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18 principais ferramentas de vendas e gestão comercial
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Quais são as principais ferramentas de vendas para aumentar os resultados de sua empresa?
Ter sucesso no mercado digital não é uma tarefa fácil. A gestão de vendas exige muita determinação, motivação e conhecimentos para planejar estratégias que se adaptem à constante evolução dos negócios.
É por isso que vendedores profissionais utilizam as melhores tecnologias disponíveis para se destacar em meio à concorrência, com ferramentas de controle de vendas, prospecção e inteligência comercial, além de opções para aumentar a produtividade da equipe.
Por isso, criamos este artigo para ajudar você na escolha das melhores plataformas de gestão comercial. Continue a leitura e descubra:
o que são ferramentas de vendas;
18 principais ferramentas de vendas;
como fazer gestão de vendas.
O que são ferramentas de vendas?
As ferramentas de vendas são plataformas digitais utilizadas pelos profissionais da área comercial para melhorar suas estratégias e ações. O conceito dessas ferramentas é bem abrangente, pois engloba diferentes tipos de tecnologias que podem ser aplicadas na gestão de vendas.
A maioria delas trabalha com o foco na automação de certas atividades que não precisam da ação humana. É importante ressaltar que a automação de vendas não tem como finalidade substituir o trabalho dos vendedores das empresas, mas sim otimizá-lo.
Alguns dos principais tipos de ferramentas de vendas são:
- CRM de vendas (Customer Relationship Management): Zendesk Sell, Agendor e Hubspot;
- inteligência comercial: Ramper, BuzzSumo e LinkedIn Sales Navigator;
- produtividade e gestão de equipe: Trello, Evernote e Slack;
- atendimento e suporte: Zendesk Service, Help Scout e Olark;
- marketing e conteúdo: Hootsuite, SEMrush e MailChimp;
- processos comerciais: DocuSign, Typeform e
Confira abaixo algumas opções para todos esses tipos de abordagens em nossa lista de ferramentas de vendas.
Otimização de seu CRM de vendas para melhorar o atendimento ao cliente
18 principais ferramentas de vendas
1. Zendesk Sell
Líder no mercado e uma das principais ferramentas de vendas, o Zendesk Sell é um CRM de vendas completo que tem como objetivo desenvolver um relacionamento de qualidade com seus clientes.
Um CRM é essencial como ferramenta para um vendedor ter controle da gestão comercial. Ele automatiza e organiza processos, elimina as tarefas repetitivas, facilita a condução de leads dentro do funil e oferece muita agilidade como ferramenta de vendas online.
Outra vantagem de um software CRM é a possibilidade de acompanhar resultados com relatórios completos e que otimizam o trabalho dos gestores.
Principais recursos da ferramenta de vendas Zendesk Sell:
pipeline de vendas personalizável;
integração de e-mail com monitoramento
integração de calendário
configuração de tarefas e compromissos
armazenamento de documentos
rastreamento e gravação de chamadas e mensagens de texto
painéis de vendas predefinidos
relatórios e painéis de vendas personalizados
previsão de vendas e rastreamento de metas
pontuação de leads e oportunidades
automação de tarefas
funções e permissões avançadas;
- ferramenta de prospecção de leads (Reach).
Custo de um CRM de vendas: como justificar o sistema?
2. Agendor
O Agendor é um sistema de CRM de vendas B2B que funciona como uma central de gestão comercial. É uma ferramenta de controle de vendas que oferece total visibilidade das informações armazenadas sobre seus clientes.
A tecnologia de um CRM, não apenas do Agendor, mas sim como um todo, viabiliza para que suas equipes operem em alta performance em vendas, sejam mais independentes e confiantes nas decisões do processo comercial.
3. Hubspot
Embora o destaque da Hubspot seja seu CRM de vendas, o software conta com recursos de marketing, gestão de conteúdo e operações também. Assim como no caso da Zendesk, os produtos da plataforma podem ser usados em conjunto.
Para a gestão de vendas, o CRM Sales Hub reúne todas as informações e dados em uma única plataforma que é fácil de usar por toda a equipe comercial.
