Ir para o conteúdo principal

5 min read

A luta para acabar com a fome mundial pode começar com a gratidão

Por que a Zendesk adotou a insegurança alimentar como foco em 2021

Por Laura Shear, Gerente sênior de conteúdo

Última atualização em 2 março 2021

A forma de se trabalhar em empresas em todo o mundo mudou completamente em 2020. As mudanças no pensamento sobre metas, processos e resultados, considerando uma força de trabalho que trabalha em grande parte de casa, impuseram diversas alterações que afetaram todas as partes de uma organização. Na Zendesk, uma das áreas que exigiu reflexão dos funcionários lidava com os programas de impacto social. Especificamente, a crise mundial na saúde e na economia e a instabilidade social nos EUA nos incentivaram a repensar nossa abordagem para doações. Ficou claro que oferecer suporte a nossos vizinhos locais não foi suficiente. Também precisávamos nos envolver em causas maiores.

Por esse motivo, realizamos uma pesquisa com nossos funcionários em 2020 para descobrir quais causas são mais importantes para eles. Analisamos o feedback e refletimos sobre como uma empresa de tecnologia poderia ter maior impacto, além de examinar nosso relacionamento existente com organizações filantrópicas em todo o mundo. Esse processo deliberado levantou quatro áreas amplas de foco: Insegurança alimentar, Saúde mental, Exclusão digital e Mudança climática.

Concentrar nosso trabalho de impacto social em causas específicas, em vez de destacar as organizações para as quais fizemos doações, permitiu que nos dedicássemos a esses problemas. Os funcionários da Zendesk sempre apoiaram nossa missão de impacto social e dedicaram tempo para conhecer organizações filantrópicas locais. Ainda assim, com o destaque a problemas específicos e bem definidos, estamos percebendo que cada vez mais funcionários estão se envolvendo com nosso trabalho hoje.

Especificamente, a crise mundial na saúde e na economia e a instabilidade social nos EUA nos incentivaram a repensar nossa abordagem para doações. Ficou claro que oferecer suporte a nossos vizinhos locais não foi suficiente. Também precisávamos nos envolver em causas maiores.

A insegurança alimentar não é exatamente uma causa nova para a Zendesk. Várias organizações que atendemos desde o início da Zendesk Neighbor Foundation trabalharam incansavelmente para lidar com a insegurança alimentar como parte de seus esforços para diminuir a pobreza e promover a igualdade.

Começando pelo nosso primeiro modelo de doações para oferecer suporte a organizações filantrópicas e programas locais onde tínhamos escritórios, a Zendesk trabalhou próxima a organizações que combatem a insegurança alimentar nas imediações do escritório. Com o crescimento e a transformação desse problema em um desafio mundial sem precedentes, agora estamos trabalhando para apoiar essa causa a nível mundial", afirma Megan Trotter, diretora, Impacto Social.

[Leitura relacionada: Como comunidades filantrópicas mudam seu foco para resolver problemas de insegurança alimentar]

Reconhecendo a crise mundial da fome

A pandemia de COVID-19 aumentou drasticamente a necessidade de recursos e atenção nas quatro áreas de causas escolhidas. No entanto, nos primeiros meses de 2021, estamos oferecendo uma atenção especial à crise mundial da fome. Conforme descrito em um artigo sobre fome mundial para o Brookings Institute: "Devido ao impacto do coronavírus no sistema alimentar mundial, em 2020 e 2021 veremos os maiores níveis de fome em mais de uma década. Hoje, aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas, quase um terço da população mundial, enfrenta um nível da fome, devido à falta de recursos para comprar os alimentos de que gostariam, enquanto 800.000 pessoas sofrem com a insegurança alimentar de forma grave, passando dias inteiros sem comer nada.”

Concentrar nosso trabalho de impacto social em causas específicas, em vez de destacar as organizações para as quais fizemos doações, permitiu que nos dedicássemos a esses problemas.

Junto com essas estatísticas devastadoras, cresce a conscientização sobre o problema e o desejo de fazer mais para ajudar. Nossos funcionários se importam com esse assunto, pois é um problema do país e da comunidade onde vivem e possivelmente da rede de pessoas que conhecem.

“No passado, eu associava a fome e a falta de nutrientes necessários a um problema de outros países. No entanto, a pandemia enfatizou a situação preocupante em que muitos em nossa comunidade também se encontram", afirma Suzanne Joyce-Phillips, conselheira corporativa sênior da Zendesk.

Os funcionários também estão muito conscientes do privilégio que seus empregos fornecem a eles, principalmente em um momento em que muitos estão desempregados. Chris Carter, gerente de conteúdo e controle sênior na Zendesk diz diretamente: “Sendo pessoas abastadas, é nossa responsabilidade ajudar e lutar por uma mudança.”

[Leitura relacionada: Como o programa Tecnologia para o Bem da Zendesk oferece suporte aos refugiados de todo o mundo]

A Zendesk agora apoia grandes organizações mundiais que causam um impacto na grave fome mundial, como a World Central Kitchen e o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. Além disso, continuamos apoiando organizações regionais com longos históricos de assistência às comunidades onde muitos de nossos funcionários vivem, como a GLIDE em São Francisco, o Second Harvest Food Bank em Madison, a Food From the Heart em Singapura, a West London Mission em Londres e a organização Rise Against Hungerem Manila.

A crise humanitária necessita da ajuda de todos. Doe para alimentos para as organizações que combatem a fome locais frequentemente, ajude a promover a conscientização em sua comunidade ou incentive sua empresa a fazer mais.

Há uma maneira simples de ajudar essa causa, e você pode demonstrar gratidão ao mesmo tempo. Conheça a versão mais recente de nossa Thank You Machine. Envie uma mensagem para alguém de quem você gosta, escolha um dos acessórios designados, e a Zendesk doará US$ 10 para a World Central Kitchen.

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

Experiências de IA: Inteligência Artificial no customer experience

Entenda como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente e descubra como melhorar o CX com experiências de IA.

11 min read

Análise de dados para vendas: importância e por que você precisa fazer

Entenda a importância da análise de dados para vendas, seus principais benefícios, exemplos e 4 dicas de como fazer na sua empresa.

8 min read

Mensagens de texto comerciais para o atendimento ao cliente

As mensagens de texto comerciais usam canais como SMS e WhatsApp para fornecer um atendimento ao cliente personalizado, conveniente e escalável.

7 min read

Leve sua experiência de ecommerce a um novo patamar com as integrações da Zendesk

Consumidores no mundo todo mudaram seus hábitos de compras durante o ano passado e houve um…