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Gestão de projetos de TI: etapas e dicas para um controle eficaz
Por Zendesk
Última atualização em 18 março 2024
Por que uma boa gestão de projetos de TI (tecnologia da informação) é tão importante?
É com essa pergunta que começamos este guia, que mergulha fundo nas etapas do gerenciamento de projetos de TI.
Afinal, essa é uma área que, cada dia mais, tem conquistado lugar de destaque nas empresas, indo muito além de um profissional que arruma os computadores que travam, instala a impressora e resolve os clássicos “problemas com a internet”.
Hoje, a função de gerente de projeto de TI é estratégica para empresas que querem crescer, expandindo seus negócios de maneira escalável e sustentável.
De acordo com a ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil ocupa o 12º lugar no ranking mundial de investimentos em TI, chegando a US$3,11 trilhões em 2022.
Com esse número, é seguro dizermos que as organizações estão realmente em busca de inovações tecnológicas.
Contudo, para que isso seja feito, a gestão de projetos de TI é fundamental, permitindo um controle completo das etapas que precisam ser realizadas no setor, para que ele possa alcançar os resultados esperados pelo restante da organização.
Por isso, a função do gerente de projeto de TI também contempla “desenhar” o plano de trabalho do departamento, além de definir todas as etapas necessárias para o cumprimento das atividades.
Mas como fazer isso? Existem técnicas e metodologias que podem ser aplicadas? Qual o melhor caminho a ser seguido?
Para responder a essas e outras perguntas, preparamos um artigo completo sobre o tema. Aqui você entenderá o que é gestão de projetos de TI e como usar essa área de forma estratégica para o crescimento do seu negócio. Continue conosco!
A gestão de projetos de TI é uma área estratégica dentro das empresas. Ela é responsável pelo funcionamento de tudo o que está relacionado à Tecnologia da Informação, visando atender às necessidades e expectativas do negócio.
Entre as funções do gerenciamento de projetos, destaca-se: identificar as necessidades do projeto, alinhar expectativas, levantar os custos necessários para a implementação e definir recursos, riscos e prazos.
Este gerenciamento é dividido em etapas, a fim de conferir ao gestor uma visão ampla de cada fase do projeto, além de facilitar a condução da equipe, definição e cumprimento de prazos e acompanhamento de resultados.
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O que é gestão de projetos de TI?
Gestão de projetos de TI é uma estratégia que visa organizar, programar, executar e monitorar tarefas relacionadas à Tecnologia da Informação. O objetivo é que os projetos da área atendam às necessidades e expectativas da empresa contratante. Tudo é feito a partir da aplicação de princípios, técnicas, ferramentas e metodologias.
O foco das etapas do gerenciamento de projetos de TI é traçar estratégias que vão contribuir para o crescimento da organização, além de garantir que os projetos sejam entregues:
- cumprindo o prazo;
- dentro do orçamento;
- de acordo com os requisitos pré-estabelecidos.
Para isso, o gerenciamento de projetos de TI utiliza ferramentas e habilidades específicas, visando:
- identificar tudo o que é preciso para que o projeto “saia do papel” e se torne uma realidade;
- ajustar as expectativas e necessidades do solicitante à realidade do que o projeto consegue atender;
- fazer uma análise completa do orçamento necessário para execução;
- definir os recursos, riscos e prazos.
Quais são os diferentes tipos de projetos de TI?
Os principais tipos de projetos de TI que uma empresa pode desenvolver ou contratar são:
- Desenvolvimento de softwares e apps;
- Implementação de ferramentas e programas;
- Montagem de infraestrutura, incluindo redes e servidores;
- Integração de sistemas;
- Gerenciamento de banco de dados;
- Recursos para segurança da informação;
- Desenvolvimento de sites.
Um dos benefícios de projetos de TI é a possibilidade de implementar diferentes tipos de projetos, atendendo a múltiplas as necessidades que surgem com o tempo, em uma empresa e no mercado de maneira geral.
O uso de inteligência artificial, por exemplo, vem ganhando espaço entre as companhias e os consumidores.
Logo, as empresas precisam se adaptar a esse tipo de recursos, para se manterem competitivas.
Nesse cenário, a adoção de recursos de IA também deve ser considerada um tipo de projeto de TI em alta atualmente e sua empresa precisa acompanhar essa tendência.
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Da mesma maneira, há demanda pela gestão de projetos de TI em áreas, como:
- business intelligence (BI);
- análise de dados;
- adoção da computação em nuvem;
- segurança da informação e mais.
Leia também: Inteligência artificial no atendimento ao cliente: o que é, como usar e qual impacto para a empresa?
