por implementar uma nova iniciativa para engajar clientes, que aumentou as vendas em 60% em um ano. Busco oportunidade como gerente de loja, para desenvolver minha vasta experiência no setor de vendas.”

Se olharmos para os componentes do objetivo encontraremos:

  • Adjetivo: usa-se um adjetivo que descreva o candidato, de modo a já começar a construir sua marca. No nosso exemplo, este adjetivo foi “orientado a resultados”, que ajuda a causar impacto e uma boa primeira impressão.
  • Experiência: a próxima parte da declaração informa sobre anos de experiência, mas lembre-se de que são suas realizações quantificáveis ​​que contam, não sua longevidade em uma função de vendas. 
  • Realização: as palavras seguintes irão dar uma amostra do que você pode fazer pelo seu empregador. Seja específico e inclua uma realização que seja interessante para a empresa que está recrutando. 
  • Objetivo: a parte final é o objetivo em si, ou seja o que você deseja alcançar na sua carreira. Importante que este se relacione com a vaga para a qual está se candidatando. 

4. Experiência profissional: não apenas descreva, enfatize!

Mais uma oportunidade de descrever razões porque você é a pessoa perfeita para o trabalho, esta seção é onde você vai falar sobre a sua experiência ou histórico de emprego. 

Na hora de elaborar essa parte, ajuda imaginar o que o leitor quer ver. Você deve contar a ele o que você fez, como você fez e quais foram os resultados alcançados. Lembre-se de usar bullet points para manter a atenção do leitor. 

Por exemplo, não diga apenas que você “mapeou os pontos de contato do cliente”, mas o impacto dessa ação: “mapeou os pontos de contato com o cliente e melhorou as taxas de conversão em 60%”.

Porque o mundo das vendas muda muito rápido, você não precisa voltar mais do que três empregadores se tiver bons resultados para mostrar. Isso evitará um currículo cheio de informações irrelevantes. 

Organize sua experiência profissional em ordem cronológica, começando com seu trabalho mais recente. Use o formato mês/data de início e fim da sua experiência em vendas, seguido do seu cargo, nome da empresa e uma breve descrição das suas responsabilidades naquele cargo. 

Ao escrever cada item, lembre-se de incluir palavras-chave que garantirão que um sistema de rastreamento de candidatos não rejeite seu currículo de representante de vendas. Por exemplo, se um dos requisitos da vaga for “responsável por prospectar clientes”, inclua “prospectar clientes” na sua experiência caso faça parte do seu histórico. 

5. Educação: Inclua cursos e treinamentos em vendas 

Embora, geralmente, não seja um pré-requisito para atuar na área de vendas possuir diploma em nível superior, se você tiver alguma formação que se relacione com o trabalho, por exemplo em cursos como Administração, Economia e Marketing, é válido colocar na parte de Educação. 

Numa seção subsequente, você pode incluir cursos, treinamentos e certificações que você realizou e se relacionam com a área de vendas. 

Porém, como dito na parte da seção de experiência profissional, em vez de apenas citar a sua formação, como, por exemplo “curso em gestão de vendas (2018)”, inclua informações extras que digam sobre como esse curso ajudou você a se especializar e se preparar para o cargo em questão: 

“Curso em gestão de vendas (2018), no qual aprendi a dominar as principais técnicas de vendas, métodos ágeis e ferramentas de gestão para enfrentar as mudanças do mercado.”

Além de deixar seu currículo mais rico, esses cursos e treinamentos, especialmente, se forem recentes, mostram que você se interessa em se manter atualizado, estudar e se especializar no seu ramo de atuação. 

A seguir, vamos abordar com mais profundidade as habilidades e qualificações de vendedor que você deve destacar na sua experiência em vendas. 

Habilidades que um vendedor deve ter

Os vendedores devem demonstrar capacidade de negociação e de serem corteses, além de dominarem excelentes habilidades de comunicação, trabalho em equipe e automotivação.

Na hora de descrever suas habilidades no currículo, vale dividi-las em categorias: soft skills (habilidades intrínsecas ou pessoais) e hard skills (habilidades técnicas). 

