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Artigo 12 min read

3 exemplos de fluxo de automação para o seu negócio!

Por Zendesk

Última atualização em 13 dezembro 2022

Este artigo é indicado para quem deseja ter leads e clientes mais engajados em seu negócio. Aqui, reunimos os melhores conteúdos sobre fluxo de automação, que ajuda a otimizar o tempo e reduzir o trabalho manual de diversas atividades. 

Nos próximos tópicos, você terá acesso a conteúdos teóricos e práticos que te ajudam a construir um fluxo de email marketing de maneira descomplicada. 

Ficou interessado? 

Então, siga conosco e aprenda como iniciar a comunicação com as pessoas que estão distantes de finalizar uma compra, mas já demonstraram algum tipo de interesse pela sua marca. 

O que são fluxos de automação? 

Podemos definir os fluxos de automação como um conjunto de ações que são executadas de acordo com o comportamento da audiência. Envio de email marketing, SMS e atualizações são alguns tipos mais comuns desse processo. 

Dito de outra forma, o fluxo de automação garante uma estratégia mais precisa na busca por leads e consumidores mais envolvidos com o seu negócio. 

Isso só é possível graças a uma plataforma de automação de marketing, que permite identificar o comportamento do cliente e criar ações com base nele. 

Conheça os tipos de fluxo de automação

Uma vez entendido o que é fluxo de automação, chegou a hora de conhecer os exemplos mais comuns do mercado: 

  • Boas-vindas: faça envio automático para seus novos contatos;
  • Aniversário: parabenize seus consumidores;
  • Recompra: ofereça novas soluções para quem já comprou um produto ou serviço;
  • Carrinho abandonado: faça envios para os consumidores que desistiram de concluir a compra;
  • Conversão: entre em contato com os usuários que preencheram uma landing page ou outro tipo de formulário. 

Por que investir nos fluxos de automação? 

Implementar ações automatizadas a partir do comportamento do cliente é benéfico por vários motivos. A seguir, confira os mais importantes: 

1- Economiza tempo 

O uso da tecnologia para a criação e compartilhamento de conteúdo libera mais tempo para demandas que necessitam de planejamento e ações mais estratégicas. 

Mas por que isso acontece? Sim! 

Além da economia direta de tempo, a equipe tem capacidade para entregar resultados mais eficientes em um período menor. 

Neste contexto, é possível trabalhar na execução de tarefas que sempre eram procrastinadas. 

Reduz custos com marketing digital 

Direto ao ponto, as tarefas se tornam mais eficientes e os custos passam a ser mais bem direcionados. 

Naturalmente, o gasto para adquirir um lead qualificado em uma empresa passa a ser mais econômico. 

Aumenta as vendas 

Automatizar as demandas do marketing permite que os leads recebam um material mais alinhado às suas necessidades, o que aproxima o relacionamento com o consumidor e aumenta as chances de conversão e fidelização. 

Em paralelo, você conquista mais dados para servir de referência para aperfeiçoar as próximas negociações. 

Dessa maneira, o alinhamento inicial se torna cada vez mais prático e assertivo.

Como fazer um fluxo de venda?

Basicamente, o processo para a construção de um fluxo de automação envolve seis etapas:

  1. Defina uma meta para o seu fluxo;
  2. Escolha uma segmentação que esteja alinhada aos seus leads;
  3. Selecione o CTA (Call to Action) utilizado;
  4. Estabeleça o intervalo ideal para o envio de e-mail; 
  5. Crie os e-mails;
  6. Faça a análise dos resultados obtidos. 

Como criar um fluxo de email marketing?

Entre os tipos de fluxo de automação mais usado na empresa, temos o email marketing. Por isso, dedicamos este tópico para essa ferramenta. 

Antes de mais nada, saiba que não existe um modelo de e-mail que funcione para todos os tipos de negócios.

Contudo, algumas orientações podem ser valiosas para quem está começando e ainda não tem muitos dados disponíveis. São elas:

  • Escolha uma ferramenta de automação;
  • Construa uma jornada para o seu lead;
  • Segmente a sua audiência;
  • Defina um lead scoring;
  • Use uma linguagem impessoal;
  • Faça testes;
  • Crie conteúdo útil para nutrir sua base;
  • Ofereça valor para o seu cliente. 

1- Escolha uma ferramenta de automação

Vamos começar pelo básico: a escolha de uma ferramenta de automação. Ela é essencial para economizar o trabalho que você teria de entrar em contato manual com seus clientes. 

As melhores ferramentas do mercado permitem: 

  • segmentar sua base conforme os interesses do consumidor; 
  • construir vários fluxos ao mesmo tempo, de maneira independente;
  • configurar eventos que disparam os e-mails;
  • cria uma base de dados valiosos sobre a performance de suas campanhas.

