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Experiência em vendas: dicas para montar currículo de vendedor

Por Zendesk

Última atualização em 24 janeiro 2025

Um currículo bem elaborado, que descreva sua experiência em vendas de forma atrativa e eficiente, é muito importante para demonstrar suas habilidades. Esse documento é a primeira amostra da sua capacidade de vender uma proposta e chamar a atenção. Afinal, antes de convencer os clientes, você precisa persuadir os gestores da empresa onde busca uma oportunidade de trabalho. 

No entanto, apenas ressaltar sua experiência como vendedor, muitas vezes, não é suficiente no atual cenário dinâmico em que vivemos. 

É preciso se manter em constante desenvolvimento e aprimoramento, uma vez que o perfil dos consumidores mudou nos últimos anos e, provavelmente, continuará mudando. Portanto, manter-se atualizado sobre as novas tendências do mercado é fundamental para realizar boas vendas. 

Inclusive, essa é uma das habilidades de um vendedor para currículo que você deve destacar quando for falar de suas qualificações, pois é uma característica muito valorizada e buscada pelos empregadores ao procurar talentos para o time comercial. 

Segundo pesquisa citada na matéria da CBS News, “o importante não é apenas o treinamento e a experiência, mas a capacidade demonstrada de aprender”.

Além dessa, há um conjunto de características e habilidades de vendedor que é preciso ter para se sair bem na profissão. Apresentaremos a você 16 delas mais adiante neste artigo. 

Por fim, aproveitaremos as tendências do Relatório CX Trends sobre inteligência artificial e mostraremos como as IAs podem revolucionar o setor nos próximos anos. Leia até o final e veja como essa tecnologia servirá de ferramenta essencial para o seu trabalho.

Resumo
  • experiência em vendas reúne sua bagagem profissional, conhecimento teórico e prático, hard e soft skills

  • para descrever a experiência profissional em vendas, monte um currículo limpo, objetivo e escaneável

  • evite informações desnecessárias e frases feitas, seja enfático nas suas qualificações e mostre personalidade

  • vendedores que dominam e sabem tirar proveito de ferramentas de IA possuem vantagens estratégicas frente aos concorrentes, segundo as tendências de customer experience

Conteúdos relacionados:

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é a experiência em vendas?
  • O que colocar no currículo de vendedor?
  • Como descrever experiência profissional em vendas: 5 dicas
  • Habilidades de vendedor: hard skills e soft skills mais importantes
  • Como a inteligência artificial pode transformar a experiência em vendas?

O que é a experiência em vendas?

A experiência em vendas representa toda a sua bagagem profissional, incluindo hard e soft skills, conhecimento teórico e vivência prática na área comercial. Seja descrita no currículo ou apresentada, casualmente, na hora da entrevista, as habilidades do vendedor são testadas em todos os contatos do processo seletivo.

Conforme explicado, antes de colocar suas qualificações de vendedor em atividade e negociar com os clientes, o primeiro desafio da sua jornada é convencer o entrevistador de que você é a pessoa certa para o trabalho.

Além disso, é bom lembrar que a experiência profissional é apenas uma parte do que se espera de um representante comercial de alto nível. Para complementar a sua trajetória, precisará se manter atento às novidades, ferramentas de trabalho e mudanças comportamentais dos clientes.

As responsabilidades dos vendedores mudaram muito nos últimos anos, devido à transformação digital no mercado de trabalho e eventos socioeconômicos, que impactaram como os consumidores interagem com o funil de vendas, como a pandemia de Covid-19, por exemplo.

O que colocar no currículo de vendedor?

Para buscar vagas abertas na área comercial, o currículo do vendedor, idealmente, apresenta os seguintes elementos:

Dados pessoais 

Coloque apenas informações relevantes como nome, e-mail e telefone. O endereço ou o nome da cidade onde mora são opcionais, necessários apenas quando solicitado na descrição da vaga;

Perfil profissional 

É um pequeno parágrafo para “vender seu peixe”. Isso permite demonstrar sua personalidade e identidade, com cuidado para não parecer forçado ou exagerado.

Experiências anteriores

Use esse campo para descrever sua experiência profissional em vendas, adquirida ao longo dos anos. Insira o cargo executado, nome do empregador, período em que esteve contratado e uma lista em bullet points com principais atribuições e méritos alcançados.

Formação acadêmica

Muitas vezes, as habilidades de vendedor são ensinadas pela vida. No entanto, para conseguir empregos mais exigentes e remuneração mais alta, é importante mencionar nível de escolaridade, atividades extracurriculares e cursos de capacitação que sejam relevantes para a atuação comercial.