Quais são as etapas do gerenciamento de projetos de TI?
As etapas do gerenciamento de projetos de TI costumam ser cinco:
- Iniciação
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e controle
- Encerramento
Essa divisão é importante para que os objetivos, recursos, orçamento, prazos, entre outros pontos, sejam definidos, registrados e acompanhados pelo responsável por gerenciar os projetos.
A seguir, descrevemos mais detalhadamente, o que cada etapa indica. Continue lendo para entender o que é e como aplicar.
1. Iniciação
A primeira etapa da gestão de projetos de TI consiste na definição do seu propósito. Ou seja, identificar para quê e por que o projeto está sendo criado.
Nessa fase, é função do gerente de projeto considerar aspectos como:
- demanda do solicitante (que pode ser uma empresa ou pessoa física);
- custo;
- orçamento disponível;
- benefícios esperados e mais.
Na inicialização, é preciso que toda a avaliação de viabilidade do projeto seja considerada.
2. Planejamento
Na segunda etapa do gerenciamento de projetos de TI devem ser definidas quais estratégias serão utilizadas para que o projeto se inicie e alcance o objetivo proposto.
Na prática, um dos maiores desafios de projetos de TI está nessa fase. Afinal, é necessário prever e colocar no papel, tudo o que o trabalho demandará, realizando a previsão de prazos e organizando as etapas do trabalho em um cronograma, que guiará a equipe.
De maneira geral, é nesse estágio que o gerente define o que será necessário para implementar o projeto rascunhado na fase de iniciação.
Aqui, também pode ser definida a equipe que participará do projeto e quais recursos são necessários.
Além disso, é preciso:
- criar o cronograma geral e de etapas, com datas e prazos;
- estabelecer os objetivos esperados;
- distribuir tarefas para os responsáveis;
- estabelecer parâmetros para mensurar o sucesso do projeto.
Leia também: Planejamento Estratégico de TI (PETI): vantagens + passo a passo
3. Execução
Agora é hora de colocar a mão na massa. A equipe deve começar o trabalho para tirar do papel o que foi pensado e planejado.
É o início, propriamente dito, do projeto. Fase na qual os profissionais de TI colocarão em prática as ideias para que o projeto se torne realidade, seguindo as diretrizes estabelecidas pelos stakeholders.
É função de quem faz a gestão de projetos TI controlar cada etapa, acompanhando dia a dia o trabalho e solucionando potenciais problemas que possam surgir.
Tudo isso, sem fazer microgestão e deixando o time trabalhar com autonomia.
4. Monitoramento e controle
Nessa etapa do gerenciamento de projetos é indicado que o gestor faça uma análise da evolução do trabalho.
Para isso, deve utilizar indicadores e parâmetros que o ajude a identificar se o andamento do projeto está seguindo o que foi programado.
Caso não esteja, é importante redefinir as estratégias, de modo que consiga, juntamente com sua equipe, atingir as metas e objetivos propostos inicialmente.
Alguns modelos de gerenciamento podem ser implementados aqui para facilitar esse acompanhamento, entre eles estão as metodologias ágeis, como Scrum e o Kanban.
O Scrum, por exemplo, é um método ágil que tem como base os sprints, ciclos de trabalho de uma ou duas semanas, com pequenas entregas definidas para esses períodos.
Nesse formato, é fácil identificar o avanço do projeto e evitar que os problemas se acumulem.
Além disso, breves reuniões diárias de até 15 minutos também auxiliam as equipes a solucionarem suas questões com o gerente.
O Scrum, pode ser, inclusive, integrado ao Kanban, outro método eficiente para o controle dos projetos da área.
Sobre esse assunto tão importante para a gestão de projetos de TI, recomendamos que você leia o artigo, “Scrum vs Kanban: qual o melhor para seu projeto?”.
5. Encerramento
Fase final da gestão de projetos. Isso indica que os testes foram satisfatórios e que já é possível entregar o produto final ao solicitante.
Nesta etapa, é função do gerente fazer e organizar toda a documentação de projetos de TI.
Ela registra o trabalho, as funções e o que está sendo entregue.
Lembre-se, que o trabalho de TI deve atingir os objetivos e metas que foram estabelecidos lá no começo, quando a ideia foi iniciada.
Depois que o projeto é aprovado pelo cliente, o recurso deve ser implementado.
O que e quais são as áreas de gerenciamento de projetos?
Além da divisão das etapas, existem as áreas de gerenciamento de projetos. Essa separação ajuda o responsável a fazer o gerenciamento de projetos com mais eficácia e ter uma visão mais ampla e clara do que contempla cada etapa.
