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Artigo 11 min read

Ideias para captar clientes: 9 dicas para criar ações atraentes

Por Zendesk

Última atualização em 7 janeiro 2025

O sucesso de uma companhia depende da sua capacidade de gerar novas oportunidades de negócio. Desse modo, manter um fluxo saudável de leads entrando no funil de vendas é o cenário ideal, visto na maioria das estratégias comerciais.

Com esse objetivo em foco, vale a pena buscar inovações e ideias para captar clientes. Afinal, essas práticas são essenciais para se aproximar dos consumidores e iniciar um relacionamento mais significativo.

Neste artigo, trazemos algumas técnicas de sucesso e ideias para chamar clientes para conhecer seu produto e serviço. Vamos navegar, juntos, por estratégias digitais e físicas que continuam efetivas para determinados nichos de negócios.

Resumo
  • captar clientes é o mesmo que criar estratégias e ações para atrair consumidores em potencial, criando um fluxo contínuo de leads para o seu funil de vendas

  • a captação de clientes pode ser passiva ou ativa, ou seja, pode optar por aguardar a iniciativa do usuário ou ir até ele

  • a inteligência artificial, uma das principais tendências para a customer experience, pode facilitar a estratégia de captação e a personalização das campanhas

  • as ideias para captar e atrair clientes não seguem uma receita infalível, é importante adaptar as práticas implementadas conforme a realidade e o perfil do seu público-alvo

Conteúdos relacionados:

Neste post, você aprenderá:

  • O que é a captação de clientes;
  • Inteligência artificial como ferramenta de captação;
  • O que fazer para atrair clientes;
  • 9 ideias para captar clientes.

Boa leitura! 

O que é a captação de clientes?

A captação de clientes é o conjunto de estratégias e ações realizadas para atrair clientes em potencial. Ela pode ocorrer de forma ativa ou passiva, além de envolver múltiplos setores de uma organização, incluindo equipes de vendas, marketing e atendimento ao consumidor. 

Como ideia de captar clientes passivamente, podemos citar o inbound marketing, que consiste em construir hubs para atrair o público. Nesse contexto, o lead recebe estímulos para despertar o seu interesse. No entanto, a estratégia espera que ele tome a iniciativa para estabelecer contato.

Por outro lado, a captação ativa faz parte das estratégias de outbound. Elas são mais tradicionais e necessitam que a marca saia à procura de pessoas que possam se interessar por suas soluções.

O inbound e o marketing de conteúdo cresceram bastante, o que não significa que o outbound pode ser descartado. A melhor alternativa é combinar esses polos, diversificando os esforços de captação.

Inteligência artificial como ferramenta de captação

Antes de continuar, é importante destacar que a captação de clientes é essencial para a manutenção de qualquer negócio. Mais que isso, ela também impacta diretamente a experiência do cliente.

Localizada no topo do funil de vendas, essa etapa está cada vez mais desafiadora. A alta concorrência e o nível de exigência dos consumidores são fatores que obrigam os líderes a buscarem ferramentas mais inteligentes.

Atualmente, a integração de tecnologias baseadas em inteligência artificial tem avançado bastante nesse quesito. Segundo o Relatório Customer Experience Trends, da Zendesk, cerca de 70% dos gestores pretendem aumentar os investimentos nesse tipo de recurso.

O motivo para esse aporte de recursos em IA é a possibilidade de alavancagem, ao automatizar processos recorrentes, diminuir falhas e fazer uma análise mais assertiva dos dados de comportamento do público.

Nesse caso, a expectativa é contar com o apoio das IAs para gerar experiências mais personalizadas, atraentes e eficientes, tudo instantaneamente, para aproveitar os impulsos do consumidor.

Para saber mais sobre o tema, baixe o relatório gratuitamente:.

O que fazer para atrair clientes?

