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Saiba como fazer gestão de equipes a distância
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 3 setembro 2020
Como fazer uma boa gestão de equipes a distância é um dos maiores desafios que diversas empresas vêm enfrentando desde o começo de 2020, em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus pelo mundo.
O trabalho remoto, mais conhecido como home office, ainda caminhava aos poucos no Brasil, até que a necessidade de isolamento social para conter o avanço do vírus, acelerou este processo.
Muitas empresas nunca sequer tinham experimentado o home office e precisaram fazer essa migração às pressas. Entretanto, o maior desafio da implantação do home office, é gerenciar e liderar equipes a distância.
Como fazer uma boa gestão de colaboradores para que eles se mantenham engajados e com um bom desempenho?
Essa é uma das dúvidas para qual não existe uma resposta fácil. Porém, uma empresa pode adotar pequenas ações para que se saia bem nesta tarefa.
Entenda mais sobre esse assunto.
Gestão de equipes no home office: como fazer?
Um projeto de implantação de home office em uma empresa, costuma durar cerca de um ano. Entre testes, projetos pilotos, erros e acertos, uma empresa caminha para ser bem sucedida no trabalho remoto.
Entretanto, no cenário atual essa migração aos poucos não foi possível e coube aos líderes e gestores encontrar um modelo de gestão que funcione para suas equipes e assim superar o desafio de gerenciar e liderar uma equipe a distância.
Mas, qual é o caminho? A primeira coisa que precisamos entender é que não existe uma receita pronta para ter sucesso com o trabalho remoto. Mas, pequenos ajustes durante a rotina e a implantação de algumas regras e processos já adotados por outras empresas pode fazer com que a sua se saia bem da mesma forma.
Tenha objetivos claros
Uma das primeiras dicas para um bom gerenciamento a distância é ter um objetivo claro. E com isso queremos dizer, o que a sua empresa quer conquistar, quais são as metas e objetivos que devem ser cumpridos?
Quanto mais claro for o objetivo da sua empresa, mais fácil será para os colaboradores se engajarem para alcançá-lo, mesmo estando em home office.
Estabeleça regras
A criação de uma política para o home office, atuará como um norte aos colaboradores. É importante que sua empresa trabalhe em um documento de boas práticas para o trabalho remoto.
Lembre-se que para muitos esse processo ainda é uma novidade, então, por mais que você pense que certa regra está implícita é melhor garantir que todos estejam cientes dela.
Então, as regras referente ao uso de sistemas, horários, reuniões e até mesmo sobre o uso de equipamentos da empresa, serão de muita utilidade neste período.
Crie rotinas
Essa também é uma das pŕincipais dicas para quem busca o sucesso da gestão de equipes. Ter uma rotina comum, de comunicação, de acompanhamento e de apoio faz com que as equipes tenham mais autonomia no home office.
O colaborador sabe que certo dia da semana terá que participar de uma reunião para falar sobre todas as suas tarefas, e dessa forma o líder não precisará ficar sondando, ou esperando que o colaborador traga a informação. Isso já estará previamente combinado para ser apresentado em um dia.
Mas além de tudo, é importante que essa rotina faça sentido para todos do seu time e para o seu negócio. Isso quer dizer que mesmo que ela funcione para o líder, também precisa funcionar para os liderados.
Para isso, o gestor deve testar e ver qual é a melhor rotina, seja ela reuniões diárias, relatórios semanais, conversas pela manhã. Qualquer uma rotina que possa engajar e conectar o time.
Fortaleça a comunicação
Uma boa comunicação interna é o que vai manter o seu time conectado. No home office ela se torna mais difícil, por conta da barreira geográfica que precisará ser quebrada entre o gestor o seu time.
É importante que a empresa explore diversas formas de comunicação e mantenha o canal sempre aberto aos colaboradores. Apenas os e-mails não serão o suficiente no home office, é preciso agregar outras ferramentas às rotinas para que a comunicação aconteça da forma mais eficiente e livre de ruídos.