8 Soft skills em vendas

Abaixo, mostramos algumas das soft skills que você precisa ter como vendedor para se destacar na profissão. Essas habilidades podem ser desenvolvidas conforme você ganha experiência em vendas:

  • Habilidades de comunicação: ao tentar mostrar a um cliente em potencial o valor do produto ou serviço que você oferece, é preciso ser capaz de comunicar efetivamente a função, o propósito e as vantagens que acompanham o que está sendo oferecido.
    1. Escuta ativa: habilidade de prestar real atenção ao que seus clientes potenciais têm a dizer. Você conseguirá, dessa forma, saber quais são os pontos de dor deles e o que estão procurando para, a partir disso, descobrir qual é o melhor próximo a ser oferecido para eles.
    1. Habilidades para falar em público: especialmente importante se deseja seguir na carreira em vendas, pois provavelmente você será convidado a fazer apresentações periodicamente para promover o produto ou apresentar resultados de vendas. 
    1. Habilidades organizacionais: importante para ser capaz de estabelecer um fluxo de trabalho eficaz. Por exemplo, para organizar os materiais necessários para realizar uma apresentação de vendas, ou manter em ordem sua lista de leads, com essas informações compiladas em um documento facilmente consultável. 
    1. Inteligência emocional: permite que você compreenda como os outros estão se sentindo, gerenciando suas próprias emoções e as alheias.  A partir disso, você  conseguirá determinar como prosseguir com as conversas se conseguir detectar o humor de um cliente em potencial.
    1. Empatia: ajuda a criar rapport com os prospects, ao mesmo tempo em que possibilita a você identificar motivações e dores do clientes em potencial, facilitando que você tenha uma melhor noção de quando deve avançar e quando deve recuar nas negociações. 
    1. Habilidades de negociação: sempre haverá clientes interessados ​​em um produto, mas não dispostos a comprá-lo pelo preço estipulado. Em alguns casos, você pode recorrer a brindes, em outros, pode ser necessário oferecer um desconto. No entanto, aprender a como transmitir o valor do produto ao cliente de forma eficiente faz com que ele aceite pagar o preço inicial.
    1. Growth mindset: diferente das pessoas com mentalidade fixa, as que têm a “mentalidade de crescimento” acreditam que podem desenvolver suas habilidades inatas e aprender novas ao longo do tempo. Isso está ligado à ser resiliente, uma vez que as indivíduos com essa habilidade encaram falhar em algo como uma oportunidade de aprendizado.

    8 Hard skills em vendas

    São exemplos de hard skills em vendas conhecimentos em e capacidade de trabalhar com:

    1. Geração de leads: relacionado ao marketing, baseia-se em fomentar o interesse do consumidor a respeito de produtos ou serviços de uma empresa, por exemplo, criando formulários e landing pages com ofertas de valor.
    1. Prospecção de leads: etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Acontece depois da passagem do lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de leads.
    1. Análise das necessidades do cliente: o objetivo de realizar esta análise como parte de um plano de negócios é examinar com mais profundidade os consumidores com maior probabilidade de adquirir seu produto ou serviço. Essas necessidades podem ser estabelecidas de acordo com os diferentes segmentos de clientes. 
    1. Marketing de referência: propaganda boca a boca, esse tipo de iniciativa é projetado por uma empresa para incentivar os clientes existentes a indicar seus familiares, amigos e contatos a se tornarem novos clientes.
    1. Otimização da receita recorrente mensal (MRR): índice que representa a previsão de vendas dos negócios que operam por meio de contratos de assinaturas.
    1. Aumento do valor da vida útil do cliente (CLV): métrica que auxilia na previsão da receita futura e na mensuração do sucesso do negócio em longo prazo, além de informar quanto lucro uma empresa pode esperar de um cliente típico ao longo do relacionamento.
    1. Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC): cálculo que consiste na soma dos investimentos aplicados nas áreas de Marketing e Vendas da empresa, dividida pelo número de clientes conquistados em um dado período.
    1. Software de CRM: do inglês Customer Relationship Management, esse tipo de software apresenta ferramentas digitais relacionadas ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

    Um exemplo de software de CRM de vendas é o da Zendesk, que ajuda você ou sua equipe de vendas a maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e impulsionar a receita. Agora que você já sabe como melhor descrever sua experiência em vendas, experimente essa solução que oferecemos e transforme conversas em conversões!

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