Idiomas

Falar inglês fluente já passou de diferencial para uma habilidade quase obrigatória para vendedores. A globalização do mercado e a integração da cadeia de suprimentos 4.0 aumentam a busca por profissionais que falam outros idiomas, principalmente, inglês e espanhol.

Carteira de habilitação

Em muitos cargos de representante comercial, ser habilitado para dirigir é um pré-requisito. Isso acontece quando há necessidade de visitar parceiros e clientes em potencial na rotina de trabalho.

A depender da vaga, há empresas que perguntam e priorizam candidatos que possuem veículo.

Qualificações e outros

Para finalizar, coloque uma lista em bullet points das suas principais qualificações como vendedor. Boa comunicação, empatia, experiência em fidelização de clientes e especializações em atividades específicas são exemplos do que inserir neste tópico.

O currículo é um importante instrumento de trabalho para vendedores, por descrever toda a experiência profissional em vendas, resumir a formação acadêmica e as habilidades adquiridas em trabalhos anteriores. 

Nesse contexto, a meta é montar uma apresentação objetiva, clara e interessante, que destaca sua personalidade sem tirar o foco do que realmente importa: a sua aptidão para o serviço.

Como descrever experiência profissional em vendas: 5 dicas

As técnicas de venda que se usa no trabalho podem e devem ser empregadas quando for descrever sua experiência em vendas e suas habilidades de vendedor para currículo

Sabe aquela expressão, muito comum no mundo das vendas, de que um bom vendedor consegue vender gelo para um esquimó? Esse vendedor convenceria o esquimó de que o gelo que eles vendem é especial, que o esquimó não pode viver sem aquela marca específica de gelo. 

Essa é a ideia que deve ter em mente quando for falar sobre a sua experiência como vendedor. Ao criar um currículo, encontre as características exclusivas que mostram que somente você pode fazer o trabalho.

As dicas a seguir mostrarão como “vender” suas qualificações de vendedor, tornando-o irresistível para o gestor responsável pela contratação. Aprenda como estruturar seu currículo, apresentando suas habilidades de vendedor de forma atraente, o que irá chamar a atenção do recrutador e garantir a você uma entrevista para o emprego de vendas tão almejado.

1. Use uma formatação limpa e objetiva

Na dúvida sobre qual template escolher, formato clean é sempre uma boa opção. Outra boa dica é: seja objetivo e sumarize os pontos fortes de sua experiência em vendas.

O currículo deve informar sobre suas principais atividades de vendedor de forma organizada. Ao mesmo tempo, deve convencer o entrevistador de que você é o profissional certo para a empresa em questão. Elabore seu currículo de modo que seja fácil de “escaneá-lo”, ou seja, passar os olhos e identificar facilmente as seções dele. 

Ao descrever a experiência profissional em vendas use bullet points, separando em tópicos o que você desenvolveu e realizou e fornecendo exemplos reais da sua trajetória profissional. 

Além disso, liste suas hard skills e soft skills, ou suas habilidades técnicas e pessoais, em uma coluna à parte para serem melhor visualizadas, em vez de na parte inferior do documento, evitando assim que essa informação se perca em meio a outras do currículo.

2. Informações pessoais e perfis profissionais

A primeira seção do seu currículo mostrará suas informações de contato. O nome deve estar em destaque, assim como dados de contato, como telefone e e-mail. O endereço residencial não é relevante em muitos casos, apenas se a descrição da vaga solicitar a informação.

Vale incluir o link para sua página do LinkedIn, a rede social mais adequada para perfis profissionais. Não se esqueça de manter a página atualizada e fazer postagens periódicas.

Informar RG e CPF não costuma ser necessário. Conforme mencionado, no que diz respeito aos documentos pessoais, vale mencionar apenas se é um condutor habilitado ou não. 

3. Objetivo: elabore como se você fosse uma marca

Se você está se perguntando “o que colocar no objetivo de um currículo para vendedor?”, não se preocupe que explicamos tudo a você.

Nesta seção, uma boa dica é se apresentar como se fosse uma marca, visando a um maior impacto para quem lê. Você pode incluir uma declaração que fale sobre quem você é, mostrar um exemplo emblemático da sua experiência em vendas e, claro, explicar o que deseja alcançar profissionalmente. 

Quanto ao que não se deve fazer: não inclua frases de efeito, pouco específicas, como “procuro novos desafios” ou apenas “quero contribuir para o crescimento da empresa”. Isso demonstra que você, na verdade, não faz ideia do que você deseja alcançar como objetivo da sua carreira. 

