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Feedback construtivo: 3 dicas + sua importância

Última atualização em 13 dezembro 2022

O feedback construtivo pode ser bastante benéfico tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional. Afinal, ele aponta os pontos fortes e fracos com o objetivo de melhorar o seu desempenho no ambiente de trabalho.

No entanto, muitos gestores pecam na forma como oferecem o cashback. Pois, ainda que seja construtivo, é essencial fazê-lo corretamente, com uma linguagem adequada e clara.

A intenção é motivar o colaborador a melhorar e não desmotivá-lo. Vale dizer que atualmente existem inúmeras ferramentas de avaliações que permitem um feedback contínuo sem a necessidade da exposição do funcionário.

É isso o que você quer para o seu negócio? Então está no lugar certo. Neste artigo vamos mostrar como fazer um feedback construtivo, qual é a sua importância e + 3 dicas para você aplicar hoje mesmo na sua empresa.

O que é um feedback?

Feedback é uma estratégia usada nas organizações na qual os gestores e colaboradores avaliam os seus colegas registrando ações e comportamentos positivos e negativos com o objetivo de melhorar o relacionamento interpessoal da equipe.

Traduzido ao português a palavra significa retroalimentação. Em vista disso, o colaborador entende como ele é visto pelos seus colegas na execução das suas tarefas, bem como o seu relacionamento com a equipe.

Por meio do feedback, os gestores criam estratégias para melhorar a performance do seu time, seja por meio de treinamentos de hard skill ou soft skills, bem como por meio de conversas individuais com cada colaborador.

Feedback construtivo x Feedback destrutivo

Ainda que o feedback seja uma ferramenta importantíssima para a empresa, é preciso não confundir feedback construtivo com feedback destrutivo para não desmotivar os colaboradores.

Enquanto um tem a função de fazer o funcionário melhorar os seus pontos fracos, o outro pode minar o pensamento criativo e a motivação. E a diferença entre um e outro pode ser sutil a ponto do gestor nem se dar conta.

O feedback construtivo é aquele que usa uma linguagem adequada. Por exemplo, o gestor enaltece os pontos fortes do funcionário para depois mostrar os pontos fracos que exigem melhoria.

Já o feedback destrutivo é feito no meio de outras pessoas, algumas vezes até com tom pejorativo e com julgamento agressivo. Ele inibe a motivação do funcionário, acaba com a criatividade e piora ainda mais o seu desempenho.

Por conta disso, ele gera o efeito inverso, e ao invés do time se motivar e entregar melhores resultados para a empresa, ele se desmotiva.

Qual o objetivo de um feedback construtivo?

O objetivo do feedback construtivo é oferecer ao colaborador uma perspectiva externa sobre o seu comportamento, bem como o desempenho de suas funções, para motivá-lo a aprimorar os seus pontos fracos, tornando-o não só um profissional mais eficiente como também uma pessoa melhor.

Ele ajuda, dessa forma, a pessoa a compreender quais habilidades e atitudes devem ser aprimoradas, e o que está fazendo corretamente. Isso abre janelas de aprendizados e novas oportunidades para o próprio funcionário.

Para exemplificar, imagine um colaborador pontual, que planeja bem suas atividades, mas peca na criatividade. Ele pode não se dar conta disso, e ao receber esse feedback ele pode encontrar um curso para aprimorar essa deficiência.

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Qual o melhor momento para o feedback construtivo?

Para ser construtivo, o feedback precisa ser dado corretamente. Isso envolve planejamento, estudo da linguagem e até a escolha do melhor momento para chamar o colaborador para uma conversa.

Além disso, o ideal é que ele seja dado particularmente, evitando a exposição do funcionário. Ainda mais que nem todos estão prontos para receber um feedback.

Portanto, o supervisor e o gerente definem como a conversa pode começar, e onde ela chegará, de modo que o colaborador sinta-se motivado a melhorar suas deficiências.

Vale dizer que esse planejamento precisa ser muito bem feito. Pois, somente assim o feedback atingirá seu verdadeiro objetivo.

Quais são os benefícios que o feedback construtivo proporciona?

