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Artigo 15 min read

Quais as melhores ferramentas de prospecção? Veja 12 opções

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Como prospectar novos clientes? Conheça as melhores ferramentas de prospecção B2B no mercado!

Abastecer o pipeline de vendas com prospects é um dos principais trabalhos da equipe comercial para garantir o crescimento dos negócios a longo prazo. Não é uma tarefa fácil, mas existem cada vez mais ferramentas que aceleram o processo e ajudam a fechar mais vendas.

A verdade é que criar uma estratégia de prospecção de clientes é desafiador, seja qual for. De acordo com uma pesquisa da Hubspot, mais de 40% dos vendedores consideram que a prospecção é a parte mais difícil do processo de vendas, seguida pelo fechamento (36%) e a qualificação de leads (22%).

Não é à toa que sempre surgem novas ferramentas de inteligência comercial para tentar resolver os principais gargalos que limitam o processo de vendas. Pensando nisso, elaboramos este post sobre como prospectar novos clientes e quais as 12 melhores ferramentas que podem auxiliar a sua equipe comercial! 

Continue a leitura e veja tudo sobre:

  • o que são ferramentas de prospecção;

  • quais são os tipos de ferramentas;

  • o que é inteligência comercial;
  • as 12 melhores ferramentas de prospecção;

  • como prospectar novos clientes.

O que são ferramentas de prospecção?

Ferramentas de prospecção são tecnologias que auxiliam a equipe comercial de uma empresa a encontrar potenciais clientes, também chamados de prospects, com o objetivo de aumentar as vendas.

São recursos que automatizam processos internos e permitem que os vendedores aproveitem melhor o tempo ao se dedicar no trabalho de condução e negociação de vendas. 

As ferramentas de prospecção B2B trabalham com a inteligência de vendas, ou seja, uma tecnologia que pode ser usada por meio de sistemas e aplicativos para a coleta e análise de informações e dados de potenciais clientes.

Mais abaixo falaremos em detalhes sobre o que é inteligência comercial. Porém, já fica claro como se trata de uma ferramenta que torna as decisões mais assertivas e é capaz de reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), uma das principais métricas de vendas.

Essa tecnologia serve tanto para novos e pequenos negócios com dificuldade nos resultados de prospecção B2B, quanto para grandes empresas no mercado, que cresce mais a cada dia. 

As ferramentas oferecem recursos que otimizam a geração de oportunidades e melhoram a forma como suas equipes trabalham os leads no funil de vendas.

Não deixe de ler: o que é cadência de prospecção? Como fazer?

Quais são os tipos de ferramentas de prospecção?

Dentro da etapa de prospecção de vendas, existem tarefas e atividades que podem exigir diferentes tipos de ferramentas de acordo com a estratégia adotada. Por exemplo, a prospecção ativa ou passiva precisa de recursos distintos

Enquanto a prospecção ativa funciona junto do outbound marketing, que busca o potencial cliente sem que tenha solicitado contato ou fornecido dados. 

Do outro lado, a prospecção passiva atua com o inbound marketing, no qual o lead é atraído até o funil de vendas e fornece seus dados por conta própria.

Em geral, os principais tipos de ferramentas de prospecção, são:

  • ferramentas de CRM de vendas;

  • ferramentas de prospecção B2B;

  • ferramentas de inteligência comercial;

  • ferramenta de pesquisa;

  • ferramentas de e-mail marketing;

  • ferramentas de inbound marketing.

As estratégias da equipe podem envolver prospecção ativa e passiva, a fim de buscar clientes ao mesmo tempo em que o negócio também é buscado. Isso pode envolver social media, landing pages, cold calls e cold emails, entre outros.

Entre essas alternativas, o CRM (Customer Relationship Management) é uma das ferramentas ideais para dar início às estratégias. Trata-se de um sistema para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local. 

Depois de gerar um lead com interesse em conhecer o seu produto ou serviço, você pode enviar o contato para a ferramenta de CRM a fim de fazer o acompanhamento das próximas etapas do processo comercial.

Já que estamos falando sobre como prospectar novos clientes, então precisamos aproveitar e entender também o que é inteligência comercial!

O que é inteligência comercial?

Também conhecida como inteligência de mercado, a inteligência comercial é um conjunto de ações estratégicas que usam a coleta de dados e informações como base para otimizar os resultados de uma empresa no setor de vendas.

