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Gerações no mercado de trabalho: como lidar com os possíveis conflitos?
Por Zendesk
Última atualização em 25 janeiro 2023
Entender as características e expectativas das gerações no mercado de trabalho se torna, cada vez mais, uma estratégia para as organizações. Percorrendo este caminho, são capazes de alinhar informações estratégicas e direcionar, de forma efetiva, seus esforços para a captação e a retenção de talentos.
Nos dias atuais, a força de trabalho ganhou uma complexidade ímpar, com a convergência de gerações com valores e princípios muito diversos em um mesmo espaço laboral. Pensando nisso, as organizações se dedicam mais e mais à compreensão destas particularidades, utilizando o suporte da tecnologia para coletar e trabalhar dados que possibilitem abordagens individualizadas e personalizadas.
Ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender as particularidades de cada uma das gerações no mercado de trabalho, com dicas práticas para promover a personalização no tratamento e estímulo à performance de cada uma.
Breve contexto: quais são os tipos de gerações e quais delas ainda estão no mercado de trabalho?
Antes de falarmos sobre os tipos de gerações, é importante destacar que há algumas diferenças na definição geracional de acordo com a fonte consultada. Apesar disso, as características inerentes a cada uma delas, sobre as quais falamos em detalhes a seguir, se mantêm. Elas são a informação-chave para a elaboração de estratégias de captação e retenção de talentos nas empresas.
Aqui vai um resumo dos principais tipos de geração atualmente encontrados na nossa sociedade:
Baby Boomers: nascidos entre 1940 e 1960 (atualmente com 60 a 80 anos)
Geração X: nascidos entre 1960 e 1980 (atualmente com 40 a 60 anos)
Geração Y (millennials): nascidos entre 1980 e 1995 (atualmente com 25 a 40 anos)
Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 (atualmente com 10 a 25 anos)
Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos)
Geração Boomer, ou Baby Boomers
A geração Boomer abriga os chamados Baby Boomers, nascidos entre os anos 40 e 60. Esta geração foi marcada pelo pós-guerra, quando combatentes da Segunda Guerra Mundial retornavam às suas casas com a intenção de retomar suas vidas avassaladas pelos anos de combate. O nome da geração, não por acaso, reflete o “boom” de nascimentos ocorridos no período.
Os membros da geração Boomer, com idades entre 62 e 82 anos, têm características como:
forte idealismo;
- senso de disciplina apurado, com alta produtividade no trabalho;
espírito coletivo;
buscam estabilidade econômica (por isso, tendem a trabalhar muitos anos em uma só empresa);
apreciam conquistas materiais, como casa e carro próprios;
- acreditam que o sacrifício leva ao sucesso. Por isso, lidam bem com ambientes de pressão no trabalho.
Geração X
A geração X corresponde a indivíduos nascidos entre os anos 60 e 80, com idades entre 42 e 62 anos. Entre as características da geração X, estão algumas heranças de seus antecessores, os baby boomers, sobretudo no que se relaciona aos ideais de estabilidade, disciplina e lealdade ao trabalho.
Além disso, podemos considerar como pontos-chave da Geração X, características como:
- competitividade alta (não à toa,segundo pesquisa da S&P divulgada pela Folha, a idade média dos CEOs das 500 melhores empresas do mundo é de 58 anos);
senso de independência elevado;
valoriza a qualidade sobre a quantidade;
espírito empreendedor;
defende seus direitos;
se preocupa com as gerações futuras;
- valoriza a diversidade e a inclusão.
Millennials (Geração Y)
Nascidos entre os anos 1980 e 1995, os Millennials ou Geração Y), são uma geração fortemente marcada pela transformação digital ocasionada pela transição do mundo offline para o online.
Entre as características da geração Y, vemos uma natural flexibilidade a mudanças — muito maior do que em suas gerações predecessoras. Além disso, destacamos:
- avidez pela inovação (de acordo com uma pesquisa GPTW, empresas cuja liderança se interessa pelos Millennials como pessoas tendem a performar até 7 vezes melhor no quesito inovação);
movidos por desafios;
desapego da ideia de estabilidade;
perfil questionador;
- foco na sustentabilidade e no futuro do planeta (de acordo com a Forbes, 79% dos funcionários da geração Y são leais a empresas que se preocupam com seu impacto social);
conectados entre si em rede;
tendência ao imediatismo;
perfil marcado pela ansiedade;
identidade fragmentada, composta por referências múltiplas.