Veja um exemplo de objetivo para colocar no currículo:

“Consultor de vendas orientado a resultados com mais de 7 anos de experiência no setor de varejo. Responsável por implementar uma nova iniciativa para engajar clientes, que aumentou as vendas em 60% em um ano. Busco oportunidade como gerente de loja, para desenvolver minha vasta experiência no setor de vendas.”

Se olharmos para os componentes do objetivo encontraremos:

  • Adjetivo: usa-se um adjetivo que descreva o candidato, de modo a já começar a construir sua marca. No nosso exemplo, este adjetivo foi “orientado a resultados”, que ajuda a causar impacto e uma boa primeira impressão.
  • Experiência: a próxima parte da declaração informa sobre anos de experiência, mas lembre-se de que são suas realizações quantificáveis ​​que contam, não sua longevidade em uma função de vendas. 
  • Realização: as palavras seguintes irão dar uma amostra do que você pode fazer pelo seu empregador. Seja específico e inclua uma realização que seja interessante para a empresa que está recrutando. 
  • Objetivo: a parte final é o objetivo em si, ou seja, o que você deseja alcançar na sua carreira. Importante que este se relacione com a vaga para a qual está se candidatando. 

4. Experiência profissional: não apenas descreva, enfatize!

Mais uma oportunidade de descrever razões por que você é a pessoa perfeita para o trabalho, esta seção é onde você fala sobre a sua experiência em vendas histórico de emprego. 

Na hora de elaborar essa parte, ajuda imaginar o que o leitor quer ver. Você deve contar a ele o que você fez, como você fez e quais foram os resultados alcançados. Lembre-se de usar bullet points para manter a atenção do leitor. 

Por exemplo, não diga apenas que você “mapeou os pontos de contato do cliente”, mas o impacto dessa ação: “mapeou os pontos de contato com o cliente e melhorou as taxas de conversão em 60%”.

Porque o mundo das vendas muda muito rápido, você não precisa voltar mais do que três empregadores se tiver bons resultados para mostrar. Isso evitará um currículo cheio de informações irrelevantes. 

Organize sua experiência profissional em ordem cronológica, começando com seu trabalho mais recente. Use o formato mês/data de início e fim da sua experiência em vendas, seguido do seu cargo, nome da empresa e uma breve descrição das suas responsabilidades naquele cargo. 

Ao escrever cada item, lembre-se de incluir palavras-chave que garantirão que um sistema de rastreamento de candidatos não rejeite seu currículo de representante de vendas. Por exemplo, se um dos requisitos da vaga for “responsável por prospectar clientes”, inclua “prospectar clientes” na sua experiência caso faça parte do seu histórico. 

A última dica nesse quesito é: evite citar experiências de emprego fora da área comercial ou que estejam defasadas. Essas informações poluem o documento e distraem o contratante do que realmente importa.

5. Educação: inclua cursos e treinamentos em vendas 

Embora possuir diploma de nível superior — se você tiver alguma formação acadêmica relevante — geralmente não seja um pré-requisito para atuar na área de vendas, é válido mencioná-lo no tópico de Educação. Geralmente, as áreas de Administração, Economia e Marketing reúnem as graduações mais interessantes para representantes comerciais. 

Numa seção subsequente, você pode incluir cursos, treinamentos e certificações que você realizou e se relacionam com a área de vendas. 

Porém, como dito na parte da seção de experiência profissional, em vez de apenas citar a sua formação, como, por exemplo, “curso em gestão de vendas (2018)”, inclua informações extras que digam sobre como esse curso ajudou você a se especializar e se preparar para o cargo em questão: 

“Curso em gestão de vendas (2018), no qual aprendi a dominar as principais técnicas de vendas, métodos ágeis e ferramentas de gestão para enfrentar as mudanças do mercado.”

Além de deixar seu currículo mais rico, esses cursos e treinamentos, especialmente, se forem recentes, mostram que você se interessa em se manter atualizado, estudar e se especializar no seu ramo de atuação. 

Habilidades de vendedor: hard skills e soft skills mais importantes

Os vendedores devem demonstrar capacidade de negociação, persuasão e cortesia, além de dominarem excelentes habilidades de comunicação, trabalho em equipe e automotivação.

Na hora de descrever suas habilidades no currículo, vale dividi-las em categorias: soft skills (habilidades intrínsecas ou pessoais) e hard skills (habilidades técnicas). 

