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14 ideias criativas para aumentar as vendas on-line e se destacar
Por Zendesk
Última atualização em 11 março 2024
A internet proporciona diversas formas de atrair e fidelizar seus clientes. Porém, com a transformação digital ganhando espaço em pequenos a grandes negócios, é preciso ter ideias criativas para aumentar as vendas on-line e se destacar no seu nicho de mercado.
Mas por que investir em ideias inovadoras para vendas? Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente no primeiro semestre de 2023, as vendas on-line somaram R$80,4 bilhões. Esse número representa um aumento de 2% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A tendência é que o mercado de ecommerce continue em ascensão. Ou seja, apesar de algumas marcas ainda ficarem inseguras no ambiente digital, é necessário ajustar estratégias e mergulhar de cabeça em todas as oportunidades oferecidas pela internet.
Quer saber como ser notado pelos clientes? Separamos uma lista completa com 11 dicas e ferramentas para aprimorar as técnicas de vendas on-line e aprender como aumentar a venda de um produto ou serviço. Boa leitura!
Confira 14 ideias criativas para aumentar as vendas
Lembramos que é vital realizar treinamentos de equipes para que todas as ideias inovadoras para vendas sejam eficientes e eficazes. Afinal, é preciso investir nas ferramentas certas que tragam resultados e ajudem os colaboradores a atingir suas metas.
Vamos à prática? Veja 14 dicas e aprenda como aumentar a venda de um produto ou serviço B2B e B2C!
1 – Invista no marketing digital
Já ouviu a expressão “só é lembrado quem é visto”? Isso se aplica perfeitamente ao ambiente digital. Em meio a tantos anúncios e perfis comerciais, é fundamental escolher técnicas que ajudem a atrair os clientes certos.
Os investimentos em marketing devem incluir ferramentas que agilizem o processo de divulgação, atendimento e vendas. Por exemplo, o software de CRM e as plataformas de gestão de redes sociais e automatização de e-mail marketing.
A vantagem do meio digital é que é possível definir com qual público a marca quer interagir e, assim, mensurar regularmente os resultados alcançados. Com isso, os investimentos de marketing ficam mais assertivos, aumentando o retorno sobre eles (ROI).
Leia também: Estratégias para melhorar o marketing digital para vendas
2 – Use as redes sociais
As redes sociais oferecem diversas oportunidades para quem deseja praticar ideias criativas para aumentar as vendas. Elas possibilitam a divulgação em vários formatos e geram mais aproximação e identificação do público.
Por isso, elas são perfeitas para atrair novos clientes e estimular o crescimento do negócio. O foco é compartilhar conteúdos que sejam úteis para as personas, mostrando que você é uma autoridade no assunto e que elas podem confiar no seu produto ou serviço.
É essencial entender qual tom de voz deve ser usado e quais são as necessidades, as dúvidas e os desejos dos clientes em potencial. Dessa forma, é possível estimular o engajamento e o compartilhamento dos seus conteúdos.
Por outro lado, não é preciso criar um perfil em todas as redes sociais disponíveis. No caso, a dica de ouro é estudar onde o seu público está e investir naquele espaço.
3 – Humanize a marca
Mostre quem são as pessoas por trás dos produtos e dos serviços. Essa é uma das ideias criativas para aumentar as vendas que impactam diretamente nos seus clientes atuais e potenciais, sabia?
As pessoas gostam de saber quem é o empreendedor e os colaboradores que colocam a mão na massa e ver os bastidores da empresa. Isso acontece, principalmente, quando o negócio é de pequeno ou médio porte.
Logo, não tenha vergonha de se expor no site da empresa e nas redes sociais. Isso traz mais humanização à marca e gera identificação por parte do público.
4 – Faça um planejamento estratégico
Não importa qual ação de vendas sua empresa queira realizar, é preciso planejá-la, certo? O mesmo acontece no ambiente on-line.
Estude os lançamentos dos produtos ou serviços, as datas comemorativas e afins. Em seguida, programe quais conteúdos devem ser compartilhados, de que forma e por quais canais.
Ao planejar as ações, pode-se ter sempre algo novo para divulgar e manter o interesse do público no seu produto ou serviço. Ou até mesmo falar sobre o mesmo item, de formas diferentes: fotos, vídeos (com e sem falas), divulgação via influenciadores digitais etc. O importante é manter a sensação de novidade.
5 – Envie e-mail marketing
Não importa o segmento ou tipo de negócio (B2B ou B2C): elabore newsletters gratuitas com conteúdos exclusivos e interessantes. Afinal, muitas pessoas querem estar informadas sobre tendências do mercado, dicas de uso de produtos e serviços, promoções, curiosidades, lançamentos etc.
A frequência de envio e o tamanho do conteúdo enviado por e-mail varia de acordo com o público e a quantidade de informações da marca. Nesse sentido, pesquise, faça testes e avalie a melhor maneira de criar uma interação com seus clientes atuais e potenciais.
Use ferramentas de envio de e-mail marketing e segmente o seu público para enviar as informações relevantes para cada um deles. Isto é, quem está conhecendo agora a marca não tem o mesmo interesse de quem já é cliente.