Geração Z
Para continuar nosso percurso ao longo das gerações no mercado de trabalho, é hora de falar sobre as principais características da Geração Z, de nascidos entre os anos 1995 e 2010.
Nascidos em um contexto inteiramente digitalizado, os membros da Geração Z são considerados “nativos digitais”. Esta familiaridade se reflete em muitos comportamentos dos GenZ, incluindo a forma como eles se comportam em ambientes de trabalho e em relações interpessoais. Aqui estão algumas das características que compõem o perfil do indivíduo pertencente à Geração Z:
comportamento multitarefas;
absorvem grande quantidade de informações;
- são, em sua maioria, ativistas ambientais (segundo o Think With Google, 85% dos jovens da Geração Z disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa);
se manifestam livremente pelas redes sociais;
forte senso crítico;
inseguros quanto ao futuro;
têm identidades fluidas, não gostam de rótulos
Antes de seguir em frente, assista ao vídeo do Buzzfeed sobre o comportamento das gerações ao longo dos anos. Para uma experiência ainda melhor, ative as legendas automáticas em português na engrenagem localizada no canto inferior direito:
Novas gerações no mercado de trabalho: o que vem por aí
Baby Boomers, Geração X, Y e Z convivem no mercado de trabalho atualmente. Segundo o portal LiveCareer, nos Estados Unidos, os Boomers ainda correspondem a 25% da força de trabalho, seguidos pelos indivíduos da geração X (33%) e geração Y(5%). A tendência é de que, nos próximos anos, as gerações Y e Z assumam a força de trabalho, tornando-se maioria entre os funcionários nas empresas.
No entanto, há, ainda, uma geração — que atualmente corresponde a crianças na faixa dos 10 anos — que merece atenção dos empregadores desde já: a geração Alpha, de nascidos após o ano 2010.
Geração Alpha
Organizações com pensamento sistêmico e projeções de longo prazo devem começar a prestar atenção no comportamento da geração Alpha, sobretudo porque ainda não há documentação oficial sobre ele. Sabe-se, porém, que algumas características devem influenciar na maneira como estes jovens devem se posicionar no mercado de trabalho, tais como:
infância em uma época de forte polarização política;
relação natural com a tecnologia e a internet;
liberdade com relação às amarras identitárias.
Diferentes gerações no mercado de trabalho: desafios e oportunidades
Compreender as particularidades das diferentes gerações no mercado de trabalho, e, sobretudo, entender como explorar as potencialidades de cada uma, pode ser um caminho efetivo para obter sucesso na empresa.
Ambientes diversos são, naturalmente, propícios à inovação, e a diversidade diz respeito, também, a aspectos geracionais.
A seguir, você conhece os principais desafios e oportunidades da convergência de gerações no mercado de trabalho, com dicas para superar os obstáculos e extrair os melhores resultados possíveis desta mistura saudável de experiências, vivências e culturas.
Desafios
Prioridades
Um dos mais frequentes conflitos geracionais acontece em razão das diferenças entre as prioridades de cada indivíduo em seu ambiente de trabalho.
Enquanto a geração Boomer enxerga o trabalho como uma “razão” para a vida, e, por isso, é extremamente leal e dedicada, gerações mais jovens, como a Millennial, enxergam o trabalho como um espaço para contribuir, ou para “crescer coletivamente”. Por isso mesmo, um Millennial insatisfeito com a dinâmica do ambiente de trabalho não hesita em partir para novos desafios.
Comunicação
A comunicação entre gerações também pode ser um desafio nas empresas multi etárias. Isso porque indivíduos de diferentes idades se comunicam de maneiras essencialmente diferentes, e isso inclui:
- uso de plataformas diversas (ligação telefônica ou aplicativos como o WhatsApp);
linguagem diferente (formal x informal);
caminhos diversos para alcançar objetivos em comum (exemplo: enquanto os Boomers tendem a tomar decisões com base no consenso, os Millennials tendem a dizer sempre o que pensam e defendem suas próprias opiniões de maneira enfática).