Além disso, dividir a gestão de projetos de TI em partes ajuda a:
- conduzir melhor a equipe;
- estipular e cumprir prazos;
- acompanhar a evolução do que está sendo desenvolvido.
Uma das estratégias mais utilizadas para definir essas áreas do projeto de TI é o PMBOK, sigla para Project Management Body of Knowledge, em português: Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.
Trata-se de uma espécie de guia de boas práticas de gestão que visa aumentar a eficácia das atividades a serem executadas.
Regularmente revisado pelo Project Management Institute (PMI), instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos, a proposta do PMBOK é difundir práticas que foram testadas e consideradas eficientes por gerentes de projetos de todo o mundo.
A ordem de aplicação do PMBOK deve ser compatível com a realidade da empresa e do projeto.
1. Gerenciamento de aquisições do projeto
Definição e aquisição das ferramentas necessárias para execução do projeto, bem como da equipe.
2. Gerenciamento da qualidade do projeto
O objetivo dessa parte da gestão é minimizar a insatisfação das partes interessadas, um dos desafios de projetos de TI.
Para isso, é importante analisar a qualidade do projeto e também do produto.
3. Gerenciamento de riscos do projeto
Análise e identificação dos possíveis riscos que podem impactar a conclusão do projeto.
Essa parte do gerenciamento ajuda a definir quais ações devem ser tomadas frente a cada desafio do projeto de TI.
4. Gerenciamento do escopo do projeto
No gerenciamento de projetos, a fase de escopo é responsável por:
- definir o objetivo;
- listar as tarefas necessárias para execução do trabalho;
- organizar as etapas que compõem o planejamento;
- coletar requisitos;
- criar a estrutura analítica;
- validar;
- controlar.
5. Gerenciamento de custos do projeto
O planejamento dos custos necessários para a conclusão do projeto, é uma documentação de projetos de TI que inclui estimativa de valores, criação de orçamento e controle.
6. Gerenciamento de integração do projeto
O gerenciamento de integração tem por objetivo vencer um dos maiores desafios de projetos de TI: garantir que todas as partes envolvidas na conclusão do trabalho se conectem e caminhem juntas, de modo que os prazos sejam cumpridos e o objetivo alcançado com o mínimo de atrito possível.
7. Gerenciamento das comunicações do projeto
Além da divisão de tarefas, é preciso que a gestão de projetos de TI garanta a boa comunicação entre os membros da sua equipe.
Dessa forma, as informações sobre o projeto circularão adequadamente entre todos, contribuindo para sua finalização.
Leia também: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? Aprenda agora!
8. Gerenciamento de recursos humanos do projeto
Na gestão de projetos de TI, é importante que a responsabilidade de cada profissional esteja bem definida.
Para isso, cabe ao gestor trabalhar adequadamente os recursos humanos que tem disponível, atribuindo a cada um tarefas compatíveis com suas habilidades e experiências.
9. Gerenciamento de tempo do projeto
Também chamado de gerenciamento de cronograma, consiste em realizar uma boa gestão de tempo. Para isso, algumas etapas são fundamentais, como:
- criação de cronogramas que estipulem prazos;
- desenvolvimento de estimativas de conclusão de cada fase;
- definição de qual momento cada etapa deve ser iniciada.
10. Gerenciamento das partes interessadas
Também é função do gerente de projeto manter as expectativas das partes interessadas alinhadas à evolução do projeto.
Para isso, é importante garantir o contato constante com todos os envolvidos, a fim de mantê-los atualizados sobre o andamento e resultados.
Como implementar uma boa gestão de projetos de TI?
Parece muita coisa, não é? Mas entre os benefícios de projetos de TI estão:
- dividir a gestão em partes;
- facilitar o trabalho do gestor;
- contribuir para que a equipe desenvolva suas atividades da melhor maneira possível.
Para que isso possa ser alcançado, há outras ações que um gerente de projeto pode colocar em prática, tais como:
- definir prioridades;
- fazer uma análise de riscos aprofundada;
- trabalhar com prazos realistas;
- documentar todas as etapas;
- reportar a evolução aos envolvidos;
- colaborar para manter a equipe motivada;
- manter o time atualizado sobre a evolução do projeto;
- usar métodos e metodologias de gerenciamento de projetos, como o PMBOK ou o Scrum;
- usar ferramentas de gestão de projetos, por exemplo, um CRM (Customer Relationship Management).
Inclusive um bom sistema CRM pode potencializar — e muito — a performance de um gestor de projetos de TI, visto que esse tipo de software fornece uma visão mais ampla e aprofundada do negócio, o que é vital para um bom gerenciamento.
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