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3 exemplos de fluxo de automação para o seu negócio!
Por Zendesk
Última atualização em 13 dezembro 2022
Este artigo é indicado para quem deseja ter leads e clientes mais engajados em seu negócio. Aqui, reunimos os melhores conteúdos sobre fluxo de automação, que ajuda a otimizar o tempo e reduzir o trabalho manual de diversas atividades.
Nos próximos tópicos, você terá acesso a conteúdos teóricos e práticos que te ajudam a construir um fluxo de email marketing de maneira descomplicada.
Ficou interessado?
Então, siga conosco e aprenda como iniciar a comunicação com as pessoas que estão distantes de finalizar uma compra, mas já demonstraram algum tipo de interesse pela sua marca.
O que são fluxos de automação?
Podemos definir os fluxos de automação como um conjunto de ações que são executadas de acordo com o comportamento da audiência. Envio de email marketing, SMS e atualizações são alguns tipos mais comuns desse processo.
Dito de outra forma, o fluxo de automação garante uma estratégia mais precisa na busca por leads e consumidores mais envolvidos com o seu negócio.
Isso só é possível graças a uma plataforma de automação de marketing, que permite identificar o comportamento do cliente e criar ações com base nele.
Conheça os tipos de fluxo de automação
Uma vez entendido o que é fluxo de automação, chegou a hora de conhecer os exemplos mais comuns do mercado:
- Boas-vindas: faça envio automático para seus novos contatos;
- Aniversário: parabenize seus consumidores;
- Recompra: ofereça novas soluções para quem já comprou um produto ou serviço;
- Carrinho abandonado: faça envios para os consumidores que desistiram de concluir a compra;
- Conversão: entre em contato com os usuários que preencheram uma landing page ou outro tipo de formulário.
Por que investir nos fluxos de automação?
Implementar ações automatizadas a partir do comportamento do cliente é benéfico por vários motivos. A seguir, confira os mais importantes:
1- Economiza tempo
O uso da tecnologia para a criação e compartilhamento de conteúdo libera mais tempo para demandas que necessitam de planejamento e ações mais estratégicas.
Mas por que isso acontece? Sim!
Além da economia direta de tempo, a equipe tem capacidade para entregar resultados mais eficientes em um período menor.
Neste contexto, é possível trabalhar na execução de tarefas que sempre eram procrastinadas.
Reduz custos com marketing digital
Direto ao ponto, as tarefas se tornam mais eficientes e os custos passam a ser mais bem direcionados.
Naturalmente, o gasto para adquirir um lead qualificado em uma empresa passa a ser mais econômico.
Aumenta as vendas
Automatizar as demandas do marketing permite que os leads recebam um material mais alinhado às suas necessidades, o que aproxima o relacionamento com o consumidor e aumenta as chances de conversão e fidelização.
Em paralelo, você conquista mais dados para servir de referência para aperfeiçoar as próximas negociações.
Dessa maneira, o alinhamento inicial se torna cada vez mais prático e assertivo.
Como fazer um fluxo de venda?
Basicamente, o processo para a construção de um fluxo de automação envolve seis etapas:
- Defina uma meta para o seu fluxo;
- Escolha uma segmentação que esteja alinhada aos seus leads;
- Selecione o CTA (Call to Action) utilizado;
- Estabeleça o intervalo ideal para o envio de e-mail;
- Crie os e-mails;
- Faça a análise dos resultados obtidos.
Como criar um fluxo de email marketing?
Entre os tipos de fluxo de automação mais usado na empresa, temos o email marketing. Por isso, dedicamos este tópico para essa ferramenta.
Antes de mais nada, saiba que não existe um modelo de e-mail que funcione para todos os tipos de negócios.
Contudo, algumas orientações podem ser valiosas para quem está começando e ainda não tem muitos dados disponíveis. São elas:
- Escolha uma ferramenta de automação;
- Construa uma jornada para o seu lead;
- Segmente a sua audiência;
- Defina um lead scoring;
- Use uma linguagem impessoal;
- Faça testes;
- Crie conteúdo útil para nutrir sua base;
- Ofereça valor para o seu cliente.
1- Escolha uma ferramenta de automação
Vamos começar pelo básico: a escolha de uma ferramenta de automação. Ela é essencial para economizar o trabalho que você teria de entrar em contato manual com seus clientes.
As melhores ferramentas do mercado permitem:
- segmentar sua base conforme os interesses do consumidor;
- construir vários fluxos ao mesmo tempo, de maneira independente;
- configurar eventos que disparam os e-mails;
- cria uma base de dados valiosos sobre a performance de suas campanhas.