Quando bem implantada, uma cultura de feedbacks transforma o ambiente de trabalho. Pois, os funcionários veem onde estão errando e acertando.

Além do mais, os gestores melhoram a estratégia de desenvolvimento pessoal e de treinamentos oferecidos para toda equipe. O resultado final é ganho de produtividade e bem-estar. Podemos também dizer que o feedback ajuda a:

  • melhorar os pontos fracos do time;

  • diminuir os ruídos de comunicação;

  • reduzir erros frequentes;

  • ampliar o autoconhecimento.

Melhoria dos pontos fracos

O feedback construtivo conscientiza o funcionário de atitudes que não surtem um bom efeito na empresa, ajudando-o a identificar certas deficiências no seu comportamento.

A consequência é que ele começa a melhorar essas deficiências com o tempo, gerando assim, melhores resultados para o departamento e para si mesmo, uma vez que transformará um ponto fraco em ponto forte.

Diminuição dos ruídos de comunicação

A cultura de feedback evita que as pessoas falem do ponto fraco de um colaborador entre elas, sem que ele se dê conta disso. Ou seja, ele constrói um vínculo de confiança entre os membros de um time.

As pessoas não sentem receio em falar para as outras o que elas precisam melhorar. Como resultado, a comunicação fica mais transparente e sem ruídos.

Redução de erros frequentes

Quando você desconhece um ponto fraco que possui, comete o mesmo erro constantemente. Já ao saber que precisa mudar aquela atitude, você se esforça, e os erros desaparecem aos poucos.

Nesse sentido, o feedback diminui erros frequentes, proporcionando mais eficiência na condução do trabalho como um todo. Pois há uma melhoria nas deficiências comportamentais como um todo.

Ampliação do autoconhecimento

Por fim, um outro benefício que um feedback construtivo proporciona é o autoconhecimento. Pois, ao receber uma crítica construtiva você compreende um ponto fraco que precisa mudar.

Pode acontecer de você nunca ter se dado conta daquele defeito. E agora, com alguém externando ele, você olha para dentro de si e percebe que realmente possui essa deficiência.

Como fazer um feedback construtivo?

Agora que você já sabe o que é, e os benefícios proporcionados pelo feedback construtivo, vamos mostrar como ele é feito. Em resumo, você pode seguir o seguinte passo a passo:

  • planeje o que será falado;

  • escolha a hora certa;

  • aponte primeiramente as qualidades;

  • expresse os motivos do feedback;
  • mostre as soluções para o ponto fraco.

Planejamento do que será falado

O primeiro passo para dar um feedback construtivo é planejar o que você vai falar. Sendo assim, levante tanto os pontos positivos quanto negativos do colaborador e tenha em mente o que você deseja dele.

Crie um plano de começo, meio e fim para o feedback e se coloque no lugar do colaborador, pensando: eu gostaria de ouvir isso? Se falassem dessa forma comigo, eu me sentiria motivado a melhorar?

Escolha a hora certa

Logo após planejar o que falar, é preciso encontrar o momento oportuno. Não é simplesmente chamar o funcionário no meio do nada. Isso pode deixá-lo tenso para a conversa.

O ideal é marcar um café, um almoço, ou até mesmo um bate papo ao final do dia. Mostre que a conversa será positiva, e deixe-o animado para aquele momento. Assim, ele estará mais receptivo para o feedback.

Aponte primeiramente as qualidades

No dia e hora combinada, receba o colaborador com um sorriso e deixe ele escolher o café, almoço. Enfim, faça-o sentir-se à vontade.

Depois, mostre como ele é importante para a empresa e quais são os resultados que ele está atingindo. Aponte os pontos fortes que ele tem e como isso é bom para o departamento, para só depois entrar nos pontos fracos.

Expresse o motivo do feedback

Ao levantar os pontos fracos evidencie o porquê você está mostrando isso para o colaborador. Ele precisa entender como aquele ponto fraco prejudica o seu próprio desenvolvimento.

Veja que até chegar nesse ponto ele está totalmente receptivo, pois você o chamou para uma conversa reservada e descontraída, enalteceu os pontos fortes e mostrou como ele pode evoluir ainda mais ao mudar alguns hábitos.