Ao escolher uma plataforma de automação, colha avaliações dos clientes e estude as funcionalidades de cada uma. 

Esse processo é importante para evitar ferramentas robustas e que sejam complicadas de operar. 

2- Construa uma jornada para o seu lead

Antes de comprar um produto ou serviço, os clientes percorrem um caminho natural até tomar uma decisão, correto? Isso envolve: 

  1. Pesquisa para descobrir se a solução atende sua necessidade;
  2. Estudo sobre o produto ou marca em si; 
  3. Comparação de preços; 
  4. Compra. 

Da mesma maneira, o lead tem uma jornada desde a primeira conexão com o seu negócio até a conversão em si. 

Logo, antes de iniciar sua estratégia de nutrição, você deve mapear as etapas que o comprador deve concluir até se tornar consumidor que é, em suma, construir uma jornada. 

Com isso, você entende:

  • Quanto de esforço precisa para colocar em cada fase;
  • Que tipo de conteúdo atrai o lead; 
  • Se ele é de nutrição ou de vendas. 

Achou complicado? 

Leia este guia que ensina como fazer a jornada de compra do cliente, a partir de dicas práticas e exemplos para te inspirar durante o processo. 

3- Segmente a sua audiência

Ao criar um material novo, promover um  webinar ou um evento presencial, você gera uma lista de leads. 

Mas isso não significa que o seu objetivo foi conquistado. 

Para ter ótimos resultados, segmente esses usuários para que eles recebam mensagens alinhadas com seus interesses. 

Usar software de automação ajuda a atribuir uma tag sempre que a pessoa realiza alguma ação ali dentro, contribuindo para a organização e análise de dados. 

Para completar o assunto, assista a este vídeo que ensina como segmentar a sua audiência corretamente: 

4- Defina um Lead Scoring

Em síntese, Lead Scoring é uma metodologia de classificação de leads, que atribui pontos para cada atividade executada por ele. 

Com esse indicador, você consegue descobrir os estágios nos quais o usuário se encontra, isto é, se ele está preparado para adquirir sua solução ou se precisa continuar sendo nutrido com conteúdo. 

Diversas ferramentas de automação já pontuam o lead automaticamente, mas você pode modificar a classificação conforme aquilo que considera mais viável para sua empresa. 

Por exemplo: 

  1. Um ebook produzido para o usuário de topo do funil: 5 pontos; 
  2. Lead responde uma pesquisa ou interage mais com sua marca, pedindo até um orçamento ou um free trial: 20 pontos. 

Captou a ideia? 

Percebe-se que para cada ação foi atribuída uma pontuação diferente, o que ajuda a identificar os leads com mais facilidade. 

Aliás, neste conteúdo temos outras dicas que ajudam a implementar o Lead Scoring com mais facilidade. Vale a pena a leitura! 

5- Use uma linguagem impessoal

Apesar de ser uma ferramenta muito utilizada, há várias dúvidas sobre os tipos de e-mail que mais geram resultados. 

Porém, uma coisa é certa: o cliente gosta de sentir que você se importa com eles. 

Em outras palavras, ele pretende ler um conteúdo que foi produzido na medida de suas necessidades. 

À medida que sua base cresce, o desafio de personalizar os e-mails fica ainda mais complexo. 

Por isso, reforçamos a ideia de mapeamento da jornada do cliente, que ajuda a entender o que é útil para aquelas pessoas, conforme o problema que elas manifestaram. 

6- Faça testes

Uma estratégia de marketing da Zendesk pode não ter o mesmo resultado para a Coca-Cola. 

À vista disso, procure sempre fazer testes para encontrar a mensagem ideal para o seu negócio. 

Mas o que testar? 

Uma dica interessante é aplicar testes A/B, que é quando você envia o mesmo conteúdo modificando alguns itens e vê qual converte mais. 

Para ter resultados mais assertivos, altere apenas um elemento por vez. 

Comece, por exemplo, pelo título do e-mail. Aquele conteúdo que tiver a maior taxa de abertura é o mais interessante para a audiência que você segmentou. 

A propósito, dê o play no vídeo abaixo e descubra como fazer testes mais assertivos para o seu negócio: 

7- Crie conteúdo útil para nutrir sua base

Quando o usuário oferece as informações de contato para uma marca, ele espera receber algo em troca. 

Portanto, antes de escrever os e-mails, crie materiais completos para nutrir sua base. 

Essa regra vale para blogposts, vídeos, ebooks, infográficos ou todo tipo de material que sirva para educar seu consumidor sobre o problema que ela enfrenta e a solução que você oferece.

O próprio Google destaca a importância de um conteúdo de qualidade para a sua página: 

“A criação de conteúdo atraente e útil é o fator que provavelmente exercerá mais influência sobre o desempenho do seu site, mais que qualquer outro discutido aqui. 