O gerenciamento do pipeline, por exemplo, disponibiliza argumentos para contornar objeções, scripts de vendas, guias de posicionamento e diversos recursos para fechar mais negócios.
4. Ramper
A inteligência comercial é essencial para a prospecção digital B2B. Sendo assim, a Ramper é uma ferramenta de vendas capaz de gerar, conectar e engajar mais leads com menos esforços por parte da equipe no primeiro contato.
Enquanto as abordagens iniciais ficam no piloto automático, é possível direcionar a energia para atividades mais estratégicas, como a nutrição dos leads, os follow-ups e o fechamento das vendas.
5. BuzzSumo
O BuzzSumo é uma ferramenta que se baseia em quatro principais componentes relacionados às vendas: descoberta, pesquisa, influência e monitoramento.
Ou seja, a plataforma oferece insights para gerar ideias, criar conteúdos que estão em alta, identificar tendências no mercado e monitorar o desempenho de suas estratégias.
A análise de competidores, por exemplo, rastreia as principais métricas dos seus concorrentes para entender que tipo de conteúdo está funcionando e quais são os canais de comunicação com melhor desempenho no momento.
6. LinkedIn Sales Navigator
Sabia que o LinkedIn possui uma ferramenta de vendas própria? O LinkedIn Sales Navigator apresenta uma solução de inteligência comercial para sua gestão de vendas com o objetivo de segmentar os leads nas categorias certas, entender os principais insights e interagir de forma personalizada.
A plataforma serve como um guia para encontrar as pessoas e empresas certas com uma pesquisa que oferece os clientes em potencial mais relevantes. Além de tudo, é possível integrar os leads com seu CRM de vendas com apenas um único clique.
7. Trello
Uma das ferramentas de produtividade e gestão de equipe mais recomendadas é o Trello. Especialista no Método Kanban, o Trello ajuda as equipes a agilizar o trabalho em colaboração, gerenciar projetos e alcançar altos níveis de produtividade.
É uma ferramenta de vendas com diversas funcionalidades avançadas, intuitivas e personalizáveis. Atribua tarefas para cada vendedor ou equipe, automatize processos comerciais, determine metas, prazos e muito mais.
Uma grande vantagem do Trello são suas integrações com outras ferramentas de vendas e softwares, como o Evernote e o Slack que falaremos a seguir.
8. Evernote
Apesar de alguns recursos semelhantes ao Trello, o Evernote é um aplicativo de anotações com diferenciais que merecem destaque. Sua versatilidade permite que o Evernote seja sua central definitiva para listas de tarefas, notas, documentos, prazos, arquivos e mais.
As possibilidades de organização para a equipe de vendas são imensas. Entre os templates que a ferramenta oferece, você pode começar usando os modelos de plano de negócios ou planejador de vendas pré-ligações, por exemplo.
9. Slack
O Slack funciona como uma ferramenta de vendas graças à possibilidade de colaboração direta e rápida entre as equipes e responsáveis pela tomada de decisões de uma empresa em tempo real.
É possível integrar o Slack ao seu CRM, definir notificações para palavras-chave e usar canais específicos para se comunicar com parceiros externos, como agências, clientes e fornecedores.
A colaboração é o ponto forte da plataforma para fechar negócios em menos tempo.
10. Zendesk Service
Além do CRM de vendas que já citamos, a Zendesk também oferece a solução Service para um atendimento ao cliente completo, garantindo um alto nível de experiência e satisfação antes, durante e após as vendas.
Um relatório da própria Zendesk, Tendências da Experiência do Consumidor 2022, mostrou que o suporte de qualidade pode impulsionar as vendas: 90% dos entrevistados gastam mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente que oferecem.
A Zendesk Service possui recursos, como:
sistema integrado de abertura de tickets;
chat em tempo real;
central de ajuda;
base de conhecimento;
- chatbots para vendas;
e muito mais.
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11. Help Scout
Outra solução de atendimento ao cliente que funciona como ferramenta de vendas é a Help Scout. É possível integrá-la a um CRM de vendas e potencializar ainda mais a gestão comercial de sua empresa.
Não importa o canal que o seu cliente entrar em contato, seja por e-mail, chat ou redes sociais, a sua equipe estará pronta com recursos avançados para colaboração, organização e automação do atendimento.