6 – Crie um blog
Quando o assunto é ligado às ideias criativas para aumentar as vendas, não tem como deixar o Google de lado, não é mesmo? Portanto, a marca deve pensar na sua presença on-line, que apareça de forma orgânica nos sites de buscas e, assim, traga novos clientes.
O blog deve ter conteúdos úteis, que ajudem a solucionar as dores e os desafios das suas personas. Além disso, invista no desenvolvimento de materiais ricos, como e-books, infográficos, webinars e vídeos.
Não se esqueça de contratar bons profissionais que saibam aplicar as técnicas de SEO para escolher temas certeiros e atrair mais pessoas pelos sites de buscas, como o Google.
Mais uma dica: crie landing pages para oferecer esses materiais gratuitos em troca de gerar leads para o negócio e guiá-lo com mais ações de marketing pelo funil de vendas.
7 – Faça lives
Uma das heranças da pandemia é a live. Por ser uma apresentação ao vivo e on-line, as lives geram aproximação com o público e estimulam a venda de produtos e serviços.
Ela pode ser feita para lançamentos, explicações sobre uso, dicas de manutenção e promoções, entre outros temas.
O que está em alta é live shop, já ouviu falar dela? Ela usa a transmissão ao vivo para divulgar e vender produtos. Podemos dizer que é uma nova versão das transmissões feitas pelo canal Shoptime. Normalmente, as marcas oferecem promoções apenas durante essa live, aumentando suas vendas em apenas algumas horas.
Essa é uma tendência que tem mostrado bons resultados e foi uma das soluções encontradas quando a dúvida era “como aumentar as vendas em tempos de crise?”.
Quer um exemplo? A live shop feita pela empresa de chocolates Dengo faturou 120% a mais com essa estratégia.
8 – Faça upsell e cross sell
Não basta pensar em ideias criativas para aumentar as vendas apenas para atrair mais clientes. É importante ter uma estratégia estruturada para o passo seguinte: vender mais e fidelizar o consumidor.
E as técnicas de up sell e cross sell são perfeitas para isso:
- upsell: essa técnica oferece ao cliente um produto similar, mas de melhor qualidade e maior preço. A ideia é aumentar o ticket médio da venda com o poder da sugestão;
- cross sell: chamada também de venda cruzada, essa técnica oferece produtos complementares àqueles que o cliente está comprando. Muitos sites têm um espaço para “pessoas que viram esse produto, também compraram…”. Um exemplo é oferecer um tripé para quem está adquirindo uma câmera fotográfica.
Continue aprendendo: Você sabe o que é Upsell e Cross Sell? Veja como dar um power up nas suas vendas!
9 – Ofereça benefícios
Os clientes gostam de se sentir valorizados e reconhecidos. Logo, é recomendado definir quais benefícios podem ser oferecidos a eles para que voltem a comprar com você.
Aqui, pode-se soltar a imaginação e pensar em várias ideias criativas para aumentar as vendas. Isso inclui: disponibilizar um cartão-presente ou cartão fidelidade, descontos progressivos, bônus apenas para clientes fiéis e daí em diante.
10 – Invista em personalização
Empresas que querem saber como aumentar a venda de um produto não devem abrir mão da personalização. Para isso, invista em ferramentas de processamento de dados para analisar o comportamento dos clientes e criar experiências únicas – sugestões de produtos a promoções exclusivas.
Plataformas de e-commerce modernas permitem, por exemplo, a customização de páginas, e-mails e até mesmo recomendações em tempo real, fazendo com que os clientes se sintam únicos e especiais.
11 – Recupere clientes inativos
Implemente estratégias direcionadas para recuperar clientes que não interagem com a marca ou que não efetuam uma compra nova há algum tempo.
Ofereça descontos especiais, conteúdo exclusivo ou brindes para reativar o interesse.
Apesar de não configurar entre as maiores ideias inovadoras para vendas, programas de fidelidade também mostram eficácia ao estimular o retorno desses clientes, criando uma conexão duradoura.
12 – Implemente ferramentas de Inteligência Artificial e automação
Empresas que buscam ferramentas para aumentar as vendas não devem desconsiderar a Inteligência Artificial. A IA e a automação revolucionam as operações de comércio eletrônico.
Por exemplo, utilize chatbots para estabelecer interações personalizadas em tempo real, simplifique processos de compra com automação de carrinho abandonado e analise dados preditivos para antecipar comportamentos de compra e tendência nos resultados de vendas.
Dessa maneira, é possível proporcionar uma experiência mais eficiente e personalizada aos clientes.
Falaremos mais sobre o uso de IA no e-commerce mais à frente neste artigo.
13 – Diferencie-se
Como se diferenciar da concorrência e adotar ideias criativas para aumentar as vendas? Pesquise tendências e ações realizadas por marcas dentro e fora do país. Foque em colher insights valiosos que o seu negócio pode se inspirar e fazer ainda melhor.
Quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços? Como mostrar isso ao público de diversas maneiras? Qual discurso de venda traz mais engajamento? Como tornar a marca única dentro do seu segmento?