Os usuários sabem reconhecer bons conteúdos e estão propensos a direcionar outros usuários a eles”. 

Achou complicado? 

Quem nos ajuda nesta jornada é Brian Dean, um dos principais especialistas em conteúdos para a internet. Confira as dicas deste guro no vídeo abaixo: 

8- Ofereça valor para o seu cliente

Nenhum usuário quer receber dezenas de mensagens de uma marca ou conteúdo com baixa qualidade. 

Para driblar isso, crie uma proposta de valor clara para o usuário que será atingido com aquelas mensagens, para que ele veja sentido em interagir com seu negócio. 

Mas o que é valor para o cliente? 

Como o valor percebido pelo cliente muda sua relação com a marca?

Como gerar valor para o cliente? 

Essas e outras perguntas são respondidas neste conteúdo que reúne três dicas para gerar valor para o consumidor

Para completar o aprendizado, descubra como fazer um email marketing de vendas, com nosso guia de automação. 

Exemplos de fluxo automação 

Estamos na metade deste artigo com três exemplos de fluxo de automação para a sua empresa. 

Aqui, concentramos em três momentos comuns na rotina das empresas: 

  1. Boas-vindas no site;
  2. Programa de Fidelidade + Pesquisa de Satisfação;
  3. Abandono de Carrinho.

Lembre-se que estes exemplos não devem ser encarados como mensagens definitivas para o sucesso do seu negócio. 

A ideia aqui é que você entenda como funciona o processo para desenvolver em sua rotina, combinado? 

Expectativas alinhadas, conheça agora o fluxo de engajamento de leads

Boas-vindas no site

Neste exemplo, consideramos a conversão em um evento de contato no site, humanizando a conexão e evidenciando um real interessante com os Leads. 

Na prática, a sequência ficaria desta forma: 

  1. Aguarde 10 minutos, após a conversão;
  2. Envie Email 1 [Formulário do Site] Boas Vindas;
  3. Aguarde 3 dias;
  4. Envie Email – [Formulário do Site] Como você foi atendido? 

Programa de Fidelidade + Pesquisa de Satisfação

Este fluxo irá contribuir para você colher dados valiosos sobre o seu negócio, atuando na melhoria do relacionamento com o consumidor. 

Ao receber uma nota baixa do cliente, você será notificado e poderá aplicar campanhas de relacionamento para compreender a visão que seu Lead teve sobre seu negócio. 

A partir do cadastro no programa de satisfação, feito no estabelecimento fixo, este fluxo inicia enviando um e-mails de boas-vindas no programa. 

Na sequência, é enviada uma pesquisa que detecta a pontuação atribuída pelo Lead, com o auxílio de uma segmentação. 

Basicamente, temos: 

  1. Envie e-mails: Boas-Vindas programa de parceria;
  2. Aguarde 2 dias.

Agora, analise o comportamento do usuário. 

Clicou no e-mail do fluxo? 

  1. Envie e-mail com a pesquisa de satisfação;
  2. Divida caminho por segmentação;
  3. Adicione a tag de promotor, em caso de resposta positiva. 

Não clicou no e-mail do fluxo? 

  • Reenvie o e-mail da pesquisa. 
  • Abandono de Carrinho

    O próximo fluxo é ideal para os empreendedores que estão cansados do abandono de carrinhos em sua empresa de e-commerce. 

    Esse é o seu caso? 

    Então, comece com uma lista de segmentação que inclui todos os usuários que abandonaram o carrinho em sua loja. 

    Aqui é importante considerar alguns cenários: 

    Cliente não finalizou a compra após 1 dia? 

    • ferramenta identifica esse comportamento e um novo e-mail será enviado automaticamente.

    Cliente não foi capturado após 5 dias? 

    • um outro e-mail é encaminhado para tentar convencê-lo. 

    Ademais, adicione este contato em suas comunicações de SMS, Push ou in-app por meio de integração da ferramenta, para prosseguir essa comunicação de incentivo. 

    Quer mais dicas? Veja exemplo de e mail para clientes inativos

    Otimize o fluxo de automação com o CRM 

    Uma ferramenta valiosa que ajuda a acompanhar o relacionamento com os seus Leads é um CRM de vendas

    Em apenas um único ambiente, você consegue:

    • Registrar automaticamente suas ações;
    • Garantir que nunca irá esquecer de fazer o follow-up;
    • Compreender ainda mais as dores dos seus Leads;
    • Trabalhar com estratégias mais personalizadas. 

    Parece interessante? 

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    Os benefícios do Zendesk Sell 

    Esta moderna tecnologia permite maximizar a produtividade, manter a visibilidade do pipeline e aumentar a receita.

    Aqui, você pode gerenciar contato e oportunidade, monitorar atividade e geração de leads. 

    Concomitante, é possível  configurar disparadores e automatizar tarefas para que os representantes de vendas se concentrem na meta.

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