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Quais são as ferramentas mais utilizadas para vendas online?
Por Zendesk
Última atualização em 26 Agosto 2024
Não basta criar um site e achar que os clientes vão simplesmente encontrar sua empresa e comprar com você. É preciso elaborar estratégias e aplicá-las com o uso correto das ferramentas mais utilizadas para vendas online.
Há diversos fatores que ajudam a impulsionar vendas online em um negócio, como a estrutura de um bom e-commerce e a divulgação efetiva da loja virtual. Adicionalmente, destacam-se o uso de plataformas inteligentes, a adoção de formas de pagamento facilitadas, a participação em marketplaces e afins.
A pandemia acelerou as compras por e-commerces e revelou que essa é uma tendência que veio para ficar. Uma pesquisa feita pela Mundi Map e E-commerce Brasil mostrou que a expectativa é que o varejo online cresça 56% até 2024.
E a sua empresa, vai ficar de fora? Continue a leitura e saiba quais são as principais ferramentas usadas para venda online.
Existem, basicamente, duas maneiras de criar o seu e-commerce. A primeira opção consiste em montar o site da sua loja do zero, com desenvolvimento de estrutura, layout, entre outras. A segunda alternativa é utilizar plataformas de e-commerce com templates prontos e diversos recursos e ferramentas integrados.
Um software de CRM não pode faltar no seu e-commerce. A ferramenta automatiza tarefas repetitivas, dá acesso a dados e métricas relevantes para a sua estratégia e indica o melhor momento para abordar um lead interessado nos seus produtos.
As ferramentas de logística são ótimas para ajudar a organizar suas vendas. Por exemplo, avisam quais produtos precisam de reposição, os mais vendidos e em qual época do ano.
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Neste artigo, você vai aprender:
- Como funciona um site de vendas pela internet?
- 7 ferramentas mais utilizadas para vendas online
- IA da Zendesk: atendimento de alto nível
Como funciona um site de vendas pela internet?
A primeira ferramenta utilizada é um site de vendas, chamado de e-commerce. Trata-se da vitrine virtual da marca, e demanda uma boa estrutura para atrair e encantar novos clientes e, claro, oferecer um modo simples e rápido de compra.
Há duas formas de criar o e-commerce da sua marca:
- contratar profissionais para montar o site do zero, com desenvolvimento de estrutura e layout.;
- utilizar plataformas de e-commerce que oferecem templates prontos, com recursos e ferramentas englobados.
Ambas as opções precisam de algum responsável da empresa para gerenciar a loja virtual e alimentá-la com informações sobre produtos e serviços, por exemplo.
Se você deseja criar rapidamente uma loja virtual com redução de custos, a melhor opção é assinar uma plataforma de e-commerce. O recurso oferece todos os serviços, como formas de pagamento e frete.
O e-commerce é um canal de vendas com alto potencial de alcançar mais clientes. Por isso, pesquise bastante qual plataforma atende ao objetivo da marca e oferece um modo mais simplificado de gestão e atualização.
Além do site, é necessário investir em outras ferramentas mais utilizadas para vendas online, que podem ser integradas à sua loja virtual. Confira quais são!
Quer ficar por dentro das principais tendências em Experiência do Cliente para este ano? Então confira a mais recente edição do relatório CX Trends:
Relatório da Zendesk – CX Trends
7 ferramentas mais utilizadas para vendas online
1. Técnicas de SEO
De que adianta ter um site completo e o cliente não achá-lo ao procurar no Google? Por isso, o investimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é extremamente relevante.
Com o uso adequado de palavras-chave, expressões e estruturação do site, sua loja virtual pode aparecer nos primeiros resultados de busca e atrair ainda mais clientes.
Além de elaborar bons textos sobre a empresa e os produtos e serviços, a dica é criar um blog que ofereça conteúdos relevantes e estratégicos para servir como isca para potenciais clientes.
Leia também: SEO para vendas – saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia
2. CRM
Outra ferramenta muito importante quando falamos sobre impulsionar vendas online é o sistema de CRM. O Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) otimiza a gestão dos clientes de um negócio.
Além de automatizar tarefas, como cadastro de leads, fornece vários recursos que ajudam a conhecer profundamente o cliente. Por isso, inclui suas necessidades, bem como seus desafios e desejos.
Um bom sistema de CRM cria um funil de vendas para a empresa, fornece relatórios completos sobre os clientes, como os produtos e serviços mais vendidos. Em paralelo, indica o melhor momento de abordar algum lead que esteja interessado.
