Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

O que é tecnologia da informação nas empresas? 9 tendências

Por Zendesk

Última atualização em 9 Abril 2024

Tecnologia da informação nas empresas

Acompanhar as tendências da tecnologia da informação nas empresas, mais do que uma forma de ficar por dentro das novidades, é uma estratégia vital para quem quer manter seu negócio atualizado com o que há de mais moderno no mercado.

E aqui nos referimos ao uso dos recursos e técnicas da computação em geral, com o objetivo de captar, tratar e organizar dados, a fim de transformá-los em conhecimento, compartilhar e analisar informações, automatizar processos e ajudar no gerenciamento e tomada de decisão nas organizações, entre outras atividades.

Aliás, você já deve ter observado que o uso de tecnologia da informação nas empresas é cada vez mais expressivo. Não à toa, organizações dos mais variados segmentos têm investido em soluções em TI com o objetivo de otimizar seus processos, almejando se manter competitivas no mercado em que atuam.

De acordo com a projeção da consultoria International Data Corporation (IDC), o setor de TI brasileiro deve apresentar um crescimento de 12% em 2024, maior que a média da América Latina (11%), e superando até o dos Estados Unidos (9%).

Isso deixa clara a importância de as empresas intensificarem seus investimentos em soluções em TI, agregando mais tecnologia a seus processos para se manterem competitivas e, é claro, oferecer serviços de qualidade superior a seus clientes.

Para te ajudar a se informar e ficar por dentro do assunto, preparamos este post, no qual explicamos o que é tecnologia da informação, quais são as tendências do setor e por que é tão importante que a sua empresa invista em soluções de TI. Boa leitura!

O que é tecnologia da informação nas empresas?

Tecnologia da informação é uma área de conhecimento que se dedica a desenvolver soluções com base em recursos computacionais, tendo como objetivo viabilizar a produção, o armazenamento, o acesso, o processamento, a comunicação, a segurança e o uso de dados e informações de forma estratégica.

Trazendo para o contexto organizacional, o conceito de tecnologia da informação nas empresas é o uso de um conjunto de hardwares e softwares para que a empresa consiga melhorar suas rotinas e otimizar seus processos internos e externos, por meio de soluções computacionais e dados.

E qual a importância da tecnologia da informação nas empresas, afinal?

Qual a importância de investir em soluções em TI para a sua empresa?

O investimento em tecnologia da informação possui um valor estratégico para as organizações. Por exemplo,empresas que investem e implementam soluções em TI têm mais facilidade para acompanhar os avanços tecnológicos e são mais capazes de inovar em inúmeros aspectos.

Como consequência, essas empresas ganham maior capilaridade e se tornam mais competitivas no mercado em que atuam, independentemente de qual seja ele.

Assim, podemos dizer que acompanhar e implementar tais tendências tecnológicas é um investimento que agrega valor às soluções oferecidas pela organização. 

Em resumo, a importância da tecnologia da informação nas empresas inclui:

  • maior competitividade de mercado;
  • otimização de processos;
  • redução de custos operacionais;
  • aumento da agilidade na execução de tarefas cotidianas; 
  • ampliação da capacidade de atender às demandas do mercado; 
  • previsão de cenários futuros; 
  • análise de dados estratégicos;
  • tomada de decisões aprimorada.

9 tendências da tecnologia da informação que merecem sua atenção

Agora que você já conhece os benefícios de implementar soluções de tecnologia da informação nas empresas, deve estar se perguntando em que investir, afinal, são tantas as opções, não é mesmo? 

Para te dar aquela forcinha, listamos a seguir 9 tendências tecnológicas para você ficar por dentro e começar a implementar em sua empresa. Confira:

1. Inteligência Artificial 

Quando o assunto é tecnologia da informação nas empresas, é praticamente impossível não mencionar a inteligência artificial.

Sistemas inteligentes são capazes de aprender a executar determinadas ações conforme são usados. Esse tipo de solução pode ser aplicado de forma útil dentro de diversos setores, oferecendo benefícios variados para a organização. 

Um dos maiores exemplos de ferramenta com base em IA são os chatbots, que estão sendo cada vez mais usados pelas empresas para entregar um atendimento mais ágil e personalizado aos clientes.

Os chatbots facilitam o autoatendimento e contribuem para redução das filas de espera. Logo, além de oferecerem vantagens para quem usa a tecnologia, também contribuem para uma melhor experiência para todos que buscam por suporte.

Vale destacar que, segundo o Relatório de Tendências da Experiência do Cliente, 89% dos consumidores relatam gastar mais com empresas que lhes permitem encontrar respostas on-line sem ter que entrar em contato com ninguém

E este é apenas um dos motivos pelos quais você deve adicionar os chatbots à sua lista de prioridades para investimento em tecnologia da informação na sua empresa.

