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8 habilidades de um vendedor de sucesso. Conheça!
Por Zendesk
Última atualização em 24 março 2023
Quais as habilidades de um vendedor para se destacar no mercado? Essa é uma dúvida pertinente e a verdade é que existem várias aptidões que você pode desenvolver.
Em um mercado amplamente competitivo é cada vez mais necessário desenvolver essas características para não só vender mais, como também se diferenciar.
É preciso entender que o sucesso de uma empresa depende de vendas. E por isso, a exigência sobre os vendedores está cada vez maior.
E se você quer formar um time de vendas de alta performance, ou saber como se tornar um vendedor de sucesso, precisa desenvolver essas 8 habilidades que separamos neste post. Boa leitura!
Quais as habilidades de um vendedor de sucesso?
1 – Saber lidar com a pressão
Diante da competitividade do mercado, as empresas estão estipulando metas cada vez mais desafiadoras para os seus vendedores. E isso gera uma grande pressão.
Quem deseja trabalhar com vendas precisa se acostumar com isso. Afinal, é comum ser cobrado para gerar resultados para o negócio.
Portanto, lidar com metas, prazos e se organizar para alcançar os objetivos que a empresa impôs é essencial para se destacar.
Uma boa dica é desenvolver a sua resiliência e aplicar métodos para não absorver a pressão que cotidianamente você terá.
2 – Capacidade de gerenciar o tempo
Por conta da pressão é crucial saber gerenciar muito bem o seu tempo. Para isso o indicado é usar uma agenda e implementar alguns métodos.
Só para exemplificar, antes de começar o seu dia, tire meia hora para programar quais são suas tarefas, considerando um tempo de imprevisto que pode surgir.
Entre um atendimento e outro leve em consideração uma demora inesperada para que você não desperte uma crise de ansiedade. Quanto mais organizado estiver sua agenda, melhor estará o seu psicológico para vender mais.
3 – Desenvolva sua inteligência emocional
Controlar as emoções não é tarefa fácil. Ainda mais quando estamos sob constante pressão. É comum que você se sinta estressado ou até mesmo ansioso em alguns momentos do seu dia.
Para lidar com essas situações, você é essencial desenvolver a sua inteligência emocional, conhecida também como soft skill.
Entenda que um vendedor de alta performance identifica os seus sentimentos para mudá-los, caso estejam atrapalhando o seu rendimento.
Inclusive, ao desenvolver a sua inteligência emocional, você será capaz de avaliar os sentimentos dos seus clientes e agir da melhor forma para persuadi-lo a comprar.
4 – Capacidade de trabalhar em equipe
Cada vez mais o trabalho em equipe se torna crucial. Por isso, você tem que aperfeiçoar a habilidade de trabalhar com outras pessoas de forma harmônica.
Isso consiste em colaborar com quem está mais atrasado, pedir orientação para os vendedores que estão se destacando e reconhecer seus pontos fortes e fracos.
É essencial lidar com as críticas do cotidiano, e por isso você tem que interpretá-las como algo construtivo e ver o que é necessário mudar em você.
Leia também:
- Metas de vendas: o que são, como estabelecê-las e como mensurá-las?
- O que é cluster: como vender mais usando essa estratégia.
5 – Habilidade de Rapport
Um conceito que cresceu muito é o Rapport. Ele faz referência à empatia desenvolvida em uma interação entre duas pessoas.
A concepção é baseada na ideia de que as pessoas tendem a se simpatizar por quem age e pensa como elas. Basta olhar ao seu redor e ver que geralmente você tem mais afinidade com quem é mais parecido com você.
Portanto, para aplicar essa técnica deve-se observar algumas características na outra pessoa, como:
- maneira de falar;
- jeito de gesticular;
- tom de voz adotado;
- assuntos preferidos.
Desse modo, você vê por exemplo, se a pessoa fala baixo, você adota um tom de voz parecido. Se ela gesticula bastante, você age da mesma forma.
Se ela puxa um assunto, faça perguntas e deixe-a falar sobre aquele assunto, e na medida do possível concorde com os posicionamentos. Tudo isso fará você ganhar a simpatia do cliente e terá mais chances de vender.
6 – Capacidade para ouvir
Normalmente um vendedor é muito bom em oratória. Afinal, para vender bem você precisa convencer o seu cliente. No entanto, além de falar bem, deve-se ouvir bastante.
Quando você desenvolve a capacidade da escuta, observa melhor quais são os pontos fortes e fracos do seu cliente. Além disso, compreende quais são os assuntos preferidos, dentre outros aspectos.
No momento que você está ouvindo você se antena nas necessidades, anseios e desejos da pessoa e então poderá enaltecer os benefícios que o seu produto vai gerar para ela.
7 – Dominar a técnica do storytelling
Há um ditado que diz que pessoas se conectam com pessoas. Por isso os romances são tão vendidos e as novelas fazem tanto sucesso.
Em uma história você se liga com o personagem. E a técnica storytelling te transforma em um verdadeiro protagonista. Mas como você pode aplicá-la?
Primeiramente você ouve o seu cliente, avalia os pontos fortes e fracos, os desejos e anseios e se posiciona de forma muito parecida com ele por meio do Rapport.
Depois você conta a sua história. Mostra como era sua dor antes de ter esse produto, como você procurava por uma solução e não encontrava.
E de forma natural você demonstra como o produto te ajuda no dia a dia e como ele também pode beneficiar o seu cliente.
Essa pequena história trará um sentimento maior de conexão, mas é preciso ter cuidado para não exagerar. Quanto mais natural for o seu storytelling melhor.
8 – Comprometimento
Por fim, a última habilidade que você tem que desenvolver é o comprometimento. Se você não se comprometer com as metas da empresa, nem com a cultura organizacional que ela possui, dificilmente vai se destacar.
Dessa forma, você precisa muito mais do que ser um bom vendedor, mas ser um verdadeiro advogado do seu produto. Seus olhos tem que brilhar quando você fala sobre aquilo que vende.
O comprometimento trará a paixão pelo que você faz. E quando você coloca o coração na sua profissão, os resultados se tornam muito maiores do que você imagina.
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