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TOP 5 ideias para captar clientes: do off ao online
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Você já deve ter ouvido dizer que, para a maioria dos agentes de vendas, a prospecção é a etapa mais desafiadora do processo, certo? Nesse sentido, conhecer ideias para captar clientes pode ajudar a driblar os obstáculos dessa jornada.
Neste artigo, trazemos algumas técnicas de sucesso e ideias para chamar clientes para conhecer seu produto e serviço. Vamos navegar, juntos, por estratégias digitais e físicas que continuam sendo efetivas para determinados nichos de negócios.
Boa leitura!
O que fazer para atrair clientes? Técnicas de sucesso
Antes de partir para as ideias para captar clientes, que tal recapitular algumas técnicas de venda que auxiliam no processo?
É importante ter em mente que as técnicas não são receitas de bolo. Por isso, cada perfil de cliente ideal ou persona demanda esforços diferentes. Afinal, quanto mais personalizada for a estratégia de prospecção, melhores tendem a ser os resultados. Veja as dicas:
- crie laços com o cliente, permitindo que seu script de vendas vá além da conversão por si só;
- utilize uma postura segura e convincente, lembrando que a expressão corporal transmite sensações que influenciam na construção da confiança;
- lance mão de bons gatilhos de vendas, como a prova social (com depoimentos de clientes conhecidos e bem-sucedidos) e a exclusividade (com condições e ofertas exclusivas para o prospect em questão);
- venda sensações e não produtos, focando naquilo que o cliente sentirá ao adquirir o produto ou serviço. Inspire-se no famoso slogan da Coca-Cola, “abra a felicidade”, para entender sobre o que estamos falando;
- venda a si mesmo também. Um bom vendedor é aquele que cria uma imagem de confiança, fazendo com que ela própria se torne um argumento de vendas. Bons vendedores fazem com que os clientes atribuam a ele sua decisão de compra;
- exemplifique com números. Mostrar dados sobre a performance do produto ou da empresa contribui positivamente para uma estratégia de prospecção, pois tornam tangível a compreensão do sucesso do negócio;
- posicione-se em relação à concorrência. Mostrar aquilo que a empresa faz de melhor em relação à concorrência é um caminho para se destacar dos demais. Da mesma forma, a honestidade em admitir pontos fracos — e reforçar o constante trabalho para neutralizá-los — também pode fazer a diferença;
- empolgue o prospect. Crie um discurso de vendas potente e envolvente e faça com que o potencial cliente fique ansioso pelo próximo encontro. Isso pode ser feito com os gatilhos mencionados anteriormente.
5 ideias para captar clientes: do off ao online
Agora sim, estamos prontos para te apresentar nossa seleção de melhores ideias para captar clientes.
A seguir, você confere uma lista ampla, com estratégias que funcionam nos meios digital e presencial. Aqui, vale a máxima do tópico anterior: leve em conta os hábitos, demandas e necessidades da persona para dimensionar quais dessas ideias devem ter maior peso em seu plano de captação.
Lembre-se, por exemplo, de que a captação para clientes B2B (business-to-business ou empresa para empresa) tende a funcionar melhor no mundo offline. Em contrapartida, negócios B2C podem investir pesado no meio digital para alcançar seus clientes.
1- Marketing digital
Investir em marketing digital não é apenas uma ideia para captar clientes. É um imperativo no mundo em que vivemos. Estatísticas mostram que, em 2021, mais de 12 milhões de consumidores fizeram compras na internet.
Este número ganhou força ao longo da pandemia do coronavírus, mas evidenciou uma tendência que já despontava: em busca de praticidade e autonomia, mais e mais consumidores optam por empresas que têm presença digital.
Logo, aposte no marketing digital como estratégia para captar clientes, fortalecendo sua imagem na rede. Adicionalmente, use múltiplos canais de atendimento para acolher as demandas do seu consumidor.
Como captar clientes pelo Google?
Fortaleça sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization) e crie conteúdos indexados no Google. Faça com que as informações divulgadas pela empresa em blogs e sites apareçam como os primeiros resultados no Google.
Além disso, associe a estratégia de tráfego orgânico com outras pagas, que coloquem o seu anúncio em lugar de destaque.
Quer aprender mais sobre a presença no Google? Assista ao vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=JWjwda05dgc
Como captar clientes nas redes sociais?
Hoje em dia, as redes sociais são o cartão de visitas das empresas — até mais do que os tradicionais sites. Por isso, crie conteúdo com constância e relevância e mantenha-se disponível para atender às dúvidas e solicitações dos potenciais consumidores.
Saiba como captar clientes nas redes sociais lendo nosso artigo como uma aula sobre o tema!
2- Presença em eventos
Outra estratégia de sucesso, sobretudo para captar clientes B2B, é a presença em eventos (ou a realização deles). Ocasiões presenciais são especialmente propícias para o networking e para a aproximação estratégica com potenciais consumidores.
Em paralelo, eventos são uma boa oportunidade para conhecer o prospect informalmente e identificar particularidades e necessidades. Posteriormente, pode-se convidá-lo para uma reunião com abordagem personalizada e estruturada, com base nessas percepções.
3- Rede de contatos
Um caminho simples e efetivo para captar clientes é a ativação da rede de contatos. Essa rede pode ser formada por clientes antigos, fornecedores, parceiros e até concorrentes que veem, em seu negócio, um diferencial.
Sendo assim, cultive bons relacionamentos e, de tempos em tempos, faça um contato estratégico com a rede, mostrando-se disponível para ativar novos consumidores.
4- Brindes e ofertas
Lembra quando mencionamos a exclusividade como um gatilho de vendas? A estratégia também funciona como uma ideia para captar clientes. Formule uma oferta diferenciada e direcione aos potenciais consumidores. A sensação de receber um convite personalizado pode aumentar as chances de conversão.
5- Fidelização
Por fim, não podemos deixar de pontuar o valor dos clientes antigos. Afinal, como o grande professor Philip Kotler dizia, captar um novo cliente custa mais caro do que fidelizar um cliente antigo.
Aliás, não encerre seu processo na conversão de vendas. Faça follow-ups, trabalhe para alcançar o up selling ou o cross-selling e garanta que sua base de clientes antigos siga em constante movimento.
Como oferecer o melhor atendimento ao cliente? Com a ajuda da tecnologia!
Além de colocar em prática nossa lista de boas ideias para captar clientes, que tal turbinar seu atendimento? Com a ajuda de ferramentas de atendimento ao cliente, como o Zendesk Service, isso é possível.
Com o uso do Service, seu time de vendas e atendimento fornece suporte conversacional de maneira prática. Ele cria uma central de ajuda integrada e um fórum da comunidade, centraliza informações do cliente e ainda fornece conteúdo de autoatendimento em grande escala.
Que tal experimentar tudo isso na prática de forma gratuita? Preencha o formulário e comece o período de teste agora mesmo.