Veja mais sobre inteligência artificial neste vídeo de Rogério Perez, Diretor de Customer Success LATAM da Zendesk:

2. Cloud computing

O cloud computing, ou computação na nuvem, não é necessariamente uma tendência nova em TI. Mesmo assim, vale a pena citarmos aqui na nossa lista, devido à sua relevância e praticidade quando bem aplicado nas organizações. 

Existem diversos recursos de computação em nuvem que as empresas podem usar, com resultados altamente eficazes.

Para garantir a segurança de dados e informações, por exemplo, arquivos e documentos importantes podem ser armazenados na nuvem em vez de em dispositivos físicos.

Além disso, hoje em dia vários softwares de gestão funcionam totalmente por meio do cloud computing, sem requerer instalação, reduzindo os custos com manutenção.

Ademais, com o aumento do trabalho remoto, a computação em nuvem se tornou ainda mais fundamental para as empresas. 

Ao permitir acesso a documentos e compartilhamento de arquivos de qualquer lugar do mundo, demandando apenas um dispositivo conectado à internet, o cloud computing se tornou protagonista na transformação dos modelos de trabalho

3. Big Data 

O Big Data é uma tendência da tecnologia da informação que tem como objetivo transformar um grande volume de dados em informações de extrema relevância para a empresa.

Esses dados podem se referir a qualquer coisa que seja relevante para o negócio, por exemplo, ao comportamento de consumo do seu público-alvo. 

Com o Big Data você consegue fazer análises aprofundadas e traçar estratégias de marketing, vendas e atendimento mais certeiras.

Também é possível identificar oportunidades para lançamento de novos produtos e serviços dentro do seu nicho de atuação. 

Na prática, o Big Data contribui para gerar insights, revelando oportunidades de negócios valiosas para o empreendimento, eliminando os “achismos”. Inclusive, ele ajuda a identificar lacunas que precisam ser preenchidas e aumentar a agilidade da empresa na tomada de decisão.  

Assim, ele pode ser aplicado em qualquer área da companhia, sendo um recurso estratégico para uma gestão mais eficiente, bem-embasada e assertiva. 

Saiba mais: Big data como fonte de receita: libere o potencial dos seus dados

4. Base de conhecimento

Conhecimento é poder. Logo, outra tendência tecnológica que merece a sua atenção é a base de conhecimento.

Em uma plataforma, você consegue reunir informações sobre seus produtos, processos, diretrizes, perguntas frequentes etc. 

Assim, os clientes conseguem solucionar suas dúvidas por conta própria. Além disso, o onboarding de novos colaboradores também é facilitado.

Com uma base de conhecimento bem construída, o setor de atendimento consegue oferecer um suporte de maior qualidade, mais ágil e eficiente, aumentando a produtividade do setor. 

Saiba mais: Software de base de conhecimento: entenda o que é esse recurso tecnológico e como ele pode ajudar a sua empresa

5. Segurança da informação

Com o aumento da importância da tecnologia da informação nas empresas, cresce também a preocupação em garantir a segurança de dados e informações. Seja evitando invasões ou mesmo garantindo a segurança em relação a perda de algum documento importante que pode ser deletado sem querer, por exemplo. 

Além dessas medidas, também é importante providenciar a criação de estratégias de segurança interna, garantindo que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a arquivos, pastas, projetos e dados sensíveis. 

Porém, se considerarmos um sistema de cloud computing, como manter o sigilo e o controle de acesso às informações compartilhadas na pasta da empresa ? Isso é possível por meio da gestão de autorização de usuários.

Esse tipo de gestão está entre as tendências da tecnologia da informação dentro das empresas que não podem ser ignoradas.

Vale destacar que problemas como o vazamento de informações de clientes são altamente prejudiciais à reputação da marca, podendo acarretar multas e processos. 

6. Automação de processos

Tornar automática a execução de um conjunto de processos repetitivos é uma das formas de aumentar a produtividade da empresa e cumprir alguns requisitos que manualmente seriam impossíveis. 

Por exemplo, dentro do setor de marketing é possível usar a automação para a segmentação de leads e criação de fluxos de nutrição com o envio de e-mails personalizados, tudo isso automaticamente. 

Imagine enviar um email de boas vindas a cada lead que se cadastrar em uma das suas páginas de captação de contatos. Impossível, concorda?

Com a automação, a ferramenta executa as atividades de forma automática, liberando os profissionais para a realização de atividades mais estratégicas e que exigem mais do conhecimento deles. 

