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Ferramenta de atendimento para WhatsApp: veja os benefícios!
Por Zendesk
Última atualização em 14 fevereiro 2024
Usar uma ferramenta de atendimento para WhatsApp é excelente para facilitar o cotidiano do empresário que deseja ter um contato mais próximo com seu cliente.
O mais interessante é que essas soluções permitem que vários atendentes utilizem o app de mensagem instantânea simultaneamente, tornando possível ficar no controle de todas as conversas em uma única plataforma.
Outro fato importante a ser mencionado é o recurso de chatbots (robôs de conversação), que têm mensagens automáticas e relatório detalhado de desempenho.
Além desses, existem muitos outros recursos e benefícios que você vai conhecer a partir de agora!
O WhatsApp aprimora a comunicação entre cliente e empresa. O Business é ideal para autônomos e empresas sem equipe de atendimento, ao passo que a versão API é focada em empresas maiores, com alto fluxo de mensagens.
As boas práticas do atendimento no WhatsApp envolvem: não enviar muitas mensagens por dia, dar a opção de “não receber mais notificações”, seguir a política de comunicação do app e evitar as mensagens muito vagas.
O ideal é que a ferramenta de atendimento tenha recursos de inteligência artificial, com o aprendizado da máquina baseado em interações reais para elevar a experiência do cliente e proporcionar o suporte personalizado.
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Neste artigo, você aprenderá
- Como a ferramenta de atendimento para WhatsApp ajuda sua empresa?
- Como ter mais de um atendente no WhatsApp, simultaneamente?
- 8 ferramentas famosas de atendimento pelo WhatsApp
- Use a inteligência artificial para potencializar o atendimento
Como a ferramenta de atendimento para WhatsApp ajuda sua empresa?
O WhatsApp segue inovando a forma como as pessoas podem se comunicar. Além da versão comum que conhecemos, há o WhatsApp Business, que permite que usuários criem perfis oficiais das marcas para interagir, expor produtos e ter o selo de verificação.
Atualmente, o aplicativo WhatsApp é o mais popular entre os brasileiros, sendo presente em cerca de 99% dos smartphones, com acesso diário.
Por conhecer e entender a necessidade do seu público, a Meta desenvolveu versões totalmente focadas nos empresários.
- WhatsApp Business: uma versão pensada para para autônomos e empresas sem equipe de atendimento, com baixo volume de mensagem.
- WhatsApp Business API: versão voltada para empresas maiores, com alto fluxo de mensagens e que possibilita a automação com uso de inteligência artificial (IA) e múltiplos atendentes em um único número.
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Principais diferenças entre WhatsApp Business e WhatsApp Business API
Como foi citado, o WhatsApp Business tem foco em empresas menores, permitindo uma comunicação facilitada com os clientes por intermédio da plataforma.
Nesta modalidade, ainda é possível configurar mensagens automáticas, como o horário de funcionamento, sendo que seu uso é permitido por apenas uma pessoa. No caso, as solicitações devem ser respondidas uma a uma.
Já no WhatsApp Business API, a principal função é otimizar processos e escalar rapidamente os atendimentos na plataforma.
Aqui, vários atendentes utilizam o mesmo número, tendo ainda a possibilidade de implementar um chatbot, isto é, a automação que agiliza o atendimento ao cliente e resolve pendências em poucos minutos.
Outro fato importante sobre o WhatsApp Business API é que são permitidos números fixos (o 0800 é um exemplo), que contribui com a identificação do cliente com o canal oficial da marca.
Como ter mais de um atendente no WhatsApp, simultaneamente?
Se você pretende usar o WhatsApp Business com vários atendentes, saiba que os atendimentos simultâneos, em um mesmo número, ocorrem através de sistemas que são programados na versão API do WhatsApp Business.
Para a implementação do atendimento no WhatsApp, saiba que a versão API é a mais completa da plataforma e pode te atender melhor, dependendo da sua demanda.
No entanto, é imprescindível que você adicione informações úteis e válidas para que facilite a comunicação entre sua empresa e seus clientes, incluindo:
- descrição comercial;
- e-mail;
- endereço oficial da empresa;
- site;
- demais redes sociais.