Mostre a solução para o ponto fraco

Ao apontar os pontos fracos do colaborador, um pensamento poderá surgir na mente dele: “e aí, o que eu faço agora?”. Quando esse pensamento verbalizar você precisa ter a solução. Ou seja, você está ali para solucionar e não apenas apontar o problema. Certamente isso vai motivar e muito o funcionário.

3 dicas de feedback construtivo

Você viu que não é difícil dar um feedback. Entretanto, existem inúmeros tipos de feedback construtivo que você pode adotar. Ou seja, várias formas de chamar um colaborador para uma conversa. Abaixo separamos 3 dicas bem interessantes.

1 – Mostre o departamento como um todo

Durante a conversa, é preciso mostrar para o colaborador o departamento como um todo. Aliás, ele tem que compreender a organização como um todo.

Assim ele saberá como cada um desempenha o seu papel, e como o conjunto dessas funções contribuem para que a empresa atinja o seu objetivo.

Ao mostrar essa visão macro, ele terá mais motivação em se melhorar. Portanto, é aí que você aponta como os pontos fortes dele contribuem com o negócio e como os pontos fracos melhorados são necessários para o crescimento da empresa.

Ele vai entender que se a organização cresce, ele também ascenderá profissionalmente, e isso fará com que ele realmente mude as suas deficiências.

2 – Deixe claro que o ponto fraco é o comportamento

Um cuidado muito grande que você precisa ter ao transmitir um feedback é mostrar que o problema é o comportamento e não a pessoa.

Por exemplo, imagine dizer a seguinte frase ao colaborador: “é irresponsabilidade deixar parte de um processo para amanhã, e vemos que você vem fazendo isso”.

Ele sentirá que o problema está nele, justamente pelo uso do termo “irresponsabilidade”. Agora se você falar: “quando uma tarefa fica para o dia seguinte, ela atrasa a entrega final do produto, e a consequência é que o cliente deixará de comprá-lo da próxima vez”.

Repare que isso mostrou um ponto fraco do funcionário sem nenhum termo que dê a entender que o problema está nele.

3 – Foque na solução do ponto fraco

Tomando o mesmo exemplo acima, o colaborador pode dizer: eu compreendo o problema, mas não tenho como fazer hora extra, pois moro longe e demoro duas horas para chegar em casa. O que fazer diante disso?

O gestor pode propor uma melhor condução das tarefas que o colaborador está desempenhando. Inclusive apontando que alguns distraidores de tempo estão comprometendo o desempenho dele.

Por exemplo, ele não está terminando a tarefa no horário pois para a cada 15 minutos para olhar grupos no WhatsApp. Portanto, o feedback mostra que essa é a ação que precisa ser melhorada, e não exigir que ele fique além do tempo.

Exemplo de feedback construtivo

Um bom exemplo de feedback construtivo são as avaliações 360º feitas na empresa. Elas permitem que os colaboradores se avaliem entre si, avaliem o seu superior e sejam avaliados pelos demais.

Esse tipo de alinhamento possibilita ao departamento de RH encontrar os melhores treinamentos do mercado para melhorar os pontos fracos dos membros da equipe, e fortalecer os pontos fortes.

Há outros tipos de feedback construtivo, como as avaliações 180º, embora eles não sejam tão eficazes quanto um feedback mais amplo.

Uso da tecnologia para melhorar o feedback

Considerando que as avaliações de comportamento ajudam a identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores, é de referir que o uso da tecnologia é essencial nesse processo.

Afinal, um bom software de gestão proporciona feedbacks em tempo real e constantemente. Em vista disso, a empresa decide se os feedbacks serão abertos, fechados e como serão repassados.

Além disso, a organização filtra o que é um feedback construtivo e um feedback negativo e encontra soluções para a melhoria contínua de todos. Interessante, né? E uma boa opção no mercado é o Zendesk Service.

Ele amplia a visão dos funcionários sobre a empresa, possibilita a personalização e prepara a sua equipe para o sucesso. No final das contas, todos ganham. Quer saber como funciona? Solicite uma avaliação grátis.

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