Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

5 dicas de gestão de tecnologia da informação para performar melhor

Por Zendesk

Última atualização em 8 fevereiro 2023

Uma pesquisa recente classificou a ocupação de gestor de TI (tecnologia da informação) como uma das que mais cresce no Brasil, com esse dado podemos ver que a área de gestão de tecnologia da informação está em alta nas empresas! E na sua, como anda esse setor?

Se você está se perguntando o que é Gestão de TI? Nós vamos te ajudar!

A gestão da tecnologia da informação é a gestão dos recursos técnicos utilizados no processamento de informações de uma instituição ou organização. 

Parece simples, mas é necessário que os gerentes de TI coletem, armazenem, processem, comparem, distribuam e avaliem dados. Isso se traduz em informações para orientar a tomada de decisão. Você sabe como é o dia a dia desse profissional?

Gestão de TI: o que faz?

O foco principal de um gestor de TI é a gestão dos recursos técnicos utilizados no processamento da informação, afinal,  quase todos os negócios exigem algum tipo de processamento de informações, afinal, vivemos em uma era com dados infinitos e trabalhamos em um mundo conectado. 

Confira algumas das principais atribuições dessa área técnica da sua empresa:

    • Impulsionar a transformação digital da empresa;
    • Fornecer suporte técnico;
    • Implementar novos hardwares, softwares e sistemas de dados;
    • Monitorar a segurança e conformidade de sistemas e redes;
    • Manter o desempenho dos serviços;
    • Alinhar o uso da TI com os objetivos estratégicos da empresa;
    • Gerenciar equipes de TI;
    • Gerenciar orçamentos e custos de TI.

Gerenciamento de serviços de TI na prática e as melhores dicas de TI

Quando as empresas não se preocupam em otimizar a gestão do setor de TI, uma série de prejuízos pode impactar o negócio. 

Desalinhamento estratégico, qualidade de serviço em declínio, insatisfação do cliente e custos crescentes são apenas alguns dos impactos negativos.

Sem falar na possibilidade de interrupção do serviço de TI, o que prejudicaria a receita de uma empresa e até mesmo a sua reputação nos mercados em que atua. Não há dúvidas de que existem boas razões para implementar práticas mais eficientes e garantir a estabilidade do negócio, não é mesmo?

Mas, afinal, como fazer um gerenciamento de serviços de TI com excelência? Nós separamos as melhores dicas de TI para te ajudar a fazer a melhor gestão de tecnologia da informação.

1. Trace um plano estratégico

Já ouviu falar que, quando não se tem um caminho para seguir, todos os caminhos servem? Um plano estratégico orientará a gestão de tecnologia da informação em uma organização lógica que vai te economizar muito tempo!

A TI pode ser estruturada, organizada e sistematizada para garantir que seja usada em benefício do negócio, e seu trabalho como gestor é garantir isso. Na dúvida, você pode se basear em algumas métricas:

  • Análise do ambiente interno;
  • Anotação de objetivos organizacionais;
  • Implementação de indicadores de desempenho (KPIs);
  • Acompanhar serviços de monitoramento.

Leia também:

13 principais indicadores de TI para um setor de sucesso!

2. Garanta uma infraestrutura adequada para seu time

Dispositivos de hardware ultrapassados e softwares desatualizados são o maior pesadelo de quem faz gestão de tecnologia da informação! Eles não permitem integração com outros sistemas e afetam diretamente a produtividade de sua equipe. 

Quando a infraestrutura não é propícia à execução do projeto, a gestão do tempo da equipe de TI fica bem complicada. Portanto, certifique-se sempre de que seu time tenha a tecnologia certa para sua operação. Se tiver que escolher o que melhorar primeiro, priorize um sistema que garanta a eficiência do processo.

3. Estimule desenvolvimento profissional da equipe

Não adianta esperar que sua equipe de TI seja eficiente se eles não têm a instrução correta. Treinar a equipe para que ela sempre desenvolva as habilidades é a melhor forma de garantir a produtividade esperada. 

Os treinamentos contínuos são importantes tanto para o gestor como para o time. Uma boa gestão de tecnologia da informação requer atualizações constantes de acordo com as demandas de mercado.

Os feedbacks são parte essencial desse processo. É importante fazer avaliações sempre que algo não estiver certo, para aumentar a produtividade, e também não dispense elogios quando as coisas estiverem indo bem. Isso ajuda sua equipe a saber que está no caminho certo!

Outro ponto importante para a gestão de tecnologia da informação é que avaliar o desempenho da equipe de perto garante que sua análise não seja realizada por sentimentos ou fatores pessoais. Por consequência, você terá mais poder para construir o gerenciamento da sua equipe de TI com confiança.

Leia também: O que é terceirização de serviços de TI e quais as vantagens e desvantagens que ela pode trazer para a sua empresa.

4. Faça o monitoramento e análise de custos

Não fique só no planejamento, tente adotar ferramentas que facilitem de verdade seu controle de custos. Assim, você pode economizar tempo (e dinheiro) na gestão de tecnologia da informação. 

Além de aumentar a transparência das despesas de TI (pois elas podem ser mais facilmente atribuídas a departamentos, projetos ou funcionários), também aumenta a segurança administrativa.

5. Invista em serviços de backup

Todo mundo que trabalha com tecnologia sabe disso, mas repetir nunca é demais: ter um serviço de backup é essencial para manter os dados e informações da sua empresa seguros. 

Um bom gerente de TI precisa ter um plano de backup adequado para que o departamento seja eficaz, produtivo, seguro e não perca dados essenciais para o bom andamento do negócio.

Leitura complementar:

6. Dica extra: conheça e acompanhe de perto todos os processos

A infraestrutura de monitoramento é fundamental para que a gestão de tecnologia da informação seja confiável e eficiente. 

Nesse processo, os gestores das equipes têm que contar com softwares modernos, com excelente custo benefício e ótimos retornos para a empresa.

Com essas ferramentas, o gerente do departamento de TI terá uma visão abrangente de todos os recursos técnicos à sua disposição. Dessa forma, seu serviço será mais eficiente e econômico. Portanto, esse tipo de software é uma arma poderosa contra o desperdício dos recursos existentes da empresa.

Com essas dicas para otimizar a gestão de tecnologia da informação, o departamento de TI da sua empresa, deixa de ter uma mera função de execução e passa a ter relevância na estratégia do negócio!

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é Data Mining ou mineração de dados?

Entender o que é Data Mining, ou mineração de dados, permite que sua empresa otimize a estratégia. Aprenda o porquê e como fazer!

Artigo
8 min read

Veja os custos e onde contratar outsourcing de desenvolvedores

O mercado de terceirização de Tecnologia da Informação (TI) deve ultrapassar US$ 806 bilhões até 2029,…

Artigo
7 min read

SAC 3.0: o que é e quais os impactos na relação com os clientes?

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!