Ao escolher uma plataforma de automação, colha avaliações dos clientes e estude as funcionalidades de cada uma.
Esse processo é importante para evitar ferramentas robustas e que sejam complicadas de operar.
2- Construa uma jornada para o seu lead
Antes de comprar um produto ou serviço, os clientes percorrem um caminho natural até tomar uma decisão, correto? Isso envolve:
- Pesquisa para descobrir se a solução atende sua necessidade;
- Estudo sobre o produto ou marca em si;
- Comparação de preços;
- Compra.
Da mesma maneira, o lead tem uma jornada desde a primeira conexão com o seu negócio até a conversão em si.
Logo, antes de iniciar sua estratégia de nutrição, você deve mapear as etapas que o comprador deve concluir até se tornar consumidor que é, em suma, construir uma jornada.
Com isso, você entende:
- Quanto de esforço precisa para colocar em cada fase;
- Que tipo de conteúdo atrai o lead;
- Se ele é de nutrição ou de vendas.
Achou complicado?
Leia este guia que ensina como fazer a jornada de compra do cliente, a partir de dicas práticas e exemplos para te inspirar durante o processo.
3- Segmente a sua audiência
Ao criar um material novo, promover um webinar ou um evento presencial, você gera uma lista de leads.
Mas isso não significa que o seu objetivo foi conquistado.
Para ter ótimos resultados, segmente esses usuários para que eles recebam mensagens alinhadas com seus interesses.
Usar software de automação ajuda a atribuir uma tag sempre que a pessoa realiza alguma ação ali dentro, contribuindo para a organização e análise de dados.
Para completar o assunto, assista a este vídeo que ensina como segmentar a sua audiência corretamente:
4- Defina um Lead Scoring
Em síntese, Lead Scoring é uma metodologia de classificação de leads, que atribui pontos para cada atividade executada por ele.
Com esse indicador, você consegue descobrir os estágios nos quais o usuário se encontra, isto é, se ele está preparado para adquirir sua solução ou se precisa continuar sendo nutrido com conteúdo.
Diversas ferramentas de automação já pontuam o lead automaticamente, mas você pode modificar a classificação conforme aquilo que considera mais viável para sua empresa.
Por exemplo:
- Um ebook produzido para o usuário de topo do funil: 5 pontos;
- Lead responde uma pesquisa ou interage mais com sua marca, pedindo até um orçamento ou um free trial: 20 pontos.
Captou a ideia?
Percebe-se que para cada ação foi atribuída uma pontuação diferente, o que ajuda a identificar os leads com mais facilidade.
Aliás, neste conteúdo temos outras dicas que ajudam a implementar o Lead Scoring com mais facilidade. Vale a pena a leitura!
5- Use uma linguagem impessoal
Apesar de ser uma ferramenta muito utilizada, há várias dúvidas sobre os tipos de e-mail que mais geram resultados.
Porém, uma coisa é certa: o cliente gosta de sentir que você se importa com eles.
Em outras palavras, ele pretende ler um conteúdo que foi produzido na medida de suas necessidades.
À medida que sua base cresce, o desafio de personalizar os e-mails fica ainda mais complexo.
Por isso, reforçamos a ideia de mapeamento da jornada do cliente, que ajuda a entender o que é útil para aquelas pessoas, conforme o problema que elas manifestaram.
6- Faça testes
Uma estratégia de marketing da Zendesk pode não ter o mesmo resultado para a Coca-Cola.
À vista disso, procure sempre fazer testes para encontrar a mensagem ideal para o seu negócio.
Mas o que testar?
Uma dica interessante é aplicar testes A/B, que é quando você envia o mesmo conteúdo modificando alguns itens e vê qual converte mais.
Para ter resultados mais assertivos, altere apenas um elemento por vez.
Comece, por exemplo, pelo título do e-mail. Aquele conteúdo que tiver a maior taxa de abertura é o mais interessante para a audiência que você segmentou.
A propósito, dê o play no vídeo abaixo e descubra como fazer testes mais assertivos para o seu negócio:
7- Crie conteúdo útil para nutrir sua base
Quando o usuário oferece as informações de contato para uma marca, ele espera receber algo em troca.
Portanto, antes de escrever os e-mails, crie materiais completos para nutrir sua base.
Essa regra vale para blogposts, vídeos, ebooks, infográficos ou todo tipo de material que sirva para educar seu consumidor sobre o problema que ela enfrenta e a solução que você oferece.
