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Experiências do usuário em tempo real: por que importam?
Por Zendesk
Última atualização em 23 Agosto 2024
Melhorar as experiências do usuário em tempo real é importante porque dá a chance de entregar aquilo que o cliente quer, no exato momento em que ele busca e precisa. Essa dinâmica é possível pela análise instantânea de dados e uso de soluções baseadas em Inteligência Artificial.
A importância de toda essa “urgência”? Bom, como diz o velho ditado, “tempo é dinheiro”. Além disso, cada dia mais, as pessoas querem respostas rápidas aos seus questionamentos, e ninguém tem disposição para ficar horas esperando para interagir com uma empresa, concorda?
Se você tem dúvidas quanto a isso, nosso relatório CX Trends revelou que 72% dos clientes esperam receber atendimento imediato.
E tem mais! 70% dos consumidores compram mais, e outros 64% gastam mais quando os problemas que apresentam são resolvidos onde já estão.
Como você vê, oferecer e melhorar as experiências do usuário em tempo real traz diversas vantagens para a sua empresa. Como tornar a prática uma realidade no seu negócio? Siga a leitura deste artigo e descubra como a Zendesk pode ajudar!
Modificar a experiência do usuário em tempo real ajuda a personalizar o atendimento, melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar seu nível de satisfação, entre outras vantagens.
A coleta e análise de dados é essencial para melhorar as jornadas instantaneamente, pois dão uma visão realista da condição de cada cliente.
Ferramentas de atendimento baseadas em IA são fundamentais para garantir o atendimento no exato momento que o cliente precisa.
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- Como medir a experiência do cliente na prática?
Neste artigo você aprenderá
- O que é uma experiência em tempo real?
- Quais as vantagens das experiências do usuário em tempo real?
- 3 estratégias para experiência do usuário em tempo real
- Quais ferramentas da Zendesk facilitam a experiência do usuário em tempo real?
O que é uma experiência em tempo real?
A experiência do usuário em tempo real consiste na entrega instantânea de personalização às interações que o cliente tem com a marca. Isso é feito por meio da coleta e análise de dados que permitem entender o que precisa de entrega imediata para melhorar a jornada do consumidor.
Como você deve imaginar, sim, tudo acontece muito rápido. Por esse motivo, é fundamental adotar as tecnologias certas.
Nosso relatório também mostrou que a IA é essencial para transformar o atendimento ao cliente e que, por meio da tecnologia, é possível modificar as experiências do usuário em tempo real.
Inclusive, os líderes em CX já entenderam esse cenário, tanto que 70% das organizações investem ativamente em tecnologias e ferramentas que capturam e analisam automaticamente sinais de intenção com os clientes.
E o público também espera por isso, pois 51% afirmam que preferem interagir com bots em vez de humanos quando querem um serviço imediato.
Relatório da Zendesk – CX Trends
Quais as vantagens das experiências do usuário em tempo real?
A personalização na experiência do usuário, certamente, é a vantagem que mais se destaca ao modificar instantaneamente as jornadas dos consumidores. Afinal, ao usar dados em tempo real no atendimento ao cliente, obtém-se na hora insights sobre o que oferecer a ele.
Sugestões de compras, por exemplo, quando feitas no momento certo, potencializam a tomada de decisão e podem, até mesmo, levar a aquisições não programadas, porém benéficas para o comprador.
Além dessas, outras vantagens de melhorar a experiência do usuário instantaneamente, são:
- evitar perda de vendas ao reduzir a jornada de compra;
- melhorar o relacionamento e estreitar o vínculo com o cliente;
- aumentar o nível de satisfação dos consumidores;
- proporcionar mais comodidade e conveniência;
- conquistar um importante diferencial competitivo para a marca.
No artigo “Como as interações em tempo real melhoram a experiência?” , abordamos cada um desses pontos positivos em detalhes. Não deixe de conferir!
3 estratégias para experiência do usuário em tempo real
Para chegar a resultados como esses, é preciso adotar algumas estratégias. Entre as mais relevantes para melhorar experiências do usuário em tempo real, estão:
- utilize dados continuamente;
- aprimore os canais de atendimento;
- use soluções baseadas em IA.
1. Utilize dados continuamente
Os dados são a base para entender e acompanhar os interesses, as preferências e as mudanças de comportamento dos clientes, assim como são essenciais para direcionar e potencializar tomadas de decisão.
Porém, para garantir o aprimoramento das experiências entregues, é essencial que a coleta e análise sejam realizadas de forma contínua.
Isso é importante porque os mercados, as opiniões e as predileções dos consumidores não param de mudar. Deixar de acompanhar esses fatores leva à perda de importantes oportunidades de crescimento e melhoria.
2. Aprimore os canais de atendimento
Manter uma equipe para atendimento em tempo real nem sempre é fácil ou financeiramente viável, a depender do modelo e do porte da empresa.
É preciso escalar o time, definir horários de trabalho e, conforme o volume de interações, contratar novos agentes e treiná-los. E tudo isso demanda tempo e dinheiro.
Soluções de autoatendimento — principalmente chatbots de Inteligência Artificial —, resolvem esse problema ao garantir atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana, e ainda ajudam a melhorar as experiências do usuário em tempo real por meio da coleta de dados e aprendizado de máquina.
Aproveite e leia também: “Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!“
3. Use soluções baseadas em IA
Por falar em ferramentas baseadas em IA, a tecnologia é essencial para modificar experiências instantaneamente, como já comentamos.
Softwares de atendimento com IA Generativa aceleram a jornada dos clientes ao mesmo tempo em que entregam interações humanizadas, interativas e personalizadas.
A ideia não é substituir os agentes humanos, mas, sim, dar a eles a “mãozinha” extra que falta para otimizar suas rotinas, diminuir a carga de trabalho e aumentar a produtividade.
Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade
Quais ferramentas da Zendesk facilitam a experiência do usuário em tempo real?
Uma das soluções da Zendesk para experiências do usuário em tempo real é o Zendesk AI, ferramenta construída com base em bilhões de interações reais de atendimento ao cliente.
Os agentes de IA da Zendesk são mais independentes, inteligentes e confiáveis do que bots comuns. Por exemplo, analisam o contexto do ticket de atendimento e sugerem novas respostas predefinidas, automatizando o processo.
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