Aposte em Feedbacks
No home office é importante que a empresa mantenha a prática de feedbacks. Para acompanhar e saber como os colaboradores estão se sentindo neste período, como estão realizando os seus trabalhos, quais dificuldades eles têm encontrado, entre outros indicadores de muito valor para a sua empresa.
É importante que eles possam dar um parecer ao gestor, e o gestor também possa dar um parecer ao liderado. Essa é a melhor forma de acompanhar que tudo está correndo perfeitamente bem.
Agregue novas ferramentas
Por último, uma empresa precisa de boas ferramentas tecnológicas para ter um home office bem sucedido e processos conectados.
São as ferramentas que quebram a barreira da distância e permitem que duas pessoas trabalhem no mesmo projeto, cada uma de sua casa.
Por isso, acompanhe o próximo tópico. Separamos algumas dicas de ferramentas essenciais para gestão de colaboradores a distância.
Relatório sobre tendências da experiência do cliente
Dicas de ferramentas para gestão a distância
Organizador de tarefas e projetos
Quando todos estão no escritório, é fácil virar para o colega ao lado e perguntar o andamento de alguma tarefa ou projeto.
No home office isso não é possível, por isso, apostar em ferramentas online que organizem tarefas e projetos é a melhor forma que o gestor possui de acompanhar tudo que os colaboradores estão fazendo.
Geralmente, esses sistemas de organização seguem o método Kanban de fluxo de produção, concentram as tarefas em: “a fazer, iniciado e concluído”.
Com ele, é possível organizar as tarefas das equipes e ter uma melhor visão do que está sendo feito, podendo inserir prazos, acompanhar a produtividade, atribuir tarefas e até mesmo criar um grande projeto.
Compartilhamento em nuvem
Um outro ponto importante é que a empresa precisará manter exatamente todos os documentos em nuvem, para que possam ser facilmente acessados pelos colaboradores.
Os papéis deverão ser substituídos por documentos em nuvem que facilitem o compartilhamento de documentos, planilhas, apresentações entre outros que precisem ser utilizados por toda a equipe.
Os aplicativos da Google são uma ótima solução pois, automaticamente ficam alocados em nuvem e podem ser facilmente compartilhados entre a equipe.
Controle de ponto
Muitas empresas abrem mão de controlar a jornada de trabalho no home office. Mas, essa é a forma mais eficiente de gerenciar a jornada dos colaboradores.
Com o registro do ponto, a empresa consegue saber se as horas são cumpridas corretamente, se os colaboradores estão fazendo mais ou menos horas do que sua jornada prevê. E até mesmo, tem um maior controle de horas extras e controle de banco de horas.
No home office é muito comum colaboradores extrapolarem o limite de suas jornadas sem perceber. Por isso, a marcação de ponto ajuda.
Os colaboradores podem fazer essa marcação pelo próprio celular, a partir do registro de ponto eletrônico. O Pontotel é um importante software que faz esse trabalho, ele registra as horas dos colaboradores e permite que o gestor acompanhe todas elas em tempo real em sistema ou por meio do aplicativo de gestão de controle de ponto.
Os próprios colaboradores também podem consultar um modelo de sua folha de ponto e acompanhar seus registros, de forma online.
Comunicação online
Como citamos ao longo do texto, uma comunicação eficiente é imprescindível no home office. E hoje em dia existem diversas ferramentas para esse fim. Chats instantâneos que permitem a criação de canais para equipes, compartilhamento de documentos, entre muitas outras funções que vão facilitar e evitar o uso de e-mail para assuntos simples e corriqueiros.
Ele pode ser até mesmo um importante canal para que os funcionários tirem dúvidas com seus líderes e gestores.
Além dessas plataformas, sua empresa também precisa encontrar uma para reuniões e vídeo-chamadas, para que todos possam se falar por voz e imagem além da forma escrita.
Conclusão
Todas essas ferramentas são essenciais para a sua gestão de equipes em home office. E claro, você não pode deixar de contar com o serviço de atendimento ao cliente da Zendesk que permite aos seus colaboradores atenderem todas as demandas e chamados dos seus clientes mesmo trabalhando a distância.
Conheça mais!
Esse conteúdo foi produzido por Aline Fernandes, jornalista e redatora no blog PontoTel.