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Funil de vendas whatsapp: como fazer o seu?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
O cenário atual (2022) é um dos melhores momentos para trabalhar com funil de vendas Whatsapp. Para se ter uma ideia, o aplicativo de mensagens está em 99% dos celulares no Brasil.
A pesquisa, que foi desenvolvida pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, indica que 90% dos brasileiros utilizam o aplicativo para enviar conteúdo textual, enquanto 81% se comunicam por áudio.
Já o relatório CX TRENDS 2022 mostra que o engajamento do cliente cresceu 14% em comparação com o ano passado.
Isso significa que o aumento do número dos usuários e uma presença cada vez mais ativa das pessoas podem ajudar a sua empresa a aumentar a taxa de conversão no aplicativo. Para isso, é necessário passar a mensagem com clareza no funil de vendas.
Para ajudá-lo nessa missão, desenvolvemos um passo a passo para que você aprenda como implementar um funil de vendas inteligente. É um verdadeiro guia com exemplos e dicas práticas que podem ser compartilhadas em seu empreendimento.
A nossa proposta não é explicar a teoria de funil de vendas, mas sim mostrar de que forma você pode trazer esse conceito para o mundo do aplicativo de mensagens.
Quer transformar as vendas por Whatsapp da sua empresa?
Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
Leia mais em: Como usar o suporte via WhatsApp Business na sua empresa
Como fazer funil de vendas whatsapp?
A partir de agora, vamos apresentar as etapas do funil de vendas de forma prática. É hora de tirar as suas ideias do papel e melhorar os resultados do seu negócio. Acompanhe!
Atrair tráfego e capturar novos leads
O primeiro passo é responder a mensagem que o seu cliente enviou no Whatsapp. A resposta deve ser amigável e ágil, caso contrário, perderá um diferencial competitivo no mercado.
De acordo com um relatório da Zendesk, 70% dos clientes dizem que tomaram decisões de compra com base na qualidade do atendimento ao cliente. Portanto, tenha cuidado em relação a esse detalhe
Agora, você deve solicitar informações de contato do consumidor, antes de explicar a oferta que ele demonstrou interesse.
Por fim, acrescente os dados do cliente a lista de leads conforme as suas necessidades.
Nunca é demais lembrar o quanto é importante guiar a conversa para que o cliente avance para a próxima etapa do funil de vendas.
Você pode oferecer ainda algo para o usuário.O redator mundialmente famoso, Jim Edwards, destaca que o bônus pode ajudar na taxa de conversão do seu negócio, além de evitar que o cliente procrastine em uma tomada de decisão.
“As pessoas podem querer a sua solução, podem saber que têm o problema, podem até querer muito a solução, mas mesmo assim procrastinam. Uma das maneiras mais fáceis de tirar alguém do alvo é oferecer bônus”, explica.
Portanto, se você é um especialista em atendimento ao cliente, pode oferecer um e-book gratuito sobre dicas para fidelizar o consumidor ou como potencializar as vendas de um negócio.
Segundo Jim Edwards, existem ainda outros bónus que podem ser oferecidos pela empresa.
- Reportagem especial mostrando como determinado cliente alcançou o sucesso;
- Relatório com os principais indicadores de atendimento ao cliente;
- Acesso instantâneo a cursos após adquirir determinado produto ou solução.
Depois desse processo, entramos na parte de nutrição do potencial consumidor. Em marketing e vendas, ele é denominado de lead.
Ofereça uma recompensa
Nessa etapa, é a hora de trocar mensagens com o cliente. Você deve aplicar palavras de persuasão, além de mostrar todas as vantagens e recursos que o seu produto ou serviço tem disponível.
Para escalar o atendimento no Whatsapp, você pode construir grupos de conteúdo que permitem conversar com diversos clientes ao mesmo tempo.
A partir daí, basta seguir os seguintes processos.
1. Capturar o lead por meio de uma isca digital ou anúncio nas redes sociais e no Google;
1.2 Incluir o contato no grupo do aplicativo de mensagem;
2. Encaminhar informações que ajudam a resolver os principais problemas do cliente naquele determinado momento;
3. Encaminhar uma carta de vídeo de vendas com conteúdo que seja capaz de prender a atenção do usuário;
4. Compartilhar provas sociais com opiniões de cliente e estatísticas;
5. Encaminhar o link para outro grupo que contenha uma oferta personalizada. A ideia é que o cliente imagine que aquele material foi desenvolvido exclusivamente para as necessidades dele.