O próprio Google destaca a importância de um conteúdo de qualidade para a sua página:
“A criação de conteúdo atraente e útil é o fator que provavelmente exercerá mais influência sobre o desempenho do seu site, mais que qualquer outro discutido aqui.
Os usuários sabem reconhecer bons conteúdos e estão propensos a direcionar outros usuários a eles”.
Achou complicado?
Quem nos ajuda nesta jornada é Brian Dean, um dos principais especialistas em conteúdos para a internet. Confira as dicas deste guro no vídeo abaixo:
8- Ofereça valor para o seu cliente
Nenhum usuário quer receber dezenas de mensagens de uma marca ou conteúdo com baixa qualidade.
Para driblar isso, crie uma proposta de valor clara para o usuário que será atingido com aquelas mensagens, para que ele veja sentido em interagir com seu negócio.
Mas o que é valor para o cliente?
Como o valor percebido pelo cliente muda sua relação com a marca?
Como gerar valor para o cliente?
Essas e outras perguntas são respondidas neste conteúdo que reúne três dicas para gerar valor para o consumidor.
Para completar o aprendizado, descubra como fazer um email marketing de vendas, com nosso guia de automação.
Exemplos de fluxo automação
Estamos na metade deste artigo com três exemplos de fluxo de automação para a sua empresa.
Aqui, concentramos em três momentos comuns na rotina das empresas:
- Boas-vindas no site;
- Programa de Fidelidade + Pesquisa de Satisfação;
- Abandono de Carrinho.
Lembre-se que estes exemplos não devem ser encarados como mensagens definitivas para o sucesso do seu negócio.
A ideia aqui é que você entenda como funciona o processo para desenvolver em sua rotina, combinado?
Expectativas alinhadas, conheça agora o fluxo de engajamento de leads.
Boas-vindas no site
Neste exemplo, consideramos a conversão em um evento de contato no site, humanizando a conexão e evidenciando um real interessante com os Leads.
Na prática, a sequência ficaria desta forma:
- Aguarde 10 minutos, após a conversão;
- Envie Email 1 [Formulário do Site] Boas Vindas;
- Aguarde 3 dias;
- Envie Email – [Formulário do Site] Como você foi atendido?
Programa de Fidelidade + Pesquisa de Satisfação
Este fluxo irá contribuir para você colher dados valiosos sobre o seu negócio, atuando na melhoria do relacionamento com o consumidor.
Ao receber uma nota baixa do cliente, você será notificado e poderá aplicar campanhas de relacionamento para compreender a visão que seu Lead teve sobre seu negócio.
A partir do cadastro no programa de satisfação, feito no estabelecimento fixo, este fluxo inicia enviando um e-mails de boas-vindas no programa.
Na sequência, é enviada uma pesquisa que detecta a pontuação atribuída pelo Lead, com o auxílio de uma segmentação.
Basicamente, temos:
- Envie e-mails: Boas-Vindas programa de parceria;
- Aguarde 2 dias.
Agora, analise o comportamento do usuário.
Clicou no e-mail do fluxo?
- Envie e-mail com a pesquisa de satisfação;
- Divida caminho por segmentação;
- Adicione a tag de promotor, em caso de resposta positiva.
Não clicou no e-mail do fluxo?
Abandono de Carrinho
O próximo fluxo é ideal para os empreendedores que estão cansados do abandono de carrinhos em sua empresa de e-commerce.
Esse é o seu caso?
Então, comece com uma lista de segmentação que inclui todos os usuários que abandonaram o carrinho em sua loja.
Aqui é importante considerar alguns cenários:
Cliente não finalizou a compra após 1 dia?
- ferramenta identifica esse comportamento e um novo e-mail será enviado automaticamente.
Cliente não foi capturado após 5 dias?
- um outro e-mail é encaminhado para tentar convencê-lo.
Ademais, adicione este contato em suas comunicações de SMS, Push ou in-app por meio de integração da ferramenta, para prosseguir essa comunicação de incentivo.
Quer mais dicas? Veja exemplo de e mail para clientes inativos
Otimize o fluxo de automação com o CRM
Uma ferramenta valiosa que ajuda a acompanhar o relacionamento com os seus Leads é um CRM de vendas.
Em apenas um único ambiente, você consegue:
- Registrar automaticamente suas ações;
- Garantir que nunca irá esquecer de fazer o follow-up;
- Compreender ainda mais as dores dos seus Leads;
- Trabalhar com estratégias mais personalizadas.
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