Esses dados podem passar por análises quantitativas ou qualitativas com o objetivo de fornecer informações mais concretas sobre os prospects e as principais métricas de vendas.

Deste modo, tanto as abordagens quanto as tomadas de decisões se tornam mais eficientes, aumentando os resultados e conversões.

Sem mais delongas, confira nossa lista com as 12 melhores ferramentas de prospecção do mercado!

12 melhores ferramentas de prospecção

Existem incontáveis ferramentas que podem ajudar a fortalecer a sua equipe de vendas, desde opções mais simples que captam e enviam e-mails, até alternativas mais complexas que analisam o perfil de cada prospect.

Abaixo, separamos 12 ferramentas de prospecção e explicamos a função de cada uma delas para auxiliar o seu negócio no processo de vendas!

1. Zendesk Sell

Vai fazer um grande negócio? O software de CRM de vendas Zendesk Sell com certeza pode ajudar. Trata-se de uma plataforma de vendas que visa otimizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita das equipes comerciais.

Os times de vendas de uma empresa têm muitas tarefas a fazer e o Zendesk Sell foi desenvolvido para ajudá-los nas tarefas, além de auxiliar nas tomadas de decisões com base em dados e proporcionar melhores experiências ao cliente.

Também é uma ferramenta de vendas integrada que acompanha suas conversas, simplifica as atividades diárias e melhora a visibilidade do pipeline e do desempenho. 

Apesar de ser fácil de configurar e usar, um de seus grandes diferenciais é o suporte de uma equipe de especialistas dedicada a fornecer ajuda quando for necessário.

Além de tudo, com a ferramenta Reach, você tem acesso a mais de 20 milhões de empresas e 395 milhões de registros de clientes potenciais, nos quais os representantes de vendas podem encontrar novas oportunidades para aproveitar rapidamente.

A Zendesk Sell é uma ferramenta de prospecção B2B completa, ótima para ficar de olho em seu pipeline de vendas e seu desempenho.

Recursos do Zendesk Sell:

  • verificação de contatos e atualização de dados;

  • listas inteligentes e segmentadas de clientes potenciais;

  • análises, relatórios e as principais métricas de vendas;

  • inteligência de e-mails de vendas e automações;

  • discador nativo, registro e análise de chamadas;

  • previsão do volume de oportunidades e crescimento da receita;

  • integrações e APIs para potencializar ainda mais a prospecção.

2. Exact Sales

O Exact Sales traz soluções para vendas complexas, sendo possível criar um processo robusto de qualificação de leads e separá-lo em diferentes etapas (ou filtros). A ferramenta combina sua metodologia própria com um software para acelerar as vendas para a qualificação de potenciais clientes.

O Exact Sales oferece total controle do funil de vendas: facilita a tomada de decisões com base em dados, usando dashboards específicos por nível de usuário, relatórios personalizáveis e cruzamento de dados com Business Analytics.

Recursos do Exact Sales:

  • listas de leads com base no Big Data;

  • plugin para otimizar as prospecções no LinkedIn;

  • validador de e-mails;

  • lead Score para segmentação;

  • roteiros de Abordagem;

  • business analytics;

  • cadência de e-mail;

  • WhatsApp Business.

3. Econodata

A ferramenta Econodata utiliza Big Data e disponibiliza um banco de dados atualizado com milhões de empresas em todo território nacional, permitindo filtrá-las por região, porte, setor de atuação e todos os tipos de CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Esse recurso é muito útil na otimização do tempo dos vendedores B2B, já que não é necessário procurar por prospects online que muitas vezes não teriam interesse em seu produto/serviço. 

A Econodata é ideal para a geração de leads B2B e oferece uma Ferramenta de Inteligência de Mercado (Inteligência Comercial) com uma calculadora gratuita para obter uma ideia de quantas empresas se encaixam em seu perfil de busca.

Além disso, contém uma ferramenta específica para a nutrição automática de leads, usando a otimização de landing pages junto com estratégias de inbound e outbound marketing.

Recursos do Econodata:

  • mapeamento de mercados potenciais;

  • filtros e segmentação avançada;

  • consulta de informações estratégicas de empresas;

  • organização do processo de prospecção e geração de leads;

  • integração com sistema de vendas (CRM).