O WhatsApp com múltiplos usuários é uma funcionalidades nova da versão Business que também permite escalar o atendimento ao cliente.
Por meio desse recurso, a sua conta empresarial pode ser administrada por até quatro aparelhos móveis de forma simultânea.
Em outras palavras, mais de um celular pode acessar o perfil empresarial da empresa para interagir com os consumidores que buscam por um atendimento rápido e eficiente.
Leia mais em:
- Pesquisa de satisfação por WhatsApp: por que você deveria considerar essa opção em sua empresa?
- Como fazer atendimento via WhatsApp? 3 dicas para fazer agora
- Como melhorar a experiência de atendimento via WhatsApp?
Troque mensagens de qualidade
No funil de vendas Whatsapp, você deve incluir a etapa de monitoramento dos seus chats. É essencial acompanhar os diálogos dos consumidores e fazer com que as conversas continuem em andamento para que os leads compreendam que estamos presentes a qualquer hora.
Essa é uma fase muito importante, pois é possível descobrir se aquela pessoa está interessada na solução ou se ela pretende adquirir o produto ou serviço em outra oportunidade.
Durante a comunicação com a sua audiência, o mais indicado é fazer alguns testes para entender qual é o tipo de mensagem que traz mais retorno positivo para a sua empresa.
Outra dica interessante é fazer a segmentação dos leads e criar mensagens personalizadas para cada cliente. Dessa forma, eles se sentirão únicos e a probabilidade de fecharem um negócio é maior.
De acordo com Adrian Mcdermott, diretor de tecnologia da Zendesk, o atendimento das empresas não deve ser feito pensando na quantidade, mas sim na qualidade da comunicação.
“Quando se trata de interações humanas, a qualidade, não a quantidade, é o que mais importa. As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico.”, explica no relatório de tendências de 2022.
Para desenvolver um negócio voltado para um serviço de qualidade, é fundamental seguir algumas dicas, conforme aponta o relatório.
- Identificar e automatizar tarefas repetitivas que terão maior impacto para liberar o tempo dos agentes e melhorar o desempenho;
- Desenvolver um plano de treinamento com habilidades técnicas básicas, incluindo, conteúdos sobre o produto;
- Conectar os agentes ao contexto valioso do cliente, além do nome do cliente;
- Solicitar feedback ativamente de agentes e gerentes sobre a qualidade das ferramentas usadas e o processo geral para melhorar a experiência do atendimento ao cliente;
- Garantir que você tenha as métricas de satisfação relacionadas a todos os canais. Monitorar e comparar o benchmark do desempenho em vários canais para garantir a melhoria contínua.
Um funil de vendas inteligente é aquele que entende que a comunicação não é interrompida quando o cliente fica ausente durante o contato. Manter a interação é fundamental para o sucesso de qualquer negociação, seja no ambiente offline ou online.
Faça a oferta
O próximo passo é fazer a oferta. Você pode encaminhar um vídeo com um material de valor. Não pense em somente utilizar o conteúdo como uma vitrine virtual. Vale mostrar depoimentos dos clientes e de que forma a sua solução contribuiu para resolver os problemas que eles estavam enfrentando.
Se você não conseguir atingir todas as pessoas, pode criar um dia de repescagem, isto é: encaminhar uma oferta com menos benefícios, mas para aqueles que têm possibilidade de atrair potenciais consumidores. Essa estratégia deve ser utilizada somente em último caso.
Para ter uma ótima taxa de conversão no whatsapp, recomenda-se utilizar os gatilhos mentais como estratégias de vendas. Esse recurso ajuda a influenciar os clientes por meio das emoções.
Quando a sua empresa utiliza os gatilhos na publicidade, ela consegue fazer com que a audiência execute determinadas ações de forma automática, sem ser necessário fazer muitas reflexões se vale a pena utilizar aquele produto ou serviço.
É justamente na decisão de compra que você deve recorrer aos gatilhos mais conhecidos do marketing, entre os quais: escassez, reciprocidade, razão, curiosidade e urgência.
De forma prática, o que o seu negócio precisa fazer é encontrar maneiras de enviar mensagens que influenciam o subconsciente dos clientes para que eles escolham o produto que você está ofertando naquele momento.
A técnica de vendas WhatsApp Meteoric Launch, desenvolvida por Talles Quinderé, é uma ótima sugestão de gatilho mensal para ser aplicada em sua empresa.
Esse modelo utiliza três gatilhos mentais específicos, que são denominados de antecipação, pertencimento e escassez.