12. Olark
O Olark também é um sistema de atendimento ao cliente e faz um excelente trabalho em unir os esforços das equipes de vendas, suporte e marketing. Para aumentar as vendas, o seu principal recurso é o chat ao vivo para implementar em seus websites.
Com o Olark, você pode enviar mensagens automaticamente para os visitantes que se enquadram em determinados critérios, convidando os usuários a interagir com o chat enquanto consideram uma compra.
13. Hootsuite
Gerenciar redes sociais com a Hootsuite é um dos melhores caminhos para empresas que desejam atender clientes e vender pelas plataformas. Um estudo divulgado pela Cupom Válido, com dados da Hootsuite e WeAreSocial, revelou que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais.
Logo, uma ferramenta como a Hootsuite pode ajudar muito na hora de vender pelas redes sociais. Com os recursos da plataforma, você pode publicar, divulgar e agendar conteúdo, engajar-se com seus clientes, monitorar as tendências e analisar todos os resultados.
14. SEMrush
A SEMrush é uma ferramenta de marketing de conteúdo, que por sua vez ajuda na gestão de vendas graças a seus inúmeros recursos, como: pesquisa de palavras-chave para SEO, análise de mercado e monitoramento do desempenho das redes sociais.
O SEO (Search Engine Optimization) e o próprio marketing de conteúdo são fundamentais para alavancar as vendas do seu negócio, uma vez que as vendas inbound geram leads orgânicos para a equipe comercial.
15. MailChimp
Não podemos deixar de falar em ferramentas de vendas sem falar de e-mail marketing. Apesar de ter diversos outros recursos, o MailChimp tem como grande força a automação e otimização do e-mails marketing.
O MailChimp oferece templates de e-mails, modelos de página de destino, um criador da jornada do cliente, testes A/B para suas mensagens e a possibilidade de personalizar tudo de acordo com sua marca.
16. DocuSign
Precisa assinar um documento online para fechar uma venda? Então, a DocuSign é a ferramenta ideal para assinatura eletrônica que ajuda as equipes de vendas com mais de uma dúzia de produtos e mais de 350 integrações, incluindo CRM de vendas.
Gere contratos otimizados automaticamente de forma rápida e prontos para serem assinados com apenas alguns cliques. A DocuSign também oferece uma gestão simplificada de todos os seus contratos para encontrá-los com facilidade em um só lugar.
17. Typeform
Para uma gestão de vendas eficiente, é preciso conhecer os seus consumidores. Portanto, o Typeform é uma opção que não pode ficar de fora dessa lista de ferramentas.
A plataforma permite criar formulários, pesquisas e questionários que as pessoas gostam de responder. Assim, você conhece melhor as necessidades e desejos dos seus clientes que vão ajudar nas estratégias de vendas.
18. Proposify
Para finalizar essa lista de ferramentas de vendas com chave de ouro, apresentamos a Proposify. A plataforma ajuda você a criar um processo de fechamento de vendas padronizado e escalável.
Crie propostas profissionais, acordos e contratos para vendas mais tranquilas com vários templates já disponíveis na biblioteca da ferramenta. Todos os modelos são 100% personalizáveis, facilitando a apresentação de sua marca exclusiva e o design do negócio.
Como fazer gestão de vendas?
O mercado apresenta uma série de ferramentas para fazer a gestão de vendas, mas um CRM é um dos elementos mais importantes para manter todos os processos integrados e rumo ao mesmo objetivo.
Além da tecnologia, lembre-se que a gestão de pessoas e equipes é outro fator predominante. Afinal, são os vendedores que vão lidar com os clientes e implementar as técnicas e estratégias que planejar.
Em suma, siga essas dicas simples e práticas para caprichar na gestão de vendas:
saiba gerir bem as pessoas;
entenda as necessidades de sua equipe de vendas;
conheça as dores e desejos do seu cliente;
desafie e capacite o time de vendas;
reúna o máximo de informações sobre o cliente;
aproveite os benefícios das ferramentas de vendas;
defina objetivos e acompanhe as métricas de vendas;
avalie o desempenho dos profissionais e dê feedback;
recompense a sua força de vendas pelos resultados.