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Artigo 7 min read

Funil de vendas no trello: saiba como criar o seu

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

O funil de vendas no trello é uma ótima possibilidade de organizar as informações da sua empresa de um jeito prático e sem grandes investimentos. Por lá, você pode ter acesso completo ao pipeline de vendas do seu negócio. 

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é a facilidade dos recursos. Afinal, tudo está concentrado em um único sistema. Não é necessário ler manuais extensos ou complexos para aproveitar todos os benefícios da tecnologia.

Neste artigo, você aprenderá como fazer funil de vendas no trello, quais são os recursos disponíveis pela ferramenta, como funciona, entre outras questões. 

Leia mais em: o que é forecast de vendas e como fazer a previsão comercial?

O que é pipeline de vendas? 

Trata-se de uma representação de todas as fases que um cliente vai passar até decidir se deve ou não adquirir o produto ou serviço da sua empresa. O objetivo do pipeline de vendas é guiar os vendedores para que eles entendam como deve agir em cada etapa da jornada do cliente.  

Funciona assim: imagine que um potencial cliente procura por informações sobre as características do seu produto ou serviço, pois ainda não está preparado para comprá-lo. Diante dessa situação, é possível concluir que ele somente descobriu que tem um problema e que a sua companhia tem grande possibilidade de ajudá-lo a resolver. 

Dessa forma, não adianta mostrar quais são as ofertas mais indicadas para o perfil do cliente se ele ainda não optou por concluir a compra. Além disso, ele nem tem ideia se o seu negócio tem a oferecer o que ele realmente necessita naquele determinado momento. 

Para alcançar esse nível, é fundamental “alimentá-lo” com eficiência. Você pode compartilhar informações e orientações que ajudam o consumidor a avançar para a próxima etapa, até que ele opte pelo seu produto ou serviço. 

Geralmente, o cliente pode ser adicionado nas seguintes etapas abaixo.

  • Prospecção e abordagem: condução do primeiro contato, que pode ser efetuado por meio de vários canais, como telefone e e-mail. É feita a apresentação das soluções que a empresa pode oferecer ao cliente;
  • Descoberta das necessidades: ofertar uma solução conforme os problemas que o lead está entrando na vida pessoal ou profissional; 
  • Envio da proposta: orçamento é enviado. O documento contém valores e as vantagens do produto ou serviço;
  • Início das negociações: a proposta enviada é analisada com carinho, uma vez que a equipe começa a trabalhar questões que envolvem as famosas objeções de vendas
  • Fechamento da venda: venda concluída com assinatura do contrato. Entrega do produto ou serviço, conforme a realidade de cada empresa, não ignorando a importância do pós-venda.

No mercado, você pode encontrar diversas ferramentas que ajudam a organizar o pipeline de vendas de forma automatizada, garantindo mais eficiência e produtividade da sua equipe. 

O Trello, por exemplo, permite que a sua equipe crie um pipeline de vendas em poucos minutos. Não é necessário ser especialista em tecnologia ou programas complicados para utilizar essa alternativa, uma vez que ela é prática e bastante intuitiva. 

No próximo tópico, você aprenderá como criar um funil de vendas no trello para a sua empresa. Acompanhe! 

Leia mais em: como captar clientes: GUIA com 8 etapas para gerar mais vendas

Como criar um funil de vendas no trello? 

O primeiro passo para desenvolver um funil de vendas no trello é descobrir como funciona a ferramenta. Um quadro desse recurso contém uma lista com diversos cartões, que podem ser utilizados pelos membros do seu time de forma simultânea. 

Quando o usuário abre um cartão, ele pode acrescentar comentários, anexar documentos, montar checklists, incluir equipes e prazos, entre outras atividades. 

O mais interessante é que não há limite de usuários que podem ser convidados para participar de um projeto. Portanto, ele é ideal tanto para equipes de vendas pequenas quanto para aquelas que têm diversos colaboradores. Existem ainda outras funcionalidades interessantes. Veja abaixo!