Antecipação
A proposta da antecipação é encaminhar mensagens para os potenciais clientes comunicando o lançamento de um novo produto ou serviço da sua empresa. O objetivo é criar expectativas para que os clientes fiquem ansiosos com a novidade.
Pertencimento
Outra estratégia interessante é informar que aquela oferta é direcionada somente para um determinado grupo, isto é: explique que somente os usuários que estão na linha de transmissão poderão aproveitar os benefícios.
Escassez
Quando for lançar o produto ou serviço para o cliente, lembre-se de colocar um limite de tempo disponível para compras. Informe que os consumidores terão um prazo curto para tomar uma decisão, caso contrário, o valor aumentará.
Como otimizar o funil de vendas whatsapp?
Se você chegou até aqui, provavelmente, está com dúvidas sobre como otimizar o funil de vendas Whatsapp, não é mesmo?
Pensando nisso, desenvolvemos algumas dicas para ajudá-lo nesse processo. Veja abaixo!
Crie um script de vendas pelo whatsapp
Um script nada mais é que um roteiro em que o agente deve seguir quando estiver conversando com um consumidor. Neste guia, ele saberá o que dizer, quando dizer e quais são as melhores formas de comunicar uma informação ao usuário.
Sem dúvidas, é uma ótima fonte de apoio para os profissionais, fazendo com que o atendimento ocorra com mais agilidade e menos erros. Aqui, tanto o discurso quanto os processos são padronizados.
Para criar um script de atendimento de qualidade, busque conhecer melhor o seu público para entender de que forma ele gostaria de ser abordado.
Depois, liste em um papel quais são todas as etapas de atendimento, desde o momento em que o usuário entra em contato com a sua marca até a última fase.
Em seguida, escolha as frases-chave, que são utilizadas para auxiliar os colaboradores durante o diálogo com os clientes.
Outro ponto positivo das frases é que elas impedem que os agentes esqueçam algum detalhe importante para comunicar ao consumidor.
Por fim, e não menos importante, faça testes com o script. Verifique se ele está surtindo o efeito esperado ou se é necessário um ajuste.
Nem sempre o script funcionará na primeira tentativa. O mais importante é ter paciência até encontrar o tom certo para a sua marca.
Leia mais em: o que é script de atendimento ao cliente e como montar um em 5 passos descomplicados
Invista em um atendimento conversacional
Antes de explicar a nossa próxima dica, gostaríamos de convidá-lo para uma reflexão: quantas vezes você já entrou em contato com uma empresa e foi necessário repetir a informação para um bot ou atendente? Para você, esse tipo de atendimento é satisfatório?
Se respondeu que foi necessário explicar novamente o seu problema para o atendimento e o diálogo não foi satisfatório, você faz parte do grupo de 96% dos clientes que pretendem gastar mais com empresas que não precisarão repetir as informações, de acordo com um levantamento do relatório CX TRENDS 2022.
Portanto, se você não é adepto a esse tipo de atendimento e o mercado mostra que ele não é o preferido dos consumidores, por que continuar apostando nessa comunicação?
O relatório Zendesk traz uma reflexão para a necessidade do atendimento conversacional.
“Os clientes não gostam de ficar repetindo e, sem dúvida, não querem aguardar na linha enquanto um agente busca informações que deveriam estar disponíveis imediatamente. O atendimento ao cliente conversacional entra em cena: a capacidade de oferecer um atendimento rápido, personalizado e ininterrupto em aplicativos móveis, de redes sociais e da Web.” Relatório CX TRENDS 2022
O Zendesk Sell é uma ótima opção para empresas que desejam aplicar o atendimento conversacional em sua rotina de atendimento.
A tecnologia fornece aos representantes ferramentas integradas que mostram o contexto completo da conta do cliente em um lugar centralizado. Isso os mantém no loop e permite que aproveitem as oportunidades.
Funciona assim: quando um ticket de suporte se transforma em perguntas sobre novos produtos, o lead pode ser encaminhado para a equipe de vendas.
Diante desse cenário, o controle é mais prático, uma vez que a captura de dados ocorre de forma automática. E mais: os representantes e agentes podem ficar alinhados.
Quer mais?
O Sell facilita o trabalho da sua equipe para manter o foco nos leads e ofertas de maior valor, sem se preocupar com as assustadoras tarefas administrativas. Você pode criar e gerenciar um pipeline que esteja alinhado aos seus negócios, para que seus representantes possam priorizar os clientes atuais e em potencial.
Nunca foi tão fácil gerenciar um funil de vendas whatsapp. Conheça o Sell e veja como ele pode transformar os resultados da sua empresa.