É importante ter em mente que as técnicas não são receitas de bolo. Por isso, cada perfil de cliente ideal ou persona demanda esforços diferentes. Afinal, quanto mais personalizada for a estratégia de prospecção, melhores tendem a ser os resultados. Nesse cenário, listamos as principais dicas para atrair clientes para seu negócio:

  • crie laços com o cliente, permitindo que seu script de vendas vá além da conversão por si só;
  • utilize uma postura segura e convincente, lembrando que a expressão corporal transmite sensações que influenciam na construção da confiança;
  • lance mão de bons gatilhos de vendas, como a prova social (com depoimentos de clientes conhecidos e bem-sucedidos) e a exclusividade (com condições e ofertas exclusivas para o prospect em questão);
  • venda sensações e não produtos, focando naquilo que o cliente sentirá ao adquirir o produto ou serviço. Inspire-se no famoso slogan da Coca-Cola, “abra a felicidade”, para entender sobre o que estamos falando;
  • venda a si também. Um bom vendedor é aquele que cria uma imagem de confiança, fazendo com que ela própria se torne um argumento de vendas. Bons vendedores fazem com que os clientes atribuam a ele sua decisão de compra; 
  • exemplifique com números. Mostrar dados sobre a performance do produto ou da empresa contribui positivamente para uma estratégia de prospecção, ao tornar mais tangível o sucesso do negócio; 
  • posicione-se em relação à concorrência. Mostrar aquilo que a empresa faz de melhor em relação à concorrência é um caminho para se destacar dos demais. Da mesma forma, a honestidade em admitir pontos fracos — e reforçar o constante trabalho para neutralizá-los — também pode fazer a diferença;
  • empolgue o prospect. Crie um discurso de vendas potente e envolvente e faça com que o potencial cliente fique ansioso pelo próximo encontro. Isso pode ser feito com os gatilhos mencionados anteriormente. 

9 ideias para captar clientes

Agora sim, estamos prontos para te apresentar nossa seleção de melhores ideias para captar clientes. 

A seguir, você confere uma lista ampla, com estratégias que funcionam nos meios digital e presencial. Aqui, vale a máxima do tópico anterior: considere os hábitos, demandas e necessidades da persona para dimensionar quais dessas ideias devem ter maior peso em seu plano de captação. 

Lembre-se, por exemplo, de que a captação para clientes B2B (business-to-business ou empresa para empresa) tende a funcionar melhor no mundo offline. Em contrapartida, negócios B2C podem investir pesado no meio digital para alcançar seus clientes.

1. Invista em marketing digital

Investir em marketing digital não é apenas uma ideia para captar clientes. É um imperativo no mundo em que vivemos. Estatísticas mostram que, em 2021, mais de 12 milhões de consumidores fizeram compras na internet. 

Este número ganhou força ao longo da pandemia do coronavírus, mas evidenciou uma tendência que já despontava: em busca de praticidade e autonomia, mais e mais consumidores optam por empresas que têm presença digital. 

Já em 2023, segundo dados da ABComm, os compradores no e-commerce gastaram mais de R$ 187 bilhões, com ticket médio de R$ 470.

Para 2024, o comércio eletrônico no Brasil pode alcançar um marco impressionante, atingindo R$ 205,11 bilhões em vendas online. Este crescimento reflete uma combinação de fatores, como a digitalização acelerada dos consumidores, a ampliação da oferta de produtos e serviços e a crescente confiança nas plataformas de e-commerce.

Por esses motivos, é recomendado que aposte no marketing digital como estratégia para captar clientes, fortalecendo sua imagem on-line. Adicionalmente, use múltiplos canais de atendimento, para melhor acolher as demandas do seu consumidor. 

Como captar clientes pelo Google?

Fortaleça sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization) e crie conteúdos indexados no Google. Faça com que as informações divulgadas pela empresa em blogs e sites apareçam como os primeiros resultados no Google. 

Além disso, associe a estratégia de tráfego orgânico com outras pagas, que coloquem o seu anúncio em lugar de destaque.

Como captar clientes nas redes sociais?

Hoje em dia, as redes sociais são o cartão de visitas das empresas — até mais do que os tradicionais sites. Por isso, crie conteúdo com constância e relevância e mantenha-se disponível para atender às dúvidas e solicitações dos potenciais consumidores.

Saiba como captar clientes nas redes sociais lendo nosso artigo como uma aula sobre o tema! 

2. Marque presença em eventos físicos

Outra estratégia de sucesso, sobretudo para captar clientes B2B, é a presença em eventos (ou a realização deles). Ocasiões presenciais são especialmente propícias para o networking e para a aproximação estratégica com potenciais consumidores.

Em paralelo, eventos são uma boa oportunidade para conhecer o prospect informalmente e identificar particularidades e necessidades. Posteriormente, pode-se convidá-lo para uma reunião com abordagem personalizada e estruturada, com base nessas percepções.

