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Artigo 6 min read

5 ferramentas de vendas online para quem está começando

Por Zendesk

Última atualização em 22 março 2023

As ferramentas de vendas online são recursos fundamentais para o aumento das conversões do e-commerce, para a satisfação dos consumidores, redução do custo de aquisição e a ampliação do retorno sobre investimento.

A partir dessa afirmação, talvez você esteja pensando: “tudo isso é uma bobagem, porque o que faz um consumidor comprar são preços baixos”. 

De fato, o custo da mercadoria é um fator importante para o início do processo de compra. 

Contudo, se você é daqueles empreendedores que acreditam que o preço é o único argumento que importa, talvez fique surpreso com a informação de que 97% dos consumidores abandonam uma compra porque o serviço oferecido pela loja virtual não era bom o suficiente. Foi isso o que encontrou a National Retail Federation’s em sua pesquisa sobre o assunto.

Esse dado nos indica que o comércio eletrônico precisa se preocupar com outras questões além do preço

E é justamente pensando em atender todos os demais elementos que fazem com que uma venda seja realizada, que as ferramentas de vendas online são indispensáveis na gestão das lojas virtuais.

5 ferramentas de vendas online para gerar mais lucro

Não deveria ser necessário dizer que um e-commerce, nascido a partir da tecnologia, precisa dela para sobreviver e ganhar espaço no mercado, não é mesmo? Isso deveria ser óbvio. 

Mas, afinal, quais são os recursos mais importantes para tornar uma loja mais eficiente e competitiva? 

Para responder a essa perguntas, a seguir, listamos as 5 principais ferramentas de vendas online

  1. Ferramenta de automação de marketing
  2. CRM de vendas
  3. Chat online
  4. Meio de pagamento
  5. ERP

1. Ferramenta de automação de marketing

O marketing é indispensável para qualquer negócio digital e as ferramentas de automação são imprescindíveis para:

  • gerar e qualificar leads, 
  • nutrir contatos durante a jornada de compra
  • segmentar clientes para uma comunicação mais assertiva,
  • manter o relacionamento com compradores antigos e inativos e mais. 

Tudo isso é feito com agilidade e inteligência, ao mesmo tempo que reduz o trabalho da equipe e permite que ela tenha tempo para executar outras atividades. 

Leia também: Automação de marketing digital para vendas: TUDO SOBRE

2. CRM de vendas

Ainda é comum que donos de e-commerce acreditem que CRM é uma ferramenta apenas para empresas B2B ou de serviços. 

Na prática, ela é uma aquisição importante para a loja virtual, porque reúne o que há de mais relevante em um negócio: as informações sobre seus clientes.

Com um CRM para e-commerce é possível:

  • armazenar o histórico dos clientes;
  • centralizar o que foi compartilhado em múltiplos canais, como chat do site, redes sociais, email, entre outras plataformas. Esse é um recursos imprescindível para uma experiência omnichannel completa;
  • conhecer tudo sobre o perfil de cliente que a sua empresa atrai, incluindo interesses, comportamentos e características demográficas (como idade, gênero, renda e mais);
  • segmentar os visitantes de acordo com a etapa da jornada de compra em que estão;
  • prestar atendimento personalizado;
  • investir na fidelização e mais.

Conhecer todo o caminho dos seus clientes, desde o interesse por um produto até a decisão de compra, ajuda sua empresa a estar presente em todas essas fases, estreitando o relacionamento, gerando valor até a venda. 

3. Chat online

A disponibilização de uma plataforma de atendimento dentro da sua loja virtual contribui para o aumento das vendas. 

Um chat ao vivo ajuda a responder às perguntas dos clientes antes que elas se tornem objeções que interrompam o processo de compra. 

Dúvidas sobre o prazo de entrega, descontos para pedidos maiores, medidas das peças, características de uso, tudo isso pode fazer com que o seu cliente se sinta inseguro sobre a compra e não a conclua (mesmo que o seu preço seja excelente). 

Nesses casos, ele pode encontrar um concorrente com um chat que responde às suas dúvidas e tomar a decisão de concluir o negócio com ele.

Quer uma comprovação de que o atendimento gera vendas? A Forrester analisou o Zendesk Chat e descobriu um aumento de 29% nas receitas das empresas que usam a solução. Quem aí não quer um crescimento desse, não é mesmo?

Além de responder às demandas dos compradores, alguns chats online, como o oferecido pela Zendesk, também permitem que haja uma interação proativa com os visitantes da loja.

Ou seja, é possível enviar uma mensagem pelo chat a um usuário que está navegando na loja. Dessa forma, você oferece a sua ajuda, de maneira semelhante a de um vendedor em uma loja física. 

Por meio do recurso da Zendesk, também é viável estabelecer um atendimento omnichannel com suporte em vários canais e interações sempre integradas.

Leia mais em: 6 hacks SUPER valiosos sobre atendimento no e-commerce

4. Meio de pagamento

É claro que a sua loja virtual precisa de um sistema de pagamento, entretanto, antes de escolher o seu fique atento a algumas questões, como a segurança oferecida por ele. 

Afinal, vazamento de dados de pagamento podem acabar com a reputação do e-commerce. 

Lembre-se também de disponibilizar diferentes formas de pagamento como cartão de crédito, parcelamento, boleto bancário e Pix.

Por último, mas não menos importante, pesquise por ferramentas de vendas online que ofereçam checkout transparente, que mantém o cliente na página na hora de fazer o pagamento e gera mais segurança aos compradores.

Tenha muita atenção nessa etapa, afinal, estudos como o feito pela  Salescycle (2021) estimam que 81,08% dos usuários abandonam o carrinho de compra nos setores de varejo.

Um processo de pagamento complexo é uma das razões para esse problema.

5. ERP

Você já pensou em expandir os canais de venda, colocando produtos em marketplaces? 

Ou então você gerencia uma loja física, e gostaria de integrá-la ao comércio eletrônico para facilitar a gestão do estoque? 

Um ERP é um sistema de integração para e-commerce que visa a centralização das informações como estoque, vendas realizadas, e mais. 

É possível, por exemplo, fazer um único cadastro de produtos e enviar a atualização para a loja online própria, marketplaces e atualizar o estoque da loja física. Tudo com um único clique.

Com essa conexão entre canais você pode centralizar os pedidos que a loja recebe, emitir notas fiscais automaticamente, atualizar estoque conforme as vendas são realizadas, independente da plataforma em que isso acontece, e mais.

A Zendesk oferece parte das ferramentas de vendas online que apresentamos aqui como o chat online e o CRM de vendas

Além disso, nosso software é capaz de reunir dados importantes de seus compradores e do fluxo comercial. Essas informações são vitais para melhorar, continuamente, os resultados da empresa, incluindo taxas de conversão e maior conhecimento sobre os clientes. Tudo isso gera melhores experiências e um ciclo de melhorias nos resultados do negócio.

Ficou curioso? Então, entre em contato com a Zendesk e descubra o que podemos fazer para te ajudar. Que tal fazer uma avaliação grátis? 

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