4. FindThatLead

Precisa encontrar algum e-mail? O FindThatLead é a ferramenta perfeita para isso, pois auxilia naqueles momentos em que precisa encontrar o e-mail correto de cada prospect que tem em sua lista.

Tudo o que precisa é do nome, sobrenome e URL do site da empresa na qual o contato trabalha. Com esses dados, é possível realizar a busca e descobrir o e-mail do tomador de decisão que procura.

FindThatLead também oferece uma extensão do Google Chrome, que ajuda a encontrar leads em qualquer website, como Twitter ou Linkedin.

Recursos do FindThatLead:

  • automação e personalização de campanhas de e-mail.

  • busca por clientes em potencial próximos a você;

  • listas segmentadas de clientes em potencial;

  • pesquisa por e-mail usando URLs de mídias sociais.

5. Clearbit

A princípio, a plataforma Clearbit tem uma função parecida ao FindThatLead com sua extensão para o navegador Google Chrome. 

No entanto, suas soluções vão ainda além, inclusive com o recurso “Reveal”, pelo qual é possível transformar visitantes do site em prospects no pipeline de vendas.

A ferramenta de prospecção B2B também possui uma opção que mostra vários e-mails de acordo com uma só URL, permitindo acesso fácil a possíveis novos contatos. 

Além disso, conta com funções auxiliares, como um relatório semanal de visitantes, que ajuda a revelar pipeline de vendas escondidos ao mostrar um painel de empresas anônimas que visitam seu site.

  • prospecção B2B baseada em dados;

  • alertas instantâneos de vendas;

  • gerenciamento de leads;

  • lead score;

  • dados precisos e atualizados;

  • conversão de visitantes qualificados do site;

  • segmentação avançada.

6. Hunter

Para encontrar e-mails em questão de segundos, o Hunter pode ser a escolha certa. 

Ao digitar o domínio no campo de pesquisa deles, a plataforma exibe uma lista de pessoas trabalhando na empresa, junto com o nome e o e-mail. Ou seja, ele possibilita o contato rápido com pessoas que possam ser importantes para sua empresa.

Recursos extras, como encontrar padrões em e-mails usados em uma organização, salvar os contatos de leads e importá-los direto para seu CRM também estão disponíveis no Hunter.

O Hunter também tem uma extensão para o Chrome, que já mostra quais e-mails estão disponíveis para acessar ao visitar o site de alguma empresa que deseja prospectar.

Recursos do Hunter:

  • pesquisa de domínio;

  • localizador de e-mail;

  • verificador de e-mail;

  • organizador de tarefas em massa;

  • campanhas de e-mail;

7. LeadFuze

O LeadFuze é uma boa opção para encontrar leads de qualidade. Sua base de dados conta com mais de 300 milhões de profissionais, de mais de 12 milhões de empresas. 

Com o LeadFuze, é possível gerar leads rapidamente e criar uma lista após uma pesquisa simples. A ferramenta permite obter informações de contato, como e-mail, telefone e até mesmo acesso aos perfis sociais dos leads.

Essas funções facilitam diretamente no início de uma venda, além de auxiliar no processo de marketing e recrutamento. 

Mais do que coletar os leads, a plataforma também ajuda a enviar e-mails automáticos personalizados e dar continuidade à conversa.

Recursos do LeadFuze:

  • criação de listas ilimitadas;

  • filtros de pesquisa com base no mercado;

  • automação da construção de listas;

  • integrações com outras ferramentas.

8. Ramper

A Ramper é uma ferramenta de prospecção B2B indicada para pequenas e médias empresas. O foco está na geração constante de novos leads dentro de um sistema de metas que precisam ser batidas pelos vendedores.

Um dos maiores destaques do software é a prospecção inbound ativa para aproveitar as oportunidades que sua equipe de vendas já gerou e podem estar paradas no funil.

A ferramenta também possibilita definir seu perfil de cliente ideal e criar listas segmentadas de e-mails corporativos. Além disso, conta com disparo de campanhas, acompanhamento das principais métricas de vendas e histórico de cada contato.

Recursos do Ramper:

  • prospecção ativa e passiva;

  • automação de e-mails;
  • automação de nutrição de leads;

  • integração com CRM vendas;

  • relatórios e análises inteligentes.