É importante mencionar que a utilização da versão API depende de aprovação do WhatsApp, que é feita através de um Provedor de Soluções Oficial.
Boas práticas para utilizar a ferramenta de atendimento para WhatsApp
O ideal é seguir as boas práticas do WhatsApp para utilizar sem problemas a plataforma, o que inclui:
- não enviar muitas mensagens por dia aos clientes;
- dar a opção de “não receber mais notificações”;
- seguir a política de comunicação do WhatsApp;
- evitar mensagens muito vagas de boas-vindas.
Outro ponto importante é ter uma linguagem acessível na plataforma. Conhecer bem o público faz toda diferença ao montar o perfil da sua empresa no WhatsApp.
Seu negócio deve sempre prezar pelo bom atendimento ao cliente, por isso, certifique-se de que todas as conversas estão seguindo um padrão adequado.
Leitura complementar:
8 ferramentas famosas de atendimento pelo WhatsApp
A seguir, elencamos 8 soluções tecnológicas que contribuem para melhorar a relação entre o cliente e a empresa no WhatsApp. Confira!
1. Zendesk Service
O Zendesk Service é um software bem completo quando o assunto é atendimento, inclusive podendo ser considerado uma ferramenta de atendimento para WhatsApp.
Com suas ferramentas de bot, pode-se oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana para o cliente. Para quem deseja um atendimento ao cliente mais eficiente e eficaz, essa é a melhor solução, já que seus recursos não se resumem apenas a um tipo de atendimento.
Por sinal, essa não é apenas a melhor plataforma de atendimento para WhatsApp, pois ela propicia oferecer um atendimento omnichannel para que seu cliente tenha muito mais comodidade nas solicitações.
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2. Anota AI
O Anota AI é uma ferramenta voltada para restaurantes e franquias do ramo alimentício que trabalham com delivery.
Consiste basicamente em um atendente virtual que tira dúvidas mais frequentes dos clientes, envia o cardápio e as notificações sobre o andamento do pedido. É uma forma de chatbot que automatiza os atendimentos.
3. Sirena
O aplicativo Sirena é uma ferramenta de atendimento para WhatsApp que une vendas e atendimentos em uma única solução.
É inovadora por centralizar conversas em uma plataforma e oferecer múltiplos atendimentos, além de contar com lembretes para atendentes e ferramentas de cotação e registro de vendas.
4. Mkrzap
A plataforma de relacionamento digital da New Way que faz a unificação dos canais de atendimento da empresa em um só canal.
Tem a opção de distribuir de forma automática os atendimentos, podendo controlar o desempenho de cada atendente.
Leia também:
5. SacDigital
O SacDigital cria perfis com todos os dados dos clientes desde que houve a primeira interação.
Possibilita atendimento simultâneo de vários operadores, envio de mensagem em massa, cupons de desconto automático e geração de relatório detalhado das ações realizadas pelo WhatsApp.
6. PoliChat
O PoliChat reúne vários atendentes em um único número para centralizar o atendimento digital da empresa.
É possível distribuir os atendimentos por departamento, enviar mensagens automáticas fora do horário comercial e, ainda, realizar pesquisas de satisfação.
7. Maxbot
O Maxbot combina marketing e atendimento, possibilitando centralizar vários atendentes em um único chip, sem limite de envio de mensagens.
Oferece chatbots de interação e é gerenciável, com as opções de datas e horários de envios.
8. Chatpro
O Chatpro tem a função de multiatendimento pelo WhatsApp, visando melhorar a produtividade da equipe. Esse sistema permite o envio de mensagens com áudio, imagens, vídeos e anexos, organizado por departamento e com a opção de pré-atendimento.
Use a inteligência artificial para potencializar o atendimento
Agora, você já sabe como o uso de uma ferramenta de atendimento para WhatsApp pode ser importante para agilizar e melhorar o atendimento da sua empresa! Então, como escolher a melhor opção para o seu negócio?
Se você quer contar com o poder da IA, aproveite para ver a demonstração da solução da Zendesk. A propósito, ela foi construída com base em bilhões de interações reais, com foco na experiência do cliente e no suporte personalizado.