14 – Use e abuse de ferramentas para aumentar as vendas
A tecnologia oferece oportunidades para todos os setores do mercado. Ela contribui para melhorar a produtividade da equipe, acelerar a tomada de decisões, mensurar resultados, armazenar informações, gerar relatórios e insights relevantes e reduzir custos de atração e retenção de clientes.
Um ótimo exemplo de ferramentas para aumentar as vendas é o sistema de CRM que reúne todos os dados e o histórico de conversas do cliente. A solução gera relatórios completos sobre o desempenho da equipe e informações ricas sobre o seu público.
Como usar a persuasão para vender?
A persuasão é uma das principais ferramentas para aumentar as vendas, inclusive no contexto de e-commerce. Para utilizá-la a favor dos seus resultados, tente implementar as seguintes estratégias.
- Conheça seu público-alvo: examine informações demográficas, comportamentais e preferenciais a fim de adaptar suas estratégias persuasivas conforme as necessidades e interesses particulares da audiência.
- Crie uma narrativa cativante: histórias envolventes estabelecem uma conexão emocional, tornando mais provável que os consumidores se identifiquem com o produto ou serviço.
- Destaque benefícios, não apenas características: mostre como a aquisição do seu produto resolverá problemas específicos do cliente.
- Utilize provas sociais: depoimentos, avaliações e análises positivas de clientes anteriores são poderosos impulsionadores de persuasão, pois validam a qualidade do que está sendo oferecido.
- Crie senso de urgência: ofertas e descontos por tempo limitado e escassez de itens no estoque estimulam os clientes a agirem mais depressa, acelerando a decisão de compra.
- Apresente ofertas exclusivas: disponibilize preços, brindes e condições exclusivas para os clientes on-line.
- Simplifique o processo de compra: remova barreiras, simplifique formulários e garanta que a navegação pela loja on-line seja intuitiva, pois isso aumenta a chance de conversão.
- Seja transparente: apresente garantias e políticas de devolução com clareza para ganhar a confiança do cliente.
- Personalize a experiência do usuário: utilize a personalização de acordo com o comportamento do usuário, sugerindo produtos e descontos a partir de compras anteriores, por exemplo.
Veja também: Livro “As armas da persuasão”: o que ele nos ensina sobre vendas?
Elevando as vendas on-line com Inteligência Artificial
Dentre as principais ideias inovadoras para vendas on-line, a Inteligência Artificial é uma tendência que tem ganhado força nos últimos anos e que deve continuar se consolidando em diferentes modelos de negócio.
A incorporação da IA como estratégia no e-commerce tem transformado significativamente a maneira como as empresas atraem oportunidades, geram engajamento e convertem clientes.
A Inteligência Artificial proporciona insights valiosos, personalização de alto nível e automação eficiente, impulsionando o crescimento das vendas no e commerce de maneiras inovadoras.
Recomendações personalizadas
A IA examina padrões de comportamento on-line do cliente, o histórico de compras e buscas no site da loja e suas preferências. A partir disso, consegue-se recomendar soluções com um alto nível de personalização, viabilizando a implementação de ideias criativas para aumentar as vendas.
Plataformas como a Amazon, por exemplo, usam algoritmos preditivos para antecipar as demandas do cliente, exibindo produtos relevantes e aumentando a probabilidade de compra.
Assistentes virtuais e chatbots
Chatbots alimentados por IA são ferramentas para aumentar as vendas e melhorar o atendimento, pois possibilitam estabelecer interações instantâneas e personalizadas.
Eles são capazes de solucionar dúvidas de menor complexidade, ajudar o usuário a navegar pelo site e oferecer suporte em tempo real.
Essa abordagem agiliza o processo de compra, aprimora a experiência do cliente e reforça a confiança na marca.
Automação do carrinho abandonado
Recurso especialmente útil para quem deseja saber como aumentar as vendas em tempos de crise, a IA é aplicada para identificar padrões de abandono de carrinho e automatizar ações de retenção.
Sistemas automáticos podem disparar e-mails personalizados, disponibilizar descontos exclusivos ou simplificar a etapa de check-out e o processo de finalização de compra, recuperando oportunidades de vendas perdidas.
Análise de sentimento em mídias sociais
Ferramentas de IA analisam o sentimento em plataformas de mídias sociais, fornecendo insights sobre como a marca é percebida pelo cliente.
Essa análise ajuda a adaptar estratégias de marketing, identificar oportunidades de melhoria e fortalecer a reputação on-line.
IA + CRM Zendesk: atendimento de alto nível!
Bom, o que achou das ideias criativas para aumentar as vendas e de como usar a persuasão para vender mais?
Agora que você já conhece também os benefícios da AI e as diversas possibilidades de uso da Inteligência Artificial no e-commerce, que tal incorporar a IA no CRM?
Essa é uma estratégia que possibilita aprimorar a experiência do cliente, melhorar a eficiência operacional e fornecer insights valiosos para tomar decisões mais bem informadas.
Nesse sentido, você pode contar com um conjunto de soluções desenvolvidas pela Zendesk. O software de atendimento, por exemplo, permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.
Dentre as várias funcionalidades, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.
Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.
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