  • Adicionar uma nota rápida ou um discurso completo com Markdowns;
  • Marcar um funcionário em um comentario para ter certeza que a mensagem será encaminhada; 
  • Adicionar arquivos não só do computador, mas também do Google Drive, Dropbox, Box e OneDrive. 

A ferramenta funciona em tempo real. Isso significa que, quando um usuário move um cartão, ele é transferido automaticamente no quadro dos outros colaboradores envolvidos no projeto. 

Quando a sua empresa adiciona novidades no projeto, os participantes recebem notificações de várias formas.

  • Dentro do aplicativo;
  • Por e-mail;
  • Área de trabalho pelo navegador; 
  • Push no celular. 

Veja no vídeo abaixo como usar o Trello:

https://www.youtube.com/watch?v=JxhwXrKYWKI&t=2s 

Mas, como a ferramenta pode ser aplicada no time de vendas? 

Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira! 

Crie os seus quadros 

Você deve clicar no botão “Quadros”. Ele está localizado no canto superior esquerdo da janela. Em seguida, clique em “Criar um novo quadro”. Para ajudar na organização, escolha o termo “Vendas” como o nome do conteúdo. 

Monte a sua lista 

Outra dica interessante para fazer funil de vendas no trello é desenvolver as listas. Elas serão as fases do seu pipeline de vendas. É fundamental que estejam relacionadas com as características do processo de vendas de cada empresa. 

Em grande parte dos casos, as listas de etapas do funil de vendas são denominadas da seguinte forma. 

  • Minhas listas de etapas do funil são:
  • Perguntas
  • Acompanhamento (Follow-up)
  • Agendamento de Chamada por Skype
  • Envio de Proposta
  • Inclusão de Tomador de Decisão
  • Conclusão – Sucesso
  • Conclusão – Postergado
  • Conclusão – Perda

Leia mais em:

Organize os cartões

Você pode nomear os cartões de cada lista como uma venda ou uma pessoa e o produto que ela está interessada. A segunda alternativa é a mais indicada, pois ajuda a entender melhor do que se trata uma venda. Exemplo: Matheus Azevedo – E-mail marketing

Já na descrição do cartão, você deve adicionar outras informações que são referentes ao cliente.

  • Contato; 
  • Datas que o cliente deseja pelo produto ou serviço;
  • Objeções;
  • Preço negociado; 
  • Qualquer outra informação que possa auxiliar na venda. 

Em cada nova conversa com o cliente, lembre-se de adicionar os comentários para ter um histórico completo da relação. Caso ele avance da etapa de “agendamento da chamada por Skype” para “envio de proposta”, é fundamental mover o cartão para que todas as pessoas entendam em qual momento está a negociação com o consumidor. 

De acordo com orientações do próprio trello, existem formas de otimizar o trabalho com a ferramenta, como: classificar as etiquetas por cor para descobrir quais são os clientes precisam de uma atenção especial e adicionar o recurso de calendário para monitorar a venda. 

Para organizar o seu pipile, também é possível contar com o apoio de um CRM de vendas, como Sell.

O Sell fornece aos representantes ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado. Isso os mantém no loop e permite que aproveitem as oportunidades. Por exemplo: quando um ticket de suporte se transforma em perguntas sobre novos produtos, o lead pode ser transmitido para a equipe de vendas.

Veja ainda outros recursos disponíveis do Sell. 

  • Fazer chamadas;
  • Enviar e-mails;
  • Programar reuniões;
  • Visualizar o histórico de oportunidades em um único lugar;
  • Recursos como Listas inteligentes ajudam a segmentar e filtrar leads e oportunidades em tempo real.

Conheça o Sell e saiba como a ferramenta pode potencializar os resultados da sua empresa, garantindo um pipeline mais completo e eficiente.

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