Com benefícios como o aumento da produtividade da empresa, a automação é um tipo de tecnologia da informação que pode e deve ser considerada. 

7. Integração de canais e plataformas

Investir em soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode fazer com que seu negócio tenha que lidar com múltiplas plataformas, ferramentas e canais. Esse, definitivamente, não é o melhor dos mundos, uma vez que pode ser confuso, gerar dados desencontrados, repetir informações e por aí vai.

Por isso, implementar recursos que permitam a integração dos sistemas que você usa é uma solução em TI que precisa fazer parte do seu leque de estratégias. 

Com sistemas integrados, sua empresa terá informações mais completas e robustas, o que lhe permitirá ampliar a produtividade de diferentes áreas. 

8. Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) é um tipo de tecnologia que possibilita conectar múltiplos dispositivos e executar uma série de atividades a partir de comandos simples. 

Comandos por voz que permitem que você apague a luz da sua casa sem apertar o interruptor, é um exemplo do funcionamento da IoT. 

Já é possível, inclusive, ter geladeiras inteligentes, que podem ser acessadas à distância, por meio de um aplicativo. Assim, você pode alterar suas configurações, aumentando a potência de congelamento, por exemplo, mesmo sem estar em casa, usando o seu celular.

Dentro das empresas, esse tipo de solução pode se transformar em inovação para seus clientes ou mesmo ser usada em conjunto com outras tecnologias, como Big Data. 

9. Experiência imersiva

Realidade aumentada e simulações de treinamento são exemplos de experiências imersivas que já estão no nosso dia a dia.

Talvez você se lembre do jogo de Pokémon GO, que foi um dos apps mais baixados de 2016, em que você caçava Pokémon com seu celular. Esse é um exemplo do uso da experiência imersiva que ocorre por meio da tecnologia de realidade aumentada. 

Vivemos em uma época em que cada vez mais experiências como essas estão acontecendo, e é interessante que a sua empresa esteja preparada para explorar e aproveitar os benefícios desse tipo de tendência da tecnologia. 

É cada vez mais comum a interação entre pessoas no mundo virtual, com isso inúmeras oportunidades surgem no mercado. Por isso, fique atento para usá-las da melhor maneira possível, integrando-as à estratégia da sua empresa.

No vídeo abaixo você pode conhecer alguns exemplos de aplicativos de realidade aumentada que já fazem parte do dia a dia de muita gente. Vale a pena conferir!

Resumindo, na lista de tendências da tecnologia da informação para empresas temos: 

  1. Inteligência Artificial 
  2. Cloud computing
  3. Big Data 
  4. Base de conhecimento
  5. Segurança da informação
  6. Automação de processos
  7. Integração de canais e plataformas
  8. Internet das coisas (IoT)
  9. Experiência imersiva

Agora que você já sabe mais sobre a tecnologia da informação nas empresas, é hora de pensar como você pode usar essas tecnologia em favor da sua companhia.

Lembre-se de que a TI deve estar alinhada aos objetivos estratégicos do seu modelo de negócio. Somente assim será possível gerar resultados realmente interessantes e eficientes.

A Zendesk trabalha com tecnologia da informação com o objetivo de fornecer soluções altamente integradas para otimizar o relacionamento com o cliente. 

Nossos recursos contribuem para a coleta de dados e informações de forma autônoma e permitem que você trate e analise esse conteúdo, provendo a inteligência de dados que sua companhia precisa para tomar as melhores decisões.

Veja uma demonstração da nossa plataforma em ação e conheça todas as suas funcionalidades. Ou, faça uma avaliação gratuita do sistema Zendesk e comprove, na prática, tudo o que ele pode oferecer para alavancar seu negócio ao sucesso.

Histórias relacionadas

Artigo
8 min read

Veja os custos e onde contratar outsourcing de desenvolvedores

O mercado de terceirização de Tecnologia da Informação (TI) deve ultrapassar US$ 806 bilhões até 2029,…

Artigo
14 min read

Como a metodologia Canvas te ajuda a entender seu negócio?

Elabore estratégias mais assertivas para o seu negócio com as 9 etapas da metodologia Canvas. Conheça seus benefícios e comece a usar já!

Artigo
9 min read

Chatbot de inteligência artificial da Zendesk: aprimore o atendimento!

Saiba para que serve o chatbot de inteligência artificial, como implementar com a Zendesk e otimize a experiência do cliente.

Artigo
12 min read

O que é ferramenta de atendimento omnichannel? Entenda porque investir

Conheça as vantagens de uma ferramenta de atendimento omnichannel e descubra como implementar essa estratégia com a Zendesk.