8 Soft skills em vendas

Abaixo, mostramos algumas das soft skills que você precisa ter como vendedor para se destacar na profissão. Essas habilidades podem ser desenvolvidas conforme você ganha experiência em vendas:

  1. Habilidades de comunicação: ao tentar mostrar a um cliente em potencial o valor do produto ou serviço que você oferece, é preciso comunicar efetivamente a função, o propósito e as vantagens que acompanham o que está sendo oferecido.
  2. Escuta ativa: habilidade de prestar real atenção ao que seus clientes potenciais têm a dizer. Você conseguirá, dessa forma, saber quais são os pontos de dor deles e o que estão procurando para, a partir disso, descobrir qual é o melhor próximo a ser oferecido para eles.
  3. Habilidades para falar em público: especialmente importante se deseja seguir na carreira em vendas, pois provavelmente você será convidado a fazer apresentações periodicamente para promover o produto ou apresentar resultados de vendas. 
  4. Habilidades organizacionais: importante para estabelecer um fluxo de trabalho eficaz. Por exemplo, para organizar os materiais necessários para realizar uma apresentação de vendas, ou manter em ordem sua lista de leads, com essas informações compiladas em um documento facilmente consultável. 
  5. Inteligência emocional: permite que você compreenda como os outros estão se sentindo, gerenciando suas próprias emoções e as alheias. A partir disso, você conseguirá determinar como prosseguir com as conversas se conseguir detectar o humor de um cliente em potencial.
  6. Empatia: ajuda a criar rapport com os prospects, ao mesmo tempo, possibilita identificar motivações e dores dos clientes em potencial, facilitando que você tenha uma melhor noção de quando deve avançar e quando deve recuar nas negociações. 
  7. Habilidades de negociação: sempre haverá clientes interessados ​​em um produto, mas não dispostos a comprá-lo pelo preço estipulado. Em alguns casos, você pode recorrer a brindes, em outros, pode ser necessário oferecer um desconto. No entanto, aprender como transmitir o valor do produto ao cliente de forma eficiente faz com que ele aceite pagar o preço inicial.
  8. Growth mindset: diferente das pessoas com mentalidade fixa, as que têm a “mentalidade de crescimento” acreditam que podem desenvolver suas habilidades inatas e aprender novas ao longo do tempo. Isso está ligado a ser resiliente, uma vez que os indivíduos com essa habilidade encaram falhas como oportunidades de aprendizado.

8 Hard skills em vendas

São exemplos de hard skills em vendas, conhecimento e capacidade de trabalhar com:

  1. Geração de leads: relacionado ao marketing, baseia-se em fomentar o interesse do consumidor a respeito de produtos ou serviços de uma empresa, por exemplo, criando formulários e landing pages com ofertas de valor.
  2. Prospecção de leads: etapa do funil de vendas que visa a tentativa de contato com potenciais clientes. Acontece depois da passagem do lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de leads.
  3. Análise das necessidades do cliente: o objetivo de realizar esta análise como parte de um plano de negócios é examinar com mais profundidade os consumidores com maior probabilidade de adquirir seu produto ou serviço. Essas necessidades podem ser estabelecidas conforme os diferentes segmentos de clientes. 
  4. Marketing de referência: propaganda boca a boca, esse tipo de iniciativa é projetado por uma empresa para incentivar os clientes existentes a indicar seus familiares, amigos e contatos a se tornarem novos clientes.
  5. Otimização da receita recorrente mensal (MRR): índice que representa a previsão de vendas dos negócios que operam por meio de contratos de assinaturas.
  6. Aumento do valor da vida útil do cliente (CLV): métrica que auxilia na previsão da receita futura e na mensuração do sucesso do negócio em longo prazo, além de informar quanto lucro uma empresa pode esperar de um cliente típico ao longo do relacionamento.
  7. Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC): cálculo que consiste na soma dos investimentos aplicados nas áreas de Marketing e Vendas da empresa, dividida pelo número de clientes conquistados em um dado período.
  8. Software de CRM: do inglês Customer Relationship Management, esse tipo de software apresenta ferramentas digitais relacionadas ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Como a inteligência artificial pode transformar a experiência em vendas?

As ferramentas baseadas em inteligência artificial estão cada vez mais eficazes e pertinentes ao trabalho de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Nesse contexto, é importante destacar que a IA não ameaça tirar o seu serviço — pelo contrário: ela pode contribuir muito para o seu sucesso.

Entre os exemplos práticos da IA em vendas, podemos citar:

  • coleta e análise automatizada de dados;
  • geração de insights sobre comportamento de consumo;
  • criação de propostas personalizadas;
  • suporte para facilitar a triagem e agilizar a interação com os clientes;
  • segurança de dados e proteção de sistemas.

E mais, você pode contar com a Zendesk IA para aproveitar uma inteligência artificial generativa bastante eficiente, treinada por bilhões de interações de atendimento e facilmente integrada aos sistemas de gestão da Zendesk.

Saiba mais sobre essa ferramenta:

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