Artigo • 5 min read
Framework em IA: como usar e quais benefícios? Tudo sobre!
Por Zendesk
Última atualização em 12 fevereiro 2024
O uso de framework com IA visa trazer mais agilidade na criação de projetos em inteligência artificial.
Na realidade, o uso de frameworks é muito útil em várias áreas, que vão desde os trabalhos em desenvolvimento web ao desenvolvimento de jogos. Tudo pode ser agilizado utilizando um framework.
Ele funciona como uma espécie de estrutura pré-definida, que serve como base para o desenvolvimento de sistemas, softwares e aplicativos. Sempre pronto para ser reutilizado no desenvolvimento, fazendo com que não seja necessário iniciar cada projeto do zero.
Assim como em um projeto de desenvolvimento comum, também existem frameworks para IA, que ajudam em diversos pontos da criação de uma funcionalidade dotada de inteligência artificial.
O que é especialmente útil para empresas que desejam criar seus próprios modelos de IAs, com os mais diversos objetivos, como, por exemplo, um atendente virtual menos “robotizado” que os chatbots comuns, que estamos acostumados a ver por aí.
Se você se preocupa com a recepção dos clientes sobre esse tipo de suporte, saiba que uma pesquisa realizada pela Zendesk, a CX Trends, descobriu que 64% dos consumidores querem que os bots forneçam o mesmo nível de serviço que os humanos, melhorando o atendimento, a comunicação e fornecendo personalização instantânea.
Todo esse crescimento no interesse de assuntos relacionados à IA, vem fazendo com que as empresas comecem a se movimentar para conseguir acompanhar as expectativas de seus consumidores.
É nesse contexto que um framework para IA se encaixa. Agilizando o trabalho de equipes de desenvolvedores e trazendo novas possibilidades às empresas em seus projetos em IA.
O framework é uma estrutura em código que serve como base para construir um projeto em programação. Existem diversos tipos de framework, incluindo os focados em desenvolvimento web e desenvolvimento de softwares.
Um framework facilita o trabalho do desenvolvedor, ao utilizar um conjunto de ferramentas, bibliotecas e utilitários no desenvolvimento de aplicações. Com o framework certo, pode-se criar modelos de IA de modo ágil e eficiente.
A criação de uma inteligência artificial com framework favorece a padronização e consistência dos dados, otimização e facilidade de colaboração e, ainda, possibilita ter membros já familiarizados com a estrutura utilizada.
Conteúdos relacionados
- 7 tendências em inteligência artificial para empresas. Confira!
- Como melhorar a área de TI? 3 insights do relatório da Zendesk!
- Desafios de segurança de TI para privacidade de dados na era digital!
Neste artigo, você aprenderá
O que é um framework?
O framework é uma estrutura em código construída para servir como base para a construção de um projeto em programação. Existem diversos tipos de framework, cada um deles servindo ao tipo de aplicação que ele foi designado, como frameworks para:
desenvolvimento web;
desenvolvimento de softwares;
entre outros.
Assim como uma estrutura, um framework também oferece um conjunto de ferramentas e diretrizes pré-definidas e reutilizáveis que vão facilitar muito a criação de aplicativos, sistemas e diversos outros projetos.
Seu uso já é muito comum na indústria de desenvolvimento de sistemas graças à agilidade e confiabilidade que ele entrega, fazendo com que as equipes de desenvolvedores voltem seus esforços para tarefas mais específicas, como a lógica por trás do funcionamento dos programas.
Os frameworks geralmente incluem bibliotecas, APIs e diversos outros componentes prontos para o uso, facilitando tarefas comuns como a manipulação de banco de dados, segurança e outros aspectos complexos do desenvolvimento de software.
Como o framework se aplica na IA?
O framework visa facilitar e agilizar a vida do desenvolvedor, ao utilizar um conjunto de ferramentas, bibliotecas e utilitários no desenvolvimento de diversos tipos de aplicações, entre elas as aplicações em IA. Com um framework certo, é possível criar modelos de IA de maneira mais ágil e eficiente.
Já existem diversos frameworks desenvolvidos para que você consiga construir modelos de inteligência artificial de uma forma mais fácil.
Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade
Segue alguns exemplos de frameworks para IA que valem a pena conhecer:
- TensorFlow: é certamente a biblioteca de framework mais popular. Ela foi criada pelo Google, possui código aberto sendo voltada para modelos de deep learning (aprendizagem profunda). Uma curiosidade é que ela pode, inclusive, ser executada diretamente de dispositivos móveis.
- Mxnet: também com foco em deep learning, ele se destaca em relação ao grande número de linguagens suportadas, por exemplo: C ++, Python, Java, Go, R, Scala, entre muitas outras. Com ele você tem, entr outras possibilidades, o recurso de integração com a Amazon AWS, para o uso de ALaaS.
- Keras: essa é uma biblioteca de rede neural de código aberto escrita em Python que pode rodar, em cima do TensorFlow. Ótima para trabalhar com modelos de deep learning.
- Pytorch: a biblioteca de código aberto criada pela Meta, em suas pesquisas sobre inteligência artificial, é uma alternativa ao TensorFlow do Google, voltada para o aprendizado de máquina.
- CAFFE: o framework funciona como uma estrutura de machine learning muito eficiente para lidar com implementações industriais e projetos científicos.
Existem diversos tipos de frameworks voltados para cada uma das necessidades específicas que você pode ter nas aplicações de modelos de IA.
Portanto, quando perguntamos: “como o framework se aplica na IA” não há apenas uma resposta, mas sim um conjunto de ferramentas que vão te auxiliar a implementar a inteligência artificial de forma mais efetiva em seu negócio.
Qual a importância do framework com IA?
A importância do framework com IA está diretamente ligada ao desenvolvimento e implementação de projetos de maneira mais eficiente e organizada.
Como vimos aqui neste artigo, um framework é responsável por agilizar e facilitar o desenvolvimento de diversos tipos de sistemas, e isso inclui também plataformas de IA.
A criação de uma IA com framework ajuda também em aspectos importantes como:
padronização e consistência dos dados;
otimização e facilidade de colaboração;
cooperação facilitada, ao ter membros já familiarizados com a estrutura utilizada pelo framework e mais.
Se você quer começar a entrar nesse mundo a aproveitar os benefícios da IA no dia a dia da sua empresa, te convidamos a assistir uma demonstração do sistema da Zendesk.
E mais: você ainda pode fazer uma avaliação gratuita da ferramenta para conferir, na prática, como funciona o Zendesk Service.
Assim, você poderá entender quais são nossas soluções de IA e como a ferramenta amplia seus resultados de vendas e atendimento por meio da tecnologia.