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IA Tradicional e IA Generativa: quais as principais diferenças?
Por Zendesk
Última atualização em 6 fevereiro 2024
A principal diferença entre IA Tradicional e IA Generativa é que o primeiro tipo de Inteligência Artificial apenas copia, imita ou reproduz algo que já existe ou que já foi feito. Já o segundo modelo tem a capacidade de criar coisas novas e originais a partir do que conseguiu aprender.
Quanto a isso, uma verdade precisa ser dita: independentemente de ser uma ou outra, a tecnologia mudou o dia a dia das pessoas e das empresas, inclusive o relacionamento entre elas.
Quer um exemplo? O relatório CX Trends da Zendesk, mostrou que 77% dos consumidores que interagem frequentemente com serviços de suporte dizem que IA/bots são úteis para problemas simples.
Outros 73% esperam mais interações com a IA no dia a dia, e também acreditam que a Inteligência Artificial melhorará a qualidade do atendimento ao cliente.
O que os agentes pensam sobre isso? Bem, se antes os profissionais achavam que a tecnologia tomaria seus postos de trabalho, atualmente eles a enxergam como uma forte e importante aliada.
Outra pesquisa da Zendesk (em inglês) revelou que a IA está transformando — para melhor — a função dos agentes de CX (experiência do cliente).
Uma das constatações é o fato de que 70% dos entrevistados afirmam que os agentes utilizarão a realidade mista como base para resolver problemas complexos dos clientes nos próximos cinco anos.
Porém, entre IA Tradicional e IA Generativa, qual usar para chegar aos melhores resultados e atender as expectativas dos clientes? Continue a leitura para descobrir.
Qual a diferença da IA Tradicional e IA Generativa?
A principal diferença entre IA Tradicional e IA Generativa está no resultado que cada uma dessas tecnologias entrega. Na prática, a primeira Inteligência Artificial fornece análise e predição de dados; já a segunda, trabalha com a criação de novas informações
A IA Generativa, também conhecida pela sigla GenAI, é uma tecnologia que tem a capacidade de criar dados novos. Ela também pode gerar e produzir informações, conteúdos e até mesmo arte de maneira autônoma, a partir de um aprendizado prévio não supervisionado ou semi-supervisionado.
Já a outra forma de Inteligência Artificial tem, como principal característica, o aprendizado supervisionado, que dá a capacidade de imitar, ou mesmo reproduzir, algo que já existe. Inclusive, essa é uma das principais limitações da IA Tradicional: não conseguir criar algo novo.
Características | IA Tradicional | IA Generativa |
---|---|---|
Objetivo Principal | Automatização de tarefas específicas e lógicas. | Criação de novos dados e conteúdo inovador. |
Abordagem de Aprendizado | Baseada em dados históricos e regras predefinidas. | Utiliza o aprendizado por meio de redes neurais complexas. |
Tomada de Decisões | Lógica predeterminada com base em parâmetros definidos. | Criação e tomada de decisões inovadoras e não determinísticas. |
Geração de Conteúdo | Não é focada na geração autônoma de novos conteúdos. | Capaz de criar novas imagens, textos e outros dados. |
Aplicações Comuns | Sistemas de recomendação, reconhecimento de padrões. | Arte generativa, criação de imagens sintéticas, entretenimento criativo. |
Treinamento do Modelo | Geralmente requer grandes conjuntos de dados rotulados. | Pode ser treinada em dados não rotulados, permitindo maior autonomia. |
Limitações Notáveis | Dependência de dados históricos, rigidez nas respostas. | Desafios éticos (deepfakes, por exemplo), e qualidade da geração. |
Desenvolvimento de Algoritmos | Baseado em algoritmos clássicos e técnicas estatísticas. | Envolvimento de arquiteturas de redes neurais avançadas, como GANs. |
Aplicações Éticas e Criativas | Predominantemente práticas e utilitárias. | Exploração de aspectos éticos e criativos na geração de conteúdo. |
Perspectiva para o Futuro | Aprimoramento contínuo, focado em eficiência operacional. | Potencial para revolucionar criatividade e inovação em diversas áreas. |
Como funciona a IA Generativa?
A IA Generativa funciona a partir de soluções machine learning, que é o conceito de aprendizado de máquina.
A partir desse recurso, o modelo de Inteligência Artificial consegue processar grandes quantidades de dados, tanto de textos quanto de imagens. Após esse processamento, a ferramenta está apta para aprender padrões complexos de dados e, em seguida, usar esse conhecimento para gerar coisas novas.
Tecnicamente falando, o processo se baseia nas Redes Generativas Adversariais (GANs). Trata-se de um tipo de rede neural artificial, usada para gerar dados novos e realistas.
Alguns bons exemplos de aplicações da IA Generativa na indústria a partir das GANs são:
- criação de conteúdos escritos, e também em formato de imagem, vídeo, músicas e outros para marketing e publicidade;
- processamento de imagens, a fim de eliminar imperfeições, recuperar o que está danificado ou criar algo novo;
- realização de pesquisas, entre outras aplicações.
E no dia a dia, diversas pessoas e empresas usam ferramentas baseadas em IA Generativa, tais como o ChatGPT, o Bard (chatbot de IA do Google) e Magenta Studio (gerador de música também do Google).
IA Tradicional e IA Generativa: qual a melhor?
Entre IA Tradicional e IA Generativa, podemos dizer que a segunda é a evolução da primeira. Porém, ambas têm seus pontos positivos e negativos.
A Inteligência Artificial Tradicional tende a ser vista como mais confiável e precisa. Por outro lado, é mais limitada no que diz respeito aos modos de uso e aplicações.
Já a Inteligência Artificial Generativa tem, como principais características, a criatividade e a versatilidade. E por ainda estar sendo explorada — ou seja, não mostrou o seu máximo — tem grande potencial de aplicabilidade e de resultados em diversos setores econômicos.
O que esperar do futuro da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente?
Uma das pesquisas da Zendesk que citamos neste artigo, e que falava que a IA está transformando a função dos agentes de CX, revelou que os impactos poderão ser vistos em períodos de um, três e cinco anos.
Durante essa trajetória, agentes e soluções IA trabalharão em parceria, unindo forças para entregarem atendimentos de excelência.
Segundo a previsão do levantamento, os agentes atuarão como solucionadores de problemas, especialistas e condutores, enquanto as ferramentas de Inteligência Artificial, como importantes coadjuvantes e suporte desses cenários.
Inclusive, uma inovação na IA Generativa que tem a ver com o atendimento ao cliente e com a entrega de experiências melhores e mais satisfatórias para o público já está sendo usada por grandes companhias, como é o caso da Zendesk, que citamos logo na abertura deste artigo.
Como funciona a Inteligência Artificial da Zendesk?
A IA generativa da Zendesk foi desenvolvida pela OpenAI, a mesma do famoso ChatGPT, e tem, por objetivo, deixar o suporte ao cliente mais fácil.
A ferramenta permite alterar o tom de voz, escrever automaticamente artigos de suporte e implantar bots que parecem agentes humanos atendendo, tudo isso em poucos cliques.
E sejam sinceros: os bots nunca foram tão úteis para prestar um atendimento de excelência aos clientes, concorda?
Como esses “robôs” são criados a partir da IA Generativa, oferecem suporte aos clientes com linguagem natural e humana. Com isso, o nível de produtividade dos agentes aumenta e o autoatendimento fica muito mais inteligente!
Bateu a curiosidade? Então comece agora mesmo uma avaliação gratuita e veja como funciona a IA da Zendesk.