3. Ative sua rede de contatos

Um caminho simples e efetivo para captar clientes é a ativação da rede de contatos. Essa rede pode ser formada por clientes antigos, fornecedores, parceiros e até concorrentes que veem, em seu negócio, um diferencial. 

Sendo assim, cultive bons relacionamentos e, de tempos em tempos, faça um contato estratégico com a rede, mostrando-se disponível para ativar novos consumidores.

4. Distribua brindes e ofertas 

Lembra quando mencionamos a exclusividade como um gatilho de vendas? A estratégia também funciona como uma ideia para captar clientes. Formule uma oferta diferenciada e direcione aos potenciais consumidores. A sensação de receber um convite personalizado pode aumentar as chances de conversão. 

5. Crie estratégias de fidelização

Não podemos deixar de pontuar o valor dos clientes antigos. Afinal, como o grande professor Philip Kotler dizia, captar um novo cliente custa mais caro do que fidelizar um cliente antigo. 

Investir na satisfação dos consumidores convertidos é essencial para aumentar o Lifetime Value, valor faturado enquanto o cliente se mantém ativo. No entanto, essa não é a única vantagem da fidelização.

Clientes felizes e fiéis estão mais propensos a divulgar uma imagem positiva e até defender a reputação da sua empresa. Considerando que o marketing boca a boca continua extremamente relevante, esse feedback é valioso.

Aliás, não encerre seu processo na conversão de vendas. Faça follow ups, trabalhe para alcançar o up selling ou o cross-selling e garanta que sua base de clientes antigos siga em constante movimento. 

6. Desenvolva landing pages para captar leads

O uso de landing pages para captação de leads é uma das práticas mais comuns do marketing de atração. Nesse cenário, a página apresenta um formulário para o usuário colocar seus dados, como e-mail, nome e telefone.

Em troca, é preciso oferecer um benefício exclusivo. Isso pode ser um cupom de desconto ou oferta exclusiva, no entanto, é mais comum trocar as informações por um material rico, como um eBook ou Webinar.

A partir daí, o lead entra no fluxo de nutrição, recebendo comunicações frequentes via e-mail marketing e outras mídias.

7. Crie o perfil de cliente ideal

Conforme mencionado, o perfil de cliente ideal é uma representação das características dos principais consumidores da sua marca. Possibilita delimitar claramente a faixa etária, o gênero e os interesses mais relevantes desses usuários, facilitando o planejamento, o direcionamento e o acompanhamento dos resultados das ações desenvolvidas.

8. Personalize a experiência do cliente 

O perfil de cliente ideal ajuda a criar uma visão ampla do tipo de consumidor que mais se identifica com as soluções oferecidas. No entanto, é preciso equilibrar essa abordagem e assegurar experiências cada vez mais personalizadas.

Nesse contexto, voltamos a mencionar o papel das IAs para facilitar a customização das interações com o público, sem a necessidade de intervenção humana e individual. 

9. Acompanhe as métricas de desempenho

Acompanhar as métricas de desempenho permite visualizar com clareza os resultados alcançados, sabendo se o aproveitamento está satisfatório ou não, conforme os critérios e metas pré-estabelecidas.

Esse é outro cenário que pode se beneficiar das inteligências artificiais, por elas conseguirem alimentar os indicadores automaticamente. Dependendo da plataforma de gestão, a tecnologia ajuda até na hora de gerar relatórios de performance, tanto individuais quanto por equipe.

Com esses números em mãos, você tem bases mais sólidas para realizar ajustes quando for necessário, otimizando a captação de leads nessas ocasiões.

Melhore o atendimento com auxílio da tecnologia Zendesk 

Além de colocar em prática nossa lista de boas ideias para captar clientes, que tal turbinar seu atendimento? Com a ajuda de ferramentas de atendimento ao cliente, como o Zendesk Service, isso é possível. 

Com o Service, seu time de vendas e atendimento fornece suporte conversacional de maneira prática. O sistema cria uma central de ajuda integrada e um fórum da comunidade, centraliza informações do cliente e ainda fornece conteúdo de autoatendimento em grande escala.

Que tal experimentar tudo isso, na prática, gratuitamente? Preencha o formulário e comece o período de teste agora mesmo.

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