O recurso usa a inteligência artificial para armazenar dados e todas as interações realizadas com sua marca. Em seguida, gera métricas importantes para a elaboração de estratégias e ações de vendas.
Ou seja, esse tipo de tecnologia automatiza tarefas repetitivas e estrutura todo o processo de vendas, atendimento e marketing, desde a atração de leads até o SAC.
3. Redes sociais
As redes sociais servem como isca para o potencial cliente acessar o e-commerce e conhecer todo o portfólio de produtos e serviços.
Isto é, não tem como fugir! Estude em quais redes sociais seu público está e invista em estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.
Nunca se esqueça de compartilhar temas e assuntos relevantes e úteis para as pessoas e, em especial, oferecer um atendimento excelente pelas redes sociais.
4. Automação de e-mail marketing
Uma das ferramentas mais utilizadas para vendas online são as plataformas de automação de criação e envio de e-mail marketing.
Por e-mail, você também pode alcançar e fidelizar clientes. Os sistemas que automatizam esses envios oferecem templates prontos ou espaço para inserir a sua própria imagem, segmentação do público e relatórios com taxa de abertura e cliques nos links.
Lembre-se de variar o conteúdo do e-mail marketing e não apenas divulgar produtos e serviços. Pense em temas atrativos, que agreguem valor ao público, como dicas de uso e de manutenção, tendências do segmento, curiosidades sobre a marca, promoções etc.
Além disso, quando integrado ao site, o sistema de envio de e-mail marketing pode avisar sobre o carrinho abandonado e oferecer cupons de desconto. Outras opções são: pedir feedbacks e abrir espaço para utilizar as técnicas de vendas cruzadas (cross sell).
Aprenda mais: guia completo – para que serve o cross sell + dicas de uso
5. Certificado de segurança
Muitas pessoas deixam de comprar online porque não se sentem seguras em fornecer dados pessoais e bancários em qualquer site. Portanto, uma das ferramentas mais utilizadas para vendas online é a inserção de certificados de segurança no e-commerce.
Para transmitir confiança, é preciso investir em selos certificados, como o E-bit, que é gratuito, entre outros que são pagos.
Há, ainda, o certificado SLL que criptografa informações para protegê-las e evita que ataques de hackers peguem os dados fornecidos. Esse certificado é exibido no momento do acesso, que insere um cadeado na URL, que é exposta como HTPPS.
6. Marketplace
O marketplace é uma das ferramentas usadas para venda mais populares. Como ele funciona? Grandes e-commerces, como Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e Americanas.com, oferecem espaços dentro das lojas virtuais para que outros fornecedores possam vender produtos.
A prática traz mais visibilidade à marca, o que ajuda a vender mais rápido. Por outro lado, há uma intensa competição, já que muitas empresas optam por comercializar suas mercadorias em marketplaces.
Então, como dica, não use o marketplace como estratégia principal do seu negócio, mas como uma paralela, que ajudará a faturar e atrair novos clientes.
7. Gestão do estoque
As ferramentas de logística são ótimas para ajudar a organizar suas vendas. Por exemplo, avisam quais produtos precisam de reposição, os mais vendidos e em qual época do ano.
Logo, seu cliente não ficará sem o produto desejado e você conseguirá pensar em ofertas de determinadas mercadorias de modo mais certeiro e eficiente.
Se você implementar essas ferramentas mais utilizadas para vendas online perceberá a assertividade nas estratégias elaboradas e, consequentemente, maior faturamento. Os recursos facilitam o trabalho, pois, além de automatizar tarefas, contribuem para atrair clientes em potencial e fidelizar os atuais.
IA da Zendesk: atendimento de alto nível
Para obter sucesso nas vendas online, é necessário também oferecer um atendimento de alto nível para clientes e potenciais clientes. Nesse sentido, a Zendesk tem as ferramentas que você precisa.
O Zendesk Service, por exemplo, é o nosso software de atendimento que permite que você atenda seus clientes onde eles estiverem, além de personalizar os processos e otimizar as tarefas dos seus agentes.
Além disso, o sistema oferece recursos muito interessantes, como:
- integração de diversos canais de atendimento, como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
- espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
- central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente,
- ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos e facilita o trabalho dos atendentes,
- criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.
Com nossa solução equipada com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.
Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.
Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.