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Gestão de telecomunicações: o que é e como implementar?
Por Zendesk
Última atualização em 22 março 2023
Fazer uma boa gestão de telecomunicações é essencial para manter o funcionamento eficaz de uma empresa.
Um dos motivos é que, como mostrou o Relatório de Tendências no Atendimento ao Cliente da Zendesk, o número de tickets de ligações telefônicas apresentou um aumento de 24% entre 2020 e 2021.
Diante disso, as companhias devem ser capazes de manejar seus processos de comunicação, sejam eles internos ou externos, para dar conta da demanda.
Por isso, vamos mostrar não apenas o que é a gestão de telecom, mas algumas dicas de como implementá-la no seu negócio e os benefícios dessa estratégia.
O que é gestão de comunicações?
Gestão de telecomunicações, ou simplesmente gestão de telecom, é uma técnica de gerenciamento dos meios e serviços de telecomunicação usados por uma firma.
O objetivo é garantir o uso correto dos recursos disponíveis, para reduzir os gastos e poupar o tempo de todos os colaboradores.
>>>> Veja mais: a importância da gestão de processos nas empresas + 5 dicas
Quais as vantagens de fazer a gestão das contas de telecom?
Até aqui, deu pra perceber qual a importância da gestão de serviços dentro da empresa? Pois saiba que essa prática contribui para melhorar o funcionamento do seu negócio.
Algumas das principais vantagens são:
- reduzir os gastos com equipamentos e planos;
- agilizar os procedimentos de auditoria de despesas;
- centralizar informações sobre o uso dos dispositivos e contas;
- identificar aparelhos defasados ou fora de uso;
- aumentar a produtividade dos colaboradores;
- prevenir a queda dos serviços essenciais de comunicação.
Olhando por esse lado, fica fácil entender porque há cada vez mais empreendimentos que estão investindo nesse tipo de sistema, não é mesmo?
>>>> Leia mais: gestão dos processos organizacionais – o que é, importância e como fazer
5 dicas para implementar uma gestão de telecom eficiente
A gestão de telecom do seu negócio não precisa ser um bicho de sete cabeças. Sim, é verdade que esse é um processo trabalhoso, porém, nem de longe é impossível de ser feito.
Para mostrar isso a você, separamos a seguir algumas dicas de como implementar a tecnologia em gestão de telecomunicações na sua companhia. Confira!
1. Identifique seus gastos
O primeiro passo para fazer a gestão de contas de telecom de maneira eficiente é identificar e revisar todos os gastos da sua empresa com telecomunicação.
A relevância disso vem do fato de que, para garantir o gerenciamento das contas disponíveis, é necessário saber os valores das faturas mensais.
A partir disso, você consegue descobrir se o valor pago é condizente com o ritmo de uso e abre margem para negociar melhores condições com seu provedor.
Essa etapa ajuda até mesmo a identificar erros que causam um aumento nos preços cobrados e, assim, corrigi-los.
2. Faça um inventário dos seus ativos
Após descobrir quanto você gasta, a dica é elaborar um inventário dos seus ativos. Isto é, identificar todos os dispositivos e linhas que são usados. Além disso, tente detectar a frequência com que cada um deles é utilizado no dia a dia.
Essas duas ações permitirão que você faça um mapeamento geral, a fim de guiar as decisões futuras. Por exemplo, as linhas que podem ser descontinuadas, os serviços que demandam um upgrade e muito mais.
3. Entenda a estratégia da sua concorrência
Uma maneira de saber se você está no caminho certo na gestão de contas de telecom é analisar o que seus concorrentes fazem. Tanto aqueles que têm sucesso, quanto os que deram errado, para conferir o que evitar.
Essa prática ainda é bastante útil para encontrar provedores melhores por preços mais em conta.
>>>> Leia também: análise de concorrência – 5 atalhos + 7 ferramentas para aprender na prática
4. Treine seus colaboradores
De nada adianta investir tempo e dinheiro em um plano de gestão de telecom, se seus colaboradores não estiverem alinhados com todas as práticas estabelecidas.
Por esse motivo, é imprescindível oferecer treinamento. Essa atitude serve para alinhar as políticas de uso dos equipamentos e planos, o que é esperado de cada um e como utilizar os recursos disponíveis de maneira consciente.
Um dos benefícios dessa estratégia é a redução de gastos. No fim das contas, ter um guia claro do que fazer ajuda a evitar erros que danificam todo o sistema.
5. Escolha a ferramenta certa
Por último, o uso da tecnologia em gestão de telecomunicações é algo que veio para ajudar e agilizar todo o processo. Por isso, é fundamental escolher uma boa ferramenta para mediar todas as ações.
E isso não envolve apenas investir em equipamentos para uso diário. Aqui, a dica de ouro é adotar um bom software para monitorar o funcionamento dos dispositivos, assim como coletar dados de uso e garantir que o serviço esteja sempre funcionando.
Tenha o controle da sua empresa em um só lugar
Como falamos, a tecnologia é uma grande aliada da gestão de telecomunicações. Com o software correto, você otimiza seu negócio de dentro para fora, melhorando a experiência dos clientes e colaboradores.
A ferramenta certa te ajuda a se conectar melhor com o público e oferecer um contato personalizado, acessível, integrado e disponível 24 horas, todos os dias da semana.
Um exemplo é o Zendesk Service, o software de atendimento ao cliente da Zendesk, que entrega tudo o que você precisa para facilitar o dia a dia. Teste grátis e confira na prática o que ele pode fazer pela sua empresa.