9. Geofusion

O geomarketing é uma estratégia de marketing que faz o mapeamento da localização para que as empresas conheçam melhor os seus consumidores. Muito além da inteligência comercial, aqui estamos falando de uma ferramenta de prospecção com inteligência geográfica.

Se sua empresa atua em todo Brasil, por exemplo, é possível identificar as regiões onde existem maiores concentrações de clientes em potencial. Logo, uma ferramenta de prospecção de clientes aliada a geolocalização é exatamente a proposta da Geofusion.

Com uma base de dados atualizada, a Geofusion oferece resultados dinâmicos e visíveis por meio de mapas online. O recurso permite realizar planejamento de ações de marketing regionais, com um maior direcionamento do mercado para os esforços e foco da equipe de vendas.

10. Datanyze

Uma ótima ferramenta para usufruir das vantagens da inteligência comercial é a Datanyze. É outra opção para encontrar informações sobre uma empresa com simples buscas pela URL do website dela.

O serviço apresenta uma série de dados das empresas para começar a comunicação. Obtenha informações de contato, endereços de e-mail e números de celular diretamente dos perfis do LinkedIn e sites da empresa, sem precisar sair do navegador graças à extensão do Google Chrome, que é fácil e intuitiva.

O Datanyze oferece informações para prospecção B2B precisas e garantidas.

Recursos do Datanyze:

  • captura de dados enquanto navega por sites e redes sociais;

  • modelos para dar inícios às negociações;

  • gestão e exportação da lista de contatos;

  • busca de dados em larga escala.

11. LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta de prospecção no LinkedIn essencial para quem depende da rede para captar novos clientes

É ideal principalmente para quem negocia com grandes empresas ou da área de tecnologia, pois a maioria dos prospects B2B está no LinkedIn.

Como conhece bem sua base de usuários, o LinkedIn dispõe de algoritmos sofisticados para a prospecção de clientes. Ou seja, facilita muito no momento de alcançar e se envolver com o cliente em potencial.

Recursos do LinkedIn Sales Navigator:

  • pesquisa avançada de leads e empresas;

  • recomendações de leads;

  • integração com CRM de vendas;

  • atualizações de vendas em tempo real;

  • descubra quem viu seu perfil.

12. Semrush

Por fim, a plataforma Semrush tem foco no inbound marketing e SEO. Ou seja, o seu forte é a prospecção passiva, apesar de também permitir a prospecção ativa de clientes por meio de palavras-chave específicas.

Em geral, sua principal função é acompanhar o ranqueamento de páginas e sites no Google e servir como um assistente na criação de conteúdos que atraiam leads até o seu negócio.

Em uma única plataforma, você consegue mensurar os resultados de estratégias de prospecção B2B realizadas por meio de técnicas de SEO, marketing de conteúdo, pesquisa de competidores e social media.

Recursos do Semrush:

  • pesquisa de palavras-chave;

  • análise de concorrência;

  • gestão de mídias sociais;

  • criação e otimização de conteúdo;

  • acompanhamento de publicidade paga.

Como prospectar novos clientes?

O sucesso da prospecção de novos clientes está em uma equipe de vendas profissional, bem organizada e com um planejamento bem estruturado.

É importante oferecer o seu produto para quem realmente precisa. Entrar em contato com quem não tem interesse no que sua empresa vende pode se transformar em uma grande perda de tempo para a sua equipe de vendas, não rende negócios e nem abre portas.

Portanto, informação é poder, principalmente na prospecção B2B. Conhecer o cliente faz parte do planejamento, mostra que ele é importante e que sua organização gostaria de tê-lo como parceiro. 

Sendo assim, pesquise sobre a empresa em que a pessoa trabalha, a atuação, os produtos e tente entender suas necessidades. Todas as informações ajudam no processo de abordagem ao cliente, demonstrando confiança durante o contato e negociação.

Leia também: como captar clientes? GUIA com 8 etapas para gerar mais vendas

Como mencionamos ao longo deste artigo, uma forma de facilitar o acompanhamento da prospecção de novos clientes é por meio de um CRM. 

O Zendesk Sell é um sistema completo de CRM, ideal para maximizar a produtividade, a visibilidade do pipeline e a receita das equipes de vendas.

Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo e aproveite todo o poder de uma ferramenta de prospecção!

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