Oportunidades
Inovação e performance
De acordo com um estudo publicado pela Forbes, 85% das empresas acreditam que a diversidade geracional impulsiona a inovação de ideias.
A publicação também aponta que equipes inclusivas tendem a uma tomada de decisão mais ágil, estratégica e benéfica para o negócio, além de gerarem resultados até 60% melhores do que em outros casos. Impressionante, não é?
Conflitos no mundo do trabalho: como contornar as questões geracionais e convertê-las em trampolins para o sucesso do negócio?
Estimular a inovação no ambiente de trabalho é algo desejado pela maioria das empresas, cientes de que este é o caminho para superar a concorrência e ganhar destaque no mercado.
Se a convergência geracional na empresa é um caminho efetivo para alcançar o resultado, por que não apostar nele? Se os desafios ainda assustam, é hora de respirar fundo. Aqui estão nossas dicas exclusivas para driblar os conflitos no mundo do trabalho e estimular a partilha de ideias e a criação de um ambiente de inovação.
Valorize a diversidade geracional em todos os níveis da empresa
Quer se beneficiar da convergência de múltiplas gerações na empresa? Certifique-se de que elas estejam colocadas nos diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Para isso, crie mensagens de recrutamento atrativas para diferentes gerações, desde os baby boomers (que valorizam possibilidades de reconhecimento e estabilidade, como prêmios e planos de carreira), até os millennials, que buscam oportunidades de crescimento e desenvolvimento aliadas a uma responsabilidade social corporativa forte.
Comunique-se com o time de forma personalizada
Um dos caminhos possíveis para minimizar as tensões no ambiente de trabalho e respeitar as características geracionais é individualizar a comunicação com o time.
É claro: a padronização é importante e estratégica. Entretanto, o contato líder-liderado pode ser feito de maneira complementar, valorizando habilidades e características de cada geração, bem como os canais preferidos por eles.
Esclareça quais são as expectativas de trabalho
Como você viu anteriormente, as perspectivas de sucesso de cada geração são diferentes. Enquanto os boomers associam a ideia de sucesso a uma longa permanência na empresa, a geração Z entende como bem-sucedida uma carreira de desenvolvimento pessoal, ainda que isso signifique mudanças constantes de emprego.
Para minimizar as frustrações decorrentes da quebra destas expectativas, mantenha o alinhamento com o time e desenvolva planos compatíveis com o desejo profissional de cada um.
Se o objetivo de um membro do time é se manter estável na empresa, desenhe um plano de carreira de longo prazo e alinhe com ele os passos da jornada. Caso o funcionário tenha o objetivo de se desenvolver, estimule-o com cursos, mentorias e acesso a uma base de conhecimento constantemente atualizada.
Crie oportunidades para uma boa convivência
Diferenças geracionais não devem se tornar obstáculos para a boa convivência entre os membros do time. Por isso, estimule a troca de experiências e a construção de soluções colaborativas pautadas nas características de cada um.
Realizar workshops, treinamentos coletivos, job rotations e vivências fora do escopo do trabalho (como confraternizações e encontros periódicos) podem estimular a descontração e a criação de laços entre profissionais de idades diversas.
Ofereça plataformas de trabalho adequadas a todas as gerações
Todos nós sabemos que um atendimento omnichannel — que se comunica entre si e com os clientes por diferentes canais — é uma premissa básica para as empresas do presente-futuro.
O que muitas organizações não entenderam é que este é, também, um caminho efetivo para driblar as diferenças entre as gerações no mercado de trabalho.
Com um sistema como o Zendesk Service, por exemplo, é possível fornecer suporte em qualquer canal. Assim, os clientes sempre podem entrar em contato com o seu time, e a conversa permanece ativa, seja qual for o canal de interação (mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz).
Além disso, o Service oferece ferramentas de colaboração, que conectam de maneira eficiente parceiros internos e externos. Assim, auxilia as equipes a responder mais rápido com respostas preparadas e os detalhes certos sobre cada demanda. Gostou? Experimente o Zendesk Service gratuitamente agora mesmo!